Buscar

Sociedade dos poetas mortos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sociedade dos poetas mortos
A trama do filme se passa no ano de 1959 e dentro de uma tradicional escola preparatória chamada Welton Academy, dentro desse cenário surge um ex aluno que se torna um professor de literatura dentro dessa instituição de ensino.
Seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmas acaba criando um choque com a Ortodoxa direção do colégio, principalmente quando o mesmo fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos poetas mortos.
A instituição de ensino Welton Academy é voltada somente para o ensino de meninos e possui um ensino rígido e com valores e tradições de burgueses e conservadores, uma escola norte americana onde se orgulham de se formar grandes líderes em uma sociedade na qual os pais influenciavam de uma forma muito forte a escolha profissional dos seus filhos e tudo isso gira em torno de alguns princípios como tradição, honra, disciplina e excelência.
Nesse cenário todo da instituição o professor de poesia/literatura aplica seu ensino nada convencional e isso acaba confrontando os valores ultraconservadores da Welton e assim busca valorizar a express artística e a liberdade dos seus alunos, aspectos limitados pela própria instituição.
Podemos perceber que com os valores de ensino mais autoritários que já eram da instituição de ensino citada no filme era preparar os alunos pra ingressar na famosa e renomada Universidade de Harvard e se tornarem pessoas importantes aos olhos da sociedade e com a chegada do professor John Keating, Welton encontra um educador que combativo é que desconstrói seus valores mais preciosos.
No começo da trama alguns alunos possuem uma certa resistência ainda sobre o ensino de John mas logo após todos acabam se apaixonando pelo ensino passado e pela forma flexível de passar seu conteúdo para sua turma, porém isso gera muitas discussões com Welton e muitas desavenças com a instituição. 
O objetivo do professor era tirar toda essa sobrecarga de atividades e responsabilidades de um futuro maçante que a sociedade e a instituição colocação sobre eles, dessa forma John colocava sonhos e fantasias e queria que os alunos fossem muito mais além do que uma formação e sim que levassem algo construtivo para a vida pessoal também, dessa forma mostrando que a vida não precisa ser apenas aquilo.
O professor ensina que cada momento em nossa vida é precioso e que devemos aproveitar da melhor forma, os alunos acabam descobrindo que John fazia parte de um grupo chamado “Sociedade dos poetas mortos” e decidem reativar esse grupo e assim fazendo encontros para troca de poesias, filosofias sobre a existência humana e troca de informações no geral.
O filme retrata uma reflexão sobre como está a forma de ensino atual e no qual podemos ver também que até nos dias mais atuais ainda temos essa forma de ensino “engessada” que no filme é retratada pra instituição de ensino Welton Academy, até hoje em dia temos valores tradicionalistas que são relatados na trama também.
O filme relata o constante conflito entre as necessidades e vontades dos jovens de viverem intensamente digamos assim e na qual é bloqueada por um sistema de ensino rígido e autoritário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando