Buscar

Genética

Prévia do material em texto

Genética: Questionário sobre o filme Gattaca
Aspectos técnicos relacionados a conceitos científicos :
a)No filme existem várias referências a estrutura do material genético. Dois exemplos mais claros são o próprio nome do filme Gattaca e a escada da casa em que mora Gerome. Apresente a relação entre estes aspetos do filme e a estrutura do material genético?
Em relação ao filme Gattaca percebi que a escada representa as bases nitrogenadas do DNA, ou as unidades básicas que constituem nucleotídeos (G que quer dizer guanina, A adenina, T timina e a C a citosina apresentando uma estrutura em dupla hélice que seria a estrutura física do DNA. Hoje, a dupla hélice de DNA é provavelmente a mais representativa de todas as moléculas biológicas. Inspirando-se nas escadas. Os nucleotídeos de DNA se reúnem em cadeias ligadas por ligações covalentes, que se formam entre o açúcar desoxirribose de um nucleotídeo e o grupo fosfato do próximo. Esse arranjo faz uma cadeia alternada de grupos fosfato e de açúcar desoxirribose no polímero DNA, uma estrutura conhecida como esqueleto de açúcar-fosfato.
b) Diferenciem a forma como foram concebidos os irmãos Vincent e Anton?
O primeiro filho chamado de Vicent foi concebido através da procriação natural, ou seja, não teve nenhuma mudança em seu desenvolvimento. Já o segundo filho Anton foi geneticamente concebido através da junção dos melhores genes dos pais.
 c) Expliquem o que acontece quando Vincent nasce e quando Anton é "encomendado", no que se refere às probabilidades de desenvolvimento das suas características, especialmente em relação às doenças?
Pelo que observei no filme quando Vincent nasceu foi dito aos pais as probabilidades dele ter doenças e o seu tempo de vida era reduzido. Deferente de Anton, pois seus pais logo ficaram sabendo que Anton não iria ter doenças muito graves pois ele foi modificado geneticamente para não adquiri-las.
d) A forma mais comum de identificação das pessoas, utilizada no filme é através do sangue? O filme apresenta uma sociedade baseada no mapeamento genético, como principal via para a determinação das atividades desenvolvidas pelas pessoas, desta forma o material comum de identificação utilizada é o sangue, pois a análise ao sangue é a maneira mais capaz de verificar a identidade através do seu código genético.
e) Através de que parte das células do sangue o material genético pode ser identificado?
O sangue é constituído por substância fundamental sendo assim, o material genético pode ser identificado no núcleo das células do sangue. 
f) Que outras estruturas do corpo são utilizadas para a identificação do material genético de um indivíduo no filme?
Outras estruturas corporais são utilizadas para a identificação do material genético pode ser identificado pelo cabelo, a urina, as unhas e fragmentos da pele.
 Glossário
ÁCIDO NUCLEICOS: Os ácidos nucleicos dão, por hidrólise, um ácido fosfórico, pirimidinas, purinas e uma pentose (ribose ou desoxriribose). Os principais ácidos nucleicos são o ácido ribonucleico e o ácido desoxirribonucleico.
ADENINA - Base purínica que ocorre no DNA e no RNA. No DNA pareia com a timina.
ALELOS: Formas alternativas de um gene. Para polimorfismos de seqüência os alelos se referem ao nucleotídeo específico (A, T, G, C) encontrado em uma determinada posição no cromossomo. Para polimorfismos de inserção-deleção, dois alelos são possíveis, o alelo maior (L) e o alelo menor (S). Ver também POLIMORFISMO.
AMINOACIDO - Substância que tem uma função ácida e uma função amina. (Os aminoácidos são os constituintes fundamentais das proteínas.)
CITOSINA - Base pirimidínica que ocorre no DNA e no RNA. No DNA pareia com a guanina.
CLONAGEM - Processo de obtenção de clones.
CLONE - Grupo de células ou organismos, derivados de uma única célula ou indivíduo, por via assexuada, sendo todos com a mesma constituição genética.
CÓDIGO GENÉTICO - Coleção de trincas de bases do DNA e RNA portadoras da informação genética para a síntese de proteínas.
CÓDON - Trinca de nucleotídeos que codifica um aminoácido de uma proteína.
CROMOSSOMO: Estrutura encontrada nos núcleo das células constituído de DNA condensado em associação com proteínas. O genoma humano consiste de um conjunto de 23 cromossomos. Cada um de nós herdou um conjunto do pai e outro da mãe. Cada cromossomo contém uma única molécula de DNA – segmentos deste DNA são os genes.
Crossing Over:A troca recíproca de segmentos entre cromátides de cromossomos homólogos, uma característica da prófase da primeira divisão meiótica. O crossing over desigual entre cromátides mal alinhadas pode levar à duplicação do segmento envolvido em uma cromátide e à deleção no outro e é causa frequente de mutação.
DNA: Ácido desoxirribonucléico. O DNA (abreviatura do inglês, Deoxyribonucleic acid) é a molécula que armazena a informação genética e consiste de duas cadeias de nucleotídeos unidas pela interação das bases complementares Adenina e Timina e Citosina e Timina.
Glossário:
· Ácido nucléico: Molécula biológica composta por uma longa cadeia de nucleotídeos. O DNA é formado por quatro tipos de nucleotídeos repetidos aleatoriamente milhares de vezes.
· Adenina: Base nitrogenada (são compostos constituídos por anéis levemente alcalinos, que contêm nitrogênio) encontrada no DNA e RNA.
· Alelo: Uma das diversas formas alternativas de um gene específico que ocupa certa região do cromossomo.
· Aminoácidos: unidades fundamentais de uma molécula de proteína. Uma proteína é uma cadeia de centenas ou milhares de aminoácidos. Nosso corpo pode sintetizar a maioria dos aminoácidos a partir de seus componentes (carbono, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e, algumas vezes, enxofre). Entretanto, oito aminoácidos (chamados aminoácidos essenciais) devem ser obtidos através da dieta alimentar.
· Biotecnologia: (Definição geral) Utilização de organismos vivos para resolução de problemas e geração de produtos de interesse. (Definição moderna) Conjunto de tecnologias que utilizam células vivas e/ou moléculas biológicas para resolução de problemas e geração de produtos de interesse.
· Catalisador: Substância que torna a reação química mais rápida, mas não é modificado neste processo.
· Células-tronco embrionárias: Células no início do estágio embrionário que podem se transformar em qualquer tipo de célula diferenciada.
· Citosina: Base nitrogenada encontrada no DNA ou RNA.
· Clonagem: Isolamento de sequências de DNA e incorporação destas sequências em plasmídeos ou outros vetores para serem inseridos em organismos adequados (bactérias, leveduras) para reprodução. Clonagem também se refere à produção de células geneticamente idênticas a partir de uma única célula mãe. Estas células geneticamente idênticas são chamadas popularmente de clones.,
· Clone: Célula, conjunto de célula, ou conjunto de indivíduos que contém materiais genéticos idênticos à célula que lhe deu origem e às demais células. Os clones são produzidos a partir de uma única célula mãe, e, portanto, apresenta pouca ou nenhuma variação em comparação com organismos similares produzidos por reprodução sexuada. A palavra clone também se refere a pedaços idênticos de DNA que um conjunto de células (geralmente bactérias) contém.
· Códigos genéticos: Sistema de trincas de nucleotídeos nos genes, que codificam os aminoácidos de proteínas. Todos os organismos vivos da Terra utilizam o mesmo código genético.
· Códon: Trinca de bases que especificam um aminoácido.
· Cromatina: Complexo DNA-proteína encontrado no núcleo.
· Cromossomos: Componentes celulares que contém as informações genéticas. Cada cromossomo contém inúmeros genes. Os cromossomos ocorrem aos pares: um proveniente da mãe e outro proveniente do pai. Cromossomos de casais diferentes são visivelmente diferentes.
· Crossing over: Processo natural que ocorre durante a meiose, no qual pedaços de cromossomos homólogos são trocados.
· DNA (acido desoxirribonucléico): Molécula que é a base do material genético encontrado em todas as células. O DNA carrega as informações genéticasde uma geração para a próxima. Como o DNA é uma molécula muito longa e fina, ele é arranjado em unidades chamadas cromossomos. O DNA pertence a uma classe de moléculas biológicas chamada de ácidos nucléicos.
· Endonuclease: Enzimas que clivam um ácido nucléico nas ligações fosfodiéster não terminais. As endonucleases de restrição reconhecem uma seqüência específica de bases ao longo da molécula de DNA e cliva a molécula após o reconhecimento.
· Engenharia genética: Técnica de remoção, modificação, ou adição de genes à molécula de DNA a fim de alterar as informações que ela contém. Pela alteração destas informações, a engenharia genética altera o tipo ou quantidade de proteínas que um organismo é capaz de produzir.
· Enzimas: Proteínas que aceleram a velocidade das reações químicas. As enzimas são catalisadores que promovem repetidamente as reações sem serem modificadas por elas.
· Enzimas de restrição: Enzima que reconhece uma seqüência específica de bases em uma molécula de DNA, e cliva a molécula naquela seqüência ou próximo dela. A sequência de reconhecimento é chamada de sítio de restrição. Diferentes enzimas de restrição reconhecem e clivam diferentes sítios de restrição. Também são chamas de endonucleases de restrição.

Continue navegando

Outros materiais