Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – Uniderp
Polo de Apoio Presencial de Ponta Porã – MS
PEDAGOGIA
EVERTON RODRIGUES MATTOSO -RA: 2321372206
JUCIMARY VILHALVA PINTO - RA: 2321094103
LUCIENE MARQUES DA SILVA -RA: 2321380506
MÔNICA THAIS MOLAS MARTINS QUADRO - RA: 2321386106
Série:6ª
PLANO DE AÇÃO VOLTADO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, ATRAVÉS DA LEITURA DE MUNDO, COM ÊNFASE AS VARIAÇÕES LINGUISTICAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
PONTA PORÃ.
2019.
EVERTON RODRIGUES MATTOSO - RA: 2321372206
JUCIMARY VILHALVA PINTO - RA: 2321094103
LUCIENE MARQUES DA SILVA - RA: 2321380506
MÔNICA THAIS MOLAS MARTINS QUADRO - RA: 2321386106
Série: 6ª
PLANO DE AÇÃO VOLTADO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, ATRAVÉS DA LEITURA DE MUNDO, COM ÊNFASE AS VARIAÇÕES LINGUISTICAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
Desafio Profissional apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, para as disciplinas: Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Didática da Alfabetização e do Letramento, Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos e Prática Pedagógica: Investigação Científica.
Tutor à Distância: Júlia Gomes de Souza.
PONTA PORÃ.
2019.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO	4
2 –PROJETO DE INTERVENÇÃO	5
2.1.Tema:	5
2.2.Nome da Escola	5
2.3.Público Alvo	5
2.4.Nome do pedagogo responsável:	5
2.5. Objetivos a serem alcançados:	5
2.6. Justificativa sobre a relevância do tema.	5
2.7. Definição das ações e estratégias:	7
2.8. Materiais a serem utilizados:	8
2.9. Avaliação sobre as ações desenvolvidas:	8
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS	9
REFERÊNCIAS	10
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo elaborar um projeto de intervenção pedagógica voltado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, abordando a “leitura de mundo”, “variação linguística” e “alfabetização e letramento”.
A instituição de Ensino que será realizada a intervenção pedagógica com o plano de ação é a Escola Estadual Mendes Gonçalves, com alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A intervenção pedagógica dará pela dificuldade dos alunos da EJA apresentarem quanto a não saberem ler e escrever, diante isto, com o tema Plano de Ação Voltada a Educação de Jovens e Adultos – EJA, através da leitura de mundo, com ênfase as variações linguísticas, promovendo alfabetização e letramento.
O EJA – Educação de Jovens e Adultos, são pessoas que não conseguiram estudar no ensino regular, havendo a necessidade, após um período sem estudar e necessidade do dia a dia, retomar o seu estudo, onde a LDB nº 9394/1996 e a Constituição Federal de 1988 em seu art. 205, as quais garantem o ensino gratuito.
Diante isto, serão identificados os objetivos a serem alcançados para promover a alfabetização e letramento, onde através da justificativa, será definida as definição das ações e estratégias, para serem alcançados os objetivos.
2 –PROJETO DE INTERVENÇÃO
2.1.Tema:
Plano de ação voltado a Educação de Jovens e Adultos – EJA através da leitura de mundo, com ênfase as variações linguísticas, alfabetização e letramento.
2.2.Nome da Escola
Escola Estadual Mendes Gonçalves.
2.3.Público Alvo
Alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, com idade entre 20 a 43 anos, em fase de alfabetização e letramento.
2.4.Nome do pedagogo responsável:
Maria Tereza da Silva.
2.5. Objetivos a serem alcançados:
- Analisar a contextualização da leitura de mundo;
- Identificar as diferentes variações linguísticas;
- Promover o processo de alfabetização e letramento, para o EJA.
2.6. Justificativa sobre a relevância do tema.
O presente projeto de intervenção pedagógica voltados aos alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, o qual se dará através de um plano de ação que tem por objetivo desenvolver ações pedagógicas corroborando para o processo de alfabetização e letramento, buscando a essência em suas variações linguística e a leitura de mundo.
Através de estudo bibliográfico o sistema educacional brasileiro não priorizou a educação da classe trabalhadora, conforme Moreira e Souza, diante isto, tem ocorrido o elevado índice de analfabetismo, deixando as camadas populares excluídas.
Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Lei nº 9394/1996, a Educação de Jovens e Adultos- EJA, passa a ser concebida como uma modalidade da Educação Básica, gratuita, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, conforme etapas abaixo:
EJA Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Nessa etapa, os alunos imagem em novas formas de aprender e pensar. Tem duração média de 2 anos para a conclusão. 
EJA Ensino Médio: destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio, que completa a Educação Básica no Brasil. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades. O tempo médio de conclusão é de 18 meses. (OLIVEIRA, 2018)
Neste contexto, verificamos que para ingressar a uma destas modalidades de ensino a EJA, existem critérios e idade mínima, pois são jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade própria, assim a lei garante que jovens e adultos, possam ser inseridos na sociedade, como pessoas cultas, e capazes de concluir o ensino e se formar numa faculdade, para isso como já vimos além da na LDB, a Constituição Federal de 1988 em seu art. 205 garante a educação a todos.
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Sendo assim, a Educação de Jovens e Adultos – EJA surge para que seja alcançada a classe da sociedade, que por algum motivo, não conseguiu concluir a educação básica no ensino regular, seja por motivos socioeconômicos, culturais ou políticos.
Neste contexto, como os alunos da turma da EJA da Escola Estadual Mendes Gonçalves, não sabem ler e escrever, diante isto, será elaborado um projeto de intervenção através de plano de ação com trabalhos intensificados com a turma, levando em consideração as dificuldades apresentadas individualmente, buscando a essência de cada aluno, abordando a temática “variação linguística” , através da leitura de mundo, alfabetização e letramento,trabalho que será contextualizado para educar e transformar, conforme o preceito principal de Paulo Freire, para formar cidadãos capazes, cidadãos críticos.
2.7. Definição das ações e estratégias:
- As ações e estratégias a serem desenvolvidas para que os alunos do EJA possam tornar cidadãos capazes, será realizada com aulas através de atividade que agucem a criatividades dos educando, neste sentido, as atividades irão de encontro com o que é proposto ao projeto de intervenção que os alunos aprendam a ler e escrever, e interpretar aquilo que está sendo lido, isto é, façam acontecer à alfabetização e o letramento;
- Garantir a participação de todos os alunos, criando condições, para tanto, à estratégia a ser usada para alcançar o objetivo, com a participação de todos, será realizada a leitura de mundo, onde cada um poderá dizer sobre sua vida, como: o que faz? Como vive? O que busca? Qual a perspectiva para o futuro? Onde nasceu? Quando parou de estudar e quando retomou o estudo? O que levou a parar o ensino regular? Dentre outras que surgirão no decorrer da aula. Após ser realizado toda a investigação sobre cada aluno, será possível identificar a dificuldade de cada um, identificar as variações linguísticas, diante isto, será trabalhada a alfabetização e letramento com os alunos.
Neste contexto, após essa analise através de questionamento, passaremos para a etapa das atividades com leituras, com texto que agucem o posicionamento critico da leitura, alfabetizar letrando, isto é, levar texto que instiguem sobre o tema abordado, como o que o texto retrata, quem é o autor, o que o texto trás de ensinamento para o dia a dia, o que posso mudar no texto, porque trabalhar através de alfabetizarletrando, pois a pessoa alfabetizada, apenas sabe codificar e decodificar um texto, pode até ler um texto, mas não consegue interpretar, já a pessoa letrada tem condições de compreender um texto, podendo ser modificada pelo mesmo, sabe interpretar o texto, embora tenham significados diferentes, devem andar juntas, pois alfabetizar letrando, nada mais é que ensinar a ler e escrever, desenvolvendo a habilidade da leitura e da escrita, com condições do educando compreender, interpretar, modificar, ter o senso crítico sobre o texto, criar, consegue interagir com a leitura, isto é o letramento.
 - Para tanto será utilizada projetos de leitura e escrita que dinamizem concomitantemente as duas práticas e garantam uma aprendizagem prazerosa, para ter êxito nessa ação, utilizando textos impressos e também utilizando a sala de informática, para ser pesquisado diferentes modelos de textos.
 - Ações com aulas multidisciplinares, para trabalhar a oralidade, criatividade, a autonomia, com produção de textual entre outros.
- Acompanhar os alunos que apresentarem dificuldades de aprendizagem, buscando dentre os já abordados, relacionar a variação linguísta, a experiência de vida, em qual contexto sociocultural esta inserida, assim trazer texto com variações linguísticas, para melhor compreensão as diferentes formas de falar presentes no Brasil, pois conforme BARBOZA (2014), o aluno do EJA tem preconceito com o modo de falar, acreditando que fala errado, assim elevando a autoestima do aluno, levando o mesmo a compreensão da leitura e escritura, seja na variação lingüista ou na linguagem formal. 
2.8. Materiais a serem utilizados:
- Livros literários;
-Lápis,
- Caneta;
- Caderno;
- Borracha;
- Sala de informática;
2.9. Avaliação sobre as ações desenvolvidas:
A avaliação será feita de forma individualizada e continua, através da oralidade, da interação nos assuntos abordados e atividades apresentadas.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Levando se em consideração que na escola Estadual Mendes Gonçalves, os alunos da Educação de Jovens e Adultos, apresentam dificuldades para ler e escrever, foi elaborado um projeto de intervenção pedagógico aos alunos , abordando a leitura de mundo, variação lingüista, alfabetização e letramento.
Neste contexto, para colocar em pratica e chegar na meta de alfabetizar letrando, a ação desenvolvida levou aos alunos praticas de leitura, interpretação de texto, variação lingüista onde puderam ler texto com tais variações, onde puderam identificar que não falam errado, elevando a autoestima e assim melhorando o desenvolvimento escolar, pessoal e intelectual.
A prática da leitura, eleva o conhecimento, faz com que o aluno , enriqueça seu vocabulário, consiga estar inserida na sociedade, pois a pessoa letrada tem a capacidade de tornar um cidadão critico, melhorando a sua vida pessoal, financeira, intelectual e social.
REFERÊNCIAS
BARBOZA, L. da S. Variação Linguística e o Ensino de Língua Materna: Uma análise de livros didáticos na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Revista do Centro de Educação, Letras e Saíde da Unioeste. V. 16, no. 2, 2014. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/7879. Acesso em: 19 ago. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
DIOGO, E. M.; GORETTE, M. da S. Letramento e Alfabetização: uma prática pedagógica de qualidade. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5806_2767.pdf. Acesso em: 11 ago. 2019.
MOREIRA, R. M.; SOUZA, M. das D. A. A leitura de mundo como ponto de partida para a leitura da palavra: desafio da formação e prática de educadores de programas de alfabetização de jovens e adultos. V Seminário Nacional – Formação de Educadores de Jovens e Adultos. 13 a 15 de maio – Faculdade de Educação – UNICAMP, Campinas, SP. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/snfee/index.php/snfee/article/view/209. Acesso em: 15 ago. 2019.
OLIVEIRA, Adriele. Tudo sobre EJA: o que é e como funciona? 26/10/2018. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/tudo-sobre-eja-o-que-e-e-como-funciona Publicado em 26/10/2018, Acesso em: 15 ago. 2019.
 (
2
)

Continue navegando