Buscar

A norma penal em branco heterogênea fere o principio de legalidade

Prévia do material em texto

A norma penal em branco heterogênea fere o principio de legalidade?
 As Normas penais em branco heterogêneas são aquelas cujos complementos provêm de fonte diversa daquela que editou a norma que necessita ser complementada. Já O princípio da legalidade é um conceito jurídico parte dos direitos e garantias fundamentais do indivíduo, e estabelece que não exista crime se não estiver previsto em lei.
Entende-se que não há ofensa ao principio da legalidade, pois a estrutura básica está prevista em lei. A determinação do conteúdo, em muitos casos, é feita pela doutrina e pela jurisprudência, não havendo maiores problemas em deixar que sua complementação seja feita por ato infralegal. O que importa é que a descrição básica esteja prevista em lei.
As normas penais em branco não ferem a legalidade, porque se pode encontrar o complemento da lei penal em outra fonte legislativa, previamente determinada e conhecida. É preciso, no entanto, que se diga que o complemento da norma em branco é, via de regra de natureza intermitente, feito para durar apenas por determinado período.
Por esse motivo, é perfeitamente compatível com as leis penais em branco, com os tipos penais em aberto e com crimes culposos. A Constituição Federal e o Código Penal não impõe ao tipo penal a definição de todos os elementos da conduta criminosa, mas apenas dos mais relevantes, podendo os demais ser transferidos a outras leis, a tos administrativos, ou, finalmente, à interpretação do magistrado.

Continue navegando