Buscar

PLANO DE TRABALHO DOCENTE INTERDISPLINAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
72.1	Plano de trabalho docente	�
83	CONCLUSÃO	�
��
INTRODUÇÃO
A proposta Textual Interdisciplinar aborda como a educação vem sendo proposta no documento oficial da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Possibilitando ao aluno reflexões sobre situações reais do contexto escolar e a construção de uma proposta de trabalho de ensino, refletindo sobre a atuação do futuro professor pedagogo. 
O presente trabalho aborda a importância do estudo da Base Nacional Comum Curricular para a pratica docente, as principais diretrizes no ensino de aprendizagem de cada uma das disciplinas do semestre, abordando a interdisciplinaridade no trabalho docente. A importância do acesso à escola para a obtenção do conhecimento, pois é a partir deste que se poderá compreender o ambiente social em que vive, para se necessário intervir e a relação professor aluno e o processo de aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
O estudo da Base Nacional Comum Curricular é importante para a pratica docente, pois ajuda na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas das redes públicas e privadas. Além de ajudar na formação de professores no material didático e nas avaliações. Ela é um instrumento que garante a equidade, definindo as aprendizagens essenciais e orientando as políticas educacionais que serão implementadas nas escolas de todo o país. A base nacional será fundamental na formação integral do cidadão e na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
No Ensino Fundamental anos Iniciais, os componentes curriculares considerados importantes, são aquelas relativas às culturas infantis tradicionais e contemporâneas. Ou seja, nos dois primeiros anos, a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica. Pois assim, garante aos estudantes o direito de aprender a ler e escrever, garantindo possibilidades de conhecimentos diferentes, inserindo-os na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social. Já no ensino fundamental anos finais, os componentes curriculares de aprendizagem dessa área, visam as práticas de linguagens conquistadas no ensino fundamental nos anos iniciais, incluindo a aprendizagem de língua inglesa. 
Os conteúdos que compõem a Base Nacional Comum Curricular, têm origem das disciplinas científicas. Estes conteúdos são constituídos por componentes curriculares que, por sua vez, devem ser organizados pelas áreas dos conhecimentos: Linguagens (língua portuguesa, língua materna, para populações indígenas, língua estrangeira moderna), Matemática, Arte, Educação Física, ciências da natureza, ciências humanas, história, geografia e ensino religioso.
O ensino da língua portuguesa, assegurada também às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. O componente de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, deve proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas e constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas. Ou seja, abordagem voltada a tematização de conteúdos da Cultura Corporal. As Práticas Corporais são atividades corporais realizadas fora de obrigações, como no trabalho, nas atividades domésticas, nas atividades religiosas ou higiênicas. Um exemplo é jogar bola na praia é uma pratica corporal.
A Educação física se divide nas seguintes áreas organizadoras de práticas corporais: em unidade temática Esportes, Ginastica, Danças, Lutas e práticas corporais de aventura. A BNCC acha importante a participação de estudantes terem a oportunidade de experimentar estas práticas e também praticas no meio liquido, pois além de vivenciarem ou aprenderem, adquiram habilidades, como por exemplo na área aquática; aprendem o controle da respiração, a flutuação em equilíbrio, a imersão e os deslocamento na água.
Por esta razão, a delimitação das habilidades privilegia oito dimensões de conhecimento: experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, analise, compreensão e protagonismo comunitário.
Na matemática o conhecimento é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais. Na área do ensino fundamental abrange diversos campos, como; aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade. Sendo assim, será preciso garantir que os alunos saibam identificar a partir de observações de experiências vividas no mundo real em representações (tabelas, figuras e esquemas) e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos e propriedades), fazendo deduções. Portanto, espera-se que eles desenvolvam a capacidade de identificar oportunidades de utilização da matemática para resolver problemas, aplicando conceitos, procedimentos e resultados para obter soluções e interpretá-las segundo os contextos das situações.
A Geografia é um componente curricular que aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Através dela é possível compreender o mundo em que se vive, e ao mesmo tempo, a educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, expresso de diferentes formas: na compreensão perceptiva da paisagem, que ganha significado à medida que, ao observá-la, nota-se a vivência dos indivíduos e da coletividade; nas relações com os lugares vividos; nos costumes que resgatam a nossa memória social; na identidade cultural; e na consciência de que somos sujeitos da história, distintos uns dos outros e, por isso, convictos das nossas diferenças.
Para conseguirem ler o lugar onde vive, com base na geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. Ou seja, é uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e as ações antrópicas.
A BNCC dividiu o componente curricular Geografia em cinco unidades temáticas comuns ao longo do Ensino Fundamental, em uma progressão das habilidades. São eles; sujeito e seu lugar no mundo, conexões e escalas, mundo no trabalho, formas de representação e pensamento espacial, natureza, ambientes de qualidade de vida e exercício da cidadania.
A História abrange todo conhecimento sobre o passado e é um conhecimento do presente elaborado por distintos sujeitos. O historiador indaga com vistas a identificar, analisar e compreender os significados de diferentes objetos, lugares, circunstâncias, temporalidades, movimentos de pessoas, coisas e saberes. Os objetivos de História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. A percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias estimulam o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania.
Para que os alunos desenvolvam uma leitura crítica e coloquem em questão o significado das coisas do mundo, estimulando a produção do conhecimento histórico em âmbito escolar, eles precisam ter o conhecimento construído através dos processos de identificação, que se dividem em cinco etapas; comparação,
contextualização, interação, interpretação e analise.
A interdisciplinaridade é um fator de extrema importância para superar a fragmentação dos currículos não só na escola, mas no entendimento do conhecimento como um todo. Na BNCC a interdisciplinaridade será interdisciplinar e com muita regionalização, ou seja, vai conter um fortalecimento da estrutura de um e de outros componentes, por exemplo; quando o professor de geografia abordar bacias hidrográficas, ele pode relacionar com o sertão, que poderá ser utilizada na aula de literatura, trabalhando o livro “vidas secas”.
A abordagem interdisciplinar acontece quando os conteúdos das disciplinas se relacionam para a ampla compreensão do tema estudado. Assim afirma Luís Carlos de Menezes “a relação entre as matérias é a base de tudo”.
Ao utilizar os conhecimentos de outras áreas que não são do nosso domínio, encontramos dificuldades, mas aprender com os colegas é umas das grandes vantagens dessa pratica, que estimula a pesquisa, a curiosidade e a vontade de ir aos detalhes para entender que o mundo não é disciplinar.
O plano de trabalho docente interdisciplinar é constituído a partir do diagnostico inicial do educador dentro do contexto socio cultural em que os alunos estão inseridos. O educador deve ser capaz de discutir temáticas que sejam possíveis de serem verificados de diferentes pontos de vistas e diferentes áreas, favorecendo a construção de um conceito interdisciplinar, no qual irá contribuir para o aprendizado mais globalizado. 
O trabalho interdisciplinar garante a interação entre os alunos e com os professores, trazendo novas experiências no convívio em grupos. Esta metodologia é importante pois promove a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais. Neste aspecto a função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato. Ela propõe um tema abordagens em diferentes disciplinas. Compreendendo e entendendo as partes de ligação entre as diferentes áreas do conhecimento, as unindo para atravessar algo inovador, abrindo sabedorias e resgatando possibilidades.
Plano de trabalho docente 
PLANO DE TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINAR
Escola:
Docente:
Ano: 3° ano
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Educação Física.
Conteúdos: 											 Contexto histórico da doença – quando surgiu? Quem descobriu? 		 Vídeo “sapo brothers contra a dengue”	 					 Produção textual sobre o que entenderam sobre a doença. 			 Atividade matemática sobre o vídeo.	
Objetivos: 										 Conhecer as causas e consequências da dengue. 			 Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita. 	 	 Despertar a consciência de responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate à dengue. 			 		 Instruir os alunos e a comunidade sobre os métodos simples de prevenção da proliferação do mosquito. 			 				 Informar aos alunos a importância do combate ao aedes aegypti.	 	 Perceber a importância dos cuidados com a saúde.	
Procedimentos metodológicos: 						 1° momento história; distribuir cartazes falando sobre o mosquito (anexo 01) e descrever o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, para facilitar a identificação pelos alunos, contando que ele se parece com um pernilongo, porém, é menor, mais escuro e possui manchas brancas no corpo. Também a história da doença, como o que é a Dengue, e de onde ela surgiu além das formas de transmissão.
2° momento; passagem do vídeo “sapo brothers contra a dengue” aos alunos.
3° momento língua portuguesa; pedir aos alunos que produza um texto sobre o que entenderam sobre o mosquito e as formas de prevenção.
