Buscar

Caso clínico de CCE apresentado na JOME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DE GRANDE EXTENSÃO EM
REBORDO ALVEOLAR SUPERIOR, PALATO E MUCOSA JUGAL 
SILVA, T.P.G.*; SANTOS, W.F.M.*; PEIXOTO, A.C.N.; ANDRADE, L.V.; CAPISTRANO, H.M.; GRANDINETTI, H.A.M.
Departamento de Odontologia - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
INTRODUÇÃO
O carcinoma de células escamosas é uma neoplasia maligna proveniente do epitélio de revestimento. Sua incidência na boca é de 90 a 95%. Acomete mais indivíduos do sexo masculino, acima de 40 anos. É uma doença multifatorial e fatores extrínsecos como fumo de tabaco, álcool e os raios solares são os mais relacionados.
RELATO DE CASO
Paciente do sexo masculino, 63 anos de idade, melanoderma, ex- trabalhador rural, tabagista há mais de 40 anos e elitista, apresentou-se na clínica queixando de uma ferida e dor no lado interno da boca, há aproximadamente 2 meses. A história médica não foi contributiva. Observou-se assimetria facial e gânglios infartados do lado direito, palpáveis, frios, fixos e endurecidos. Notou-se a presença de úlceras, com bordas elevadas e endurecidas, no rebordo alveolar do lado direito que se estendia para a mucosa jugal e palato, na altura dos dentes 13 e 14. 
Figura 1 e 2: Exame clínico extrabucal e intrabucal
Figura 3: Exame clínico intrabucal.
Figura 4: Radiografia panorâmica.
Figura 5 e 6: Cortes histológicos em H&E exibindo um fragmento de neoplasia epitelial de revestimento maligna.
DIAGNÓSTICO FINAL
O diagnóstico foi de Carcinoma de células escamosas e o paciente foi encaminhado para o cirurgião de cabeça e pescoço para tratamento adequado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad.4a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
BRENER, S.; JEUNON, F.A.; BARBOSA, A.A.; GRANDINETTI, H.A.M. Carcinoma de células escamosas bucal: uma revisão de literatura entre o perfil do paciente, estadiamento clínico e tratamento proposto. Revista Brasileira de Cancerologia 2007; 53(1): 63-69.
NOCE, C.W.; REBELO, M.S. Avaliação da relação entre tamanho do tumor e características sociais em pacientes com carcinoma de células escamosas bucal. Revista Brasileira de Cancerologia 2008; 54(2): 123-129.
HE - 40 x
CONDUTA CLÍNICA
Diante das hipóteses diagnósticas de Carcinoma de células escamosas e outras neoplasias malignas, foi solicitado exame radiográfico panorâmico, mostrando uma grande perda óssea, que se estendia do rebordo alveolar do lado direito, seio maxilar até próximo o assoalho da órbita do lado direito. Foi realizada uma biópsia incisional.
1
2
HE -200x
3
4
5
6

Continue navegando

Outros materiais