Buscar

Relatório Matéria Orgânica-UEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DE MARINGÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL 
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE
 
 Matéria Orgânica 
 HIGOR HENRIQUE OLIVEIRA GUEDES RA: 111.551
LUCAS FANCELLI DE ANDRADE RA: 109.538
RAFAELA DE SOUZA DOS REIS RA: 116.401
TURMA: 08 HORÁRIO DA AULA: 9h40 às 11h20
MARINGÁ - PR
2019
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
Neste relatório serão abordados os processos de realização a respeito da prática de Matéria Orgânica; Tais como, uma breve descrição sobre a prática, sua metodologia os resultados obtidos com as titulações realizadas para então fossem realizados os cálculos em cima dos resultados e uma análise levando em conta os parâmetros analisados.
2.Revisão Bibliográfica
2.1 Qualidade da água
A qualidade da água depende de vários parâmetros e procedimentos muito rígidos para ser considerada potável, um desses é o de Matéria orgânica presente na água, que se não estiver em uma medida certa pode causar vários problemas, segundo a resolução N°357 do Conama.
2.2 Matéria Orgânica
Segundo o professor Sergio Andrade em seu artigo publicado em 2012,a determinação da Matéria Orgânica (MO)na água, fornece a quantidade de material orgânico, que é oxidável nas condições impostas durante o ensaio. A informação sobre a quantidade do MO é útil para definir alterações da qualidade da água a ser tratada e indicar a afetividade do processo do tratamento aplicado, além de indicar o desenvolvimento de microrganismo nas unidades de tratamento.
Ademais,de acordo com Prof. Dr. Roque Passos Piveli,sua origem pode se dar de duas formas autóctone e alóctone, sendo a  matéria orgânica autóctone aquela proveniente de uma fonte dentro do próprio sistema como por exemplo galhos ou peixes mortos que ficam no sobre a agua, enquanto matéria orgânica alóctone é aquela que foi produzida fora do sistema e transportada para dentro do mesmo, ou seja, basicamente a ação do homem sobre esse meio, um exemplo é o rio Tiete na parte que atravessa a cidade de São Paulo que recebeu mais matéria orgânica do que era capaz de consumi-la, transformando aquilo em um verdadeiro esgoto aberto.
Portanto, o professor ainda conclui que,a análise e determinação de matéria orgânica se faz necessário diariamente nas estações de captação da agua, pois uma vez que esses níveis aumentam muito podem infringir parâmetros de potabilidade como cor e sabor da agua e também pelo fato de que caso haja alguma contaminação, para que ela seja descoberta rapidamente sem prejudicar a qualidade.
3.Metodologia
3.1 Metodologia
3.1.1Preparando a bureta
Foi transferido para a Bureta de 50ml com o auxílio de um Becker a solução de permanganato de potássio (KMnO4) até aferir no menisco retirando as bolhas de ar
3.1.2 Separando as Amostras
Primeiramente agitou -se a amostra de água de rio que estava em um galão, feito isso separou-se 100 ml da amostra com um Becker 200ml, em seguida transferiu-se para uma proveta e da proveta para um Erlenmeyer de 250 ml, assegurando assim um a aferição de volume correto da amostra, em seguida separou-se 100ml de agua destilada utilizando o mesmo método. Seguidamente com o auxílio de uma pipeta graduada e um pipetador transferiu-se 10 ml do indicador Permanganato de potássio para a solução de agua de rio e agua destilada, observando imediatamente a mudança de coloração para rósea nas duas soluções, sem demora com o auxílio de um pipetador e uma pipeta graduada transfere-se também 5ml de ácido sulfúrico para as mesmas soluções.
3.1.3Banho Maria
Utilizando o equipamento banho maria e com o auxilio de um pinça para não pegar o Erlenmeyer com a mão ,coloca-se as vidrarias contendo as soluções de agua de rio e destilada no equipamento ligado no 220v a 80 °C por 30 min, após os 30min com a pinça retira-se os Erlenmeyers do equipamento e sem demora com um pipetador e uma pipeta graduada coloca-se 10ml de oxalato de sódio nas soluções e as devolvem para o equipamento nas mesmas condições, porém agora por mais 3 min apenas, após o tempo retira-se as vidrarias e observa-se uma coloração incolor.
3.1.4Titulação
Coloca-se a solução agua de rio ainda quente, em baixo da bureta com o titulante e em cima do agitador magnético, inclinando um pouco o Erlenmeyer coloca-se a haste magnética e liga o agitador em 110v. Com o agitador ligado começa o procedimento de titulação até o ponto de viragem observando uma coloração rósea clara, realiza-se o mesmo processo de titulação com a solução branco e observa-se a mesma coloração e por fim anota-se os valores e calcula-se os resultados.
4.RESULTADOS
Os resultados obtidos pelo ensaio de cada amostra foram analisados e anotados,o os seus respectivos volumes foram
Amostra 1
(1,4 – 0,1) 0.0125 . 8000/ 100 = 1,3mg/L
Amostra 2 (Deu erro)
(1,9 – 0,1) 0.0125 . 8000/ 100 = 1,8mg/L
Amostra 3(3,1 – 0,1) 0.0125 . 8000/ 100 = 3mg/L
5.DISCUÇÃO DOS RESULTADOS
Como é de conhecimento a matéria orgânica é todo o material de origem vegetal ou animal produzido no próprio ambiente aquático, ou introduzido nele por meio de despejos ou carreamento, ou seja, pelo arraste por água de chuva.
A matéria orgânica pode afetar outros tipos de parâmetros físico-químicos, como por exemplo a cor, pH, temperatura entre outros.
De acordo com os resultados obtidos no experimento, pode-se concluir que nessas amostras há um baixo índice de matéria orgânica, já que os resultados das equações usadas foram baixos, isso indica que aparentemente essas águas são potáveis.
6.CONCLUSÃO
Após feitas todos os cálculos e analisados os resultados obtidos do experimento foi possível concluir que as quantias em Mg/L registrados nas amostrar se encontram em uma quantia aceitável para a potabilidade, exceto na amostra número 2, em que houve um erro experimental, tornando, assim, a análise imprecisa, impedindo finalizar sua análise.
7.Referencias
Por Sergio Trindade em 2012 encontrado em
ianalitica.com.br/qualidade-da-agua-potavel/; acesso em 01/12/2019 8:00
www.tratamentodeagua.com.br/artigo/determinacao-do-oxigenio-consumido/; acesso em 01/12/2019 8:15
www.leb.esalq.usp.br/leb/disciplinas/Fernando/leb360/Fasciculo%2010%20-%20Oxigenio%20Dissolvido%20e%20Materia_Organica.pdf; acesso em 01/12/2019 8:45

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando