Buscar

Gabarito AP2 Politicas Públicas em Turismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação Presencial – AP2
Período – 2019/2º
Disciplina: Políticas Públicas de Turismo
Coordenadora: Claudia Corrêa de Almeida Moraes
CORREÇÃO DA PROVA E GABARITO 
Questão 1: Alguns anos depois da criação do conceito “desenvolvimento sustentável”, a Organização Mundial do Turismo (OMT), procurando adaptar e incorporar os princípios da sustentabilidade à atividade turística, formulou o conceito de “Desenvolvimento Sustentável do Turismo”, ou “Turismo Sustentável”. Este termo consiste em atender às necessidades dos turistas atuais e das regiões receptoras, ao mesmo tempo que protege e fomenta as oportunidades para o turismo do futuro.
Em uma consulta ao site do Ministério do Turismo, é possível perceber que a palavra “sustentável” perpassa inúmeros projetos, legislações e notícias públicas. Por isto, não existem práticas turísticas com impactos sociais ambientais e negativos no Brasil. 
 
Correta: ( ) Certo ou (X ) Errado 
Justificativa: Está errada a afirmação, pois, embora haja normas como, as certificações e recomendações como a da própria OMT e do MTur e alguns projetos e empreendimentos que desenvolvem o turismo baseado nesta filosofia, infelizmente, esta não é aplicada intensamente no Brasil. Observamos ainda um distanciamento das boas práticas que trariam o turismo mais sustentável. Geralmente, as ações são parciais e não planejadas para atender a todos os setores tanto público como privado. Nos planos de turismo para o Brasil, desde a década de 1990, a palavra sustentável esteve presente, mas isto não significou a implantação deste conceito na totalidade na execução dos planos. Há ainda um distanciamento entre a sensibilização para esta ação e a política de avaliação e de estímulo às organizações que aplicam as normas e certificações visando a sustentabilidade. 
Questão 2: A avaliação de políticas públicas é uma etapa necessária e consiste em um instrumento importante para a melhoria da eficiência do gasto público, da qualidade da gestão e do controle sobre a efetividade da ação do Estado, bem como para a divulgação de resultados de governo. Em outras palavras, podemos afirmar que uma avaliação, quando feita de forma eficiente, potencializa a melhora no processo de accountability. 
Correta: (x ) Certo ou ( ) Errado 
Justificativa: Está certa, pois, accountability significa a obrigação que a organização tem de prestar contas dos resultados obtidos, mesurados pela contabilidade, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder. Assim, os objetivos e metas propostas precisam ser avaliadas por instrumentos que verifiquem se o que foi gasto com os projetos teve eficiência, efetividade e qualidade de gestão de maneira transparente e acessível para os cidadãos. Com isso, há a aplicação da responsabilidade de quem propõem e executa e, também, de quem avalia a execução. Em um processo democrático de gestão pública é importante a descentralização e participação de todos, seja diretamente ou por meio de seus colegiados consultivos e/ou deliberativos. Estas ações podem garantir a confiança pública no desempenho governamental por parte dos cidadãos para quem a política é executada e que paga a conta.
Questão 3: É notório que as cidades precisam de infraestruturas, serviços e equipamentos para receber os turistas, ou seja, é preciso adaptações, investimentos e planejamento urbano para a prática do turismo. A interface legal existente entre o aparato de gestão urbana e a atividade do turismo pode ser vista quando estudamos o papel das Organização Mundial de Turismo (OMT) e do “Manual de ecoturismo: orientações básicas”.
Correta: ( ) Certo ou ( x ) Errado 
Justificativa: Esta afirmação está errada, pois a orientação para o planejamento urbano e o desenvolvimento do turismo nos territórios urbanizados deve ser feita no Brasil pelo Estatuto da Cidade e o Plano Diretor. Estes são os mecanismos legais para a gestão urbana. Sendo o Estatuto da Cidade a lei que estabelece as diretrizes gerais da política urbana a ser executada por todos os municípios e o Plano Diretor o instrumento principal, previsto no Estatuto, para ordenar iniciativas para uma política urbana. 
Questão 4: São exemplos de políticas públicas de financiamento da atividade turística no Brasil: os Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo no Brasil (PRODETUR) e o Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR). 
Correta: (X ) Certo ou ( ) Errado 
Justificativa: Sim, tanto o PRODETUR como o FUNGETUR têm o papel de financiar a atividade turística no Brasil. Isto porque, no contexto de uma política pública que propõe que o turismo seja um fator de desenvolvimento para a localidade contemplada, é estritamente necessário que os formuladores apontem quais serão as fontes de recursos disponíveis, bem como sua distribuição temporal e espacial, para o alcance dos objetivos traçados.
O PRODETUR é um programa que visa contribuir para a estruturação de destinos turísticos brasileiros, pelo fomento ao desenvolvimento local e regional, por meio de parcerias com estados e municípios. Ele oferece o financiamento de projetos com facilidades para o desenvolvimento do turismo. Com o Mapa do Turismo Brasileiro foi alterado para o Prodetur+Turismo, nele agora os estado e municípios deverão comprovar que têm capacidade de endividamento e pagamento conforme avaliação do Tesouro Nacional. 
O FUNGETUR é um instrumento de política de investimento voltado para a melhoria da infraestrutura turística, fornecendo a base para dinamizar a vocação turística das regiões, sendo um fundo especial criado por lei e vinculado ao MTur. O financiamento obtido por meio deste fundo garante taxas de juros acessíveis, prazos longos e apoio a implantação, a ampliação, a modernização ou a reforma de empreendimentos, além da compra de máquinas e equipamentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais