Buscar

Prática como Componente Curricular Didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática como Componente Curricular (PCC) 
 Planejamento Educacional para aprendizagem Significativa
NOME: Larissa Penha da Silva
DISCIPLINA: Didática
DATA: 20/11/2019
INTRODUÇÃO
O planejamento é uma prática fundamental no âmbito de ensino e aprendizagem. O ato de planejar é o ato de pensar a frente, de prever os resultados e consequências das ações tomadas no presente e assim otimizar os recursos e o tempo disponível. Em uma ambiente de aprendizagem é esperado certos resultados dos participantes, seja educandos ou educadores, sendo assim o planejamento serve como norte para se chegar a esses resultados. É uma etapa de preparação em que se seleciona e organiza todo o conhecimento, recursos e o tempo. A fim de se entender um pouco mais sobre o planejamento educacional e sua importância, foi realizada uma entrevista com Glaese Eugenio ,professora de Educação Infantil.
1 )Qual a importância do planejamento educacional em sua prática pedagógica? 
O planejamento educacional é algo de extrema importância pois é através dele que ocorre a programação para o ano letivo inteiro e é feito antes das aulas iniciarem, ele é fundamental para que seja decidido o que será trabalhado em sala de aula.
2-Você usa recursos didáticos? Quais?
 Sim, utilizo livros, computador, música, objetos diferentes e com cores vibrantes.
3-Para você, o que é ensinar? Como você escolhe seus procedimentos de ensino? Você se baseia em algum teórico? Qual? Como? 
Eu gosto muito da teoria do Vygotsky, da importância do tutor, né no aprendizado. E hoje eu uso muito atualmente as metodologias ativas, onde eu coloco meu aluno pra pensar junto comigo uma solução para as questões, então eu auxilio o aluno a ser um ser ativo nesse processo de educação. Então eu propício muitas práticas e muitas questões situacionais, pra que eles possam se implicar e trazerem dentro da perspectiva que eles já tem de conhecimento teórico né uma solução prática.
4-Gostaria de saber quais razões levaram a sua escolha pelo ensino? 
Eu acredito que a educação transforma, é o maior bem que cada ser humano pode ter. Então isso é a minha maior motivação, educar pra transformar então a educação é o pilar pra todo ser humano. 
Conclusão 
Como base no que foi apresentado na entrevista, conclui-se que para ter um educação de qualidade se faz necessário que o docente se planeje e se organize, a fim de tornar o conhecimento acessível aos alunos, e que as diferentes práticas de didáticas sejam estudadas e desenvolvidas ao longo dessa jornada como tutor e educador.

Outros materiais