Buscar

ISO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O QUE É ISO?
A ISO é uma sigla em inglês para Organização Internacional de Normalização e é formada por diversos países, onde seus membros reúnem especialistas para desenvolver padrões internacionais. Estes padrões são feitos de forma voluntária e são baseados em consenso sobre aspectos importantes do mercado, que irão apoiar a inovação e proporcionar soluções para os desafios globais. O Brasil se inseriu na ISO por meio da ABNT.
ISO 9000?
A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais sobre o gerenciamento e a garantia da qualidade, que compreende a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004. A ISO 9000 serve de roteiro para implementar a ISO 9001, ISO 9002 ou a ISO 9003. Estas três normas da qualidade podem ser entendidas pela diferença entre suas abrangências. A mais abrangente, a ISO 9001, incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma da qualidade; a ISO 9002 possui 18 daqueles elementos e a ISO 9003 tem 12 elementos básicos. A norma ISO 9001 é utilizada pelas companhias para controlar seus sistemas de qualidade durante todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde o projeto até o serviço. Ele inclui o elemento do projeto do produto, que se torna mais crítico para os clientes que se apoiam em produtos isentos de erros. A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta. Estas companhias focalizam seus esforços para a qualidade na conservação e no melhoramento dos sistemas da qualidade existentes, em lugar de desenvolverem sistemas da qualidade para um produto novo. A norma ISO 9003 é dirigida para companhias nas quais sistemas abrangentes da qualidade podem não ser importantes ou necessários, como, por exemplo, as fornecedoras de mercadorias, nestes casos, a inspeção e o ensaio final do produto seriam suficientes.
ISO 14001 
A Norma ABNT ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços. Entendemos, desta forma, que para uma organização ter ações sustentáveis, a mesma deve estar seriamente preocupada em como a suas ações irão impactar o meio ambiente e interferir nas condições de vida para as gerações atuais e as futuras. Apesar do relatório da comissão ter sido escrito há quase 30 anos atrás, muitas organizações atualmente ainda deixam a desejar no aspecto gerenciamento ambiental não se preocupando como suas ações podem impactar adversamente o meio ambiente (ar, solo e água). Essa série se refere a normas de padrões ambientais com objetivo de abordar temas como:
sistemas de gestão ambiental;
rotulagem ambiental;
auditorias ambientais;
análise do ciclo de vida;
comunicação ambiental;
desempenho ambiental;
aspectos ambientais;
terminologia.
ISO NO BRASIL
Só para exemplificar, ao se falar sobre certificação, o Brasil é um dos países que mais possui normas. Em especial as normas ISO, são mais de 1.600 normas que de acordo com a ABNT, são exatamente 1618. Sendo que, as mais conhecidas, estão voltadas para sistemas de gestão.
O Brasil tem demonstrado grande preocupação no que diz respeito às certificações. Uma vez que ser uma organização certificada, resume-se em ser uma organização responsável pelos seus processos internos e externos. Além de se preocupar com a qualidade do produto ou serviço oferecido. O Brasil é o país, da América Latina, com mais empresas certificadas na ISO 9001. Estima-se cerca de 39 mil certificações da Qualidade. Em contrapartida, Colômbia tem demonstrado grande interesse em se tornar um país reconhecido pelas suas certificações. Hoje, estima-se cerca de 10 mil empresas certificadas na norma. De acordo com estudos realizados pela Revista Inova Ação, de Junho de 2015 foram diagnosticados alguns dados. “A maior incidência de empresas certificadas seguem os requisitos da gestão da qualidade pela ISO 9001 o que coloca o Brasil como 10º no mundo. Como resultado, o Estado de São Paulo é o destaque. Apresentando-se com o maior número de empresas certificadas. Em pelo menos 16 Estados há presença de empresas certificadas nas três normatizações. No Brasil há um maior número de organizações, no âmbito da qualidade, que podem atuar como certificadoras.”
IMPORTÂNCIA DA ISO
É inegável que a certificação é uma ferramenta fundamental para as organizações que querem conseguir destaque no cenário nacional e, consequentemente, no internacional. Afinal, a organização que procura se adequar a alguma norma e, por consequência dessa adaptação, obtém e mantém a certificação, cria um grande diferencial competitivo frente aos seus concorrentes. A certificação configura uma forma de organização empresarial – de se colocar as coisas nos seus devidos lugares de maneira sistêmica; ajuda as companhias a entender o que se passa internamente e, de certa forma, orienta no tratamento dos processos e ações que devem ser executados para que não-conformidades não ocorram novamente; e também auxilia as organizações a desenvolver um apreço maior pelos seus clientes, auxiliando no desenvolvimento de lideranças, e contribui para o envolvimento das pessoas. Podemos destacar ainda outros benefícios obtidos com o processo de certificação: grande oportunidade para impulsionar a imagem da organização; aumento da satisfação dos clientes; mudança de foco da correção para a prevenção; mobilização em torno de um objetivo comum; e redução de desperdícios e custos. No panorama atual, é possível observarmos que organizações dos mais diversos setores têm exigido de seus fornecedores, tanto de produtos quanto de serviços, a conquista de certificações como forma de qualificação e garantia de atendimento aos requisitos contratuais pré-estabelecidos. Devemos ter em mente que a certificação, independentemente da norma ISO, resultará sempre em uma grande mudança cultural dentro da organização. Contudo, é necessário que as pessoas entendam sua real importância e benefícios para a empresa e cada profissional. Por fim, cabe ressaltar que a certificação não é apenas um quadro que se pendura na parede da recepção e em outros locais da empresa para ser utilizada como marketing. Sem dúvida, nossas certificações foram conquistadas com mérito e esforço – e podemos visualizar sua real importância e os ganhos resultantes para a organização. A certificação ISO não é uma moda passageira, mas um passo importante na busca pela excelência organizacional.

Outros materiais