Buscar

PCC ECOSSISTEMAS TERRESTRES

Prévia do material em texto

Ana Luiza Ferreira Touso Fernandes
Licenciatura em Ciências Biológicas 
PCC ECOSSISTEMAS TERRESTRES TEMA: PARQUES NACIONAIS
1-INTRODUÇÃO
O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em 14 de junho de 1937 por Getúlio Vargas, a partir da Estação Biológica de Itatiaia. Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais. O parque Nacional do Itatiaia possui 28084,10 hectares.
Como todos os Parques Nacionais, o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNCU) têm como objetivo a preservação de ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
2-CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE
O Parque Nacional do Itatiaia se divide em dois ambientes distintos, onde a altitude varia de 600 a 2791 m.
A parte baixa é caracterizada principalmente por sua vegetação exuberante e generoso cursos d´água.
Figura 1: Cachoeira da parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia ( fonte:https://penedo.com/parque-nacional-do-itatiaia-parada-obrigatoria-5a0bc17e48ca 
A parte alta, na Região do Planalto, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos, onde nascem vários rios. Essa área abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do rio de Janeiro.
 
Figura 2: Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia ( fonte:https://adamutrekking.wordpress.com/2014/03/21/parque-nacional-de-itatiaia-parte-alta/ 
As formações rochosas são formadas por sienitos, foiaitos, pulaskitos, quartzo-sienitos, brechas, granito alcalino e rochas de origem eruptiva. Seu relevo é constituído por Planície fluvial, Corpo de talus, Montanhas e Montanhas rochosas. O parque está sob a influência de três tipos climáticos, clima temperado úmido com verão seco e temperado, clima temperado úmido com inverno seco e verão temperado e clima temperado úmido com inverno seco e verão quente. Durante o inverno, nos pontos mais altos do parque podem acorrer geadas e até precipitações de neve nos dias mais frios.
A vegetação se caracteriza pela diversidade de espécies vegetais pertencentes ao bioma da Mata Atlântica. A fauna é rica, principalmente na parte baixa, e possui uma grande diversidade de pássaros.
3-ECOSSISTEMA – CARACTERÍSTICAS 
Identificação do ecossistema:
No Parque Nacional do Itatiaia o Bioma encontrado é o da Mata Atlântica, e está dividido em outros ecossistemas, como por exemplo Floresta Ombrófila Densa.
Nesse tipo de ecossistema é típico a vegetação formada por fanerófitos, porém, a característica ecológica principal reside nos ambientes ombrófilos, que marcam muito bem a “região florística florestal”. Esse tipo de ecossistema se encontra nas áreas onde a altitude varia de 650 a 1500 m.
4-COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA

Continue navegando