Buscar

PROVA 02

Prévia do material em texto

PROVA 01 
Questão 1 
Compreender as diferentes tendências pedagógicas contribui não só para a compreensão da relação da arte com a educação, mas, também, da relação da arte com a ludicidade e o jogo. Aponte uma característica da Pedagogia Tradicional em arte. 
Resposta do aluno: Esta pedagogia preocupa-se com a universalização do conhecimento. O professor é o detentor do saber e na prática a cópia é um exercício constante. 
Parecer do professor: OK 
Questão 2 Ao longo da história da arte na educação, sabemos que ela foi vista como mera atividade de passatempo, não lhe atribuindo a importância devida, principalmente na relação com a educação infantil. O mundo contemporâneo em constantes mudanças nos leva a novas reflexões a cerca destas questões. À luz de nossos estudos, discorra sobre a relação entre a arte, a educação, a criança e a escola? 
Resposta do aluno: A arte traz a história do homem, da pré-história à pós modernidade, é uma área de conhecimento com uma importante participação na formação intelectual de todo e qualquer sujeito. Ao professor cabe a missão de trabalhar em sua sala de aula práticas que se inter relacionem, em uma abordagem histórico/temporal. É um processo que na base de formação de cada criança vai promover um novo olhar para a arte e para o mundo. A arte como patrimônio cultural da humanidade, é tão importante na escola como fora dela e todos tem direito ao acesso dos conhecimentos por ela produzidos. 
Parecer do professor: OK
PROVA 02 
Questão 1
 A avaliação é um meio e não um ï¬ÂÂ�m em si mesmo; não se dá em um vazio conceitual. Dessa forma, de acordo com os estudos da disciplina, o que é Avaliação em arte? 
Resposta do aluno: A avaliação em artes é uma das mais complexas tarefas atribuídas aos educadores, ela exige do professor várias maneiras de análise a fim de estabelecer critérios quanto ao julgamento sobre a produção estética e expressiva. O professor deve sempre ter metas e objetivos que deseja alcançar a estes precisam ser esclarecidos aos educandos antes de se iniciar a atividade, só assim, ele vai saber como estará sendo avaliado, chamamos de critérios pré-estabelecidos. 
Parecer do professor: OK 
Questão 2 
Muitos de nós nos lembramos dos jogos e brincadeiras dos quais participávamos na infância, os quais provocam-nos, sem dúvida, sentimentos saudosistas. Nesse sentido, porque é importante recuperar os jogos do passado? 
Resposta do aluno: Os jogos tradicionais infantis fazem parte da cultura popular, expressam a produção espiritual de um povo em uma determinada época histórica, desenvolvem a conviv^ncia social, são transmitidos pela oralidade, incorporam as criações anônimas de geração para geração, são jogos que normalmente eram praticados em espaços como ruas ou quintais, deixando a criança livre para se divertir e criar, simbolizar, pensar e aprender. 
Parecer do professor: OK

Continue navegando