Buscar

PIM III

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
WILKER OLIVEIRA FURTADO
RA. 1916962
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SIMÃO-GO
PIM III
SÃO SIMÃO-GO
OUTUBRO / 2019
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
WILKER OLIVEIRA FURTADO
RA. 1916962
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO SIMÃO-GO
PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP Orientador(a): Prof. Claudio Ditticio
SÃO SIMÃO-GO
OUTUBRO / 2019
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 - Organograma da Câmara Municipal de São Simão-GO
7
FIGURA 2 - Pirâmide de Motivação de Maslow 
9
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1: Gastos da Câmara Municipal
16
Gráfico 2: Níveis de Escolaridade / Formação dos Funcionários 
17
Gráfico 3: Atendimentos / Necessidades 
18
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 
5
2 RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
6
3 CONTABILIDADE
13
3.1 Patrimônio
13
3.2 Balanço Patrimonial e Patrimônio Líquido 
14
3.3 Balanço Contábil da Empresa
14
4 ESTATÍSTICA APLICADA 
16
5 CONCLUSÃO 
19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
20
1 INTRODUÇÃO
Como exigência parcial da conclusão do segundo semestre do curso superior de Gestão Pública da Universidade Paulista – UNIP, o Trabalho de Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III), das disciplinas de Recursos Humanos, Contabilidade e Estatística Aplicada, busca evidenciar de maneira objetiva e clara como ocorre a aplicação dessas disciplinas no dia-a-dia de uma empresa.
A Empresa estudada foi a Câmara Municipal de São Simão, estado de Goiás, situada à Praça Cívica nº 02 Centro São Simão-GO.
O município tem sua origem no antigo povoado de São Simão, começado em 1930, por pescadores e garimpeiros de diamantes. O povoado localizado às margens do Rio Paranaíba, divisa de Goiás com Minas Gerais, passou a receber as primeiras moradias em 28 de outubro de 1935, depois da construção da ponte coligando os dois Estados.
As residências foram se formando nas adjacências da repartição fazendária, com a instalação do primeiro posto fiscal no local. São considerados como fundadores e pioneiros do povoado do Canal de São Simão, deste modo chamado depois da instalação da Ponte Leopoldo Moreira, Alberto Reis Machado, Andiara Bitencourt e Antônio Santarem.
No dia 24 de junho de 1957, por meio da Lei Municipal n° 24, o povoado do Canal de São Simão passou a ser distrito, denominado Mateira, unido a Paranaiguara. O distrito de Mateira por força da Lei Estadual n° 2.108, de 14 de novembro de 1958, foi elevado à categoria de município, sendo chamado de São Simão, sendo seu distrito judiciário dependente à Comarca de Paranaiguara. O primeiro prefeito nomeado de São Simão foi José Waldemar da Silva.
Oficialmente no dia 3 de outubro de 1975 foram instalados os poderes Executivo e Legislativo da nova sede do município de São Simão.
Assim, será estudado acerca do Poder Legislativo nomeadamente, averiguando com é o funcionamento desta empresa.
Será verificado que na mencionada empresa os colaboradores são desmotivados, e que existe a necessidade de melhoria no clima organizacional.
Por meio de referencial teórico iremos falar a respeito da contabilidade e estatísticas aplicados ao setor público.
2 RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A Gestão de Pessoas – GP é uma área muito sensível à mentalidade que prepondera nas organizações. Ela é muito situacional e contingencial, pois irá depender de diferentes aspectos, como a cultura existente em cada organização, da estrutura organizacional seguida, do negócio da organização, das características do contexto ambiental, da tecnologia empregada, dos processos internos, do estilo de gestão usado e de uma grandeza de outras variáveis importantes. (CHIAVENATO, 2008, p. 08)
É possível perceber com isso, que o autor constitui determinada relação entre o processo de Gestão e a construção ideológica que norteia o sistema organizacional de uma empresa. Os aspectos ideológicos orientam a ação desempenhada pelos gestores. A cultura, as regras instituídas socialmente, a condição social dos executores da ação empresarial, são elementos importantes para o entendimento do que caracteriza a Gestão e suas nuances.
A gestão de pessoas é muito importante no setor privado, mas no setor público não é diferente, iremos averiguar aspectos da Câmara Municipal de São Simão-GO.
A Câmara Municipal de São Simão-GO, é um organismo de gestão pública, situado à Praça Cívica nº 02, Centro, CEP 75.890-000, em São Simão, Estado de Goiás.
A estrutura organizacional da Câmara Municipal de São Simão, determinada por meio da Lei nº 559 de 27 de fevereiro de 2015 e é constituída de:
DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
I - Gabinete da presidência
1. Chefia de Gabinete;
2. Assessoria de Comunicação;
3. Diretoria de Avaliação e Controle Interno;
4. Diretoria Administrativa e Financeira
5. Diretoria de Recursos Humanos
II – GABINETE DOS VEREADORES
1. Assessoria Parlamentar.
2. Assessoria Especial;
FIGURA 1 - Organograma da Câmara Municipal de São Simão-GO
A Câmara de Vereadores procura atender aos desejos da coletividade, por meio das suas funções institucionais de legislar a respeito dos assuntos de sua competência, assim como de controlar e fiscalizar a administração, sobretudo a execução orçamentária e a tomada de contas do Prefeito, tendo em vista, principalmente, o atendimento da população nas suas necessidades essenciais para dignificar a vida da comunidade.
Por meio da função legislativa, que incide na produção de normas legais para disciplinar as matérias constitucionalmente privadas ao Município, desempenhada com a participação do Prefeito, é que se instituem as leis municipais, e no âmbito local, se cumpre o princípio da legalidade a que se submete a Administração Pública no denominado Estado de Direito.
A função fiscalizadora, que não se restringe aos aspectos financeiros e orçamentários, mesmo que estes sejam os mais importantes, concretiza-se perante diferentes mecanismos, expedientes e métodos, como por exemplo, os pedidos de informação, a convocação de assessores do Prefeito para prestar explicação e pela ação das comissões parlamentares de inquérito, finalizando com o julgamento anual das contas do Prefeito.
A Câmara encontra-se constituída internamente por meio de Lei que regulamenta o quadro de funcionários efetivos e comissionados, esta lei é com data de 27 de fevereiro de 2015 sua última modificação, todavia a estrutura organizacional foi estabelecida em 2009 e desde então vem passando alterações até chegar o conteúdo da mencionada lei. 
Ainda, por imposição constitucional, o funcionamento da Câmara, corresponde às sessões legislativas anuais ordinárias, em número de quatro, que compõem a legislatura para a qual são eleitos os Vereadores. A Câmara fora da sessão legislativa ordinária, nos recessos, pode se reunir, se convocada extraordinariamente.
A Câmara de São Simão tem um orçamento anual em torno de 4.800.000, que são gastos com a folha de pagamento e com a manutenção do trabalho e do prédio onde funciona. Tem 59 pessoas em sua folha de pagamento, dos quais 19 foram admitidos por meio de concurso público e outros 29 por meio de nomeação pelo Presidente da Câmara e mais 11 são vereadores.
A Organização tem em torno de 30% dos funcionários efetivos, ingressados por meio de concurso, e o restante são cargos comissionados e contratados. Existem muita insatisfação e desmotivação dos funcionários efetivos, por causa da desvalorização dos mesmos.
O funcionário público seja em instituições federais, estaduais ou municipais, é responsável pela manutenção e pela organização dos serviços prestados. 
O clima organizacional está fortemente associado com a motivação dos membros da organização. Quando há elevada motivação entre os participantes, o clima organizacional tende a ser alto e proporciona relações de satisfação, de animação, de interesse e de colaboração entre os participantes. Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou por barreiras à satisfação das necessidadesindividuais, o clima organizacional tende a baixar.
Para Luz (2001), o clima organizacional pinta o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Nota-se que este clima influencia intensamente a produtividade do indivíduo e, por conseguinte da empresa. Deste modo, o mesmo precisa ser adequado e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa.
O setor de recursos humanos é responsável pela coordenação, plano e implementação de todas as tarefas e atividades arroladas com a área de recursos humanos e tem suas atividades divididas em três níveis básicos e segundo com Chiavenato (1999), existe uma hierarquia do planejamento.
O gerenciamento de recursos humanos na empresa é realizado por um diretor e é de forma operacional, pois o departamento se restringe a apontar horas extras realizadas, levantamento da folha de pagamento, realização de escalas de serviço e rotina de comunicação interna.
Na Câmara Municipal de São Simão, o Regime é Estatutário, ou seja, existe uma lei característica onde prevê as normas a serem acompanhadas. Em geral essas normas não diferem muito do que prevê a CLT.
Além do mais existe também o plano de cargos e carreira dos servidores. Nesse plano está previsto o incentivo funcional, direitos, deveres. Todavia esse plano é cheio de brechas e na maioria das vezes não é fácil obter o que está previsto em seus artigos, causando assim certa desmotivação nos servidores.
Herzberg (1970 apud BERGAMINI, 2002, p. 66) institui dois fatores que elucidam o comportamento das pessoas em ocasião de trabalho: fatores extrínsecos ou higiênicos estão centrados no ambiente que circunda as pessoas e compreende as condições dentro das quais elas exercem seu trabalho; fatores intrínsecos ou motivacionais estão associados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas destacadas. De acordo com Herzberg, baixos níveis de fatores higiênicos geram insatisfação, a qual é abolida quando esses fatores alcançam um nível apropriado; entretanto, a inexistência de insatisfação não é satisfatória para a existência de motivação para um melhor desempenho no trabalho, o que só é alcançado por meio dos fatores motivadores. A falta de fatores motivadores por outro lado, somente denota a inexistência de motivação e não basicamente a insatisfação. Assim, os fatores higiênicos são poderosas fontes de insatisfação, mas muito raro de motivação, enquanto os fatores motivadores são poderosas fontes de motivação, mas raramente de insatisfação.
Quando discorremos sobre motivação, não podemos deixar de citar a teoria de motivação de Maslow (1908 – 1970), psicólogo americano, estimado o pai do humanismo na psicologia, que é uma das mais aplicadas, e é representada na forma de uma pirâmide:
FIGURA 2 – Pirâmide de Motivação de Maslow
Onde:
Necessidades fisiológicas diz respeito às necessidades do organismo e são a prioridade principal do ser humano, como alimentar e respirar.
Necessidades de Segurança, compreende a estabilidade fundamental que o ser humano ambiciona ter, como por exemplo, segurança financeira e física.
Necessidades Sociais que decorrem depois do aparecimento das duas primeiras categorias, são as necessidades associadas à atividade social, aceitação social, amizades, suporte familiar e amor.
Necessidades de Status e Estima, quer dizer, ser reconhecido como uma pessoa respeitada e competente.
Necessidade de Auto realização, que é instintiva do ser humano, as pessoas possuem a capacidade de ultrapassar desafios realizando o melhor com suas habilidades, considerando o mais alto potencial da pessoa.
Outra teoria muito comentada hoje em dia é a Teoria da Expectativa, de Victor Vroon, uma das teorias da motivação mais em utilização. Esta teoria possui por base, a associação entre o esforço gasto pela pessoa para executar um trabalho, a atuação e os resultados deste, ou seja, a motivação de uma pessoa, ou quanto de esforço a pessoa está preparada a utilizar na realização de algo irá depender de sua expectativa no que diz respeito aos resultados, levando em consideração sua importância e sua própria capacidade para o desempenho adequado.
Tachizawa, Ferreira e Fortuna apud Oliveira (2004, p. 240) garantem:
A realização de pesquisas junto aos funcionários, com a finalidade de avaliar seu perfil socioeconômico e seu grau de motivação, satisfação e integração, pode acarretar subsídios para a análise das diferentes subculturas comumente presentes na maioria das organizações. (Tachizawa, Ferreira e Fortuna apud Oliveira, 2004, p. 240)
De acordo com Tachizawa, Ferreira e Fortuna apud Fernandes (2004, p.240), a motivação do quadro de pessoal é essencial, pois os recursos humanos que existem na organização precisam sentir-se amparados e seguros. Então a importância, como assinala Tachizawa, Ferreira e Fortuna apud Deming, (2004, p. 240) de eliminar o medo para que as pessoas consigam desenvolver suas habilidades e cooperar com novas idéias. As pesquisas internas são muito úteis, deste modo, na medida em que possibilita identificar as providencias indispensáveis ao melhoramento do clima organizacional e logo, à aquisição de um nível apropriado de competitividade e qualidade total.
Para Inácio (2009), existem certas premissas fundamentais para um bom ambiente de trabalho que precisam ser fomentadas pela gestão de pessoas e desenvolvidas por todos na organização: Abranger e entender todos os colaboradores no trabalho de melhoria do serviço, com evidência na participação dos mesmos no processo de gestão; Sustentar esforços para criar e manter uma cultura organizacional que administre à excelência do desempenho a ao crescimento individual e organizacional; Reconhecer que é imprescindível capacitar e profissionalizar os seus colaboradores para que desenvolva e use seu pleno potencial de modo lógico e convergente com os objetivos estratégicos da empresa gerar integração entre os vários grupos da organização dentro tantas outras.
A Câmara de São Simão, tem um histórico de bom atendimento e boa estrutura física, todavia, de certos anos para cá, mais nomeadamente desde a realização do primeiro concurso, em 2006, vem existindo reclamações de grande parte dos servidores efetivos da Casa.
Este órgão tem 19 funcionários efetivos, deste total, 13 ingressaram no primeiro concurso, que foi no ano de 2006 e o restante, ingressaram no último concurso que aconteceu no ano de 2013.
Existem os níveis hierárquicos, onde os mais altos, os cargos de chefia, são de nomeação livre, e os outros são preenchidos por concursados e contratados. Assim, existem conflitos entre os colegas de trabalho já que, alguns já há vários anos no órgão e com maior capacidade e experiência, não têm expectativa nenhuma de melhorias. Deste modo, o clima organizacional é ruim, existe ausência de motivação e integração entre os funcionários que vivem uma determinada disputa para ganhar atenção, acarretando rumores ou “fofocas” pelos corredores, o que acaba prejudicando a liderança da presidência que assume a Casa, pois é o presidente que toma todas as decisões. 
Não existe a vasta divulgação do andamento dos processos e decisões da presidência, somente alguns funcionários possuem acesso a estas informações. O foco da Câmara Municipal de São Simão é a fiscalização das ações do Executivo de maneira a favorecer a população como um todo e atender os munícipes que se deslocam para conseguir informações de seu interesse.
O Poder não possui o costume de realizar programas de Treinamento e Desenvolvimento, nem ao menos costuma realizar atualizações salariais para o incentivo aos funcionários, mas existe instituído no Plano de Cargos e Salários reconhecimento, do tipo gratificação por titularidade aos funcionários que procuram seu próprio aperfeiçoamento.
Existe o organograma do órgão, e não foi achado pontos negativos em sua estrutura, porém, mesmo com sua existência não ter muita utilidade, pois, mesmo quando o funcionário se reporta ao seu superior imediato, este recomenda para ofuncionário buscar a presidência para expor seu problema, por não ter o poder de decisão para resolvê-lo.
Todo início de ano são realizadas reuniões com os setores para a distribuição das tarefas que serão executadas durante o ano e ao final são realizados relatórios do trabalho.
Na Câmara de São Simão possui um Regimento Interno que apresenta a finalidade de administrar todas as ações da Câmara Municipal, para que não exista a possibilidade de se tomar decisões diferentes para um certo assunto.
As admissões e demissões são a critério da presidência da Câmara, menos em relação aos servidores concursados. A remuneração de todos os servidores é colocada por meio de Lei, existe reposição inflacionária anual, mas não acréscimo real.
É possível então perceber servidores desmotivados em conversas informais onde garantem que irão continuar por pouco tempo, por não existir visualização de nenhuma expectativa de melhora.
Não existe também programa de qualidade de vida no trabalho.
3 CONTABILIDADE
Para Santos (2007), a contabilidade expõe as alterações sofridas pelo patrimônio da empresa e origina informações quantitativas e qualitativas a respeito dela, tanto em termos físicos quanto monetários.
No livro texto da UNIP (2019) Santos, descreve três funções distintas desempenhadas pela contabilidade
1) Orientação: envolve a elaboração de relatórios contábeis (balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício, por exemplo), através dos quais é comunicada a posição econômica e financeira da empresa. É possível dizer que aí temos a essência da contabilidade, pois sua finalidade é o fornecimento de informações úteis.
2) Controle: constitui-se de processos pelos quais a administração é conhecedora de que a empresa está agindo segundo com os planos e as políticas anteriormente instituídas.
3) Registro: para que possam haver controle e orientação, é imprescindível que os fatos econômicos e financeiros que acontecem numa empresa sejam registrados. Compreende o registro, a análise e a classificação dos fatos, assim como a escrituração e o arquivo dos documentos pelos fatos.
A Lei 11.638/07 apresenta em seu parágrafo 6º o seguinte texto:
“§ 6º A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa” (NR)”. Deste modo os dados fornecidos neste projeto de pesquisa são fictícios, não enquadrando com o balanço financeiro verdadeiro da empresa Câmara Municipal de São Simão e estando em concordância com a orientação contida no Manual PIM III.
3.1 Patrimônio
De acordo com o dicionário Aurélio Beta (2012), patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa jurídica.
A Câmara Municipal de São Simão tem um patrimônio estimado em R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) entre imóvel predial, veículos, móveis, equipamentos.
3.2 Balanço Patrimonial e Patrimônio Líquido
Os componentes patrimoniais são expostos em um demonstrativo contábeis chamado de Balanço Patrimonial que pode ser representado das seguintes formas:
Bens + Direitos / Obrigações
Ou
Ativo/ Passivo
Significa que o Patrimônio Líquido da empresa é realizado com base na diferença nos bens e direitos que a empresa tem e as obrigações que têm ou meramente a subtração do Ativo pelo Passivo, podendo este resultado ser positivo, se o conjunto de bens e direito for maior que as obrigações, pode-se ter também um resultado negativo, quanto o valor monetário do conjunto das obrigações e bens é maior que o conjunto de bens e direitos e por fim, mas muito difícil de ocorrer na prática, temos o resultado nulo, que nada mais é do que quando o valor dos bens e direitos fica igual ao valor das obrigações, ou seja existe um valor do ativo justamente igual ao do passivo
3.3 Balanço Contábil da Empresa
O Balancete abaixo faz alusão ao fechamento contábil da Câmara Municipal de São Simão no mês de agosto de 2019, e possui seus valores expressos em moeda corrente nacional.
Sobre a liquidez a empresa exibe uma situação de liquidez satisfatória, pois não apresenta dívidas em longo prazo.
Assaf Neto (2007) desponta a porcentagem das dívidas a curto prazo (circulante) em condições de serem liquidadas de maneira imediata.
Quanto a liquidez corrente, que recomenda o que a empresa tem de imediato para cobrir as despesas imediatas, a empresa é muito sólida neste sentido, pois não tem saldo negativo.
4 ESTATÍSTICA APLICADA
Para Silva (2012), “Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos”.
No que se refere a dados estatísticos a Câmara Municipal de São Simão não foge à regra e como qualquer empresa que se planeja, ela trabalha com dados estatísticos. A Câmara recebe mensalmente o duodécimo no valor de aproximadamente 480.000,00 mensais. Esse valor é gasto conforme gráfico (1) a seguir:
Gráfico 1: Gastos da Câmara Municipal
· 1% Combustível
· 1% Lanches
· 1% Supermercado
· 13% CAIXA
· 15% INSS
· 2,5% Energia e telefone
· 5% Diária a vereadores
· 5% Diversos
· 57% Folha de pagamento
É claro que a estatística também é utilizada internamente na instituição, onde se aplicam estudos relacionados ao preparo profissional dos funcionários da instituição, onde os que se destacam recebem um adicional de incentivo profissional a título de vantagem financeira pessoal, o setor de gestão de recursos humanos, juntamente com a assessoria jurídica determina a correlação dos cursos na área de atuação do funcionário e assim este recebe o incentivo.
O gráfico a seguir (2) mostra que os funcionários da Câmara Municipal de São Simão possuem níveis altos de escolaridade, mesmo este não sendo requisito para ocupação do cargo, conforme edital do concurso público que prestaram, deixando transparecer que a empresa realmente necessita da Gestão Estratégica em Recursos Humanos, pois para conseguir o incentivo funcional há certa morosidade, por parte dos gestores, ficando a administração a administração apenas com a função de realizar as tarefas do chamado Departamento Pessoal, ficando então a situação de Gestão Operacional de Recursos Humanos.
Gráfico 2: Níveis de Escolaridade / Formação dos Funcionários
65% nível médio
30% nível superior
02% pós graduação
02% mestrado
01% doutorado
Tendo em vista que é uma cidade do interior, onde há uma carência grande de emprego, muitas pessoas recorrem a órgãos públicos em busca de algum de tipo auxilio para suas famílias.
Assim sendo o trabalho na Câmara Municipal é feito baseando-se no número de atendimentos realizados mensalmente, observando os anseios da população, ou seja, as pessoas vão até a Câmara com qual intuito?
O gráfico 3, demonstra que no mês de agosto as pessoas procuraram por emprego, remédio, cesta básica
Gráfico 3: Atendimentos / Necessidades
· 57% - Emprego
· 32% - Cesta básica
· 10% - Medicamentos
· 01% - Diversos
5 CONCLUSÃO
Portanto ao final do presente projeto integrado multidisciplinar, foi possível perceber que a empresa objeto de pesquisa deste estudo administra e gerencia o seu quadro de recursos humanos de maneira muito retrógrada, com o RH fazendo somente o papel de preencher formulários, receber documentos e realizar a parte burocrática da administração de pessoal, deixando muito a desejar o que se denomina de moderna gestão de recursos humanos, a gestão estratégica.
Acredita-se que tem a muito a melhorar, sugerindo portanto que a empresa tome para si a responsabilidade de qualificar a sua mão de obra e que participe de maneira direta com os funcionários nas mais distintas atividades, como reuniões, palestras motivacionais, e cursos de capacitação, aperfeiçoando deste modo a qualidade da mão de obra, motivando os colaboradores, com a certeza que existirá possibilidade de a empresa alcançar voos mais altos e conservar seus colaboradores mais motivados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FERRARIN, Kelly Avancini. A influência da insatisfação do servidor no clima organizacional: Um Estudo de Casona Câmara Municipal de Cristalina/GO. Trabalho de conclusão do curso (Administração com Ênfase em Gestão de Pessoas). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/a-influencia-insatisfacao-servidor-no-clima-organizacional.htm>
LIMA I.F. CARNEIRO A.P.L. Gestão de Pessoas na Administração Pública: pessoas competentes, melhores resultados. Disponível em <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/gesto-de-pessoas-na-administrao-pblica-pessoas-competentes-melhores-resultados/>
História da Cidade de São Simão-GO. Disponível em <https://www.saosimao.go.gov.br/historia-2/>

Continue navegando