Buscar

MODELO Fichamento (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
ÁREA DE EDUCAÇÃO 
CURSO DE GRADUÇÃO EM: licenciatura em pedagogia
DISCENTE(S): 
NÚMERO(S) DO(S) RU:
FICHAMENTO DE ARTIGO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782013000200007
http://univirtus.uninter.com/ava/web/roa/?item=Phgup71EmaQAahSxfw%2b7iAhHI9%2fMC2zR0htk%2fTG6PdB%2bG7PaS7zt9k4Cz8vLE01SGXEJDPnmasx0%2foXCuk1gjfAe4x%2bzNcxjMo%2bkGNoHbxDwtHdkWIYDw6tqrWiFnFwunYVkjq5isVUvXH9aulnLoTDyIV0ORIOBugfp7w1mbR0%3d&id=2712690
PALAVRAS-CHAVE
TDAH, professor, aluno, família
RESUMO DA INTRODUÇÃO DO ARTIGO
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) apresenta-se como um distúrbio neuro-comportamental, com consequências no decorrer do aprendizado na fase de desenvolvimento, acarretando dificuldades emocionais e sociais. Diretamente relacionado com fatores ambientais e genéticos, a forma de tratamento é atribuída ao diagnóstico precoce.
 O papel do professor e da família quando entende a realidade de uma criança com TDAH, que a escola vai proporcionar um desenvolvimento social além do aprendizado intelectual dessa criança que só será possível com a ajuda dos pais e das pessoas que convivem com a mesma, formando um ambiente acolhedor e afetivo capaz de cativar essa criança a ponto de atrair sua atenção para os estudos e a realidade que ela se encontra.
Sendo assim, busca-se com este estudo compreender este transtorno, identificando as causas e sintomas prováveis, propondo intervenções para o favorecimento e melhora nos resultados escolares, oferecendo caminhos e alternativas que possibilitem meios para um melhor atendimento educacional.
SÍNTESE SOBRE A LEITURA DO ARTIGO
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade também conhecida com TDAH, doença a qual tem crescido muito desde o século XIX, fica mais evidente no momento em que a criança ingressa nas atividades escolares, pois começa a apresentar dificuldades no relacionamento com os colegas e professores, essas crianças começam a apresentarem as primeiras dificuldades de atenção e aprendizado levando-se vários fatores como: a desatenção, hiperatividade e impulsividade. 
Na desatenção, a criança frequentemente não presta atenção a detalhes e nas brincadeiras parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra e por isso não consegue seguir instruções, também evita tarefas que exige esforço mental constante e costuma perder seu material como lápis e livros e esquece de atividades diárias;
Na hiperatividade frequentemente agitam-se as mãos e os pés ou se mexem na cadeira, sai da sua cadeira frequentemente até em momentos que se esperam que fiquem sentados, falam bastante, tem dificuldade de ficar quietos;
Na impulsividade, a criança responde antes de se terminar as perguntas, tem dificuldade de aguardar sua vez, tem dificuldade de concluir suas tarefas.
Para classificar uma criança com TDAH, além da avaliação clínica, deve haver uma coleta de informações da vida da criança junto das pessoas que convivem com ela, como professores e familiares.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade apresenta-se como um distúrbio neuro-comportamental, com consequências no decorrer do aprendizado na fase de desenvolvimento, acarretando dificuldades emocionais e sociais. Diretamente relacionado com fatores ambientais e genéticos, a forma de tratamento é atribuída ao diagnóstico precoce que geralmente acontece antes dos sete anos de idade.
Fica bem consciente que o papel do professor e da família quando entende a realidade de uma criança com TDAH, que a escola vai proporcionar um desenvolvimento social além do aprendizado intelectual dessa criança que só será possível com a ajuda dos pais e das pessoas que convivem com a mesma formando um ambiente acolhedor e afetivo capaz de cativar essa criança a ponto de atrair sua atenção para os estudos e a realidade que ela se encontra fazendo dessa forma desenvolver suas habilidades possitivamente beneficiando seu crescimento social e intelectual.
Hoje em dia o professor tem um grande desafio a ser enfrentado no processo de ensino e aprendizagem pois profissional deve descobrir as pontencialidades do seu aluno fazendo ele acreditar que é capaz de construir e traçar objetivos para sua vida e assim superar suas dificuldades e medos 
CITAÇÕES RELEVANTES 
Sobre o papel dos professores é importante destacar:
A professora assume o papel de uma amiga calorosa e simpática, que será não só o principal esteio da vida da criança fora de casa, mas também uma pessoa resoluta e coerente em seu comportamento para com ela, discernindo suas alegrias e mágoas pessoais, tolerante com suas incoerências e apta a ajudá-la no momento de necessidades especiais. Suas oportunidades situam-se em suas relações pessoais com a criança, com a mãe e com todas as crianças como um grupo. Em contraste com a mãe, a professora possui conhecimentos técnicos resultantes de seu treino e de uma atitude de objetividade em relação às crianças sob seus cuidados (WINNICOTT, 1985, p. 221).
Considerando a escola importantel no processo de evolução humana, é importante considerar que:
A escola, que é um apoio, mas não uma alternativa para o lar da criança, pode fornecer oportunidade para uma profunda relação pessoal com outras pessoas que não os pais. Essas oportunidades, apresentam-se na pessoa das professoras e das outras crianças e no estabelecimento de uma tolerante, mas sólida, estrutura em que as experiências podem ser realizadas (WINNICOTT, 1985, p. 217).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando