Buscar

GEO AD2

Prévia do material em texto

1a) Uma das bases nas quais se assentava a economia regional antes do advento da economia petrolífera eram as plantações de cana de açúcar, refino do açúcar e todos os derivados do mesmo, além da pecuária, ambos voltados principalmente para a exportação. Nesse mesmo período, os grandes proprietários latifundiários tinham grande poder político, econômico e social, o que se perpetuou até os dias atuais. 
b) Um dos principais impactos do estabelecimento da atividade prolifera na organização da sociedade Norte Fluminense sem dúvida foram as compensações financeiras em consequência desta atividade, além de gerar empregos diretos e indiretos relacionados ao petróleo, esta compensação permite que muitas coisas sejam feitas, tais como projetos de infraestrutura, direcionamento para a educação, políticas públicas, saúde, entre outros.
2) O Brasil atualmente é um dos principais exportadores de commodities, e não faltam exemplos, tais como o petróleo, que é um commoditie mineral, o commoditie agrícola, como a soja, o commoditie financeiro, como as operações de venda de moeda, ou os commoditie ambientais, como os créditos de carbono. Quando há muita demanda por determinado produto, os preços sobem, e consequentemente os lucros, assim como o inverso dessa situação causa a crise. Diante de sua importância e de sua capacidade de produzir commodities, o Brasil se torna fundamental nesse contexto. Um dos fatores que afastam os investimentos no país é a instabilidade política, como por exemplo a que estamos vivendo atualmente, assim, os investidores temem ampliar seus investimentos em nosso país.
3) Essa reforma foi a reforma Pereira Passos, que teve como um dos objetivos sanear o Rio de Janeiro. A Reforma Pereira Passos significou uma grande intervenção urbana e social, instituindo a separação de atividades urbanas e de classes sociais, criando um centro e uma imagem de cidade modernizada por meio da destruição de largos trechos urbanos e pelo deslocamento da população que ali vivia, em nome da higiene e do embelezamento urbano. A iniciativa realizou uma modernização necessária naquele momento, combatendo a insalubridade e realizando a adequação funcional e formal do centro da cidade, em particular da área portuária, mesmo que isso tenha ocorrido, principalmente, em função da necessidade de inserir o país no mercado internacional. Por outro lado, também foi negativo o modo como foi implementada, de maneira incompleta e com efeitos negativos para a população mais pobre. Uma decorrência de sua implantação foi a criação das favelas, que até hoje se perpetuam. 
4a) Região Nordeste.
b) Não foi possível a melhoria socioeconômica principalmente pelo fator ambiental, onde existem problemas básicos como por exemplo a falta de água, e nesse contexto as empresas preferem investir ou se posicionar em outros lugares.

Continue navegando