Buscar

PCC ecossitema terrrestre

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PRÀTICA COMO COMPONENTES CURRICULARES
 ECOSSISTEMAS TERRESTRES
PARQUES NACIONAIS
NOME: CLEUSA DE SEIXAS LANDIM PEREIRA
RA: 1947768
POLO: DUTRA 
2020
PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA
01-INTRODUÇÃO
Situado na Serra da Mantiqueira, abrangendo os municípios de Itatiaia e Resende (Rio de Janeiro), Bocaina de Minas e Itamonte (Minas Gerais) e próximo à divisa com São Paulo, o Parque Nacional do Itatiaia, criado por Getúlio Vargas em 14 de junho de 1937, foi a primeira Unidade de conservação nacional a ser criada no país.
O nome Itatiaia é de origem tupi e significa "penhasco cheio de pontas".
 O Parque tem 28 mil hectares e recebe mais de 139 mil visitantes por ano, é líder em pesquisa.
Como todos os Parques Nacionais, o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNCU) têm como objetivo a preservação de ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
O Pico das Agulhas Negras (ao fundo), um dos pontos mais altos do Brasil, está localizado no Parque Nacional de Itatiaia. (foto: Aisse Gaertner/ Wikimedia – CC BY-SA 4.0)
coluvionar, como sopés de encostas e depósitos de tálus.
02-CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE
O Parque Nacional do Itatiaia é caracterizado por relevos de montanhas e elevações rochosas, com altitudes de 650 a 2.787 m, sendo o seu ponto culminante o Pico das Agulhas Negras, com 2.787 m de altitude, é o sétimo ponto mais alto do Brasil.
As formações rochosas são consideradas raras, pouco encontradas no resto do país, parecido com granito, porém tratando-se de nefelino sienito. Encontram-se também rochas alcalinas e de origem eruptiva.
Seu relevo é constituído por Planície fluvial e Montanhas rochosas.
Nascem no parque vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. A rede hidrográfica é formada por rios de águas cristalinas, que formam piscinas naturais e cachoeiras. Seus principais rios são: Campo Belo, Maromba, Flores, Marimbondo, Preto e Aiuruoca. No planalto (Parte alta) existe vários lagos, como por exemplo, a lagoa Bonita ou a lagoa Dourada, entre outros menores, que podem ter a superfície congelada durante invernos rigorosos. 
A parte baixa do Parque, a vegetação é secundária, houve desmatamento no passado. Nas altitudes acima de 1.100 metros, predomina a floresta primária. 
Na região do Planalto do Itatiaia, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande. Existem diversas espécies de animais e vegetais, sendo que algumas só existem no Parque e outras estão ameaçadas de extinção.
 O parque está sob a influência de três tipos climáticos, clima temperado úmido com verão seco e temperado, clima temperado úmido com inverno seco e verão temperado e clima temperado úmido com inverno seco e verão quente. Durante o inverno, nos pontos mais altos do parque podem acorrer geadas e até precipitações de neve nos dias mais frias. 
A vegetação se caracteriza pela diversidade de espécies vegetais pertencentes ao bioma da Mata 
Atlântica. A fauna é rica, principalmente na parte baixa, e possui um a grande diversidade de pássaros. 
Icmbio - Parque Nacional de Itatiaia - Guia do Visitante
icmbio. gov.br
03-ECOSSISTEM A – CARACTERÍSTICAS 
No Parque do Itatiaia consiste em um ecossistema muito importante por apresentar uma grande riqueza natural e uma elevada biodiversidade. 
Flora na Parte baixa do parque
Na encosta voltada para o Vale do Paraíba predomina a Mata Atlântica com fauna e flora ricas e exuberantes, herbácea e possui o maior índice de endemismos, ou seja, é composta por espécies que só ocorrem ali, como bromélias e orquídeas entre outras.
É uma das quatro únicas localidades onde pode ser encontrada uma árvore ameaçada de extinção, a Buchenavia hoehneana
A fauna da parte baixa é mais rica, propicia mais abrigo para mamíferos, como a paca, o quati e algumas espécies de maior porte, como porcos-do-mato e queixadas. Com grande diversidade de pássaros, como o beija-flor (colibri, beija-flor-de-cor-roxa entre outros), assim como tucanos-de-bico-verde e guachos.
A importância do Itatiaia para a conservação de espécies de aves é grande, tendo em vista os frutívoros de grande porte e as espécies habitantes das partes altas e também pelo fato das aves tem grande importância para unidade, por ser considerado um dos melhores locais do mundo para pratica do “birdwatching” ou observação de aves. 
.Lago Azul - Parque Nacional de Itatiaia/RJ.
04-COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E FAUNÍSTICA: 
 
No parque do Itatiaia, a Mata atlântica é uma floresta tropical úmida com plantas de folhas largas e perenes. Da flora foram catalogados 163 casos de espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem no Parque. Jequitibás, quaresmeiras, cedros e samambaias são abundantes na região. A vegetação conta com um teto interligado pela junção das copas das árvores maiores. Há ainda extratos intermediários com árvores de médio porte e plantas rasteiras. Outra característica de fácil observação é que os troncos das árvores são revestidos por grande quantidade de plantas que sobem ou apoiam-se neles, em busca da luz solar.
Conforme fazemos a transição da parte baixa para parte alta do Parque, árvores e arbustos cedem espaço à vegetação aberta e rasteira denominada Campos de Altitude, que embora pertença à Mata Atlântica, desenvolve-se em cadeias de montanha acima dos 1500/2000 metros de altitude no sul e sudeste do país. No Parque do Itatiaia, os Campos de Altitude surgem em meio ao imenso vale rochoso a partir de dois mil metros. São verdadeiras ilhas de vegetação com a flora de gramíneas, pequenas árvores tortuosas, bromélias, orquídeas e musgos.
A fauna do Itatiaia 50 mil espécies de insetos, mais de 64 espécies de sapos, 294 aves (saíras, beija-flores, jacus, guachos, tucanos etc.) e 67 mamíferos distribuídos entre primatas, roedores, marsupiais, carnívoros etc. Com presença de animais em extinção como o Bugio, Tamanduá-Bandeira, Tatu-Canastra e outros.
05- CONCLUSÃO: Preservar é a palavra de ordem para que as gerações futuras tenham a oportunidade conhecer e ser beneficiar de todas as riquezas naturais que este Parque Nacional que nos presenteia.
06-REFERÊNCIAS:
https://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/
https://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/en/who-we-are-menu.html#conteudo
http://deolhonoecossistema.blogspot.com/2010/03/parque-nacional-de-itatiaia.html
https://ambientes.ambientebrasil.com.br/unidades_de_conservacao/artigos_ucs/parque_nacional_do_itatiaia.html

Continue navegando