Buscar

Resumo do Filme Sociedade dos poetas mortos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conclusão do filme “ sociedade dos poetas mortos"
O filme se passa em uma escola considerada como uma das melhores escolas dos E.U.A. A academia Welton onde é muito famosa por sua rigidez e tradição e conservadora dos valores burgueses voltados apenas para a educação de meninos. A escola estreitamente tradicional parte dos grandes quatro princípios são eles tradição, honra, disciplina e excelência segundo ela por seguir esses fundamentos ela seria uma grande formadora de lideres da sociedade.
Os alunos eram altamente cobrados por seus pais e pela escola para estudarem sem parar e sempre se destacarem e tirarem boas notas, para assim se preparar para ingressar nas mais renomadas escolas da época como a Harvard e torna-se médicos e advogados.
Nesse contexto surge a figura de Jonh Keating um professor de literatura que não e nada convencional, chega com uma nova forma de ensinar, usando métodos total ente contrários da época. Logo no inicio os alunos estranham esse modelo de ensino onde não precisam ficar robóticos e sim relaxarem nas aulas e transmitir a poesia que vem de dentro deles. O professor tem por objetivo fazer com que os alunos pensem por si próprios, escrevam poemas, aprendam a ter uma visão critica da sua própria vida e da sociedade a qual vivem, expondo e escrevendo seus próprios poemas e não mais relendo e copiando pensamentos já feitos e moldados do jeito que na escola deveria ter.
Carp Diem é uma famosa frase falada bastante repetida durante o filme, na qual aproveite o dia, ou aproveite a vida; muito pregada pelo professor que instiga os alunos a refletir sobre a fragilidade do que é viver, ser, pensar.
No decorrer do filme os alunos descobrem que seu professor de literatura fez parte da “sociedade dos poetas mortos" um grupo na qual expressava suas ideias e suas poesias. Com base nisso ficaram curiosos e resolveram recriar essa sociedade onde passaram a se encontrar a noite na antiga caverna.
Com os encontros constantes , isso passou a ter uma grande revolução nas suas vidas, encontrando os interesses escondidos no profundo dos seus sentimentos. Os garotos passaram a aproveitar e ter prazer em ler e estudar poesia. Este pensamento instiga Niel um garoto que ama arte a prosseguir com o seu sonho, que comandado pelos desejos do seu pai em querer que ele siga a carreira de médico, comete suicídio. O professor é injustamente acusado de ser o motivador da morte do garoto; pois todos foram coagidos a dizem que faziam parte da sociedade comandado pelo professor que nas reuniões incentivava junto com seus métodos pedagógicos a cometerem tais rebeldias.
Trazendo para os dias de hoje, podemos perceber que o sistema tradicional de educação tem o professor como o único responsável pela educação do aluno, pois somente ele detém o conhecimento. Já nas escolas modernas se vê o professor como um mediador do conhecimento e isso faz com que o aluno aprenda com o professor e virse e versa, pois nela prioriza-se a participação e a busca por conteúdos da realidade do aluno fazendo ele refletir sobre o meio na qual ele vive. O que era totalmente inverso ao que acontecia na tradicional onde as aulas deveriam ser memorizadas e o conteúdo voltado para a sistematização da formação de disciplinas, obediência para a adaptação na sociedade.

Outros materiais