Buscar

Antes da chegada dos Europeus os índios já viviam no Brasil ludimila

Prévia do material em texto

Antes da chegada dos Europeus os índios já viviam no Brasil, pois eles tinham as suas culturas, costumes e religião e viu seus espaços sendo invadidos de forma cruel. A escola básica com seus livros “didáticos” não fala sobre essa invasão dos portugueses da forma como realmente foi e trazer a real história dos indígenas brasileiros.
Percebe-se que a luta dos povos indígenas vem de muito tempo e através da aula magna do dia 16 de outubro de 2019, que tinha como tema “O que a luta dos povos indígenas tem a nos ensinar” e nessa aula teve como convidado especial o Cacique Rosivaldo Pereira da Silva, mais conhecido como Babau. Na fala do cacique percebe que os índios ainda continuam lutando pelo seu espaço, no qual foi tomando de forma violenta e cruel pelos portugueses, além de continuarem lutando também pela sua cultura, costumes entre muitas outras coisas.
 A discussão sobre a luta dos indígenas é necessária em todo âmbito educacional de forma aprofundada e não superficial como é trazida pelos livros didáticos na escola básica, para entendermos melhor e saber o lugar e a importância do índio no Brasil. Os mesmos sempre foram excluídos taxados como selvagem e tudo isso porque o homem branco tentou escravizá-los, ofuscando seus saberes e qualidades, tirando todo seu direito e podemos ver que até os dias de hoje são excluídos, descriminados, privados dos seus direitos e ameaçados. O governo não traz nenhuma segurança e muito menos garantia a seus direitos e a luta dos líderes indígenas é contra as politicas que afetam as comunidades indígenas, ou seja, apropriação de suas terras por empresa afim de obter lucros econômicos. 
A coragem, resistência e a união que os índios trazem é de grande relevância, o Cacique Babau vem lutando pelo direito do seu povo, ameaçado de morte vive uma incerteza do amanhã, assim como muitos líderes indígenas foram ameaçados e mortos, a sua luta e resistência traz forca ao seu povo com uma esperança de dias melhores, apesar de não ser fácil, para ele é um orgulho imenso lutar pelo seu povo e territorio.
A fala simples e articulada do cacique nos fez entender que a luta é por direitos iguais para todos e a preservação do meio ambiente, o direito a terra e, também da preservação das suas terras demarcadas, a saúde indígena, a educação escolar indígena e a luta pela preservação da identidade. A aula tem uma discussão rica e assim podemos mudar o pensamento estereotipado sobre a luta dos índios e mudar a nossa visão do que é realmente lutar e nos unir na causa indígenas dizendo não ao genocídio dos líderes indígenas, ou seja, tomar partido pelas causas indígenas e junto com eles resistindo e lutando pelo bem estar de todos e garantias de direitos.

Mais conteúdos dessa disciplina