Buscar

O QUE NOS MOTIVA

Prévia do material em texto

O QUE NOS MOTIVA?
	Essa pode ser uma das perguntas que todos fazemos. O que nos faz seguir em frente, continuar todos os dias? Para alguns, pode ser o dinheiro e as conquistas materiais que ele proporciona. Para outros a realização pessoal (casamento, filhos, família, o amor). E para outros ainda, a motivação é algo que se renova a cada ciclo, a cada dia, o desafio de algo sempre novo. 
Nossa sociedade contemporânea busca por resultados instantâneos, imediatos, que estejam prontos antes mesmo de começar. Esse imediatismo faz com que as relações humanas sejam frágeis e que as motivações se evaporem tão rápido quanto chuva em dia quente. E essa efemeridade tem permeado todos os aspectos da vida humana, o que torna a pergunta inicial desse texto tão pertinente. 
	As relações sociais são frágeis e a incerteza do que está por vir faz com que estejamos sempre em um processo de renovação constante. O que era certo ontem, hoje não é mais. Por isso, Zigmunt Bauman cunhou o termo Modernidade Líquida.
	A rotina diária é um fator que aumenta a insatisfação na maioria das pessoas. Sem uma razão que motive, qualquer que seja o aspecto da vida (pessoal, familiar ou profissional) gera um sentimento de frustração crescente. 
	No ambiente de trabalho, por exemplo, a falta de reconhecimento e perspectiva de mudança, cria um ambiente nocivo, desmotivador e que levará aos funcionários a buscarem novos rumos e desafios. Hoje ninguém mais pensa em se aposentar na mesma empresa quando começou sua carreira profissional. Ao contrário do que víamos no passado, quando estar 30 anos na mesma empresa era sinal de um colaborador confiável e estável. 
No âmbito pessoal, familiar, amoroso, profissional ou até mesmo nas mais diversas relações, a motivação busca constantemente uma sensação de recompensa. Quando não somos recompensados por algo que estabelecemos como meta a ser atingida, a frustração vem como resultado. 
Cada um é capaz de identificar quais as razões que o motivam a seguir em frente, a buscar novos rumos, novas oportunidades, novos objetivos. Para isso, é preciso conhecer a si mesmo, identificar os aspectos mais importantes de sua vida e estabelecer metas e objetivos para alcança-los. Mas é preciso ter em mente que em uma sociedade de constante mudanças, essa motivação poderá mudar e os objetivos irão acompanhar essa mudança. 
Artigo produzido por: Professor Elenilton Andrade (Formado em História pela Universidade de Franca (Unifran); pós-graduado em Sociologia da Educação e Cultura – Faculdade Alfa América; curso de extensão universitária: História da África - Unicamp

Continue navegando