4° momento matemática; atividade matemática, para contarem os mosquitos, anexo 2.
5° momento geografia; pesquisar nos bairros onde tem mais casos de mosquitos sobre a dengue. Após fazer um passei na escola a procura de possíveis focos do mosquito e mostrar o que deve fazer em caso de achar alguns.
6° momento Educação física.	Brincadeira pega, pega, dengue – dengue. Com uma linha traçada imaginaria dos dois lados da quadra representa a água parada, onde os mosquitos da dengue, no caso os alunos têm como “pique”, onde protege-os dos caçadores. A brincadeira termina com todos os mosquitos convertidos em caçadores. O jogo começa com 2 ou 3 três caçadores.
Recursos didáticos: lápis, caderno, cola, textos sobre a dengue retirados de jornais, revistas e sites da Internet, cartazes descrevendo o que é a dengue, material impresso, vídeo sobre a dengue e prevenção.
Avaliação: A avaliação será feita de modo qualitativo e contínuo, procurando observar o desenvolvimento das crianças na socialização, na criatividade, na sensibilidade, no conhecimento, participação e o envolvimento, desenvolvimento de forma crítica e construtiva enfim de analisar todos os objetivos aqui propostos.
Referencias: https://escolaeducacao.com.br/plano-de-aula-sobre-a-dengue/
CONCLUSÃO
Concluis-que o professor com as novas normas da BNCC, será um profissional de educação que estuda, pesquisa e se mantém atualizado. Dialoga com diferentes áreas do conhecimento, reconhece e trabalha a diversidade, está em constante formação e sabe muito sobre o desenvolvimento infantil. É também um profissional que não atua sozinho, deve estar em diálogo constante com as famílias e com os parceiros da instituição.
Na Base Nacional Comum Curricular, os componentes se dividem em habilidades que devem ser desenvolvidas aos longos dos anos do ensino fundamental. Mantendo um trabalho interdisciplinar por meio de um ensino mais contextualizado e menos separado em disciplinas.
No Ensino Fundamental, a Base se divide em cinco grandes áreas dos conhecimentos e seus respectivos componentes curriculares (matérias ou disciplinas). Sendo elas: Linguagens, Matemática, Ciências da natureza, Ciências humanas e Ensino religioso.
Em relação a interdisciplinaridade, ela é essencial no ensino aprendizagem, pois desenvolve capacidades, como a curiosidade, o interesse pelo aprendizado e a habilidade de trabalhar em grupo. Trazendo resultados valiosos no desempenho dos alunos no seu meio social. 
Trabalhar a interdisciplinaridade enriquece as aulas e é estimulante aos alunos. Para isso e preciso o professor trabalhe intensamente em planejamentos e articulações, com temas que estejam próximos da realidade do aluno, onde várias áreas do conhecimento se envolvam na solução de um problema. Assim desenvolvendo de forma dinâmica os conteúdos das disciplinas.
REFERÊNCIAS
https://www.youtube.com/watch?v=g2_9XIE18NA&t=4s
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf
https://novaescola.org.br/conteudo/249/interdisciplinaridade-um-avancona-educacao
http://movimentopelabase.org.br/acontece/base-nacional-comum-focara-em-interdisciplinaridade-e-regionalizacao-diz-janine/
https://novaescola.org.br/conteudo/4784/32-respostas-sobre-a-base-nacional-comum-curricular
https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/base-nacional-comum-focara-em-interdisciplinaridade-regionalizacao-diz-janine-17468392
http://professorajuce.blogspot.com/2015/02/projeto-dengue-na-educacao-infantil.html
http://faybrandao.blogspot.com/2015/12/projeto-dengue-na-educacao-infantil_22.html
http://www.dengue.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6
Anexos
Anexo 01
Anexo 02
�
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
KAMILA SOARES PEREIRA
michelly pinheiro borges
PLANO DE TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINAR
Machadinho D’Oeste - RO
2019
kamila soares pereira
michelly pinheiro borges
PLANO DE TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINAR
Trabalho de Licenciatura em Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Ensino de Matemática, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de História e Geografia, Ensino da Educação Física Escolar e Psicomotricidade e Seminário interdisciplinar: Tópicos especiais I.
Tutor a distância; Suelen Bueno Carneiro Toledo 
Tutor de sala; Fabrícia Neves Galvão de Sena
Machadinho D’Oeste - RO
2019

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais