Buscar

DESAFIO COLABORATIVO AUDITORIA CONTÁBIL AVANÇADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO COLABORATIVO
A diferença entre auditoria interna e externa é simples de entender: na auditoria externa, o auditor é independente da empresa (pessoa física ou empresa de auditoria contábil) e é contratado especificamente para este fim.
Para isso, ele deve ser bacharel em Ciências Contábeis e ter registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Sua atividade também é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Sem nenhuma ligação com a empresa, não há riscos de haver qualquer relação que interfira no seu parecer técnico final. Assim, a auditoria externa garante ao mercado que a posição financeira e patrimonial do negócio está corretamente representada nos registros contábeis e que ela segue fielmente as normas.
Na auditoria interna, o auditor é vinculado à empresa. Geralmente, ela é realizada pelo contador ou uma equipe da área contábil, mas também pode ser feita por profissionais de outras áreas.
Essa auditoria serve apenas para fins internos e atende aos desejos e necessidades da própria empresa, não de agentes externos.
Por esse motivo, a análise não se restringe aos registros contábeis ela passa também pelos controles, procedimentos e regulamentos internos, a fim de oferecer um panorama completo.
Ao avaliar a eficiência dos controles internos, o auditor é capaz de alertar sobre riscos, orientar sobre falhas identificadas e apontar melhorias nos processos, com o objetivo de auxiliar os gestores na tomada de decisões.
FONTES: https://news.contabilivre.com.br/auditoria-interna-e-externa/

Mais conteúdos dessa disciplina