Buscar

Lista exercícios economia monetária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO-GROSSO
IGOR ALVES MACIEL
Lista de Economia Monetária
Cuiabá
2019
Os velhos keynesianos eram considerados fiscalistas. Utilize a IS-LM para explicar. 
Ao analisar a curva IS-LM, e considerando M/P= kY – hi, sendo K o parâmetro que reflete a sensibilidade-renda da demanda por moeda e hé o parâmetro quemede a sensibilidade-juros da demanda por moeda, vemos que a demanda por moeda é afetada pela renda atual do individuo e da taxa de juros, o custo de retenção da moeda é quanto se deixa de ganhar por não ter adquirido títulos, então quanto maior a taxa de juros maior é o insentivo de investir. Logo a retenção de moeda é inversamente proporcional a taxa de juros. 
Resolvendo a equação em função de i temos: i = (kY/h) – (M/hP), está é LM. Portanto, um aumento do estoque nominal de moeda (M), ceteris paribus, aumentará esse coefi-ciente e deslocará a curva LM paralelamente para a direita. Porém, como a curva IS, para keynesianos, é praticamente vertical, a politica monetaria se mostra quase completamente ineficiente em termos de aumento de renda. 
Logo o que resta, de instrumento de intervenção macroeconomica, é a politica fiscal. Um aumento dos gastos públicos desloca paralelamente a curva IS para a direita, já que a variável G é parte docoeficiente linear. Um aumento dos gastos governamentais eleva a taxa de juros e a renda. O aumento da renda provoca um aumento da taxa de juros. Isto ocorre porque a demanda transacional por moeda aumenta. Dado que a oferta demoeda é fixa, a taxa de juros precisa aumentar para reduzir a demanda especulativa, liberando moeda para as transações.
Para monetaristas é possível utilizar a política monetária para manter o desemprego abaixo da natural? Explique. 
Na visão de Friedman não é possível que o governo utilizar uma política monetária para manter a economia em um nível de desemprego abaixo da considerada natural. Ao menos sem ter como evitar uma taxa de inflação sempre crescente. 
Para o novo-clássico as expectativas são diferentes dos monetaristas? Explique.
Sim. Para os novos-clássicos a expectativa é formada através de uma análise não só do passado, mas também da conjuntura da economia atual. Os monetaristas não fornecem resultados considerando a racionalidade dos agentes
Como funcionaria a curva de Philips para a escola novo clássica? 
Para a escola novo clássica o efeito de uma política monetária só é efetivo quando realizada de surpresa. Segundo Sargent e Wallace, em seu artigo "Rational Expectations and the Theory of Economic Policy" de 1975, apenas políticas monetárias com elemento surpresa seriam capazes de causar efeitos reais na economia, a partir da frustração de expectativas.
	Quando é notada o excesso de moeda na economia os agentes de oferta reduzem a produção e a demanda por trabalho, assim como os trabalhadores reduzem a oferta de trabalho, fazendo com que a economia volte para a taxa de desemprego natural. 
Caso a política monetária seja aplicada sucessivas vezes para perpetuar o efeito tudo que ocorrerá é, considerando a racionalidade dos agentes, o aumento, de forma preventiva, dos preços sem ter maior demanda por trabalho, ou seja, apenas a inflação cresce. 
Explique as metas de inflação e qual a escola macroeconômica que a teoriza. 
A adoção de metas de inflação foi teorizada pelos novo-keynesianos, pois ao considerar as expectativas racionais, que a demanda agregada seja instável e que políticas econômicas são eficientes a adoção de metas de inflação é viável 
As regras monetárias da escola monetarista a pós keynesianas são iguais? Por que? 
Tanto para os monetaristas quanto para os pós keynesianos a influência da especulação é mínima. Para Keynes controlar a moeda é pouco efetivo, pois a preferência pela liquidez pode fazer com que os agentes usem para a especulação ao invés de produção. O que já é diferente para os monetaristas, pois ao considerar a especulação mínima a estabilização do produto através do controle monetário é algo viável.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais