Buscar

AD1 de Alfabetização 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
Curso de Licenciatura em Pedagogia 
Avaliação à Distância 1 – AD1/ 2019-1
 Disciplina: Alfabetização 2 
Articulador Acadêmico: Stella Maris Moura de Macedo 
 
Nome: Beatriz da Silva Alves de Lira
 Matrícula:18212080356 Polo: Belford Roxo
Articulador Presencial: Dulce Ornillo
Após a leitura do texto, transcreva as ideias centrais apresentadas em cada categoria; Conceito de alfabetização, Natureza do Processo de Alfabetização e Condicionantes do processo de Alfabetização. Essa parte da resposta exige o uso de aspas. Em seguida, elabore um texto argumentativo, articulando as ideias da autora com os seus conhecimentos, no campo da alfabetização. 
1-Conceito de Alfabetização:
“Uma teoria coerente da alfabetização deverá basear-se num conceito desse processo suficientemente abrangente para incluir a abordagem mecânica do ler/ escrever, o enfoque da língua escrita como um meio de expressão/ compreensão, com especificidade e autonomia em relação à língua oral, e, ainda, os determinantes sociais das funções e fins de aprendizagens da língua escrita. Como se pode concluir da discussão a respeito do conceito de alfabetização, esta não é uma habilidade, é um conjunto de habilidades, o que a caracteriza como um fenômeno de natureza complexa, multifacetado.”
2-Natureza do Processo de Alfabetização:
“Do que foi, sucinta e superficialmente, exposto, pode-se concluir que a alfabetização é, como se disse inicialmente, um processo de natureza complexa. Trata-se de fenômeno de múltiplas facetas, que fazem dele objeto de estudo de várias ciências. Entretanto, só a articulação e integração dos estudos desenvolvidos no âmbito de cada uma dessas ciências pode conduzir a uma teoria coerente da alfabetização. No entanto, o problema da alfabetização não está, apenas, nessa sua característica interdisciplinar. Além desta, é preciso considerar, ainda, os aspectos sociais e políticos que condicionam a aprendizagem, na escola, da leitura e da escrita.”
3-Condicionantes do processo de Alfabetização:
“Conclui-se que, à natureza complexa do processo de alfabetização, com suas facetas psicológica, psicolinguística, sociolinguística e linguística, é preciso acrescentar os fatores sociais, econômicos, culturais e políticos que o condicionam. Uma teoria coerente da alfabetização só será possível se a articulação e integração das várias facetas do processo for contextualizada social e culturalmente e iluminada por uma postura política que resgate seu verdadeiro significado.”
4-Texto:
A cultura Familiar e o Processo de Alfabetização
Ao que se trata de alfabetização podemos analisar que são vários os fatores que podem contribuir e também dificultar o processo de alfabetização.
Tendo em vista que a linguagem oral ocorre de forma natural, e faz parte do processo de desenvolvimento do indivíduo, e que durante o decorrer de nossas vidas e a partir deste iremos nos apropriar, é o processo de aprendizagem que acontece de forma meticulosa através das instituições de ensino. Contudo a linguagem escrita é algo transferido, e dependendo das situações em que este processo é transmitido e mediado poderá prejudicar a aprendizagem e o avanço da linguagem escrita.
Um dos fatores a serem observados como um ponto complicador na construção da leitura e da escrita é o ambiente familiar, a criança que pertence à famílias privadas de uma situação formal, muitas vezes encontra dificuldades por falta de motivação e da realidade escolar que está longe de ser a realidade em seu cotidiano.
Em contrapartida uma criança que possui um ambiente familiar com uma linguagem mais formal; hábitos de leitura, será preparado não só para decifrar códigos, mas terá uma visão muito além, a apropriação da língua escrita. Por meio destes exemplos citados podemos observar como dá-se o ciclo vicioso no processo de alfabetização.
É claro que com isto não esteja sendo despejado sobre as famílias o insucesso do aluno; mas a intenção é a de trazer uma reflexão sobre a importância de-se oferecer condições e acesso à educação, o quanto se faz importante, incentivos e mais oportunidades, não só às crianças, mas também aos adultos, e demais integrantes que poderá andar ou não andar de mãos dadas aos nossos alunos.
Um ambiente familiar alfabetizado, em busca de um aprendizado contínuo, é um ambiente propício para uma alfabetização infantil de sucesso.
Sabendo da importância que a alfabetização seja global, e que isto acarretará na construção de cidadãos melhores e mais capacitados. É isto que enquanto educadores nós buscamos levar aos alunos, o poder de se apropriar da língua, pois a língua é poder!

Continue navegando