Buscar

Manufatura Celular e Sistemas Flexíveis (ENG15) - Avaliação 1 - Prova Objetiva - 14338270 - Uniasselvi - Aplicada em 18/11/19

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Manufatura Celular e Sistemas Flexíveis (ENG15)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Reposição ( Cod.:552260) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14338270
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O arranjo físico preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação, facilitando o movimento do trabalho dentro de um sistema. Na prática, existem quatro tipos básicos de arranjos físicos: posicional, por processo, celular e por produto. Sobre a atividade e o tipo de arranjo físico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Arranjo de uma biblioteca.
II- Restaurante self-service.
III- Loja de departamentos.
IV- Construção de uma rodovia.
(    ) Posicional. 
(    ) Por processo.
(    ) Celular.
(    ) Por produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - II - III.
	 b)
	II - IV - III - II.
	 c)
	IV - I - III - II.
	 d)
	III - II - I - IV.
	2.
	Sistemas Flexíveis de Manufatura ou SFM são divididos em dois componentes gerais: componentes de hardware e de software. Os componentes de hardware são todos os equipamentos tangíveis existentes em um sistema de manufatura. Quanto aos componentes de hardware, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Máquinas e Ferramentas CNC armazenam e executam informações, disponibilizadas através de dispositivos móveis, de modo local ou ligadas em rede.
(    ) O sistema de manipulação e transporte automatizado do material transporta peças de uma estação para outra ou faz a movimentação entre estações de trabalho.
(    ) Os veículos autoguiados, como o nome sugere, são veículos que possuem tripulação, que realizam carga, transporte e descarga dos materiais, insumos ou peças.
(    ) Um manipulador ou braço mecânico é um exemplo de veículo autoguiado, por executar ações semelhante às de um ser humano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	A estratégia de determinação do arranjo físico tem início pela escolha do tipo de processo e é de extrema importância. Levando em conta as variáveis de volume e variedade de produtos, será determinado se o tipo do processo será por projeto, jobbing, lotes, produção em massa ou contínuos. Sobre os tipos do processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo por projeto é recomendado para produtos com grande customização e tempos de produção maiores.
(    ) Um processo contínuo preza pela velocidade do processo, operando com volumes maiores que os demais tipos de projetos.
(    ) Os processos de jobbing produzem bens de baixa variedade e alto volume.
(    ) A fabricação de pneus é um exemplo de processo de produção em massa, pois são fabricados da mesma forma e diferem apenas em algumas dimensões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Para cada tipo de arranjo físico em SFM, é necessário aplicar um tipo de processo com a qual se tenha maior afinidade. Para isso, é necessário conhecer as nuances de cada tipo arranjo físico. Dentre essas tipologias de arranjo físico, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a principal característica de um arranjo físico posicional:
	 a)
	É extremamente claro e previsível, possibilitando maior controle das operações, também chamado de arranjo físico em linha.
	 b)
	O produto ou serviço permanece estático e os recursos transformadores se movem até ele, conforme a necessidade.
	 c)
	Para completar o ciclo produtivo total, os recursos transformados vão passando de célula em célula.
	 d)
	Os recursos transformadores são agrupados por similaridade de processo.
	5.
	Os Sistemas Flexíveis de Manufatura - SFM são divididos basicamente em dois componentes gerais: componentes de hardware e componentes de software. Dentro dos componentes de hardware, temos o Sistema de Manipulação e Transporte Automatizado do Material, que é o responsável pelo manuseio automático do material e até mesmo o sistema de armazenamento. Sobre as principais atividades do Sistema de Manipulação e Transporte Automatizado do Material, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Movimentar o material de maneira aleatória e independente entre as estações de trabalho.
	 b)
	Realizar armazenamento temporário.
	 c)
	Estar integrado ao sistema central de informações.
	 d)
	Comandar o armazém e decidir qual será a posição em que o material deve ser armazenado.
	6.
	A estratégia de determinação do arranjo físico se inicia na determinação do tipo de processo e é preciso levar em conta as especificações do produto que será produzido bem como todas as entradas para uma tomada de decisão. Os tipos podem ser processos por projeto, jobbing, lotes, produção em massa ou contínuos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Processo de projeto possuem produtos com alto grau de customização, sendo característica principal deste processo a alta variedade e baixo volume.
II- Processo de jobbing tem alta variedade e baixo volume, onde realiza-se o compartilhamento dos recursos de operação com os demais produtos.
III- A característica principal dos processos contínuos é aliar uma relativa variedade a um bom volume. 
IV- Processos de produção em massa e processos em lotes são caracterizados por produzirem bens de baixa variedade e alto volume.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	A palavra sistema significa um conjunto de elementos relacionados entre si, já a palavra flexível quer dizer a facilidade de se acomodar às circunstâncias apresentadas, ou seja, algo ajustável. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de Sistemas Flexíveis de Manutenção - SFM:
	 a)
	Conjunto de unidades de processamento interconectadas, através de um sistema automatizado de estocagem e manuseio de material e controlados por um gerente de produtos.
	 b)
	Conjunto de unidades de processamento interconectadas através de um sistema automatizado de estocagem e manuseio de material e controladas por um sistema integrado de computador.
	 c)
	Conjunto de sistemas interconectados através de um sistema automatizado de estocagem e manuseio de material e controlados por um gerente de produtos.
	 d)
	Conjunto de sistemas interconectados, através de um sistema automatizado de estocagem e manuseio de material e controlados por um sistema integrado de computador.
	8.
	É fundamental fazer uma análise de modo a identificar qual é o melhor processo de fabricação e arranjo físico que se deve utilizar para cada tipo de produto em específico, no entanto, existe uma relação que combina o processo ao arranjo físico que possui maior afinidade. , Com relação aos tipos de processos e os tipos básicos de arranjo físico, analise a imagem anexa e associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Arranjo físico por produto. 
II- Arranjo físico celular.
III- Arranjo físico por processo.
IV- Arranjo físico posicional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: SLACK, Nigel. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
	
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	IV - I - III - II.
	9.
	Os Sistemas Flexíveis de Manufatura, conhecidos como SFM ou FMS (Flexible Manufacturing System), possuem características de flexibilização e adaptação à variedade de produtos e/ou serviços, possibilitando agilidade e precisão na movimentação do material
até a troca de ferramentas utilizadas para a transformação do produto. Sobre Sistemas Flexíveis de Manufatura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se dizer que SFM se trata de um conjunto de máquinas-ferramentas que são controladas numericamente e interligadas por um controle central.
(    ) Os componentes de hardware são constituídos pelas estações de trabalho, máquinas, manipuladores, entre outros.
(    ) O computador central, que é um componente de hardware, é quem fará a integração entre os vários componentes.
(    ) SFM podem ser divididos em componentes de hardware e componentes de malware.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	As variáveis de variedade e de volume dão uma noção sobre o melhor arranjo físico a ser escolhido para determinada operação, no entanto, para uma maior precisão na escolha, é necessário conhecer as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de arranjo físico. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma vantagem e uma desvantagem de arranjo físico celular:
	 a)
	Variedade relativamente alta, aliando equilíbrio entre custo e flexibilidade para operações, no entanto, pode ser caro reconfigurar o arranjo atual.
	 b)
	Possui alta flexibilidade de mix e produto, podendo apresentar alto estoque em processo ou filas de clientes.
	 c)
	Flexibilidade alta de mix e produto, porém com custos unitários muito altos.
	 d)
	Altos volumes e baixo custo unitário, no entanto, pode ser necessário abrir uma de uma alta flexibilidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais