Logo Passei Direto
Buscar

meio ambiente e sustentabilidade prova fael

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quando tratamos no âmbito educacional da História e Cultura Brasileira, seja na temática regional, afro-brasileira, e mesmo a indígena, sua abordagem é tratada em várias disciplinas curriculares.
Marque a alternativa que corretamente trata da temática curricular mencionada.
a. Educação Ambiental, Química, História, Geografia, e Educação Artística.
b. Literatura, Ciências e Biologia, História, Geografia, Educação Ambiental e Educação Física.
c. Educação Física, Ciências, História, Geografia e Educação Ambiental.
d. Educação Artística, Literatura, História, Geografia, Educação Ambiental e Educação Física.
e. Educação Física, Literatura, História, Geografia e Educação Artística.

Analise as seguintes afirmacoes: "a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana (...)". “A tarefa de identificar, conceber e influenciar decisões sobre a atividade econômica, de forma que esta não reduza a produtividade dos sistemas naturais nem a qualidade ambiental".
Pergunta-se: as duas afirmativas, segundo a legislação pertinente ao tema, estão relacionados, respectivamente, aos conceitos de:
a. Política Nacional do Meio Ambiente e Zoneamento Ambiental.
b. Educação ambiental e Planejamento Ambiental.
c. Potencialidade Ambiental e Planejamento Ambiental.
d. Planejamento Ecológico e Política Nacional do Meio Ambiente.
e. Política Nacional do Meio Ambiente e Planejamento Ambiental.

A partir da década de 90 foi editada várias Medidas Provisórias alterando o Novo Código Florestal de 1965, sendo que a primeira dela a MP n. 1511 que proibiu a conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste.
Sobre esta Medida Provisória, é correto dizer que:
a. Restringiu a abertura de área em florestas em 30%, por ser de fitofisionomia florestal.
b. A proibição do incremento da conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste e Norte do Paraná por ser bioma da Mata Atlântica.
c. A proibição do incremento da conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste e a restrição de abertura de área em florestas, sendo consideradas ambientes de fitofisionomia florestal, só permitindo a partir de então o desmatamento de apenas 20%.
d. Permitindo a abertura de área em florestas em 20% na Amazônia por ser de atividade de autossustento, mediante somente a liberação de licença ambiental após o Registro de averbação na matricula do imóvel de tal área no Registro competente.
e. O incremento da conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste mediante licença ambiental e a vedação de abertura de área em florestas, sendo consideradas ambientes de fitofisionomia florestal.

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada devido um documento intitulado: “Uma Política de Desenvolvimento Econômico para o Nordeste”.
A respeito da SUDENE, dentre as opções abaixo, é correto afirmar que:
a. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) é uma autarquia especial, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal que foi criada no governo do Presidente Juscelino Kubitschek, como parte do seu programa de governo desenvolvimentista.
b. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) é o órgão estatal que tinha como finalidade o recrutamento, encaminhamento e colocação de trabalhadores para fornecimento de borracha para indústria do programa de governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek.
c. A colonização do Maranhão, os projetos de irrigação em áreas úmidas do Mato Grosso, o cultivo de plantas exóticas, entre outras eram objetivos desde a era de Vargas.
d. A SUDENE tinha por objetivo minorar as desigualdades entre as regiões geoeconômicas brasileiras, com projetos como a geração de empregos aos nordestinos que sofriam com a seca.
e. Da mesma maneira que Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek criou a SUDENE para recrutamento de trabalhadores do Nordeste, pois a seca que assolava a região não permitia uma vida digna, onde diferentemente na Amazônia que passava por processo de industrialização, gerava empregos e desenvolvimento ao Brasil.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), mais conhecida por Rio+20, tratou da economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Nessa direção, e a partir da reportagem a respeito da Rio +20, assinale a alternativa correta:
a. No ano de 2002, a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável foi realizada em Joanesburgo, na África do Sul. Conhecida como Rio+10, essa reunião foi marcada pela forte tensão dos blocos capitalista e socialista.
b. A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável conhecida por Rio+20, sendo o percursor dos Acordos de Marrakesh, que também ocorreu no Rio de Janeiro.
c. Na Rio+20, o Protocolo de Quioto passou a vigorar com mais de 90% de suas metas de sua criação. Atingindo seu ápice no que tange a mitigação dos GEE’s.
d. O Protocolo de Quioto, foi ratificado na CNUDS, que visava o uso de créditos de carbono surgidos pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo a reduzir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.
e. O resultado da CNUDS foi a constatação da inexistência organização internacional com poder regulatório de fato. Onde a sociedade civil clama pela criação de uma agência ambiental internacional, podendo tal agência suplementar ao PNUMA, ou com outras agências. Desafiando os governos mediante as mobilizações sociais.

O Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA) visava ao desenvolvimento autossustentado da economia e o bem-estar social da região amazônica, e, com base em seus fundamentos, criou-se, em 1966, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).
A respeito dos seus conhecimentos sobre a SUDAM, analise as assertivas a seguir, e marque a correta:
a. Em notória expansão e desbravamento da AMAZÔNIA LEGAL - que abrangia o Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e as algumas regiões dos Estados do Tocantins, Goiás e Maranhão – foi preciso criar uma instituição para normatizar os conflitos entre a ocupação da terra e a preservação ambiental – a SUDAM.
b. Em importante desbravamento da Amazônia, a SUDAM surgiu para apaziguar os conflitos e movimentos referente à reforma agrária.
c. O desbravamento da Amazônia e a extração de látex ocasionou oferta de oportunidades e políticas públicas para geração de emprego e desenvolvimento industrial, para a exportação de borracha para a Alemanha, principalmente, não havendo degradação do meio ambiente.
d. A SUDAM proporcionou grandes conflitos entre Minas Gerais e São Paulo no qual destituíram sua longa parceria desde a época da “política café com leite”, acirrando conflitos sobre o domínio e desbravamento da ocupação de terra para cultivo de café e implantação de criação de bovinos.
e. A ampla divulgação das riquezas da borracha na Amazônia Legal, por meio de cartazes e no recrutamento dos soldados de borracha, possibilitou grande fluxo migratório de paulistas e avanços e progressos financeiros e sociais em toda a Amazônia.

O Novo Código Florestal de 1965 aderiu à doutrina, princípios e normas de domínio internacional, demostrou uma preocupação com a proteção de áreas sensíveis. Tanto que o Ministro da Agricultura da época, Armando Monteiro Filho, no anteprojeto da Lei nº 4.771 de 1965, discorreu a respeito desta preocupação.
Assinale a alternativa correta a respeito do Anteprojeto da Lei nº 4.771 de 1965:
a. Que o uso da terra estaria limitado ao interesse econômico da nação, ou seja, ao bem-estar social.
b. Que a elaboração de uma lei objetiva, fácil de ser entendida e mais fácil ainda de ser aplicada, capaz de mobilizar a opinião pública nacional para encarar corretamente o desenvolvimento da indústria nacional, respeitando as encostas oceânicas e cursos d’água.
c. Que somente poderia liberar a implantação de indústrias em áreas urbanas, pois estava regulado que as áreas rurais, se limitavam ao agronegócio.
d. A economia e a industrialização deviam continuar no clima desenvolvimentista com princípios bem fundamentados em políticas públicas que pudessem assegurar a propriedade urbana e rural, desenvolvendo tecnologias industriais que não gerassem instabilidade social.
e. São restrições impostas pela própria natureza ao uso da terra, ditadas pelo bem-estar social. Raciocinando deste modo os legisladores florestais do mundo inteiro vêm limitando o uso da terra,

Diante de uma crescente preocupação com o uso do meio ambiente que na década de 60 do século XX, com o advento da consciência do papel. O Legislativo tomou posturas que se concretizou pela alteração do Código Florestal de 1934, sendo editado “Novo Código Florestal” de 1965. Conforme exposta da situação social à época da alteração do Primeiro Código Florestal Brasileiro, opte por uma das alternativas que demonstra a realidade contemporânea relativa a alteração do Código de 1934:
a. Na opinião de ambientalistas, o Código alterado em 1965, foi inovador, mesmo sendo um mero aperfeiçoamento da antiga lei, mantendo então pressupostos e objetivos, como a restrição da ocupação em áreas frágeis, da preservação mínima da vegetação nativa, e na racionalização da plantação e o uso florestal.
b. Acompanhando a tendência mundial de preocupação no que abrange a preservação ambiental tendo que submeter-se aos interesses econômicos, traçando as normativas que se adaptassem e de acordo com as indústrias já instaladas à época do governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
c. Limitou o direito de propriedade no uso e exploração dos recursos naturais, desde o solo, as florestas e as demais formas de vegetação, sendo obrigatória a tributação e replantio, para o autossustento da sociedade.
d. Seguindo os pressupostos do Estatuto da Terra com as Políticas de Desenvolvimento Rural, a Assistência e Proteção à Economia Rural ficam isenta de qualquer exigência legal de preservação, as propriedades utilizadas para sustento familiar.
e. Realidade da época é que surgiram movimentos industriais e também uma crescente preocupação com o uso do meio ambiente, estando em voga “a consciência do papel”, que se tratava da exploração da celulose e exploração da borracha na Amazônia de maneira que fossem replantadas as árvores para continuarem a fornecer látex e não se extinguir para o futuro.

Os estudos do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) acarretou uma nova ordem climática no mundo atual, mediante fundamentos teórico-científicos. Como a Agenda 21 resulta de várias conferências e convenções da comunidade internacional que ocorreram desde 1972, emergiu a necessidade de se traçar planos para o impedimento de desastres climáticos e extinção da vida sobre nosso Planeta, determinando metas e ações em busca desta nova ordem climática.
Com essa conclusão, marque a alternativa correta que tem o conceito ambiental fundamental da Agenda 21.
a. Da Preponderância o Interesse Nacional.
b. Dos Direitos Difusos.
c. Do Pacto de San José.
d. Da Cidadania Ambiental.
e. Desenvolvimento sustentável.

O conceito de cidadania está constituído de todos os direitos de um cidadão, sejam eles políticos, civis ou sociais, acrescidos dos deveres atribuídos a este mesmo cidadão pelo Estado, ou seja, em Estado Democrático de Direito - o cidadão é sujeito que desfruta dos direitos civis e políticos do Estado. No âmbito ambiental, as nações diante dos impactos ambientais e constatação de uma nova postura pactuaram mediante acordos e tratados, tendo uma característica marcante e aplicação de cidadania, sendo correto afirmar que tal aliança internacional trata-se:
a. Cúpula das nações integrantes da ONU.
b. Avanço tecnológico dos países industrializados para mitigação de emissão de gases de efeito estufa.
c. Construção da política contemporânea e transfronteiriça.
d. Construção de processo civilizatório local.
e. Construção de blocos econômicos para implantação de mercados de desenvolvimento sustentável.

Compreender os direitos individuais, coletivos, difusos e transindividuais no relativo ao meio ambiente, deve ser uma das preocupações do profissional do Direito. Dentre as alternativas abaixo, marque a correta a respeito da definição de cada uma das três espécies de direitos transindividuais desenvolvidos no artigo e discutidos em aula.
a. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, com a indeterminação de titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade coletiva e a impossibilidade individual e a reparabilidade indireta. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são determinados, objeto é divisível, reparabilidade direta.
b. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, por deter titulares determinados, unidos por um vínculo fático, divisível, indisponível, e o ressarcimento direto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são determinados, objeto é divisível, reparabilidade direta.
c. Os direitos difusos são todos que possuem transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade coletiva e a impossibilidade individual e a reparabilidade indireta. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos coletivos”, titulares são determinados por categorias ou grupos de pessoas, objeto é indivisível, reparabilidade direta.
d. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, por deter titulares determinados, unidos por um vínculo fático, divisível, indisponível, e o ressarcimento direto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade individual e a reparabilidade indireta. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são indeterminados, objeto é indivisível, reparabilidade direta.
e. Os direitos difusos são chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são indeterminados, objeto é indivisível, reparabilidade direta. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos coletivos”, titulares são determinados por categorias ou grupos de pessoas, objeto é indivisível, reparabilidade direta.

A Educação Ambiental é tratada no currículo escolar de maneira interdisciplinar, pois é um tema que atinge todas as relações e atividades escolares, sendo que seu desenvolvimento busca desenvolver valores sociais para qualidade de vida e a sustentabilidade, de acordo com o Plano Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99). Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que corretamente discorre sobre a tratativa dos conteúdos referentes Educação Ambiental no currículo escolar.
a. De propostas pedagógicas centradas na conscientização e mudança de comportamento em sua relação com o meio ambiente, desenvolvendo competências no conjunto de habilidades humanas, para a perpetuação planetária e a existência humana.
b. Trata-se de disciplina curricular obrigatória que se centra na conscientização e do papel do ser humano na relação com o meio ambiente, de modo a compelir e desenvolver competências e habilidades, conforme a legislação ambiental.
c. De propostas pedagógicas centradas na conscientização e mudança de comportamento em sua relação com o meio ambiente, desenvolvendo da aprendizagem de técnicas conforme os Parâmetros curriculares da educação, para a reutilização dos recursos naturais e descarte inerentes a existência humana.
d. De propostas pedagógicas centradas no Desenvolvimento Sustentável, desenvolvendo competências no conjunto de habilidades humanas, para o uso dos recursos naturais, sem que haja seu esgotamento.
e. De propostas de formação técnica centradas na boa utilização e procedimentos para preservação, manejo e restauração do meio ambiente, desenvolvendo competências no conjunto de habilidades humanas, para a perpetuação dos recursos naturais.

Fritjof Capra em sua obra a “Teia da Vida” fala da necessidade de nos alfabetizarmos ecologicamente. De acordo com o que Capra sugere na necessidade educacional diante da realidade climática e consequências no meio ambiente, marque a alternativa correta sobre educação ambiental.
a. A educação ambiental com o objetivo de reeducar a sociedade, mediante o gerenciamento dos recursos naturais, inserindo padrões de comportamento adequado diante dos impactos ecológicos.
b. A educação ambiental com o objetivo de transformar a sociedade, com a implantação de metodologias de sustentabilidade, mediante financiamento dos recursos públicos a instituições de Ensino.
c. A educação ambiental com o objetivo de transformar a sociedade. De maneira que conscientize a humanidade sobre a degradação do planeta, que fora ocasionada pelo próprio homem direcionando-se para a transformação social, de maneira crítica e inovadora. Aplicando princípios de organização dos ecossistemas para criar comunidades humanas sustentáveis.
d. A educação ambiental tem o objetivo de integrar a sociedade, baseados na solidariedade e o respeito à pluralidade, como também a diversidade individual e cultural.
e. A educação ambiental com o objetivo de transformar a sociedade, com a implantação de metodologias de sustentabilidade.

Em 1987, o documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum) ou, como é bastante conhecido, Relatório Brundtland com a definição: "um processo de mudança em que a exploração de recursos, as opções de investimento, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional ocorram em harmonia e fortaleçam a satisfação das necessidades e aspirações humanas no presente, sem descuidar das gerações futuras", apresentou um novo olhar.
Sobre qual olhar foi esse. Aprecie as opções a seguir e identifique a correta:
a. Originou o Protocolo de Kyoto.
b. A Biodiversidade, através da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
c. A Educação Ambiental, que traz consigo o objetivo de uma nova postura diante do meio ambiente.
d. O Desenvolvimento Sustentável, que atualmente é objetivo da Agenda 21.
e. O Efeito Estufa, onde se comprovou mediante estudos científicos que é real e compromete a humanidade.

Nas Ordenações Filipinas, à época da colonização, no reinado de Felipe II, houve normatização referente à exploração colonial que exerciam práticas mercantilistas gerando vantagem econômica para a Metrópole Portuguesa, sendo que primeira atividade econômica empreendida pelos portugueses no Brasil se tratava da exploração de recursos naturais. A legislação promulgada naquele contexto inclusive dispunha de penalidades aos infratores das regras de utilização do solo e das florestas existentes no país, como pena capital e o exílio.
Como era denominada tal normatização?
a. Regimento da Coroa Portuguesa.
b. Estatuto Tropical.
c. Decreto Fernando de Noronha.
d. Lei Felipe II.
e. Regimento do Pau-brasil.

Dois grandes acontecimentos marcaram a história Direito Ambiental Internacional: em 1969 (EUA), surgiu o NEPA - National Environmental Policy Act; e, em 1972 (Estocolmo-Suécia), a ONU realizou a 1ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Sobre o NEPA, assinale a alternativa correta:
a. Como parte dos Acordos de Washington, tinha como finalidade o recrutamento, encaminhamento e colocação de trabalhadores para fornecimento de matéria-prima para os aliados da II Guerra Mundial, mediante a extração de borracha na Amazônia.
b. Tinha a finalidade de fiscalizar, orientar e penalizar com vistas a proteger o meio ambiente.
c. Tinha a finalidade de exercer poder de polícia para proteger o meio ambiente.
d. Como parte dos Acordos de Washington, tinha como finalidade planejar e elaborar programas e propostas de ofertas de oportunidades aos trabalhadores da Amazônia, conforme o Princípio da Dignidade Humana.
e. Tinha a finalidade de planejar e elaborar programas e propostas de lei para proteger o meio ambiente.

A Agenda 21 indicou, ao longo de uma linha temporal e conforme acordos e implementações dos acordos internacionais, um plano de ações composto por conjunto de metas que visam a preservação da qualidade de vida da população terrestre. Sob essa análise, marque a opção correta do plano de ações contidas na Agenda 21.
a. O plano de ações é um ato internacional, com natureza mandatória, os quais os países signatários ao aderir aos seus princípios, tem caráter de emenda às Constituições e interferem na soberania dos pactuantes. O que se denota o favorecimento mediante a inserção de novas posturas frente aos usos dos recursos naturais.
b. O plano de ações é decisão internacional que originou documento de quarenta capítulos, para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 170 países, que visa a restauração do meio ambiente ao status quo.
c. É um compromisso firmado entre os países durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 2002, no Rio de Janeiro.
d. O plano de ações da Agenda 21 está descrito em seu rol 4 seções, 40 capítulos, 115 programas, e aproximadamente 2.500 ações a serem alcanças, mediante ações que a longo prazo, que através de cada temática se estabelece projetos, objetivos, metas, planos e modos de implantação e execução.
e. Que o plano de ação estratégico, é imbuído de audácia e na mais genuína tentativa na promoção, em proporções mundiais, de um novo padrão de comportamento consumeirista.

Na relação entre meio ambiente e cidadania, faz-se necessária atuação da sociedade e de fortalecimento político para a sociedade civil para que haja efetividade na preservação ambiental. De acordo com o alegado, assinale a opção correta:
a. Articulação social em várias regiões.
b. Planejamento do crescimento econômico dos Estados signatários.
c. Controle da natalidade mundial.
d. Desde que o consumo da população seja atendido, há como se atuar no plano de preservação ambiental.
e. São ações no âmbito político que ocasione resultados contra a destruição ambiental, atendendo as necessidades da população que oportunizem a preservação dos recursos naturais.

As questões ambientais devem ser consideradas em todas as atividades humanas, de forma que provocaram uma ruptura com o padrão de desenvolvimento educacional, originando novos parâmetros pedagógicos. Nessa direção, marque a opção correta sobre os novos parâmetros pedagógicos na temática do meio ambiente:
a. Vigotsky que em sua obra “A Formação Social da Mente”, propõe que a educação ambiental é um processo intelectual, que promove um processo de adaptação da existência humana ao interagir com o meio ambiente, diante de sua degradação. Sendo assim, um processo de aprendizagem que se constitui da adaptação e um cuidado para não se perder qualidade de vida.
b. Vigotsky e Fritjof Capra conceituam que para a educação ambiental seja transformadora, o homem tem que resignificar seus padrões de utilização dos recursos naturais, voltando a viver como antepassados que não consumiam tanto de produtos industrializados. Sendo assim, podem-se atingir as propostas do IPCC, na redução do desenvolvimento econômico e industrial. Ou seja, a educação ambiental tem a finalidade de mudar o padrão de consumo atual.
c. Vigotsky que em sua obra “A Formação Social da Mente”, assevera que a educação ambiental ao estar inserido no processo intelectual, promove um processo de reconstrução interna ao interagir com o meio ambiente. Sendo assim, um processo de aprendizagem que se constitui da reconstrução e ressignificação dos valores e conceitos.
d. A dimensão ambiental relacionada com a existência humana, que na existência humana e na sua sistemática de convivência com os demais seres vivos e os recursos naturais, visa harmonizar a necessidade humana com a utilização dos recursos naturais, sendo que tais recursos estão a disposição e uso ilimitado, desde que se respeite a legislação ambiental. Sendo este o Princípio da Educação Ambiental.
e. Ao proporcionar uma interdisciplinaridade normativa, ou seja, uma real preocupação com o meio ambiente, o legislador dispôs que a partir de então os cidadãos seriam responsáveis pelo uso racional dos recursos humanos. Pois, a existência humana e suas necessidades devem estar aliadas com a preservação ambiental e destinação final de seus resíduos, devendo respeitar os limites de uso determinados. Sendo este o Princípio da Ubiquidade no âmbito educacional.

Diante do quadro da situação climática mundial que demonstra a dimensão global da problemática ambiental, houve a imposição de uma nova ordem climática nos mais diversos aspectos, sendo eles de ordem politica, econômica e social, ocasionando uma reorganização política dos Estados que estruturou uma nova ordem jurídica e política internacional. Na intenção de preservar o que ainda existe de recursos naturais, havendo um chamamento mundial à população no que se aponta ao clamor ambiental, gerou uma atuação participativa e deliberativa da sociedade civil para superação dos riscos ambientais atuais da humanidade, surgindo um novo conceito de cidadania, a cidadania ambiental.
A respeito da cidadania ambiental, assinale a assertiva correta sobre a sua definição:
a. Tem enfoque na postura de cada individuo para que haja uma utilização sustentável do meio ambiente.
b. É a participação dos cidadãos no próprio desenvolvimento da sociedade de modo a contemplar os direitos ambientais, conforme legislação e limites dados pelo Estado-nação.
c. É a conscientização que os danos ambientais causados acarretam prejuízos além dos limites territoriais.
d. É a participação dos cidadãos para que haja fiscalização no uso dos recursos naturais.
e. Reconhecimento da dimensão planetária da crise ambiental, como afirma o princípio democrático para além das fronteiras nacionais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quando tratamos no âmbito educacional da História e Cultura Brasileira, seja na temática regional, afro-brasileira, e mesmo a indígena, sua abordagem é tratada em várias disciplinas curriculares.
Marque a alternativa que corretamente trata da temática curricular mencionada.
a. Educação Ambiental, Química, História, Geografia, e Educação Artística.
b. Literatura, Ciências e Biologia, História, Geografia, Educação Ambiental e Educação Física.
c. Educação Física, Ciências, História, Geografia e Educação Ambiental.
d. Educação Artística, Literatura, História, Geografia, Educação Ambiental e Educação Física.
e. Educação Física, Literatura, História, Geografia e Educação Artística.

Analise as seguintes afirmacoes: "a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana (...)". “A tarefa de identificar, conceber e influenciar decisões sobre a atividade econômica, de forma que esta não reduza a produtividade dos sistemas naturais nem a qualidade ambiental".
Pergunta-se: as duas afirmativas, segundo a legislação pertinente ao tema, estão relacionados, respectivamente, aos conceitos de:
a. Política Nacional do Meio Ambiente e Zoneamento Ambiental.
b. Educação ambiental e Planejamento Ambiental.
c. Potencialidade Ambiental e Planejamento Ambiental.
d. Planejamento Ecológico e Política Nacional do Meio Ambiente.
e. Política Nacional do Meio Ambiente e Planejamento Ambiental.

A partir da década de 90 foi editada várias Medidas Provisórias alterando o Novo Código Florestal de 1965, sendo que a primeira dela a MP n. 1511 que proibiu a conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste.
Sobre esta Medida Provisória, é correto dizer que:
a. Restringiu a abertura de área em florestas em 30%, por ser de fitofisionomia florestal.
b. A proibição do incremento da conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste e Norte do Paraná por ser bioma da Mata Atlântica.
c. A proibição do incremento da conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste e a restrição de abertura de área em florestas, sendo consideradas ambientes de fitofisionomia florestal, só permitindo a partir de então o desmatamento de apenas 20%.
d. Permitindo a abertura de área em florestas em 20% na Amazônia por ser de atividade de autossustento, mediante somente a liberação de licença ambiental após o Registro de averbação na matricula do imóvel de tal área no Registro competente.
e. O incremento da conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste mediante licença ambiental e a vedação de abertura de área em florestas, sendo consideradas ambientes de fitofisionomia florestal.

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada devido um documento intitulado: “Uma Política de Desenvolvimento Econômico para o Nordeste”.
A respeito da SUDENE, dentre as opções abaixo, é correto afirmar que:
a. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) é uma autarquia especial, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal que foi criada no governo do Presidente Juscelino Kubitschek, como parte do seu programa de governo desenvolvimentista.
b. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) é o órgão estatal que tinha como finalidade o recrutamento, encaminhamento e colocação de trabalhadores para fornecimento de borracha para indústria do programa de governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek.
c. A colonização do Maranhão, os projetos de irrigação em áreas úmidas do Mato Grosso, o cultivo de plantas exóticas, entre outras eram objetivos desde a era de Vargas.
d. A SUDENE tinha por objetivo minorar as desigualdades entre as regiões geoeconômicas brasileiras, com projetos como a geração de empregos aos nordestinos que sofriam com a seca.
e. Da mesma maneira que Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek criou a SUDENE para recrutamento de trabalhadores do Nordeste, pois a seca que assolava a região não permitia uma vida digna, onde diferentemente na Amazônia que passava por processo de industrialização, gerava empregos e desenvolvimento ao Brasil.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), mais conhecida por Rio+20, tratou da economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Nessa direção, e a partir da reportagem a respeito da Rio +20, assinale a alternativa correta:
a. No ano de 2002, a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável foi realizada em Joanesburgo, na África do Sul. Conhecida como Rio+10, essa reunião foi marcada pela forte tensão dos blocos capitalista e socialista.
b. A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável conhecida por Rio+20, sendo o percursor dos Acordos de Marrakesh, que também ocorreu no Rio de Janeiro.
c. Na Rio+20, o Protocolo de Quioto passou a vigorar com mais de 90% de suas metas de sua criação. Atingindo seu ápice no que tange a mitigação dos GEE’s.
d. O Protocolo de Quioto, foi ratificado na CNUDS, que visava o uso de créditos de carbono surgidos pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo a reduzir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.
e. O resultado da CNUDS foi a constatação da inexistência organização internacional com poder regulatório de fato. Onde a sociedade civil clama pela criação de uma agência ambiental internacional, podendo tal agência suplementar ao PNUMA, ou com outras agências. Desafiando os governos mediante as mobilizações sociais.

O Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA) visava ao desenvolvimento autossustentado da economia e o bem-estar social da região amazônica, e, com base em seus fundamentos, criou-se, em 1966, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).
A respeito dos seus conhecimentos sobre a SUDAM, analise as assertivas a seguir, e marque a correta:
a. Em notória expansão e desbravamento da AMAZÔNIA LEGAL - que abrangia o Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e as algumas regiões dos Estados do Tocantins, Goiás e Maranhão – foi preciso criar uma instituição para normatizar os conflitos entre a ocupação da terra e a preservação ambiental – a SUDAM.
b. Em importante desbravamento da Amazônia, a SUDAM surgiu para apaziguar os conflitos e movimentos referente à reforma agrária.
c. O desbravamento da Amazônia e a extração de látex ocasionou oferta de oportunidades e políticas públicas para geração de emprego e desenvolvimento industrial, para a exportação de borracha para a Alemanha, principalmente, não havendo degradação do meio ambiente.
d. A SUDAM proporcionou grandes conflitos entre Minas Gerais e São Paulo no qual destituíram sua longa parceria desde a época da “política café com leite”, acirrando conflitos sobre o domínio e desbravamento da ocupação de terra para cultivo de café e implantação de criação de bovinos.
e. A ampla divulgação das riquezas da borracha na Amazônia Legal, por meio de cartazes e no recrutamento dos soldados de borracha, possibilitou grande fluxo migratório de paulistas e avanços e progressos financeiros e sociais em toda a Amazônia.

O Novo Código Florestal de 1965 aderiu à doutrina, princípios e normas de domínio internacional, demostrou uma preocupação com a proteção de áreas sensíveis. Tanto que o Ministro da Agricultura da época, Armando Monteiro Filho, no anteprojeto da Lei nº 4.771 de 1965, discorreu a respeito desta preocupação.
Assinale a alternativa correta a respeito do Anteprojeto da Lei nº 4.771 de 1965:
a. Que o uso da terra estaria limitado ao interesse econômico da nação, ou seja, ao bem-estar social.
b. Que a elaboração de uma lei objetiva, fácil de ser entendida e mais fácil ainda de ser aplicada, capaz de mobilizar a opinião pública nacional para encarar corretamente o desenvolvimento da indústria nacional, respeitando as encostas oceânicas e cursos d’água.
c. Que somente poderia liberar a implantação de indústrias em áreas urbanas, pois estava regulado que as áreas rurais, se limitavam ao agronegócio.
d. A economia e a industrialização deviam continuar no clima desenvolvimentista com princípios bem fundamentados em políticas públicas que pudessem assegurar a propriedade urbana e rural, desenvolvendo tecnologias industriais que não gerassem instabilidade social.
e. São restrições impostas pela própria natureza ao uso da terra, ditadas pelo bem-estar social. Raciocinando deste modo os legisladores florestais do mundo inteiro vêm limitando o uso da terra,

Diante de uma crescente preocupação com o uso do meio ambiente que na década de 60 do século XX, com o advento da consciência do papel. O Legislativo tomou posturas que se concretizou pela alteração do Código Florestal de 1934, sendo editado “Novo Código Florestal” de 1965. Conforme exposta da situação social à época da alteração do Primeiro Código Florestal Brasileiro, opte por uma das alternativas que demonstra a realidade contemporânea relativa a alteração do Código de 1934:
a. Na opinião de ambientalistas, o Código alterado em 1965, foi inovador, mesmo sendo um mero aperfeiçoamento da antiga lei, mantendo então pressupostos e objetivos, como a restrição da ocupação em áreas frágeis, da preservação mínima da vegetação nativa, e na racionalização da plantação e o uso florestal.
b. Acompanhando a tendência mundial de preocupação no que abrange a preservação ambiental tendo que submeter-se aos interesses econômicos, traçando as normativas que se adaptassem e de acordo com as indústrias já instaladas à época do governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
c. Limitou o direito de propriedade no uso e exploração dos recursos naturais, desde o solo, as florestas e as demais formas de vegetação, sendo obrigatória a tributação e replantio, para o autossustento da sociedade.
d. Seguindo os pressupostos do Estatuto da Terra com as Políticas de Desenvolvimento Rural, a Assistência e Proteção à Economia Rural ficam isenta de qualquer exigência legal de preservação, as propriedades utilizadas para sustento familiar.
e. Realidade da época é que surgiram movimentos industriais e também uma crescente preocupação com o uso do meio ambiente, estando em voga “a consciência do papel”, que se tratava da exploração da celulose e exploração da borracha na Amazônia de maneira que fossem replantadas as árvores para continuarem a fornecer látex e não se extinguir para o futuro.

Os estudos do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) acarretou uma nova ordem climática no mundo atual, mediante fundamentos teórico-científicos. Como a Agenda 21 resulta de várias conferências e convenções da comunidade internacional que ocorreram desde 1972, emergiu a necessidade de se traçar planos para o impedimento de desastres climáticos e extinção da vida sobre nosso Planeta, determinando metas e ações em busca desta nova ordem climática.
Com essa conclusão, marque a alternativa correta que tem o conceito ambiental fundamental da Agenda 21.
a. Da Preponderância o Interesse Nacional.
b. Dos Direitos Difusos.
c. Do Pacto de San José.
d. Da Cidadania Ambiental.
e. Desenvolvimento sustentável.

O conceito de cidadania está constituído de todos os direitos de um cidadão, sejam eles políticos, civis ou sociais, acrescidos dos deveres atribuídos a este mesmo cidadão pelo Estado, ou seja, em Estado Democrático de Direito - o cidadão é sujeito que desfruta dos direitos civis e políticos do Estado. No âmbito ambiental, as nações diante dos impactos ambientais e constatação de uma nova postura pactuaram mediante acordos e tratados, tendo uma característica marcante e aplicação de cidadania, sendo correto afirmar que tal aliança internacional trata-se:
a. Cúpula das nações integrantes da ONU.
b. Avanço tecnológico dos países industrializados para mitigação de emissão de gases de efeito estufa.
c. Construção da política contemporânea e transfronteiriça.
d. Construção de processo civilizatório local.
e. Construção de blocos econômicos para implantação de mercados de desenvolvimento sustentável.

Compreender os direitos individuais, coletivos, difusos e transindividuais no relativo ao meio ambiente, deve ser uma das preocupações do profissional do Direito. Dentre as alternativas abaixo, marque a correta a respeito da definição de cada uma das três espécies de direitos transindividuais desenvolvidos no artigo e discutidos em aula.
a. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, com a indeterminação de titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade coletiva e a impossibilidade individual e a reparabilidade indireta. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são determinados, objeto é divisível, reparabilidade direta.
b. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, por deter titulares determinados, unidos por um vínculo fático, divisível, indisponível, e o ressarcimento direto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são determinados, objeto é divisível, reparabilidade direta.
c. Os direitos difusos são todos que possuem transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade coletiva e a impossibilidade individual e a reparabilidade indireta. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos coletivos”, titulares são determinados por categorias ou grupos de pessoas, objeto é indivisível, reparabilidade direta.
d. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, por deter titulares determinados, unidos por um vínculo fático, divisível, indisponível, e o ressarcimento direto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade individual e a reparabilidade indireta. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são indeterminados, objeto é indivisível, reparabilidade direta.
e. Os direitos difusos são chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são indeterminados, objeto é indivisível, reparabilidade direta. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos coletivos”, titulares são determinados por categorias ou grupos de pessoas, objeto é indivisível, reparabilidade direta.

A Educação Ambiental é tratada no currículo escolar de maneira interdisciplinar, pois é um tema que atinge todas as relações e atividades escolares, sendo que seu desenvolvimento busca desenvolver valores sociais para qualidade de vida e a sustentabilidade, de acordo com o Plano Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99). Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que corretamente discorre sobre a tratativa dos conteúdos referentes Educação Ambiental no currículo escolar.
a. De propostas pedagógicas centradas na conscientização e mudança de comportamento em sua relação com o meio ambiente, desenvolvendo competências no conjunto de habilidades humanas, para a perpetuação planetária e a existência humana.
b. Trata-se de disciplina curricular obrigatória que se centra na conscientização e do papel do ser humano na relação com o meio ambiente, de modo a compelir e desenvolver competências e habilidades, conforme a legislação ambiental.
c. De propostas pedagógicas centradas na conscientização e mudança de comportamento em sua relação com o meio ambiente, desenvolvendo da aprendizagem de técnicas conforme os Parâmetros curriculares da educação, para a reutilização dos recursos naturais e descarte inerentes a existência humana.
d. De propostas pedagógicas centradas no Desenvolvimento Sustentável, desenvolvendo competências no conjunto de habilidades humanas, para o uso dos recursos naturais, sem que haja seu esgotamento.
e. De propostas de formação técnica centradas na boa utilização e procedimentos para preservação, manejo e restauração do meio ambiente, desenvolvendo competências no conjunto de habilidades humanas, para a perpetuação dos recursos naturais.

Fritjof Capra em sua obra a “Teia da Vida” fala da necessidade de nos alfabetizarmos ecologicamente. De acordo com o que Capra sugere na necessidade educacional diante da realidade climática e consequências no meio ambiente, marque a alternativa correta sobre educação ambiental.
a. A educação ambiental com o objetivo de reeducar a sociedade, mediante o gerenciamento dos recursos naturais, inserindo padrões de comportamento adequado diante dos impactos ecológicos.
b. A educação ambiental com o objetivo de transformar a sociedade, com a implantação de metodologias de sustentabilidade, mediante financiamento dos recursos públicos a instituições de Ensino.
c. A educação ambiental com o objetivo de transformar a sociedade. De maneira que conscientize a humanidade sobre a degradação do planeta, que fora ocasionada pelo próprio homem direcionando-se para a transformação social, de maneira crítica e inovadora. Aplicando princípios de organização dos ecossistemas para criar comunidades humanas sustentáveis.
d. A educação ambiental tem o objetivo de integrar a sociedade, baseados na solidariedade e o respeito à pluralidade, como também a diversidade individual e cultural.
e. A educação ambiental com o objetivo de transformar a sociedade, com a implantação de metodologias de sustentabilidade.

Em 1987, o documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum) ou, como é bastante conhecido, Relatório Brundtland com a definição: "um processo de mudança em que a exploração de recursos, as opções de investimento, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional ocorram em harmonia e fortaleçam a satisfação das necessidades e aspirações humanas no presente, sem descuidar das gerações futuras", apresentou um novo olhar.
Sobre qual olhar foi esse. Aprecie as opções a seguir e identifique a correta:
a. Originou o Protocolo de Kyoto.
b. A Biodiversidade, através da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
c. A Educação Ambiental, que traz consigo o objetivo de uma nova postura diante do meio ambiente.
d. O Desenvolvimento Sustentável, que atualmente é objetivo da Agenda 21.
e. O Efeito Estufa, onde se comprovou mediante estudos científicos que é real e compromete a humanidade.

Nas Ordenações Filipinas, à época da colonização, no reinado de Felipe II, houve normatização referente à exploração colonial que exerciam práticas mercantilistas gerando vantagem econômica para a Metrópole Portuguesa, sendo que primeira atividade econômica empreendida pelos portugueses no Brasil se tratava da exploração de recursos naturais. A legislação promulgada naquele contexto inclusive dispunha de penalidades aos infratores das regras de utilização do solo e das florestas existentes no país, como pena capital e o exílio.
Como era denominada tal normatização?
a. Regimento da Coroa Portuguesa.
b. Estatuto Tropical.
c. Decreto Fernando de Noronha.
d. Lei Felipe II.
e. Regimento do Pau-brasil.

Dois grandes acontecimentos marcaram a história Direito Ambiental Internacional: em 1969 (EUA), surgiu o NEPA - National Environmental Policy Act; e, em 1972 (Estocolmo-Suécia), a ONU realizou a 1ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Sobre o NEPA, assinale a alternativa correta:
a. Como parte dos Acordos de Washington, tinha como finalidade o recrutamento, encaminhamento e colocação de trabalhadores para fornecimento de matéria-prima para os aliados da II Guerra Mundial, mediante a extração de borracha na Amazônia.
b. Tinha a finalidade de fiscalizar, orientar e penalizar com vistas a proteger o meio ambiente.
c. Tinha a finalidade de exercer poder de polícia para proteger o meio ambiente.
d. Como parte dos Acordos de Washington, tinha como finalidade planejar e elaborar programas e propostas de ofertas de oportunidades aos trabalhadores da Amazônia, conforme o Princípio da Dignidade Humana.
e. Tinha a finalidade de planejar e elaborar programas e propostas de lei para proteger o meio ambiente.

A Agenda 21 indicou, ao longo de uma linha temporal e conforme acordos e implementações dos acordos internacionais, um plano de ações composto por conjunto de metas que visam a preservação da qualidade de vida da população terrestre. Sob essa análise, marque a opção correta do plano de ações contidas na Agenda 21.
a. O plano de ações é um ato internacional, com natureza mandatória, os quais os países signatários ao aderir aos seus princípios, tem caráter de emenda às Constituições e interferem na soberania dos pactuantes. O que se denota o favorecimento mediante a inserção de novas posturas frente aos usos dos recursos naturais.
b. O plano de ações é decisão internacional que originou documento de quarenta capítulos, para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 170 países, que visa a restauração do meio ambiente ao status quo.
c. É um compromisso firmado entre os países durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 2002, no Rio de Janeiro.
d. O plano de ações da Agenda 21 está descrito em seu rol 4 seções, 40 capítulos, 115 programas, e aproximadamente 2.500 ações a serem alcanças, mediante ações que a longo prazo, que através de cada temática se estabelece projetos, objetivos, metas, planos e modos de implantação e execução.
e. Que o plano de ação estratégico, é imbuído de audácia e na mais genuína tentativa na promoção, em proporções mundiais, de um novo padrão de comportamento consumeirista.

Na relação entre meio ambiente e cidadania, faz-se necessária atuação da sociedade e de fortalecimento político para a sociedade civil para que haja efetividade na preservação ambiental. De acordo com o alegado, assinale a opção correta:
a. Articulação social em várias regiões.
b. Planejamento do crescimento econômico dos Estados signatários.
c. Controle da natalidade mundial.
d. Desde que o consumo da população seja atendido, há como se atuar no plano de preservação ambiental.
e. São ações no âmbito político que ocasione resultados contra a destruição ambiental, atendendo as necessidades da população que oportunizem a preservação dos recursos naturais.

As questões ambientais devem ser consideradas em todas as atividades humanas, de forma que provocaram uma ruptura com o padrão de desenvolvimento educacional, originando novos parâmetros pedagógicos. Nessa direção, marque a opção correta sobre os novos parâmetros pedagógicos na temática do meio ambiente:
a. Vigotsky que em sua obra “A Formação Social da Mente”, propõe que a educação ambiental é um processo intelectual, que promove um processo de adaptação da existência humana ao interagir com o meio ambiente, diante de sua degradação. Sendo assim, um processo de aprendizagem que se constitui da adaptação e um cuidado para não se perder qualidade de vida.
b. Vigotsky e Fritjof Capra conceituam que para a educação ambiental seja transformadora, o homem tem que resignificar seus padrões de utilização dos recursos naturais, voltando a viver como antepassados que não consumiam tanto de produtos industrializados. Sendo assim, podem-se atingir as propostas do IPCC, na redução do desenvolvimento econômico e industrial. Ou seja, a educação ambiental tem a finalidade de mudar o padrão de consumo atual.
c. Vigotsky que em sua obra “A Formação Social da Mente”, assevera que a educação ambiental ao estar inserido no processo intelectual, promove um processo de reconstrução interna ao interagir com o meio ambiente. Sendo assim, um processo de aprendizagem que se constitui da reconstrução e ressignificação dos valores e conceitos.
d. A dimensão ambiental relacionada com a existência humana, que na existência humana e na sua sistemática de convivência com os demais seres vivos e os recursos naturais, visa harmonizar a necessidade humana com a utilização dos recursos naturais, sendo que tais recursos estão a disposição e uso ilimitado, desde que se respeite a legislação ambiental. Sendo este o Princípio da Educação Ambiental.
e. Ao proporcionar uma interdisciplinaridade normativa, ou seja, uma real preocupação com o meio ambiente, o legislador dispôs que a partir de então os cidadãos seriam responsáveis pelo uso racional dos recursos humanos. Pois, a existência humana e suas necessidades devem estar aliadas com a preservação ambiental e destinação final de seus resíduos, devendo respeitar os limites de uso determinados. Sendo este o Princípio da Ubiquidade no âmbito educacional.

Diante do quadro da situação climática mundial que demonstra a dimensão global da problemática ambiental, houve a imposição de uma nova ordem climática nos mais diversos aspectos, sendo eles de ordem politica, econômica e social, ocasionando uma reorganização política dos Estados que estruturou uma nova ordem jurídica e política internacional. Na intenção de preservar o que ainda existe de recursos naturais, havendo um chamamento mundial à população no que se aponta ao clamor ambiental, gerou uma atuação participativa e deliberativa da sociedade civil para superação dos riscos ambientais atuais da humanidade, surgindo um novo conceito de cidadania, a cidadania ambiental.
A respeito da cidadania ambiental, assinale a assertiva correta sobre a sua definição:
a. Tem enfoque na postura de cada individuo para que haja uma utilização sustentável do meio ambiente.
b. É a participação dos cidadãos no próprio desenvolvimento da sociedade de modo a contemplar os direitos ambientais, conforme legislação e limites dados pelo Estado-nação.
c. É a conscientização que os danos ambientais causados acarretam prejuízos além dos limites territoriais.
d. É a participação dos cidadãos para que haja fiscalização no uso dos recursos naturais.
e. Reconhecimento da dimensão planetária da crise ambiental, como afirma o princípio democrático para além das fronteiras nacionais.

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quarta, 19 Fev 2020, 20:15
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 19 Fev 2020, 21:35
	Avaliar
	7,0 de um máximo de 10,0(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Diante das várias alterações do Código Florestal de 65 foi o setor agropecuário que mais teve consequências diretas diante do preservacionismo normatizado nas MPs, ocasionando um caótico infortúnio a agricultura nacional, que tiveram que desocupar áreas protegidas pelo Código Florestal além da recuperação das mesmas em seus custos. Tal movimento do setor agropecuário foi o propulsor da confecção do Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 30/2011 que propôs alterações do Código Florestal, sendo elas:
Escolha uma:
a. A regularização da produção de arroz realizada nas várzeas, como dos produtores de banana, do cultivo de café, maçã e uva em encostas. Dando-se a devida licença ambiental.
b. A Compensação, Áreas de Pousio, Propriedades Beneficiadas pela desobrigação de restaurar as suas Reservas Legais, Uso de espécies exóticas em Reservas Legais.
c. A Compensação, Áreas de Pousio, Propriedades Beneficiadas pela desobrigação de restaurar as suas Reservas Legais, Uso de espécies exóticas em Reservas Legais.
d. A manutenção do percentual de 80% de Reserva legal e a disposição de penalidade de advertência para não averbação da Reserva Legal em Registo competente.
e. Bioma Mata Atlântica foi tombada como patrimônio paisagístico internacional.
Feedback
A resposta correta é: A Compensação, Áreas de Pousio, Propriedades Beneficiadas pela desobrigação de restaurar as suas Reservas Legais, Uso de espécies exóticas em Reservas Legais..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Quando tratamos no âmbito educacional da História e Cultura Brasileira, seja na temática regional, afro-brasileira, e mesmo a indígena, sua abordagem é tratada em várias disciplinas curriculares. Marque a alternativa que corretamente trata da temática curricular mencionada.
Escolha uma:
a. Educação Ambiental, Química, História, Geografia, e Educação Artística.
b. Literatura, Ciências e Biologia, História, Geografia, Educação Ambiental e Educação Física.
c. Educação Física, Ciências, História, Geografia e Educação Ambiental.
d. Educação Artística, Literatura, História, Geografia, Educação Ambiental e Educação Física.
e. Educação Física, Literatura, História, Geografia e Educação Artística.
Feedback
A resposta correta é: Educação Artística, Literatura, História, Geografia, Educação Ambiental e Educação Física..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analise as seguintes afirmações: "a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana (...)". “A tarefa de identificar, conceber e influenciar decisões sobre a atividade econômica, de forma que esta não reduza a produtividade dos sistemas naturais nem a qualidade ambiental". Pergunta-se: as duas afirmativas, segundo a legislação pertinente ao tema, estão relacionados, respectivamente, aos conceitos de:
Escolha uma:
a. Política Nacional do Meio Ambiente e Zoneamento Ambiental.
b. Educação ambiental e Planejamento Ambiental.
c. Potencialidade Ambiental e Planejamento Ambiental.
d. Planejamento Ecológico e Política Nacional do Meio Ambiente.
e. Política Nacional do Meio Ambiente e Planejamento Ambiental.
Feedback
A resposta correta é: Política Nacional do Meio Ambiente e Planejamento Ambiental..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A partir da década de 90 foi editada várias Medidas Provisórias alterando o Novo Código Florestal de 1965, sendo que a primeira dela a MP n. 1511 que proibiu a conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste. Sobre esta Medida Provisória, é correto dizer que:
Escolha uma:
a. Restringiu a abertura de área em florestas em 30%, por ser de fitofisionomia florestal.
b. A proibição do incremento da conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste e Norte do Paraná por ser bioma da Mata Atlântica.
c. A proibição do incremento da conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste e a restrição de abertura de área em florestas, sendo consideradas ambientes de fitofisionomia florestal, só permitindo a partir de então o desmatamento de apenas 20%.
d. Permitindo a abertura de área em florestas em 20% na Amazônia por ser de atividade de autossustento, mediante somente a liberação de licença ambiental após o Registro de averbação na matricula do imóvel de tal área no Registro competente.
e. O incremento da conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste mediante licença ambiental e a vedação de abertura de área em florestas, sendo consideradas ambientes de fitofisionomia florestal.
Feedback
A resposta correta é: A proibição do incremento da conversão de áreas florestais em áreas agrícolas na região Norte e na parte Norte da região Centro-Oeste e a restrição de abertura de área em florestas, sendo consideradas ambientes de fitofisionomia florestal, só permitindo a partir de então o desmatamento de apenas 20%..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada devido um documento intitulado: “Uma Política de Desenvolvimento Econômico para o Nordeste”. A respeito da SUDENE, dentre as opções abaixo, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) é uma autarquia especial, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal que foi criada no governo do Presidente Juscelino Kubitschek, como parte do seu programa de governo desenvolvimentista.
b. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) é o órgão estatal que tinha como finalidade o recrutamento, encaminhamento e colocação de trabalhadores para fornecimento de borracha para indústria do programa de governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek.
c. A colonização do Maranhão, os projetos de irrigação em áreas úmidas do Mato Grosso, o cultivo de plantas exóticas, entre outras eram objetivos desde a era de Vargas.
d. A SUDENE tinha por objetivo minorar as desigualdades entre as regiões geoeconômicas brasileiras, com projetos como a geração de empregos aos nordestinos que sofriam com a seca.
e. Da mesma maneira que Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek criou a SUDENE para recrutamento de trabalhadores do Nordeste, pois a seca que assolava a região não permitia uma vida digna, onde diferentemente na Amazônia que passava por processo de industrialização, gerava empregos e desenvolvimento ao Brasil.
Feedback
A resposta correta é: A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) é uma autarquia especial, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal que foi criada no governo do Presidente Juscelino Kubitschek, como parte do seu programa de governo desenvolvimentista..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), mais conhecida por Rio+20, tratou da economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. A reportagem a seguir ilustra exatamente os problemas tratados na Rio+20. Veja: RIO+20 APROVA TEXTO SEM DEFINIR OBJETIVOS DE SUSTENTABILIDADE Os 188 países participantes da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável adotaram oficialmente o documento intitulado "O futuro que queremos", nesta sexta-feira (22). O propósito da Rio+20 era formular um plano para que a humanidade se desenvolvesse de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas. Uma das expectativas era de que areunião conseguisse determinar metas de desenvolvimento sustentável em diferentes áreas, mas isso não foi atingido. O documento apenas cita que eles devem ser criados para adoção a partir de 2015. O texto final da Rio+20, intitulado "O futuro que queremos", foi publicado no site oficial da conferência (leia o documento, traduzido para os idiomas oficiais da ONU: inglês, espanhol, árabe, russo, francês e chinês). A adoção aconteceu às 19h15, quando o embaixador brasileiro Luiz Alberto Figueiredo consultou a plenária dos líderes e não ouviu objeção. "Fica assim decidido", concluiu, batendo um martelo. Também na plenária de encerramento, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que "o documento final que foi adotado por consenso fornece formação firme para um bem-estar social, econômico e ambiental. Agora é nossa responsabilidade desenvolver isso". "Não podemos mais hipotecar o nosso futuro para as necessidades de curto prazo", alertou. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/rio20-termina-sem-definir-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel.html. Acesso: 24 abr 2015.
Nessa direção, e a partir da reportagem a respeito da Rio +20, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. No ano de 2002, a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável foi realizada em Joanesburgo, na África do Sul. Conhecida como Rio+10, essa reunião foi marcada pela forte tensão dos blocos capitalista e socialista.
b. A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável conhecida por Rio+20, sendo o percursor dos Acordos de Marrakesh, que também ocorreu no Rio de Janeiro.
c. Na Rio+20, o Protocolo de Quioto passou a vigorar com mais de 90% de suas metas de sua criação. Atingindo seu ápice no que tange a mitigação dos GEE’s.
d. O Protocolo de Quioto, foi ratificado na CNUDS, que visava o uso de créditos de carbono surgidos pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo a reduzir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.
e. O resultado da CNUDS foi a constatação da inexistência organização internacional com poder regulatório de fato. Onde a sociedade civil clama pela criação de uma agência ambiental internacional, podendo tal agência suplementar ao PNUMA, ou com outras agências. Desafiando os governos mediante as mobilizações sociais.
Feedback
A resposta correta é: O resultado da CNUDS foi a constatação da inexistência organização internacional com poder regulatório de fato. Onde a sociedade civil clama pela criação de uma agência ambiental internacional, podendo tal agência suplementar ao PNUMA, ou com outras agências. Desafiando os governos mediante as mobilizações sociais..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA) visava ao desenvolvimento autossustentado da economia e o bem-estar social da região amazônica, e, com base em seus fundamentos, criou-se, em 1966, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). A respeito dos seus conhecimentos sobre a SUDAM, analise as assertivas a seguir, e marque a correta:
Escolha uma:
a. Em notória expansão e desbravamento da AMAZÔNIA LEGAL - que abrangia o Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e as algumas regiões dos Estados do Tocantins, Goiás e Maranhão – foi preciso criar uma instituição para normatizar os conflitos entre a ocupação da terra e a preservação ambiental – a SUDAM.
b. Em importante desbravamento da Amazônia, a SUDAM surgiu para apaziguar os conflitos e movimentos referente à reforma agrária.
c. O desbravamento da Amazônia e a extração de látex ocasionou oferta de oportunidades e políticas públicas para geração de emprego e desenvolvimento industrial, para a exportação de borracha para a Alemanha, principalmente, não havendo degradação do meio ambiente.
d. A SUDAM proporcionou grandes conflitos entre Minas Gerais e São Paulo no qual destituíram sua longa parceria desde a época da “política café com leite”, acirrando conflitos sobre o domínio e desbravamento da ocupação de terra para cultivo de café e implantação de criação de bovinos.
e. A ampla divulgação das riquezas da borracha na Amazônia Legal, por meio de cartazes e no recrutamento dos soldados de borracha, possibilitou grande fluxo migratório de paulistas e avanços e progressos financeiros e sociais em toda a Amazônia.
Feedback
A resposta correta é: Em notória expansão e desbravamento da AMAZÔNIA LEGAL - que abrangia o Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e as algumas regiões dos Estados do Tocantins, Goiás e Maranhão – foi preciso criar uma instituição para normatizar os conflitos entre a ocupação da terra e a preservação ambiental – a SUDAM..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Novo Código Florestal de 1965 aderiu à doutrina, princípios e normas de domínio internacional, demostrou uma preocupação com a proteção de áreas sensíveis. Tanto que o Ministro da Agricultura da época, Armando Monteiro Filho, no anteprojeto da Lei nº 4.771 de 1965, discorreu a respeito desta preocupação. Assinale a alternativa correta a respeito do Anteprojeto da Lei nº 4.771 de 1965:
Escolha uma:
a. Que o uso da terra estaria limitado ao interesse econômico da nação, ou seja, ao bem-estar social.
b. Que a elaboração de uma lei objetiva, fácil de ser entendida e mais fácil ainda de ser aplicada, capaz de mobilizar a opinião pública nacional para encarar corretamente o desenvolvimento da indústria nacional, respeitando as encostas oceânicas e cursos d’água.
c. Que somente poderia liberar a implantação de indústrias em áreas urbanas, pois estava regulado que as áreas rurais, se limitavam ao agronegócio.
d. A economia e a industrialização deviam continuar no clima desenvolvimentista com princípios bem fundamentados em políticas públicas que pudessem assegurar a propriedade urbana e rural, desenvolvendo tecnologias industriais que não gerassem instabilidade social.
e. São restrições impostas pela própria natureza ao uso da terra, ditadas pelo bem-estar social. Raciocinando deste modo os legisladores florestais do mundo inteiro vêm limitando o uso da terra, sem cogitar de qualquer desapropriação para impor essas restrições ao uso.
Feedback
A resposta correta é: São restrições impostas pela própria natureza ao uso da terra, ditadas pelo bem-estar social. Raciocinando deste modo os legisladores florestais do mundo inteiro vêm limitando o uso da terra, sem cogitar de qualquer desapropriação para impor essas restrições ao uso..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorreu no Rio de Janeiro, em 2012, e foi um encontro que tratou da temática do desenvolvimento sustentável, definindo uma agenda de desenvolvimento sustentável que preserve o meio ambiente. Entretanto, essa Conferência recebeu outros nomes devido a grande diversidade de outros temas que, paralelamente, foram tratados no evento. Assim, das assertivas a seguir, qual traz esse ou esses outros nomes que o evento recebeu? Marque somente uma das opções.
Escolha uma:
a. Rio + Meio Ambiente.
b. Rio Todos Juntos por um mundo melhor e Rio + 12
c. Sustentabilidade para todos e Rio + 20
d. Rio Sustentável - Outro mundo é possível.
e. Rio + 20.
Feedback
A resposta correta é: Rio + 20..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Diante de uma crescente preocupação com o uso do meio ambiente que na década de 60 do século XX, com o advento da consciência do papel. O Legislativo tomou posturas que se concretizou pela alteração do Código Florestal de 1934, sendo editado “Novo Código Florestal” de 1965. Conforme exposta da situação social à época da alteração do Primeiro Código Florestal Brasileiro, opte por uma das alternativas que demonstra a realidade contemporânea relativa a alteração do Código de 1934:
Escolha uma:
a. Na opinião de ambientalistas, o Código alterado em 1965, foi inovador, mesmo sendo um mero aperfeiçoamento da antiga lei, mantendo então pressupostos e objetivos, como a restrição da ocupação em áreas frágeis, da preservaçãomínima da vegetação nativa, e na racionalização da plantação e o uso florestal.
b. Acompanhando a tendência mundial de preocupação no que abrange a preservação ambiental tendo que submeter-se aos interesses econômicos, traçando as normativas que se adaptassem e de acordo com as indústrias já instaladas à época do governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
c. Limitou o direito de propriedade no uso e exploração dos recursos naturais, desde o solo, as florestas e as demais formas de vegetação, sendo obrigatória a tributação e replantio, para o autossustento da sociedade.
d. Seguindo os pressupostos do Estatuto da Terra com as Políticas de Desenvolvimento Rural, a Assistência e Proteção à Economia Rural ficam isenta de qualquer exigência legal de preservação, as propriedades utilizadas para sustento familiar.
e. Realidade da época é que surgiram movimentos industriais e também uma crescente preocupação com o uso do meio ambiente, estando em voga “a consciência do papel”, que se tratava da exploração da celulose e exploração da borracha na Amazônia de maneira que fossem replantadas as árvores para continuarem a fornecer látex e não se extinguir para o futuro.
Feedback
A resposta correta é: Na opinião de ambientalistas, o Código alterado em 1965, foi inovador, mesmo sendo um mero aperfeiçoamento da antiga lei, mantendo então pressupostos e objetivos, como a restrição da ocupação em áreas frágeis, da preservação mínima da vegetação nativa, e na racionalização da plantação e o uso florestal..
	Iniciado em
	quarta, 19 Fev 2020, 21:40
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 19 Fev 2020, 22:31
	Avaliar
	5,0 de um máximo de 10,0(50%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Como a educação ambiental é multidisciplinar, e diante da diversidade de referenciais e a sua complexidade, o anseio de mudanças das atitudes humanas são muitas e variadas. Nessa direção, podemos afirmar que ação política ecológica, de caráter governamental e privado, também podem ser variadas. Nessa direção, a temática, segundo a legislação, tem por objetivo o presente na seguinte alternativa:
Escolha uma:
a. O gerenciamento ambiental de forma a inserir padrões de comportamento adequado na gestão de resíduos e padrões de consumo.
b. O gerenciamento ambiental de forma a inserir padrões de comportamento adequado na mitigação de impactos ecológicos.
c. A educação ambiental sendo complexa e genérica visa trazer um pensamento filosófico na racionalização do consumo de cada cidadão.
d. A disseminação da solidariedade, igualdade, respeito recíproco como prática democrática.
e. A avaliação de impacto ambiental nos empreendimentos industriais ou de construção em geral.
Feedback
A resposta correta é: A disseminação da solidariedade, igualdade, respeito recíproco como prática democrática..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O “Código Florestal Brasileiro” - Decreto 23.793/1934 - foi publicado no governo de Getúlio Dornelles Vargas em meio à forte expansão cafeeira, especificamente voltado para garantir a saúde de rios, lagos e áreas de riscos que sofriam com essa agricultura, garantindo popularidade ao regime político do então momento. Nessa direção, e dentre uma série de aspectos legais inferidos nessa legislação, considere as assertivas a seguir e identifique a opção correta que tem relação com o tema.
Escolha uma:
a. Estabeleceu distâncias mínimas para a proteção dessas áreas de preservação (APP’s).
b. Pela primeira vez se adotou o termo “Áreas de Preservação Permanente” (APP), fazendo distinção entre florestas de planalto, de planície, de cerrado, litorânea e ainda, as de montanha e rochosas.
c. Exigência da preservação de dois terços (2/3) três quartos da vegetação existente da área na propriedade de terras cobertas de mata, estabelecendo uma espécie de “reserva florestal”.
d. Obrigação de manter em cultivo as florestas indispensáveis ao suprimento regular do desenvolvimento sustentável da indústria da celulose.
e. Meio ambiente como bem de interesse comum a todos os cidadãos do país, o Código Florestal de 1934 limitou, então, o exercício do direito de propriedade imponto algumas restrições.
Feedback
A resposta correta é: Meio ambiente como bem de interesse comum a todos os cidadãos do país, o Código Florestal de 1934 limitou, então, o exercício do direito de propriedade imponto algumas restrições..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os estudos do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) acarretou uma nova ordem climática no mundo atual, mediante fundamentos teórico-científicos. Como a Agenda 21 resulta de várias conferências e convenções da comunidade internacional que ocorreram desde 1972, emergiu a necessidade de se traçar planos para o impedimento de desastres climáticos e extinção da vida sobre nosso Planeta, determinando metas e ações em busca desta nova ordem climática. Com essa conclusão, marque a alternativa correta que tem o conceito ambiental fundamental da Agenda 21.
Escolha uma:
a. Da Preponderância o Interesse Nacional.
b. Dos Direitos Difusos.
c. Do Pacto de San José.
d. Da Cidadania Ambiental.
e. Desenvolvimento sustentável.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento sustentável..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O conceito de cidadania está constituído de todos os direitos de um cidadão, sejam eles políticos, civis ou sociais, acrescidos dos deveres atribuídos a este mesmo cidadão pelo Estado, ou seja, em Estado Democrático de Direito - o cidadão é sujeito que desfruta dos direitos civis e políticos do Estado. No âmbito ambiental, as nações diante dos impactos ambientais e constatação de uma nova postura pactuaram mediante acordos e tratados, tendo uma característica marcante e aplicação de cidadania, sendo correto afirmar que tal aliança internacional trata-se:
Escolha uma:
a. Cúpula das nações integrantes da ONU.
b. Avanço tecnológico dos países industrializados para mitigação de emissão de gases de efeito estufa.
c. Construção da política contemporânea e transfronteiriça.
d. Construção de processo civilizatório local.
e. Construção de blocos econômicos para implantação de mercados de desenvolvimento sustentável.
Feedback
A resposta correta é: Construção da política contemporânea e transfronteiriça..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Compreender os direitos individuais, coletivos, difusos e transindividuais no relativo ao meio ambiente, deve ser uma das preocupações do profissional do Direito. Dentre as alternativas abaixo, marque a correta a respeito da definição de cada uma das três espécies de direitos transindividuais desenvolvidos no artigo e discutidos em aula.
Escolha uma:
a. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, com a indeterminação de titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade coletiva e a impossibilidade individual e a reparabilidade indireta. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são determinados, objeto é divisível, reparabilidade direta.
b. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, por deter titulares determinados, unidos por um vínculo fático, divisível, indisponível, e o ressarcimento direto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são determinados, objeto é divisível, reparabilidade direta.
c. Os direitos difusos são todos que possuem transindividualidade fática restrita, determinaçãode titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade coletiva e a impossibilidade individual e a reparabilidade indireta. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos coletivos”, titulares são determinados por categorias ou grupos de pessoas, objeto é indivisível, reparabilidade direta.
d. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, por deter titulares determinados, unidos por um vínculo fático, divisível, indisponível, e o ressarcimento direto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade individual e a reparabilidade indireta. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são indeterminados, objeto é indivisível, reparabilidade direta.
e. Os direitos difusos são chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são indeterminados, objeto é indivisível, reparabilidade direta. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos coletivos”, titulares são determinados por categorias ou grupos de pessoas, objeto é indivisível, reparabilidade direta.
Feedback
A resposta correta é: Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, com a indeterminação de titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade coletiva e a impossibilidade individual e a reparabilidade indireta. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são determinados, objeto é divisível, reparabilidade direta..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Educação Ambiental é tratada no currículo escolar de maneira interdisciplinar, pois é um tema que atinge todas as relações e atividades escolares, sendo que seu desenvolvimento busca desenvolver valores sociais para qualidade de vida e a sustentabilidade, de acordo com o Plano Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99). Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que corretamente discorre sobre a tratativa dos conteúdos referentes Educação Ambiental no currículo escolar.
Escolha uma:
a. De propostas pedagógicas centradas na conscientização e mudança de comportamento em sua relação com o meio ambiente, desenvolvendo competências no conjunto de habilidades humanas, para a perpetuação planetária e a existência humana.
b. Trata-se de disciplina curricular obrigatória que se centra na conscientização e do papel do ser humano na relação com o meio ambiente, de modo a compelir e desenvolver competências e habilidades, conforme a legislação ambiental.
c. De propostas pedagógicas centradas na conscientização e mudança de comportamento em sua relação com o meio ambiente, desenvolvendo da aprendizagem de técnicas conforme os Parâmetros curriculares da educação, para a reutilização dos recursos naturais e descarte inerentes a existência humana.
d. De propostas pedagógicas centradas no Desenvolvimento Sustentável, desenvolvendo competências no conjunto de habilidades humanas, para o uso dos recursos naturais, sem que haja seu esgotamento.
e. De propostas de formação técnica centradas na boa utilização e procedimentos para preservação, manejo e restauração do meio ambiente, desenvolvendo competências no conjunto de habilidades humanas, para a perpetuação dos recursos naturais.
Feedback
A resposta correta é: De propostas pedagógicas centradas na conscientização e mudança de comportamento em sua relação com o meio ambiente, desenvolvendo competências no conjunto de habilidades humanas, para a perpetuação planetária e a existência humana..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) tem seu quadro de composição definido na Lei nº 6.938/81. Diante das assertivas abaixo, a marque a opção que aponta corretamente a composição do SISNAMA.
Escolha uma:
a. Conselho de Governo do Ministério do Meio Ambiente: Órgão superior do sistema; Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA): Órgão consultivo e fiscalizador; Ministério do Meio Ambiente (MMA): Planeja, supervisiona e controla o SISNAMA; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): Tem caráter executor; Órgãos Seccionais em âmbito estadual e as Instâncias Locais ou Entidades Municipais.
b. Conselho de Governo: Órgão superior do sistema; Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA): Órgão consultivo e deliberativo; Ministério do Meio Ambiente (MMA): Planeja, supervisiona e controla o SISNAMA; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): Tem caráter executor; Órgãos Seccionais em âmbito estadual e as Instâncias Locais ou Entidades Municipais.
c. Casa Civil da Presidência da República: Supervisão do sistema; Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA): Planeja, supervisiona e controla o SISNAMA; Ministério do Meio Ambiente (MMA): Órgão consultivo e deliberativo; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): Fiscaliza o SISNAMA; Órgãos Seccionais em âmbito Municipal e as Instâncias Locais ou Entidades Estaduais.
d. Conselho de Governo da Casa Civil da Presidência da República: Órgão superior do sistema; Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA): Planeja, supervisiona e controla o SISNAMA; Ministério do Meio Ambiente (MMA): Órgão consultivo e deliberativo; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): Tem caráter fiscalizador; Órgãos Seccionais Estaduais e os Órgãos Seccionais Municipais.
e. Conselho de Governo da Casa Civil da Presidência da República: Órgão superior de consulta e fiscalização do sistema; Conselho Internacional do Meio Ambiente (CONAMA): Órgão consultivo e deliberativo; Ministério do Meio Ambiente (MMA): Tem caráter executor do SISNAMA; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): Planeja, supervisiona e controla o SISNAMA; Órgãos Seccionais Estaduais e os Órgãos Seccionais Municipais.
Feedback
A resposta correta é: Conselho de Governo: Órgão superior do sistema; Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA): Órgão consultivo e deliberativo; Ministério do Meio Ambiente (MMA): Planeja, supervisiona e controla o SISNAMA; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): Tem caráter executor; Órgãos Seccionais em âmbito estadual e as Instâncias Locais ou Entidades Municipais..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei 9.795/99 ao conceituar, relacionar princípios e fundamentar a Educação Ambiental, também definiu como objetivos fundamentais. Marque a alternativa correta referente ao objetivo fundamental da Educação Ambiental.
Escolha uma:
a. A educação ambiental tem o objetivo de integrar e trazer a responsabilidade de cada indivíduo na convivência social de maneira a harmonizar o ser humano com o meio ambiente.
b. A educação ambiental tem o objetivo de integrar e trazer a notoriedade, solidariedade e o respeito à pluralidade, como também a diversidade individual e cultural.
c. A educação ambiental tem o objetivo de integrar e trazer a permanente avaliação crítica do processo educativo sob a ótica do meio ambiente.
d. A educação ambiental tem o objetivo de estabelecer um vínculo entre ética, educação, trabalho e práticas sociais.e. A educação ambiental tem o objetivo de garantir a continuidade do processo educativo ético, estimulando e fortalecendo uma consciência crítica sobre os acordos internacional e os princípios.
Feedback
A resposta correta é: A educação ambiental tem o objetivo de integrar e trazer a responsabilidade de cada indivíduo na convivência social de maneira a harmonizar o ser humano com o meio ambiente..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Fritjof Capra em sua obra a “Teia da Vida” fala da necessidade de nos alfabetizarmos ecologicamente. De acordo com o que Capra sugere na necessidade educacional diante da realidade climática e consequências no meio ambiente, marque a alternativa correta sobre educação ambiental.
Escolha uma:
a. A educação ambiental com o objetivo de reeducar a sociedade, mediante o gerenciamento dos recursos naturais, inserindo padrões de comportamento adequado diante dos impactos ecológicos.
b. A educação ambiental com o objetivo de transformar a sociedade, com a implantação de metodologias de sustentabilidade, mediante financiamento dos recursos públicos a instituições de Ensino.
c. A educação ambiental com o objetivo de transformar a sociedade. De maneira que conscientize a humanidade sobre a degradação do planeta, que fora ocasionada pelo próprio homem direcionando-se para a transformação social, de maneira crítica e inovadora. Aplicando princípios de organização dos ecossistemas para criar comunidades humanas sustentáveis.
d. A educação ambiental tem o objetivo de integrar a sociedade, baseados na solidariedade e o respeito à pluralidade, como também a diversidade individual e cultural.
e. A educação ambiental com o objetivo de transformar a sociedade, com a implantação de metodologias de sustentabilidade.
Feedback
A resposta correta é: A educação ambiental com o objetivo de transformar a sociedade. De maneira que conscientize a humanidade sobre a degradação do planeta, que fora ocasionada pelo próprio homem direcionando-se para a transformação social, de maneira crítica e inovadora. Aplicando princípios de organização dos ecossistemas para criar comunidades humanas sustentáveis..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em 1987, o documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum) ou, como é bastante conhecido, Relatório Brundtland com a definição: "um processo de mudança em que a exploração de recursos, as opções de investimento, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional ocorram em harmonia e fortaleçam a satisfação das necessidades e aspirações humanas no presente, sem descuidar das gerações futuras", apresentou um novo olhar. Sobre qual olhar foi esse. Aprecie as opções a seguir e identifique a correta:
Escolha uma:
a. Originou o Protocolo de Kyoto.
b. A Biodiversidade, através da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
c. A Educação Ambiental, que traz consigo o objetivo de uma nova postura diante do meio ambiente.
d. O Desenvolvimento Sustentável, que atualmente é objetivo da Agenda 21.
e. O Efeito Estufa, onde se comprovou mediante estudos científicos que é real e compromete a humanidade.
Feedback
A resposta correta é: O Desenvolvimento Sustentável, que atualmente é objetivo da Agenda 21..
Parte inferior do formulário
	
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nas Ordenações Filipinas, à época da colonização, no reinado de Felipe II, houve normatização referente à exploração colonial que exerciam práticas mercantilistas gerando vantagem econômica para a Metrópole Portuguesa, sendo que primeira atividade econômica empreendida pelos portugueses no Brasil se tratava da exploração de recursos naturais. A legislação promulgada naquele contexto inclusive dispunha de penalidades aos infratores das regras de utilização do solo e das florestas existentes no país, como pena capital e o exílio. Como era denominada tal normatização?
Escolha uma:
a. Regimento da Coroa Portuguesa.
b. Estatuto Tropical.
c. Decreto Fernando de Noronha.
d. Lei Felipe II.
e. Regimento do Pau-brasil.
Feedback
A resposta correta é: Regimento do Pau-brasil..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dois grandes acontecimentos marcaram a história Direito Ambiental Internacional: em 1969 (EUA), surgiu o NEPA - National Environmental Policy Act; e, em 1972 (Estocolmo-Suécia), a ONU realizou a 1ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Sobre o NEPA, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Como parte dos Acordos de Washington, tinha como finalidade o recrutamento, encaminhamento e colocação de trabalhadores para fornecimento de matéria-prima para os aliados da II Guerra Mundial, mediante a extração de borracha na Amazônia.
b. Tinha a finalidade de fiscalizar, orientar e penalizar com vistas a proteger o meio ambiente.
c. Tinha a finalidade de exercer poder de polícia para proteger o meio ambiente.
d. Como parte dos Acordos de Washington, tinha como finalidade planejar e elaborar programas e propostas de ofertas de oportunidades aos trabalhadores da Amazônia, conforme o Princípio da Dignidade Humana.
e. Tinha a finalidade de planejar e elaborar programas e propostas de lei para proteger o meio ambiente.
Feedback
A resposta correta é: Tinha a finalidade de planejar e elaborar programas e propostas de lei para proteger o meio ambiente..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Agenda 21 indicou, ao longo de uma linha temporal e conforme acordos e implementações dos acordos internacionais, um plano de ações composto por conjunto de metas que visam a preservação da qualidade de vida da população terrestre. Sob essa análise, marque a opção correta do plano de ações contidas na Agenda 21.
Escolha uma:
a. O plano de ações é um ato internacional, com natureza mandatória, os quais os países signatários ao aderir aos seus princípios, tem caráter de emenda às Constituições e interferem na soberania dos pactuantes. O que se denota o favorecimento mediante a inserção de novas posturas frente aos usos dos recursos naturais.
b. O plano de ações é decisão internacional que originou documento de quarenta capítulos, para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 170 países, que visa a restauração do meio ambiente ao status quo.
c. É um compromisso firmado entre os países durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 2002, no Rio de Janeiro.
d. O plano de ações da Agenda 21 está descrito em seu rol 4 seções, 40 capítulos, 115 programas, e aproximadamente 2.500 ações a serem alcanças, mediante ações que a longo prazo, que através de cada temática se estabelece projetos, objetivos, metas, planos e modos de implantação e execução.
e. Que o plano de ação estratégico, é imbuído de audácia e na mais genuína tentativa na promoção, em proporções mundiais, de um novo padrão de comportamento consumeirista.
Feedback
A resposta correta é: O plano de ações da Agenda 21 está descrito em seu rol 4 seções, 40 capítulos, 115 programas, e aproximadamente 2.500 ações a serem alcanças, mediante ações que a longo prazo, que através de cada temática se estabelece projetos, objetivos, metas, planos e modos de implantação e execução..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere aos Princípios do Direito Ambiental, assinale, das opções abaixo, aquela que define corretamente os Princípios Ambientais.
Escolha uma:
a. O Princípio do Poluidor-Pagador se fundamenta na responsabilidade e obrigação que recai sobre o utilizador do recurso natural, o que implica que quem se utiliza o recurso ambiental deve suportar seus custos.
b. O Princípio da Participação da Sociedade, por sua vez, aclamado e consagrado na Declaração da ECO-92, também conhecida como Cúpula da Terra, contextualiza a intervenção de associações da sociedade civil.
c. Na Declaração de Estocolmo de 1972: Os Recursos não renováveis do Globo devem ser explorados de tal modo que não haja risco de serem exauridos e que as vantagens extraídas de sua utilização sejam partilhadasa toda humanidade, traduz o princípio da equidade no acesso aos recursos naturais.
d. O Princípio da Participação Cidadã, aclamado e consagrado na Declaração da CNUDS, mais conhecida como RIO+20, que garante além da participação individual na tomada de decisões relativas ao meio ambiental, não se reportando a intervenção de associações da sociedade civil.
e. O Princípio da Prevenção, também denominado como cautela ambiental, tem por objetivo e finalidade garantir a perpetuação da qualidade de vida sadia no globo e a continuidade das espécies.
Feedback
A resposta correta é: O Princípio do Poluidor-Pagador se fundamenta na responsabilidade e obrigação que recai sobre o utilizador do recurso natural, o que implica que quem se utiliza o recurso ambiental deve suportar seus custos..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na relação entre meio ambiente e cidadania, faz-se necessária atuação da sociedade e de fortalecimento político para a sociedade civil para que haja efetividade na preservação ambiental. De acordo com o alegado, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Articulação social em várias regiões.
b. Planejamento do crescimento econômico dos Estados signatários.
c. Controle da natalidade mundial.
d. Desde que o consumo da população seja atendido, há como se atuar no plano de preservação ambiental.
e. São ações no âmbito político que ocasione resultados contra a destruição ambiental, atendendo as necessidades da população que oportunizem a preservação dos recursos naturais.
Feedback
A resposta correta é: São ações no âmbito político que ocasione resultados contra a destruição ambiental, atendendo as necessidades da população que oportunizem a preservação dos recursos naturais..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As questões ambientais devem ser consideradas em todas as atividades humanas, de forma que provocaram uma ruptura com o padrão de desenvolvimento educacional, originando novos parâmetros pedagógicos. Nessa direção, marque a opção correta sobre os novos parâmetros pedagógicos na temática do meio ambiente:
Escolha uma:
a. Vigotsky que em sua obra “A Formação Social da Mente”, propõe que a educação ambiental é um processo intelectual, que promove um processo de adaptação da existência humana ao interagir com o meio ambiente, diante de sua degradação. Sendo assim, um processo de aprendizagem que se constitui da adaptação e um cuidado para não se perder qualidade de vida.
b. Vigotsky e Fritjof Capra conceituam que para a educação ambiental seja transformadora, o homem tem que resignificar seus padrões de utilização dos recursos naturais, voltando a viver como antepassados que não consumiam tanto de produtos industrializados. Sendo assim, podem-se atingir as propostas do IPCC, na redução do desenvolvimento econômico e industrial. Ou seja, a educação ambiental tem a finalidade de mudar o padrão de consumo atual.
c. Vigotsky que em sua obra “A Formação Social da Mente”, assevera que a educação ambiental ao estar inserido no processo intelectual, promove um processo de reconstrução interna ao interagir com o meio ambiente. Sendo assim, um processo de aprendizagem que se constitui da reconstrução e ressignificação dos valores e conceitos.
d. A dimensão ambiental relacionada com a existência humana, que na existência humana e na sua sistemática de convivência com os demais seres vivos e os recursos naturais, visa harmonizar a necessidade humana com a utilização dos recursos naturais, sendo que tais recursos estão a disposição e uso ilimitado, desde que se respeite a legislação ambiental. Sendo este o Princípio da Educação Ambiental.
e. Ao proporcionar uma interdisciplinaridade normativa, ou seja, uma real preocupação com o meio ambiente, o legislador dispôs que a partir de então os cidadãos seriam responsáveis pelo uso racional dos recursos humanos. Pois, a existência humana e suas necessidades devem estar aliadas com a preservação ambiental e destinação final de seus resíduos, devendo respeitar os limites de uso determinados. Sendo este o Princípio da Ubiquidade no âmbito educacional.
Feedback
A resposta correta é: Vigotsky que em sua obra “A Formação Social da Mente”, assevera que a educação ambiental ao estar inserido no processo intelectual, promove um processo de reconstrução interna ao interagir com o meio ambiente. Sendo assim, um processo de aprendizagem que se constitui da reconstrução e ressignificação dos valores e conceitos..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Diante do quadro da situação climática mundial que demonstra a dimensão global da problemática ambiental, houve a imposição de uma nova ordem climática nos mais diversos aspectos, sendo eles de ordem politica, econômica e social, ocasionando uma reorganização política dos Estados que estruturou uma nova ordem jurídica e política internacional. Na intenção de preservar o que ainda existe de recursos naturais, havendo um chamamento mundial à população no que se aponta ao clamor ambiental, gerou uma atuação participativa e deliberativa da sociedade civil para superação dos riscos ambientais atuais da humanidade, surgindo um novo conceito de cidadania, a cidadania ambiental. A respeito da cidadania ambiental, assinale a assertiva correta sobre a sua definição:
Escolha uma:
a. Tem enfoque na postura de cada individuo para que haja uma utilização sustentável do meio ambiente.
b. É a participação dos cidadãos no próprio desenvolvimento da sociedade de modo a comtemplar os direitos ambientais, conforme legislação e limites dados pelo Estado-nação.
c. É a conscientização que os danos ambientais causados acarretam prejuízos além dos limites territoriais.
d. É a participação dos cidadãos para que haja fiscalização no uso dos recursos naturais.
e. Reconhecimento da dimensão planetária da crise ambiental, como afirma o princípio democrático para além das fronteiras nacionais.
Feedback
A resposta correta é: É a participação dos cidadãos no próprio desenvolvimento da sociedade de modo a comtemplar os direitos ambientais, conforme legislação e limites dados pelo Estado-nação..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a Constituição Federal de 1988, que instrumentalizou legislação de proteção ao meio ambiente referente aos Princípios do Direito Ambiental, cabe ao Poder Público exigir estudo prévio de impacto ambiental em sua disposição legal presente no art. 225, §1º, IV. Assinale qual o Princípio Ambiental aplicado que se pode deduzir desse dispositivo:
Escolha uma:
a. Princípio da Prevenção.
b. Princípio da Precaução.
c. Princípio Democrático.
d. Princípio da Responsabilidade.
e. Princípio do Poluidor Pagador.
Feedback
A resposta correta é: Princípio da Prevenção..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Política Nacional de Educação Ambiental, disposta na Lei no 9.795/99, que no seu primeiro artigo conceituou, relacionou princípios e fundamentou a Educação Ambiental, precisa ser sempre revista, e promovida. Nessa direção, a respeito do conceito da Educação Ambiental, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Dos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
b. A Educação Ambiental tem a função de atribuir valores sociais e ecológicos, para a exploração de maneira reciclável. Pois, é uma tendência mundial e adotada em todas as instituições, a Responsabilidade Social.
c. Como o meio ambiente, que constitucionalmente é considerado e tratado, como bem de uso comum do povo, também obrigatório os estudos para que exista uma educação ambiental que é obrigatória a todos os cidadãos, existindo um cadastro social, para que todos tenham a devida formação.
d. Dos processos pedagógicos onde as comunidades locais constroem valores ecológicos conforme os costumes e a realidade da região, para a preservação das dos recursos naturais.
e. Dos processos pedagógicos onde oseducandos, de maneira individual ou coletiva, constroem valores ecológicos para a preservação das florestas, mares e animais, que correm riscos.
Feedback
A resposta correta é: Dos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Agenda 21 é um acordo da comunidade internacional que visou a perpetuidade humana juntamente com o desenvolvimento econômico. A respeito da Agenda 21, assinale a alternativa correta sobre sua pactuação e origem:
Escolha uma:
a. Diante da publicação do Relatório Brundtland.
b. Teve sua aplicação juntamente com o Protocolo de Quioto.
c. Na ECO 92.
d. Na Conferência de Estocolmo de 72.
e. Na COP11/MOP1.
Feedback
A resposta correta é: Na ECO 92..
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina