Buscar

Estagio iiii

Prévia do material em texto

Estágio I: 1° QUESTÃO. O Atendimento Educacional Especializado (AEE), que normalmente é realizado na sala de recursos multifuncional, deve ser um local preparado para desenvolver estratégias educativas que contribuam na superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Este atendimento educacional por si só não garante a aprendizagem, para isso, são necessárias mudanças significativas na escola tanto nas práticas pedagógicas quanto nos demais serviços educacionais. Diante disso, escreva de que forma a sua experiência durante o estágio, tendo um contato direto, com crianças com necessidades educacionais especiais, que antes era apenas teórico, contribuiu para sua prática como professor.
É fundamental compreender o processo de desenvolvimento do aluno com necessidades especiais, através do qual deve ser elaborado um plano pedagógico individual com base nas características de cada aluno, permitindo assim que cada aluno seja atendido perante suas necessidades. Tive convivência com alunos de necessidades educacionais especiais foi de grande aprendizado, é na pratica que se aprende a trabalhar com diversos materiais desenvolvendo aprendizagem com diferentes meios pois é necessária a utilização de metodologias ativas que promovam a interação e a participação do aluno em uma sala composta por deficientes com graus e características diversas, e variações de comprometimentos motores, sensoriais e cognitivos é necessário que o professor tenha capacitação para conhecer esses limites e para atuar conforme cada caso. Por tanto a teoria para a pratica e enorme quando você entra em sala você se depara com o concreto com crianças precisando de carinho e atenção que chegam a cada dia com diferentes reações e só no dia a dia que você aprende a interpretar o que aqueles olhares querem do professor. Tenho a certeza de que a docência é um continuo a aprender e exige o esforço cotidiano.
 2° QUESTÃO. A qualidade da prática pedagógica adotada durante o Atendimento Educacional Especializado é imprescindível. Este atendimento deve articular o ensino, com a necessidade apresentada pela criança. Assim, ao interagir com a criança com necessidades educacionais especiais, o estagiário tem a possibilidade de desenvolver práticas e recursos pedagógicos que poderão facilitar o seu aprendizado. Diante desta experiência vivida no seu estágio, como deverá ser a gestão da sala de aula na escola das diferenças?
Todos têm direito a aprender juntos em uma escola que atenda às necessidades educacionais especiais de cada aluno. Para organizar o ensino e o atendimento educacional especializado de acordo com as necessidades de cada um temos leis e documentos que pontuam quem são os alunos Público alvo da Educação Especial e quais recursos, tecnologias e práticas podem ser desenvolvidas para beneficiar o desenvolvimento e aprendizagem de cada um, tanto em sala de aula regular quanto em sala de recursos multifuncionais é necessário ao professor uma compreensão dos tipos de inteligências existentes no ser humano, dos processos associados ao ato de aprender e de uma prática didática capaz de facilitá-los, rodas de conversa para estimular a comunicação dos alunos e a aproximação da escola com a história e as vivências de cada aluno. Também esta atividade estimula a integração dos alunos e entre eles e o professor. Alunos especiais demonstram melhora significativa na interação com os demais alunos vão melhorando a capacidade de se expressar, aumentando o vocabulário e inclusive melhorando a expressões de sentimentos, diminuindo agressividade, timidez e constrangimentos. 
Estágio II 1° QUESTÃO. Descreva a importância de suas regências para o processo de aprendizado do Estudante Público-Alvo da Educação Especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
A partir do AEE, podemos ressaltar a importância dessas atividades desde a educação básica, a partir de cursos de acessibilidade pedagógica organizado de forma institucional com o objetivo de atender esses alunos com determinada necessidade especial, apliquei meu estágio no 2 ano do ensino fundamental com um aluno surdo, então trabalhei com Libras (interprete), trabalhando os sentidos foi uma atividade dinâmica, ensinando os sinais em Libras, auxiliando no acompanhamento da criança no espaço escolar, fixando assim uma relação direta com os educadores responsáveis, para o desenvolvimento de atividades que desenvolvam as potencialidades desse aluno.
2° QUESTÃO. Neste estágio você teve a oportunidade de refletir sobre a importância de suas regências para o aprendizado do aluno com necessidades de Atendimento Educacional Especializado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Considerando que cada série do Ensino Fundamental deve ser reconhecida por suas especificidades, escreva de que forma a sua experiência durante o estágio contribuiu para sua prática como professor. Procure relacionar sua prática (regência) com a área de concentração escolhida por você e a temática definida.
A Área que eu escolhi, foi aplicar meu estágio no 2 ano do ensino fundamental com um aluno surdo, então trabalhei com Libras (interprete), achei muito gratificante, pois nesta semana que fiz a pratica estavam trabalhando a semana do município, pude ensinar e interpretar o hino da cidade. também trabalhando os sentidos foi uma atividade dinâmica, ensinando os sinais em Libras.

Continue navegando

Outros materiais