Buscar

Simulado Gestão da Tecnologia e da Inovação 2020 (Atualizado)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado Gestão d a Tecnologia e da I novação. 
Questão 1 
A inovação nasce de um esforço interdisciplinar porque requer a competência, os saberes e a capacidade criativa de vário s setores da empresa. Via de regra, as áreas conflitam entre si buscando mais poder e capacidade de mando nas organizações conservadoras 
R: A inovação deve fazer parte da cultura organizacional da empresa. Desta forma, a alta gerência deve incentivar que o trabalho interdisciplinar aconteça. Todos devem entender que os benefícios qu e a inovação traz serão compartilhados por todos, seja com a melhoria em processos de trabalho ou mesmo com a manutenção dos empregos em razão da empresa conseguir se manter competitiva e alcançar novos clientes. O sentimento que deve existir é que todos s ão colaboradores em potencial e que a cooperação é inerente ao sucesso profissional coletivo. 
E o exemplo deve vir de cima 
Questão 2 
Ser criativo e inventivo não é a mesma coisa que ser inovador. Qual a diferença entre esses conceitos? 
R: Para ser criativo basta termos uma ideia e de alguma forma colocar isso em prática. Disso resulta a inventividade que pode, ou não, se tornar um negocio que aufira lucros financeiros ou de bem-estar para a sociedade. A diferença da inovação é que ela sim traz esses benefícios. 
Mas o fato de ser criativo, mas não inovados não desmerece nenhuma ideia. Um invento pode ser patenteado quando for viável trazer o benefício esperado da inovação. 
Questão 3 
Uma ferramenta para trabalhar com inovação é o Design Thinking (DT). Como seriam os passos de trabalho utilizando o DT? 
R: Os processos começam com a pesquisa, onde busca-se gerar empatia pelos problemas e dores de um cliente. A ideia é entender o que está acontecendo segundo o ponto de vista dos usuários. Então parte-se para interpretar essas informações de acordo com a pesquisa e outros dados que podem ser utilizados (benchmarking, legislação, mercado etc.) Com tudo isso parte-se para a ideação, que é parecida com um brainstorming, mas totalmente focada na resolução de apenas aqueles problemas que se resolver. Com a possível solução encontrada parte-se para a construção de protótipos que serão então avaliados e testados pelos usuários, se necessário os processos se iniciam novamente, mas agora com as lições aprendidas pela fase dos protótipos. 
Questão 5 
Leia o texto abaixo: 
Nokia processa Apple por patentes em celulares e tablets – Revista Veja A Nokia informou nesta quarta-feira que apresentou queixas contra a Apple na Alemanha e nos Estados Unidos, alegando que os produtos da companhia infringiram várias patentes empresa finlandesa. Os processos forma entregues nas Cortes Regionais de Düsseldorf, Mannheim e Munique, na Alemanha, e na Corte Distrital do Texas, nos Estados Unidos. De acordo com a Nokia, o processo aborda 32 patentes, entre elas a tela, a interface do usuário, o software, a antena e a codificação de vídeo. Nesse trecho de matéria que foi publicada na revista Veja vemos que há uma iniciativa de processo sobre patentes de produtos oriundos da inovação. Descreva qual a importância (proteção) de se ter uma patente, e se no caso a Nokia não ter as patentes o que poderá ocorrer nesse processo. 
R: Quando uma empresa tem o registro de uma patente a permite ter segurança sobre grandes investimentos realizados em P&D, porque evita-se que os concorrentes venham a copiar e vender a invenção, usufruindo de todo o esforço e investimento feitos, nesse caso, se a Nokia não tiver os registros de patente, provavelmente irá perder essa ação. 
1 Questão
Quando se pensa em inovação temos as destruições criativas que são maneiras pelas quais um mercado cria valor real para seus consumidores, substituindo velhas estruturas por novas, mais capazes de gerar valor. Assim, entende-se que destruir criativamente o mercado é uma das formas inovação de maios sucesso que existe
Descreva o que significa esta destruição criativa.
Destruir criativamente um mercado é solapar velhas estruturas por novas e mais eficientes, criando um ganho de produtividade de tal monta que a sociedade não volta mais ao ponto inicial. Isso faz com que este tipo de movimento crie mudanças também de ordem cultural, uma vez que impossibilidades tidas como intransponíveis seriam agora a onda do momento, renovando todo o conjunto de crenças, criando mais liberdade e autonomia para os indivíduos. Rota 1, Tema 4
Questão 4 
Disserte sobre o funil da inovação aberta, falando de cada fase do processo. 
 
R: Ideação: são ideias que podem surgir a qualquer momento, manifestando-se livremente ou oriundas de uma atividade especifica com intuito de gera-las quando estamos em vias de buscar uma solução inovadora. 
Pesquisa: as ideias podem levar ao desenvolvimento continuado de novas tecnologias, conforme mencionamos acima. Trata -se de um grau mais adiantado de desenvolvimento, uma vez que saímos do âmbito da abstração para darmos os primeiros passos rumo a algo mais concreto, mais palpável. 
Desenvolvimento: bastante utilizadas para acelerar um projeto que objetiva a inovação, as parcerias servem sobretudo como forma de trazer know-how, expertises e conhecimento valido para o sucesso do empreendimento. Necessitamos observar um fator chave nesse tipo de método de trabalho. 
Comercialização: nessa etapa do funil de inovação, iremos buscar os produtos e serviços no mercado. Para tanto, pode-se pensar em algumas alternativas tais como a utilização de projetos pilotos ou spin offs. Rota 3 
 
Questão 8
Uma das coisas mais importantes em um processo de inovação é poder mensurá-lo, ou seja, necessitamos entender se todas as fases estão ocorrendo de maneira satisfatória, como por exemplo, o quanto de receita é gerado em mercados diferente daqueles tradicionalmente ocupado pela empresa. Algumas métricas são: Receitas criadas por novos produtos, Participação em novos mercados, Novos negócios, Tempo de inserção de novos produtos e serviços em novos mercados etc.
Escolha e exemplifique duas dessas métricas.
Receitas criadas por novos produtos: Faturamento que se origina exclusivamente de produtos, serviços, processos e modelos de negócios inovadores. Serve para mensurar se os esforços globais de inovação estão trazendo resultados financeiros.
Participação em novos mercados: Esse indicador que nos diz o quanto de receita é gerado em mercados diferentes daqueles tradicionalmente ocupados pela empresa. Busca-se mensurar o grau de empreendedorismo, da ação efetiva em mercados diferente daqueles que dominamos e o quão bem-sucedida é em termos do que começamos a trilhar.
Novos negócios: Indica a capacidade de criar novos negócios (não só produtos e serviços) que venham a se estabelecer com sucesso no mercado.
Tempo de inserção de novos produtos e serviços em novos mercados: É o tempo médio que uma empresa leva para lançar um novo produto que tenha similaridade com empresas do mesmo setor. Rota 2, Tema 4
Questão 9
Na área de novos negócios, um termo bastante utilizado é o de aceleração dos negócios, ou seja, acelera-se a entrada no mercado com alguns tipos de investimentos, como por exemplo, através de Open Innovation e Fusão e Aquisição.
Elabore um texto explicando a diferença dessas formas de aceleração.
Open Innovation: É uma forma de trabalhar a solução de um problema a partir da colaboração de muitas empresas, na inovação aberta, o foco é criarmos uma solução inovadora e sem precedentes que só poderia se dar com a junção de várias competências juntas trabalhando de forma sinérgica.
Fusão e Aquisição: em queuma empresa se funde, adquire ou é adquirida por outra empresa que objetiva-se trazer essas empresas justamente pela capacidade de inovar em determinado setor. Rota 3, Tema 4.

Continue navegando