Buscar

1atps - Logistica Empresarial - Configurada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância 
ATPS: ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADA 
Disciplina: Logística Empresarial
Tutor: Carlos Eduardo Moreira de Barros
Professor: Me. Ademir Carvalheiro Leite 
Nome:	 Marcos Paulo da Silva Ribeiro RA 7929703001
Nome: Maycon Martins RA 430559
Nome:	Marcio José Gothischalk	 RA 1299280691
Nome: Aldo Luís Pereira de Sales RA 438229
Nome: Vanderlei de Martins 			 RA 425456
São José do Rio Preto – SP 
07/04/2014
Sumario
INTRODUÇÃO
PLANO DE MELHORIAS DA CADEIA LOGÍSTICA 
2.1 Vantagens competitivas
Descrições da empresa estudada
2.3 Desenho e comentário sobre a rede logística
2.4 Gargalos
2.5 Propostas de melhorias
 3- CONCLUSÃO
Referências Bibliográficas
 
 
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Logística Empresarial.
INTRODUÇÃO
Podemos dizer que a Logística empresarial é um conjunto de atividades relacionadas ao abastecimento que planeja, programa, controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, sempre visando de atender às exigências dos clientes.
No contexto da empresa que analisamos, o objetivo deste trabalho é demonstrar alguns conceitos de relacionados à logística empresarial.
A importância do uso de tecnologia na integração da logística, as vantagens competitivas em relação melhorias oferecidas para os clientes e empresa.
Demonstração de rede logística, apontando os gargalos e trazendo propostas de melhorias e os resultados esperados com mesma.
PLANO DE MELHORIAS DA CADEIA LOGÍSTICA 
Vantagens competitivas
A Logística como Ferramenta para Melhoria do Desempenho:
A Logística cada vez mais toma espaço e valor nas empresas. Esta tendência não se faz mais somente nas empresas de grande e médio porte. Aonde existem departamentos, setores e hierarquia de funções, trabalhando com o proposito de ajustar, regular e certificar que a logística esta funcionando dentro do proposto e sem interrupções.
A integração da logística é o caminho que as empresas estão encontrando para que as informações e atividades correspondentes de cada departamento e pessoa deste processo seja eficiente e atenda a expectativa do cliente e empresa. Este modelo deve ser implantado na pequena empresa também, como vários empresários já fazem com capacidade, melhorando o processo e o rendimento final da pequena empresa.
No conceito estratégico a logística contribui para que a empresa tenha o máximo de valor entregue para o cliente com o menor custo possível. Esta é a busca dos profissionais de logística, entregar o maior nível de serviço como menor custo e tempo. Isto proporciona satisfação para o cliente final, gera uma ideia de organização com o cumprimento de prazo e produto escolhido pelo cliente.
As pequenas empresas devem tomar atitudes sempre com uma estratégia pré-elaborada, para que estas atitudes sejam acertadas e acompanhadas. Esta integração da logística pode ser conseguida através de algumas orientações como: escolher o fornecedor que tenha uma logística que lhe favoreça, uma estratégia para que as informações sejam claras, buscar parcerias. 
O uso dos softwares para a integração da informação e logística é uma ferramenta muito importante para que o processo flua de forma clara e segura para todos envolvidos. Podendo identificar falhas e gargalos mais fácil. Um exemplo é a Serraf que tem uma ferramenta única, é um sistema chamado SA3 que acompanha todo o processo desde a entrega do pedido até a entrega do produto ao cliente. Este software/Sistema é online e tem todas as informações necessárias com cronograma por setor e visualização por hierarquia. Isso facilita que as informações sejam uniformes em uma mesma plataforma e com visão clara e segura. 
Este tipo de sistema através de software e sistemas para a integração da logística, quando feitos por encomendas com varias formular e opções especificas são geralmente muito caros e usados por empresas de grande e médio porte. Nas pequenas empresas o sistema de logística não são tão complexas isto facilita que as informações podem ser feitas em sistemas e softwares mais simples e até gratuitos. Alguns modelos mais simples estão disponíveis grátis na internet.
O uso de tecnologia na integração da logística é cada vez mais indispensável para que se tenha diferencias para melhor atender o cliente.
O importante mesmo é que este sistema integre todos os setores e pessoas disponibilizando informações que auxiliam na logística sendo seguro e confiável.
A Administração integrada das atividades de logísticas beneficia todos envolvidos, principalmente o cliente e como resultado geral a empresa também. Esta integração deve propor para empresa visão de qualquer tipo de ineficiência ou gargalos no processo. Esses erros devem ser corrigidos estrategicamente para que não traga mais problemas e insatisfações aos clientes. Esta visão como um todo é fundamental para entender e melhorar o processo. Qualquer mudança na estratégia de logística deve ser acompanhada por uma analise do resultado desta mudança direcionando para que a empresa esteja sempre se aperfeiçoando no atendimento e na entrega de produtos para o cliente.
Descrições da empresa estudada
A empresa em questão é uma das onze filais da SERRAF DISTRIBUIDORA DE PEÇAS PARA MOTORES.
Uma das filiais da Serraf esta localizada em São José do Rio Preto, na Av. Nossa Senhora da Paz 220, Jardim Alto Alegre, onde seu contato é o Sr. Edmur Gerente Administrativo.
A Serraf é uma das maiores empresas especializadas em distribuição de peças para motores automotivas do Brasil. Sempre trabalhando de forma eficiente e procurando atender qualquer forma de demanda em tempo hábil, garantindo assim a satisfação plena dos nossos clientes (Retificas; Autopeças; Mecânicas; entre outros).
Altamente qualificada, contamos com uma equipe de colaboradores especializada em distribuir, atender e solucionar dúvidas sobre produtos (dentro de seu portfólio) e seus processos de aplicação.
Composta por uma infraestrutura, logisticamente subdividida em onze unidades, espalhadas pela região sudeste do Brasil, com o âmbito de atender todos os clientes com agilidade na entrega, preços competitivos e formas de pagamento facilitadas.
Por tanto, a política de qualidade da Serraf está focada no atendimento de forma eficaz, respeitosa e honesta. Na preocupação de satisfazer sempre seu cliente, fornecedor e colaborador.
 	2.3 Desenho e comentário sobre a rede logística.
Rede de Logística da Serraf Distribuidora:
Área Comercial:
 Este é o inicio do processo. 
Vendedores atuam no atendimento interno e telemarketing oferendo os produtos e suas qualidades onde o cliente terá um custo beneficio satisfatório, que após fechado a venda passa pela análise de crédito e posteriormente liberado os pedidos.
Setor de Distribuição.
O setor de logística recebe os pedidos através do sistema operacional, onde é impresso e passa pela separação dos itens solicitados, após a separação os mesmos são conferidos, embalados de forma adequados e o pedido segue até o faturamento para emissão das notas fiscais. 
As entregas em São José do Rio Preto são feitas com transporte próprio e na região através das transportadoras
Gargalos
Após reunir informações com os profissionais e clientes, percebemos alguns problemas e gargalos que dificultam a entrega dentro do prazo proposto e com isso gera insatisfação ao cliente. As causas destes gargalos são: sistema com atraso e lentidão no processo de checagem de documentação e credito para liberação da venda.
Estes problemas foram identificados pela demora da entrega em alguns casos e pela falta de da informação correta naquele momento. No sistema as informações estão atrasadas e isso causa informação errada para o cliente, gerando duvidas sobre a eficiência da empresa. 
O maior tempo de todo o processo de logística é direcionado para o departamento de analise de contrato e analise credito, isso dificulta muito o cumprimento do prazo de entrega do produto. 
Já tivemos alguns casos que o cliente cancela o pedido pela demora da entrega. 
