Buscar

prova história

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	
	
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:461967) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14216710
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A História, enquanto ciência, só atinge este patamar entre os séculos XVII e XVIII, a partir do momento que outras áreas do conhecimento passaram a receber o status de ciência. Com isso, na Europa, já no início do século XIX, passou a ser responsabilidade do Estado. Sobre a preocupação do Estado com relação ao que o sistema de ensino público busca formar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Formar cidadãos aptos ao sistema democrático e social, consolidando os direitos dos cidadãos.
	 b)
	Formar cidadãos aptos ao sistema econômico e social, consolidando o capitalismo.
	 c)
	Formar cidadãos aptos ao sistema social e econômico, consolidando o socialismo.
	 d)
	Formar cidadãos aptos ao sistema comunista, consolidando ações voltadas às identidades nacionais.
	2.
	Diante das ações desenvolvidas, logo depois da Proclamação da República, buscou-se com o ensino de História, desde os primeiros anos de estudo, despertar junto aos alunos os valores relativos a preservação da obediência, da ordem, buscando assim caminhar rumo ao progresso, de acordo com o modelo europeu. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- No século XIX, o método de ensino de História, trazia em seus livros didáticos o predomínio da criticidade. Ao aluno cabia refletir sobre os nomes dos heróis da pátria, buscando identificar as datas comemorativas e dar seu devido valor cívico.
PORQUE
II- Desta maneira, a memorização era à base do processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno, através da "decoreba", alcançasse os objetivos propostos que eram de consolidar e preservar a memória histórica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 c)
	As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
	 d)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	3.
	As disciplinas escolares são construções históricas que se relacionam diretamente com o contexto e a organização da produção científica. As disciplinas escolares em seus diversos âmagos constitutivos respondem ou correspondem às perspectivas e aos paradigmas da produção científica em determinada temporalidade histórica. Educa-se para o fomento do indivíduo autônomo capaz de pensar e refletir por si mesmo, de traçar seus próprios esquematismos. A História enquanto área de conhecimento e disciplina escolar possui uma grande responsabilidade na efetivação desses objetivos, sobretudo no desenvolvimento do espirito crítico e autônomo. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Para chegarmos a este ensino de História ocorreram diversos movimentos. Nos anos 1980, inicia-se um movimento de ensino democrático, em que o ensino de História ficou fora das pautas dos debates.
PORQUE
II- A disciplina de História buscava uma educação mais participativa e democrática, o que caracterizou uma nova visão na historiografia. Desta maneira, buscou-se encaminhar o ensino de História através de uma tendência tradicionalista com um ensino diretivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	 b)
	As duas são proposições falsas e a segunda é uma justificativa falsa da primeira.
	 c)
	Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.
	 d)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	4.
	Na pergunta "o que é índio para você?", a maioria das respostas dos alunos relaciona-se ao índio idealizado, representações que congelam o ser índio ou o tornar-se índio no sentido de autodeterminação identitária num tempo e num espaço determinado/imaginado, ou seja, os séculos XV-XVI, sem atentar para as transformações das tradições, das culturas pelas diversas experiências, especificas histórias (externas e internas) de cada grupo. Estudar as representações do indígena é relevante para entendermos como na longuíssima duração, apesar das ressignificações e mudanças, concepções do passado continuam presentes na cultura escolar e na sociedade brasileira, informando ideias/atitudes políticas referentes aos indígenas, delimitando seus espaços de atuação, de convivência e veiculando preconceitos contra o índio (TRINDADE, 2013, p.11).
I- Na atualidade, os livros didáticos possuem, dentro de suas funções no ensino de História, desconstruir a imagem idealizada do índio, fazendo com que os alunos percebam a importância destes personagens na construção da História de nosso país.
PORQUE
II- Dentro do processo de conquista do território brasileiro, os indígenas já se faziam presentes nesta terra, e que não tornaram-se totalmente submissos como apregoavam os livros didáticos, eles estabeleceram resistência ao domínio dos europeus. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TRINDADE, Fernanda Nardes da. Representação dos índios na escola: a experiência de uma oficina pedagógica. Universidade de Brasília, 2013.
	 a)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 b)
	A primeira é  uma proposição falsa , e a segunda é verdadeira.
	 c)
	As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições falsas.
	5.
	O ensino de História, no decorrer dos séculos XIX e XX, aconteceu de maneira que a população deve total obediência por meio de seus deveres com a Pátria e seus governantes. De acordo com Bittencourt ( 2004, p. 65), "os conteúdos passavam a ser elaborados para construir uma ideia de nação associada à pátria, integrada como eixos indissolúveis". Diante do exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Neste período, eram utilizados para leitura textos referentes à Constituição do Império de 1824 e da História do Brasil, conseguindo assim, desenvolver o senso de patriotismo, moral e civismo.
PORQUE
II- O interesse dos governantes estava na manutenção de ideias de que o ensino de História estivesse voltado à moral cívica, vinculada a uma moral religiosa, em que as histórias de vida dos santos fossem vistas como exemplo de caráter, moral e de fé.
FONTE: BITTENCOURT, C.M.F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 b)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 c)
	As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
	 d)
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	6.
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão apresentados em seus volumes em eixos temáticos, não diferente do que se apresenta nos conteúdos de História, preocupando-se com que os temas não sejam tratados de maneira isolada. Os eixos temáticos possuem perspectivas que podem ser apresentadas sem uma forma rigorosa. Sobre o que isso possibilita, analise as sentenças a seguir:
I- Os eixos temáticos, sem uma configuração rígida, possibilitam tratar dos conhecimentos e fatos locais.
II- Os eixos temáticos buscam estabelecer sequências lógicas que tenham o livro didático como único meio de análise.
III- Os eixos temáticos retratam a possibilidade da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem.
IV- Os eixos temáticos compreendem os ensinamentos advindos do presente, sem o levantamento das diferenças.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	Com os conteúdos de História para o segundo ciclo do ensino fundamental, busca-se estabelecer relações com o contexto social e vivenciar momentos de comparações e ordenação temporal. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As diferentes histórias que condensam as relações entre coletividade local, tempos e espaços.
(    ) As dimensões relativas, às relações econômicas, políticas, culturais e sociais que vivenciam.
(    ) O retrocesso dos estudos históricos e caminhos homogêneos do passado com o futuro.
(    ) A exclusão da coletividade, das modificações das vivências cotidianas, excluindo o valor histórico da vida do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	No século XVII, a História, como disciplina escolar, era vista de forma predominantemente religiosa, trazendo à tona a influência divina. Desta forma, as pessoas estariam sendo guiadas por algo superior.  Assim sendo, sobre a História no século XVII, analise as seguintes afirmativas:
I- A História era apoiada pelos ensinamentos dos grandes heróis.
II- A História era guiada por Deus, o centro dos acontecimentos.
III- A História possuía apoio nos cadernos de ensino científico.
IV- A História apoiava-se somente nos preceitos religiosos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	9.
	O livro "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, lançado em 1890, relata a vida em um espaço habitacional coletivo, com pessoas pobres vivendo neste espaço. Esta obra retrata um pouco da história do Brasil do século XIX. Assim, no final do século XIX e início do XX, tivemos como ponto-chave uma política de tendência modernizadora, que possuía uma preocupação. Sobre essa preocupação, analise as sentenças a seguir:
I- Sua preocupação era de higienizar os espaços urbanos através de propostas que buscavam realizar uma limpeza em espaços considerados imundos para a sociedade.
II- Sua preocupação estava em realizar movimentos em que a classe burguesa buscasse realizar trabalhos de mutirão para higienização dos espaços.
III- Sua preocupação estava voltada para a inclusão da população que se encontrava em espaços insalubres, demonstrando o respeito para com os mais desafortunados.
IV- Sua preocupação estava em excluir todo o qualquer sujeito que não obedecesse a um padrão social implantado pela sociedade idealizado pelos médicos e cientistas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_415646.shtm.  Acesso em: 15 maio 2010.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	De acordo com Veiga e Cardoso (2002, p. 7): "currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito." Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Esta citação traz em seu núcleo o desafio de pensar o conhecimento formal devido ao desenvolvimento cultural, científico e político que a sociedade atravessou e atravessa.
PORQUE
II- As teorias tanto crítica como pós-crítica do currículo invertem a ideia da teoria  tradicional, levando principalmente a teoria pós-crítica para um currículo voltado ao estudo da alteridade, identidade, diferença, subjetividade, cultura, gênero, multiculturalismo, entre outros. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CARDOSO, Maria Helena Fernandes (orgs.). Escola fundamental: currículo e ensino. Campinas, SP: Papirus, 2002.
	 a)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 b)
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
	 c)
	As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições falsas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando