Buscar

Diferenças entre Direito Positivo e Direito Natural

Prévia do material em texto

1.Elabore um quadro comparativo em que fiquem evidentes as diferenças entre oDIREITO POSITIVO e oDIREITO NATURAL.(25 pontos) 
O direito natural é um direito pressuposto sendo superior ao estado, este direito se baseia nos princípios humanos e na moral e tem validade universal, imutável e atemporal com base nos princípios fundamentais, de ordem abstrata de caráter informal o sujeito infrator não sofre sanção jurídica e tem direito à liberdade e à igualdade e o direito natural é o direito inerente a todo ser humano, desde o nascimento e ninguém pode modificar “não é escrito, não é criado pela sociedade, nem é formulado pelo Estado” ele não depende do Estado e de nenhuma lei o direito natural é visto como uma derivação da essência humana pode ser de origem religiosa (as leis de Deus) ou da racionalidade dos seres humanos é o direito Positivo é definido e aplicado pelo Estado depende de uma manifestação de vontade, seja da sociedade ou de autoridades é um conjunto concreto de normas jurídicas, É válido por determinado tempo e tem base territorial. Ele é criado por meio de decisões voluntárias, e deve ser garantido por um conjunto de leis e normas. Se fundamenta na ordem e estabilidade da sociedade. DE caráter formal Sofre sanção jurídica esse direito se baseia em um ordenamento jurídico, sua validade é temporal e com base territorial. 
2.Por que os Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e todos os outros são denominados Estados Autônomos? De modo sintético, mostre as principais diferenças entre um Estado que tenha autonomia e outro que tenha soberania.(25 pontos)
Porque todos os Estados do Brasil têm limites estabelecidos pela Constituição da República Federativa do Brasil, que é o Estado Soberano. 
Os Estados brasileiros são autônomos, pois são estados membros ao qual são subordinados às limitações da vontade do Estado Brasileiro (estado nação) um Estado que tem a autonomia é limitado a vontade e as determinações da entidade que mantém a autonomia absoluta ou soberana Já o Estado soberano exerce a autoridade, impondo seu ordenamento jurídico sobre todo território. A soberania é a autoridade suprema a soberania é o poder de organizar juridicamente o estado sem influências externas fazendo valer suas decisões dentro do seu território e somente quem tem soberania pode estabelecer a autonomia de alguém e a autonomia é a liberdade de operar e exercer um determinado poder sobre si, com relação a uma determinada função a diferença de um Estado soberano é que o soberano tem o poder de controlar os estados autônomos que se encontrem em seu território, nesse caso, a União tem autoridade sobre o Rio de Janeiro, enquanto o Rio de Janeiro tem autoridade sobre suas cidades.
3.Identifique os diversos tipos de maioria praticados pelo Congresso Nacional brasileiro, em razão de previsão na nossa Constituição Brasileira e, em um máximo de 25 linhas, discorra sobre cada uma delas.(25 pontos)
Maioria absoluta- compõe-se a partir do primeiro número inteiro acima da metade de uma assembleia. Se a assembleia compõe-se de 501 deputados, sua maioria absoluta é de 251 deputados.
Maioria relativá a ou m maioria simples – É a que exige o maior número de votos dos que estejam presentes no plenário da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, mais da metade dos parlamentares em uma assembleia de 501 deputados, caso estejam presentes a uma sessao 251 deles, ou seja, sua maioria absoluta, pode haver deliberação e a maioria relativa ou simples será aquela que expressar a vontade da maioria daqueles 251 deputados. Assim se 100 votarem sim e 91 votarem não e 60se abstiveram, prevalece a vontade dos 100 que votaram sim.
Maioria qualificada – refere- se sempre a um número fracionário. Por exemplo: a Constituição Federal só pode ser modificada por 3/5 dos votos totais dos senadores e dos deputados federais. Assim, considerando que a Câmara dos Deputados tem 513 deputados federais, serão necessários 308 votos para que a modificação possa acontecer. No caso do Senado Federal, com 81 senadores, a modificação da Constituição exigirá 49 votos.
4.Na evolução histórica do Estado, identificamos no caderno didático, na aula 03, os seguintes estados: Antigo, Grego, Romano, Medieval e Moderno. Assim sendo, discorra sobre o ESTADO GREGO e suas características.(25 pontos)
No Estado Grego, encontramos os pilares da igualdade de todos perante a lei. Além disso, podemos notar também o primeiro momento intenso de divisão e organização das cidades. O Estado grego não era um Estado único, como os Estados antigos. Era formado por vários Estados helênicos, isto é, situados na hélade, que conservavam a tradição de uma origem comum, razão porque possuíam as mesmas instituições religiosas e sociais. Os Estados helênicos eram constituídos por coletividades fixadas em centros urbanos, que viviam independentemente do ponto de vista econômico. Cada Estado desenvolveu seu próprio sistema de governo, suas leis, seus calendários e suas moedas. Embora contassem com essa independência, as cidades-Estado faziam alianças temporárias entre si e às vezes confrontavam -se buscando sobrepujar-se umas às outras. Os territórios do Estado correspondiam à extensão territorial da cidade, razão porque ficaram conhecidos como cidades -Estado, a que os gregos denominavam polis, raiz latina que originou a palavra política, termo que, etimologicamente, significa a arte de governar a cidade.

Continue navegando