 2.5 Propostas de melhorias.
Relatório de melhorias proposta e indicadores de desempenho:
Após identificar os gargalos do processo de logística da Serraf no setor corporativo, vamos destacar algumas propostas de melhoria, para que o processo de logística seja mais correto nas informações geradas e também vamos apontar algumas melhorias para que o tempo de entrega seja mais rápido. Com estas melhorias que vamos propor esperamos que o tempo de entrega seja reduzido e que o sistema gere informações atualizadas e corretas. 
A primeira proposta para melhoria e integração da logística é a atualização do sistema periodicamente durante o dia (2 em 2 horas) e assinatura do usuário e setor que colocou a informação no sistema. Com esta alteração vamos manter o sistema atualizado e identificar o usuário que lançou a informação bem como dia e horário.
A Alcibor Distribuidora de Auto Peças, utiliza um sistema que as informações são atualizadas e seus colaboradores conseguem ter uma ordem cronológica e em tempo real de onde esta o pedido, em qual setor, observações, etc.
Este sistema também pode ser acessado através login e senha para que as informações possam ser acessadas de qualquer lugar.
A ideia é evoluir até este padrão de informação integrada. O outro gargalo que temos é o tempo que o pedido demora no setor de analise de documentação e na analise de crédito. A proposta da distribuidora é entregar o pedido em até 24 horas a contar da data do pedido.
Sugerimos que a consulta da documentação e do credito seja feita antes do fechamento do pedido. Com esta ação, através de sistemas como a Serasa e sites da receita federal o setor competente tem capacidade de gerenciar e aprovar os pedidos.
Com esta ação reduziremos bastante o tempo para a entrega e desafogar os vendedores, pois não ficarão presos junto aos seus clientes esperando liberar os pedidos.
2.6 Indicadores de desempenho.
 Vamos acompanhar o desempenho destas melhorias, através do tempo em que o pedido vai levar do dia de impute a emissão da nota fiscal e o dia de entrega. O sistema vai fornecer informações de quanto tempo o contrato fica em cada setor até a entrega do pedido. Com isso poderemos identificar o desempenho das alterações e possíveis novas melhorias se assim for possível e necessário.
Vamos aperfeiçoar o tempo de cada setor para que possamos ajustar e reduzir o tempo de cada setor, sempre com a assinatura da pessoa que colocou a informação, com data e horário que entrou no departamento e com data e horário que foi concluído e passado ao próximo passo (Departamento). Com isso as comunicações entre os departamentos e pessoas vão ficar integradas e com missões especificas. Cada um faz sua parte no menor tempo possível com a qualidade e passa para o setor seguinte que terá tempo para concluir sua parte e enviar para frente até a entrega do pedido.
2.7 Resultados obtidos com a análise.
Estamos vivendo um período de extrema mudança, quebra de paradigmas, mudanças de comportamento, onde todas as barreiras estão sendo quebradas e as distâncias encurtadas. 
Dizemos isso baseado na voracidade com que as coisas vêm acontecendo, a tecnologia vem proporcionando e acelerando ainda mais esse processo, podemos citar segmentos como da telefonia e a própria internet, que tiveram mudanças evolutivas de forma gigantesca nos últimos anos.
Estas tendências são o caminho para que se possa ter agilidade para buscar as informações e também pra a integração do processo como um todo. Com os sistemas cada vez mais específicos e integrados na solução de cada perfil de logística das empresas. 
Os sistemas sempre tendem a sofrer upgrades para acompanhar o desenvolvimento da empresa. Isso é o que esperamos que ocorra com o sistema da Serraf, para que possa ser feita sua readequação com o intuito de melhorar a logística e reduzir o tempo de entrega. 
Outra tendência é de definir a função funcionário na cadeia de logística e desenvolver ferramentas que sirva como indicadores de desempenho para cada parte da logística. 
Com isso podemos monitorar e certificar a eficiência das alterações. 
Os profissionais de logística estão sendo cada vez mais capacitados e treinados pelas empresas para que o seu rendimento seja o máximo possível. Esta nova visão que as empresas estão tendo refletem na media de tempo que os funcionários de logísticas estão ficando em uma mesma empresa. É uma tendência atual os salários estão ficando mais atrativos e a falta de mão de obra especializada e com experiência não esta em abundancia, principalmente em nossa região.
Com tudo esperamos que estas novas tendências sejam o mais rápido absorvido pela Serraf para que seu processo de logística fique mais rápido e seguro. As novidades dos sistemas e upgrades devem suprir os gargalos que hoje se faz na operação, deixando o sistema com mais usabilidade para facilitar o seu entendimento e resposta dos profissionais envolvidos.
3. CONCLUSÃO
Existem vários modelos de logísticas e com inúmeras opções e variações que se destacam em todo tipo de empresas, seja ela uma empresa ME ou uma empresa multinacional. 
As novas tendências de logísticas apontam para uma maior participação de sistemas e tecnologias e integração do processo como um todo. Integrando funcionários e informações que são essências para o desenvolvimento correto do processo de logística. 
A integração e a melhoria ou upgrade de sistema é o que vai fazer com que a logística da Serraf no setor de empresas tenha uma melhora de desempenho, principalmente no que se refere ao prazo de entrega, muito importante neste segmento.
Os profissionais de logística estão sendo cada vez mais capacitados em muitos casos até pela empresa onde trabalha. Com profissionais mais capacitados a produção e seu rendimento melhora e contribui para que processo de logística da empresa seja eficiente. 
A busca pela qualidade de atendimento ao cliente é o dia a dia de uma empresa interessada no sucesso de seu negocio. Esta qualidade tão valiosa e difícil de alcançar passa pelo processo de logística da empresa sendo o diferencial em muitos casos. É fundamental que a empresa tenha uma estratégica de logística traçada e que tenha como identificar e certificar a operação. Este controle do processo é muito importante para a verificação de gargalos no processo. 
A logística é dinâmica e as empresas têm que estar sempre atenta às novas tendências e tecnologias como ferramenta de melhoria do processo de logística.
4- Referências Bibliográficas
 Depoimentos de Funcionários da Serraf que trabalham no departamento de logística. 
Sites Pesquisados:
http://www.wikipedia.com.br
http://www.fontedosaber.com.br
http://www.logisticadescomplicada.com.br
http://www.serraf.com.br
http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
 MELLO, José Vicente Bandeira de. A Logística como ferramenta para melhoria do desempenho em pequenas empresas. Revista FAE BUSINESS, nº 8, maio 2004.
Disponível em:
<https://docs.google.com/fileview?id=0B7S4Pp3KDYaHZWMyNWQwZDktYjRm
Ny00MjMxLWE4NjAtOWMyOGM3MjIwMjA2&hl=pt_BR>. Acesso em: 29 set. 2012.
SCHLÜTER, Mauro Roberto. Como desenhar a rede logística – do processo ao Supply
Chain. Disponível em:
<https://docs.google.com/fileview?id=0B7S4Pp3KDYaHY2Q0YjhhOTEtYmNjOS0
0ODEyLWJlY2MtOGIzZDk5NDAyZmQ2&hl=pt_BR>. Acesso em: 29 set. 2012.
HILSDORF, Wilson de Castro; ROTONDARO, Roberto Gilioli; PIRES, Silvio
Roberto Ignacio. Integração de processos na cadeia
de suprimentos e desempenho
do serviço ao cliente: um estudo na indústria calçadista de Franca. Revista Gest.
Prod., São Carlos, v. 16, n. 2, p. 232-244, abr.-jun. 2009. Disponível em:
<https://docs.google.com/leaf?id=0B7S4Pp3KDYaHYzQ1Y2VkMDYtZTkwZS00M
WZmLTkxYmMtNjFiZjhmM2U0Yzg0&sort=name&layout=list&num=50>. Acesso
em: 29 set. 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando