Buscar

Relatorios de natação samuel

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome: Samuel de Melo Rodrigues 			RA:02410027872
 Professor(a): Severino Neto 				Disciplina : Natação
 Curso: Educação Física Bacharelado			Turno: MATUTINO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Natação: atividades no meio líquido 
 		
	 		
 			Brasília, 19 de novembro de 2018
Tema: Fundamentos da Natação 		Dia: 27.08.18 
Nome: Samuel de Melo Rodrigues 		RA: 02410027872
 		Seguimos orientações de aquecimento com o professor, afim de evitar desconforto pós exercício praticado. Iniciamos com fundamento de respiração, onde formaram-se duplas e um deles fazia o exercício inspirar o ar fora do meio liquido e expirar dentro do meio liquido, com troca de base dos pés e o outro observa aspectos como por exemplo um rosto mais relaxado,
 		Atividade seguinte foi a flutuação ventral, joelhos aproximam do peito, abraçando as pernas afim de encontrar o centro de gravidade, ate para de balançar e soltar o ar, com objetivo de afundar. Alguns alunos tiveram dificuldade por conter muito tecido adiposo.
 		Todos alunos foram para a parede da piscina, para realizar a atividade de impulso e deslizamento, usando bastante a respiração e recuperação do apoio dos pés
Polegares unidos, mãos próximas, braços esticados torna a atividade mais hidrodinâmica possível, cabeça entre os braços. O impulsionar forte facilitou entrada de água no nariz.
 		Para a atividade de turbilhão, iniciou-se com as mãos embaixo d’água alternando-as. Na lateral da piscina uma das mãos no corrimão e perna alternada tentar fazer o turbilhão com os pés. A dica utilizada foi manter o tornozelo solto, porem foi observado a exigência muscular.
Tema: Nado Crawl 					Dia: 10.09.18 
Nome: Samuel de Melo Rodrigues 		RA: 02410027872
 		Fora da piscina um alongamento com membros superiores principalmente ombros e quadril. Feito uma simulação de movimento fora da água sobre as braçadas do nado crawl, com movimentos alternados dos braços afins de ativar a memória motora do movimento. Foram revisadas brevemente as atividades anteriores, inicialização dos fundamentos, principalmente no enfoque da respiração cujo turma teve bastante dificuldade.
 		Sentamos na borda da piscina divididos em dois grupos e com pernas esticadas, e quadril um pouco avançado quase entrando na piscina, o bater das pernas na agua alternadas, lembrando o movimento do turbilhão da aula anterior. Repetindo o movimento logo em seguida.
 		Ainda dividido em dois grupos e lembrando do movimento das braçadas fora da piscina, um aluno executava e o outro passava o feedback do movimento. Assim foi aumentando o nível da dificuldade com um rolamento lateral do corpo em busca da execução ideal do movimento. 
 		Com avanço de uma das pernas e inclinação do corpo próximo a água em decúbito frontal e braços esticados, realizamos o movimento da braçada do nado crawl, percebendo uma certa movimentação e locomoção. 
Em seguida, usando a respiração. De primeira instancia somente de uma lateral a outra da piscina.com feedback do colega do lado. Posteriormente usando a extensão total da piscina.
Tema: Nado Crawl e Costas 			Dia: 24.09.18 
Nome: Samuel de Melo Rodrigues 		RA: 02410027872
 		Realizando prova prática, formaram-se grupos com quatro integrantes, o professor solicitou movimentos dos fundamentos, respiração, impulso e deslizamento com recuperação do apoio dos pés e logo em seguida com o nado crawl, braços alternados, respiração lateral e batidas de pernas o mais hidrodinâmico possível.
 		A cada fim de atividade, era solicitado a identificação dos erros dos integrantes do grupo. Entre os mais citados foram o de posicionamento das mãos nado crawl, a respiração, a ausência das batidas alternadas de pernas e as houve expressões faciais impostas pelo movimento.
 		Após passar todos os alunos, teve atividade de revisão do nado crawl, com enfoque do déficit da turma de modo geral, que novamente foi a respiração e partimos para a atividade de virada simples, cujo toca-se apenas com um dos braços na borda da piscina, com virada rápida do corpo com a mudança de direção. Inicialmente usando a lateralidade da piscina, logo após toda a extensão da piscina.
Tema: Nado peito 					Dia: 29.10.18 
Nome: Samuel de Melo Rodrigues 		RA: 02410027872
 		Fora da piscina, iniciamos com uma atividade de memoria motora dos movimentos da braçada do nado peito, com a utilização das três fases de agarre, tração e remada. Observando que para melhor entendimento dos alunos desses dois tipos de nado, ele já deve ter passado pelo dano crawl, costas e um bom domínio da respiração.
 		Para inicialização da atividade e aquecimento, utilizando toda a extensão da piscina, voltando ao domínio da respiração. Avanço de uma das pernas e com inclinação do tronco e braços esticados próximos a agua, foi feito a braçada do nado peito, sentindo a movimentação da agua e um leve pedido de locomoção do corpo.
 		A pernada , com o corpo na posição vertical próximo a parede, realizado flexão do joelho, pé com movimento de dorso flexão e com a extensão do joelho realizar flexão plantar do pé. Alternando as pernas afim de afixar e realizar a pernada durante o nado peito. Utilizando toda a extensão da piscina, realizar o nado peito com sua respectiva braçada e pernada, com a turma dividida em dois grupos e ao fim da atividade observar e passar o feedback para os colegas.
 
Tema: Nado borboleta e nado medley		Dia: 05.11.2018
Nome: Samuel de Melo Rodrigues 		RA: 02410027872
 
 		Lembrando a aula anterior, sobre os movimentos do nado peito, aquecemos utilizando o movimento. Logo em seguida, como o nado borboleta foi assimilado a um nado golfinho historicamente, fizemos uma atividade como se fosse a do chute de futebol frontal dentro da água, alternando as pernas. 
 		Em seguida, utilizando a parede ou o corrimão com suporte dos braços, tentar realizar a atividade anterior com as duas pernas simultaneamente, usando apenas a dimensão das laterais da piscina. Em seguida incluir a respiração frontal junto a pernada com feedback dos colegas.
A observação principal era a elevação do quadril durante o processo e ritmo do movimento.
 		A braçada do nado borboleta agora é agarre, tração e empurre. Com impulso e deslizamento da parede usar a pernada estilo golfinho e braçada do nado borboleta.
 		Finalizando as atividades usamos o nado mais técnico do nado crawl, com braçada de apenas um dos lados, depois o lado oposto. Foram feitas 4 fileiras, para realização da atividade do nado medley: costas, peito, borboleta e livre.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando