Buscar

Conjuração Carioca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conjuração Carioca- conspiração abortada independentista
ANO DO CONFLITO: 1794- 1795
NOME: ALUNO: Sarah Silva ANO: 2019
INTRODUÇÃO.
Conhecida como Conjuração do Rio de Janeiro e Conjuração Fluminense, foi um movimento de caráter emancipacionista. Tinha clara afinidade com os ideais iluministas e teve como principais participantes intelectuais do Rio de Janeiro. No movimento não parece ter tido um planejamento prático para a tomada do poder. Os crimes pelos quais alguns intelectuais da elite carioca foram acusados de cometer foram mantidos apenas em conversas sobre política. 
DESENVOLVIMENTO.
	 No Rio de Janeiro, esse movimento, inicialmente, era uma sociedade literária que se juntava para debater assuntos culturais e científicos, como a análise da composição da água, os danos causados pelo alcoolismo e a observação do eclipse lunar. Mas aos poucos a sociedade passou a ser composta de intelectuais que debatiam os ideais iluministas. Dentre seus membros, destacava-se o professor de retórica Manuel Inácio da Silva Alvarenga, graduado pela Universidade de Coimbra. Outro de seus integrantes, Mariano José Pereira da Fonseca, foi acusado de possuir uma obra de Jean Jacques Rousseau (então proibida de circular no Brasil) – depois, em 1822, Mariano defendeu a independência e tornou-se marquês, trazendo assim algumas mudanças.
Teve como desfecho, o vice-rei Conde de Resende, temeroso de que os argumentos políticos e filosóficos desses intelectuais se alastrassem, ordenou para que o mais rápido possível houvesse em 1794 o fechamento da Sociedade. Com o pretexto de que continuavam se reunindo clandestinamente, mesmo sem provas mandou processá-los e prendê-los, instaurando uma devassa. Depois de investigar minuciosamente todos eles, não conseguiu apurar nenhuma prova CONCRETA de que planejavam uma conspiração. Sem nenhuma prova que os ligasse à subversão, os intelectuais foram libertados depois de dois anos.
BIBLIOGRAFIA:
Conjuração Carioca ( Portal são Francisco)
Conjuração Carioca ( Info Escola )
Conjuração Carioca ( Toda máteria)

Outros materiais