Buscar

Atividade Reflexiva 1

Prévia do material em texto

Nome: Alinne Rodrigues de Souza
RGM: 19688687
Polo: Unicid - São Bernardo do Campo
Disciplina: Prática de Ensino em Educação Infantil
Atividade Reflexiva – Unidade I
Existem dois tipos de professores: aquele que ama a sua profissão, que se dedica e é comprometido, que traz propostas novas para cada aula, mesmo que as vezes tenha certas dificuldades para colocá-las em prática por conta das regras da escola, e há também aquele professor que não se importa muito, que é desinteressado na educação das crianças, que está ali somente pelo salário.
 .
Conforme destaca Curi (2011), a formação do professor se inicia antes mesmo de o aluno frequentar o curso de graduação:
O professor é o único profissional que vai trabalhar no mesmo ambiente em que foi formado; por esse motivo carrega marcas de toda a sua vivência naquele ambiente, incluindo de seus professores (bons ou ruins). Muitas vezes, ele se espelha em situações vivenciadas na sua formação anterior ao curso de aprendizagem ou de dificuldades (...) aspectos individuais (...) constitutivos de sua formação, ou seja, os conhecimentos dos professores são provenientes de várias fontes e construídos em tempos diferentes (CURI, 2011, p. 78).
Em cada escola há um padrão a ser seguido, dificultando e desafiando o professor a fazer uma ação-reflexão-ação da sua práxis pedagógica, para maior desenvolvimento do seu aluno. O professor tenta fazer o seu melhor, trazendo para cada aula propostas novas para estimular seus alunos nas atividades, nas brincadeiras e nos jogos, desenvolvendo a curiosidade e atenção, para que os alunos possam aprender mais a cada dia. O professor, faz um plano diferente para cada aula, mas nem sempre dá certo, por isso as aulas devem ser sempre adaptadas de acordo com as dificuldades e necessidades de cada aluno. 
O professor deve considerar que cada aluno é diferente do outro, que as atividades e os métodos de ensino também devem ser diferentes para cada um, o professor tem que ficar atento para não excluir nenhum aluno, ao contrário, tentando sempre adaptar as atividades para que todos possam aprender e se divertir juntos.
O Referencial Curricular Nacional para Educação infantil nos diz que:
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal e de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (1998 p. 24).
O trabalho do professor é constituído por “prática e ação”, no qual a prática resulta do currículo a ser seguido, e a ação apresenta a reflexão do processo em relação a prática agregada a seu conhecimento e seus estudos. O professor não pode se prender no “currículo base” ele tem que expandir o currículo para poder oferecer mais conteúdos e aprendizagem aos seus alunos. 
 
 
Referências Bibliográficas
Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000100022
Acesso em 12 de agosto de 2019
Disponível em:
https://nogueirarosi.wordpress.com/2014/12/01/da-pratica-a-praxis-docente/
Acesso em 18 de agosto de 2019

Continue navegando