A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
QUEST COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Pré-visualização | Página 9 de 10

de comunicação como de importância estratégica também. O plano estabelece de que maneira a comunicação organizacional vai atuar internamente ou externamente, conforme o caso.
Dentro do Plano Integrado de Comunicação Empresarial, o planejamento é uma das principais atividades que devem ser contempladas. Para sua elaboração, algumas atividades devem ser realizadas. Nas alternativas a seguir indique qual delas não se aplica ao planejamento.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Rever os resultados e arquivar o projeto.
	Respostas:
	a. 
Analisar o que existe em comunicação.
	
	b. 
Planejar o que deve ser utilizado para os objetivos traçados.
	
	c. 
Implantar as ações planejadas.
	
	d. 
Controlar os resultados dessas ações.
	
	e. 
Rever os resultados e arquivar o projeto.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: A letra correta é a letra “e” uma vez que na fase de planejamento é importante analisar a atual situação da comunicação, o que existe, o que não é feito, para pensar em ações que possam contemplar os diversos públicos e áreas envolvidas. Nessa fase é preciso: analisar o que existe em comunicação; planejar o que deve ser utilizado para os objetivos traçados; implantar as ações planejadas; controlar os resultados dessas ações; rever os resultados e voltar a planejar.
	
	
	
· Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Modelo básico do PICE.
O planejamento de comunicação interna é fundamental para melhorar a produtividade de uma empresa, uma vez que o público interno precisa estar informado e alinhado com os objetivos da organização para produzir mais, com eficiência e qualidade. 
A comunicação interna ainda atua na manutenção de um clima organizacional positivo, fornecendo informações relevantes e diminuindo consideravelmente a famosa “rádio peão” (adaptado de https://interfacecomunicacao.com.br/qual-a-importancia-de-um-planejamento-de-comunicacao-interna/).
Dentro do modelo básico do Plano Integrado de Comunicação Empresaria (PICE) alguns elementos devem ser contemplados para que este seja eficaz. Um deles é o seu objetivo. Qual das alternativas abaixo não se enquadra como conteúdo do objetivo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Favorecer a imagem dos stakeholders.
	Respostas:
	a. 
Fortalecer a credibilidade.
	
	b. 
Favorecer a imagem dos stakeholders.
	
	c. 
Abrir e manter canais de comunicação.
	
	d. 
Obter bons negócios.
	
	e. 
Motivar funcionários.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: A letra correta é a letra “b”, pois esse modelo busca conscientizar a opinião pública de que a empresa age bem em todos os sentidos (com a comunidade, com o meio ambiente, com os funcionários, é ética, cumpridora de suas obrigações e tem responsabilidade social). Além disso, acentua-se o seguinte: fortalecer a credibilidade; abrir e manter canais de comunicação; obter bons negócios; motivar funcionários; favorecer a imagem pessoal da diretoria e da gerência.
	
	
	
· Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Comunicação interpessoal – apresentações.
Segundo Fleury (2002) o processo de comunicação interpessoal no âmbito das organizações deverá ser capaz de abarcar todas as mudanças e os desafios propostos pela globalização, pelo avanço tecnológico do setor de transmissão de informações e pela acirrada competitividade.
 
Uma apresentação bem-sucedida serve para informar ou persuadir a audiência. Sabendo disso, qual das alternativas abaixo não atende aos fatores que determinam uma apresentação de valor?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Deixar os objetivos da apresentação subentendidos.
	Respostas:
	a. 
Despertar a atenção da plateia.
	
	b. 
Deixar os objetivos da apresentação subentendidos.
	
	c. 
Enfatizar a importância do assunto que está sendo exposto.
	
	d. 
Buscar a compreensão dos ouvintes.
	
	e. 
Produzir o efeito desejado (persuade e influencia).
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: A letra correta é a letra “b”, porque a “Apresentação” é uma forma de comunicação que serve para informar e/ou persuadir uma audiência. Uma apresentação bem-sucedida: produz o efeito desejado (persuade e influencia); desperta a atenção da plateia; mostra claramente os objetivos pretendidos; enfatiza a importância do assunto que está sendo exposto; expõe o assunto de forma clara e interessante; busca a compreensão dos ouvintes.
	
	
	
· Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Apresentações – recursos de apoio.
Em apresentações são utilizados vários recursos, tais como datashow, telão, computador, notebook, entre outros. Estes elementos são utilizados na apresentação dos slides. Para a montagem de um bom visual são necessários alguns fatores importantes. Aponte qual das alternativas abaixo não se encaixa nas regras de uma boa apresentação de slides:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Evite usar muitas cores.
	Respostas:
	a. 
Evite usar muitas cores.
	
	b. 
Escreva com letras legíveis.
	
	c. 
Faça legendas.
	
	d. 
Apenas uma ideia por visual.
	
	e. 
Use poucas linhas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: A alternativa correta é a “a”, pois no tocante à apresentação dos slides, lembre-se sempre de usar letras legíveis, sem erros gramaticais e com boa disposição gráfica. O uso das cores é importante, mas no máximo três. Entre as regras básicas para produzir um bom visual, destacam-se: coloque um título; faça legendas; escreva com letras legíveis; limite a quantidade de tamanho das letras; componha frases curtas; use poucas linhas; use cores; use apenas uma ideia em cada visual; utilize apenas uma ilustração em cada visual; retire tudo o que prejudicar a compreensão da mensagem.
	
	
	
· Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Apresentações – sugestão para organização.
Uma boa apresentação se faz com organização e planejamento. Para isso, existem fatores básicos que devemos seguir para a elaboração da apresentação, sendo que a elaboração de uma ficha mental tem algumas vantagens em ser elaborada. Qual das alternativas a seguir não faz parte da organização e planejamento de uma boa apresentação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Fugir um pouco do seu esboço em nada interferirá com o tempo de apresentação.
	Respostas:
	a. 
Monte uma ficha física com os tópicos sobre os quais pretende falar e o tempo necessário para cada um deles.
	
	b. 
Segurança, clareza e objetividade por causa da sequência lógica proposta.
	
	c. 
Possibilita a persuasão, “vender a ideia” em tempo adequado e planejado.
	
	d. 
Fugir um pouco do seu esboço em nada interferirá com o tempo de apresentação.
	
	e. 
Facilita a tranquilidade, mesmo em momentos mais difíceis ou comprometedores no transcorrer da apresentação.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: A alternativa correta é a “d” porque para organizar uma apresentação, é essencial um ponto de honra da comunicação, como ele chama, fazer um planejamento, uma ficha mental e ensaiar. Montar uma ficha mental deve ser uma maneira corrente para planejar apresentações em público, pois possui as seguintes vantagens: segurança, clareza e objetividade, por causa da sequência lógica proposta; possibilita a persuasão, “vender a ideia” em tempo adequado e planejado; facilita a tranquilidade mesmo em momentos mais difíceis ou comprometedores no transcorrer da apresentação.
	
	
	
· Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Apresentações – na hora da apresentação.
A comunicação interpessoal é, de maneira resumida, a troca de informações entre dois ou mais indivíduos e parece ser algo bem simples, porém para quem lida cotidianamente com pessoas, o processo não é tão fácil assim — de modo especial nas organizações que precisam lidar com muitos conflitos gerados por uma comunicação com ruídos constantes nos meios corporativos, tornando-se um desafio tanto para gestores quanto para colaboradores.
Ao realizar uma apresentação, o desafio é o mesmo. Como comunicar adequadamente para os públicos que assistirão o evento?
O primeiro ponto a observar na hora da apresentação é que se deve ganhar o interesse da plateia. Para isso,