Buscar

atividade Contextualizada - Metodologia do ensin da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA EAD 20202.A
METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE
CYNTHIA CYBELLE RODRIGUES FERNANDES
ANA PAULA FERREIRA MENDES
MAELY MORAIS DE PAULA RODRIGUES
Conteúdo do exercício
1. 
Parte superior do formulário
Então querido (a) aluno (a), chegamos ao fim de nossas atividades.
Gostaria de lhe parabenizar pelo empenho e organização com seus estudos e ainda lhe dizer que caso seja necessário tirar alguma dúvida, ainda está em tempo, estou a sua disposição.
Vamos lá, nesta atividade iremos refletir sobre a forma como o ensino de artes vem sendo tratado nas escolas. Sua reflexão crítica, posicionamento e argumentação são muito importantes para que possamos juntos, debater ideias, construir e desconstruir conceitos, procurando dessa forma, colaborar cada vez mais para nosso processo educacional e em sua formação enquanto Pedagogo.
Lembre-se que você tem uma importante missão. Sua presença diante dos alunos é uma referência que eles levarão para a vida inteira; e você é um importante formador de opinião dentro de nossa sociedade. Portanto, aprofunde-se, questione e procure fazer o que estiver ao seu alcance para fazer a diferença em sua sala de aula.
A atividade proposta sugere que você assista a um dos filmes abaixo, no entanto, nada impede que você assista a ambos.
· “Vem dançar” – Sinopse: Baseado em uma história verídica, Pierre Dulaine (Antonio Banderas) é um dançarino de salão profissional, que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pirre como mentor. (Título original: Take the Lead. Data de lançamento: 09 de junho de 2006 (1h 55min)/Direção: Liz Friedlander/Elenco: Antonio Banderas, Alfre Woodard, Jenna Dewan Tatum/Gênero: Comédia dramática/Nacionalidade EUA).
· “O sorriso de Monalisa” – Sinopse: Katherine Watson (Julia Roberts) é uma recém-formanda da UCLA que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, Katherine inspira suas alunas tradicionais, incluindo Betty e Joan, a mudarem a vida das pessoas como futuras líderes que serão. (Título original: Mona Lisa Smile/Data de lançamento: 19 de dezembro de 2003 (EUA)/Direção: Mike Newell/ Gênero: Drama/Romance).
Solicito, então, que ao assistirem ao (s) filme (s), façam uma análise crítica sobre o (s) mesmo (s), trazendo suas reflexões pessoais sobre o ensino das artes na escola, na especificidade artística de cada um; e quais aspectos (conhecimentos) podem ser trabalhados a partir das intervenções realizadas pelos protagonistas dos filmes.
Elabore sua produção em até trinta linha e fique atento pois, o seu tutor em breve fará a correção e lhe dará um retorno de seu devido material.
O que você percebeu de diferente nestes professores?
Qual a motivação deles ao exercerem suas posições de educadores?
É possível este (s) tipo (s) de trabalho (s) dentro da nossa realidade brasileira escolar; quais as possíveis opções, soluções que você visualiza enquanto educador para efetivar o ensino de artes nas escolas.
Parte inferior do formulário
 É preciso que o professor tenha perseverança, criatividade, dedicação, utilize -se de formas diferenciadas em suas aulas, despertando no aluno o lado crítico, autônomo desenvolvendo a capacidade de acreditarem em si mesmo e vencer as dificuldades impostas pela realidade do cotidiano dentro e fora da escola. 
 Temos que desmistificar esse critério que muitos tem de que a arte limita -se apenas a pintura e o desenho, pois ela é algo bem mais abrangente, envolve outros segmentos como nos relatos dos dois filmes, o “Vem dançar “que narra o cotidiano de uma escola que agrega alunos de classe baixa que são marginalizados na qual a princípio se deparam com um professor inovador que acredita na possibilidade de mudar uma realidade social através das suas aulas de artes embasada na dança de salão, mais que tem como barreira a resistência e o preconceito de alguns por achar inadequado ao seu estilo de vida e realidade, mas que logo são envolvidos pela criatividade do professor de incorporar a dança de salão ao hip hop e com isso, vemos que sempre é necessário a mudança e inovação . 
 Já no filme o “Sorriso de Monalisa” vemos os costumes e padrões sociais impostos na década de 50, e a realidade vivida pelas jovens da alta sociedade, o filme se passa num colégio extremamente conservador na qual recebe a recém contratada professora Watson que traz uma visão diferente na qual busca em suas aulas de artes instigar em suas alunas o anseio por questionamentos de que não existe um papel de mulher pré-determinado pela sociedade, mas que a princípio esbarra nas dificuldades de se romper com as barreiras do conservadorismo. 
 Portanto os dois filmes se passam em sociedades distintas e diferentes, porém nós mostram que independente da matéria a ser lecionada, o bom docente é aquele que adequa o ensino a realidade do aluno levando-o a pensar, questionar, rompendo com as barreiras impostas pela sociedade e desenvolvendo as habilidades mas ocultas de seus educandos.

Continue navegando