Buscar

jogo das Cores Poribidas

Prévia do material em texto

3
20
PSICOLOGIA SOCIOINTERACIONISTA
BAURU
2017
PSICOLOGIA SOCIOINTERACIONISTA
Trabalho da Disciplina Psicologia Sociointeracionista orientado pela: Prof.ª Dr.ª Rafaela A. Schiavo
BAURU
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
Objetivos	3
Regras do Jogo	3
2 MÉTODO	5
2.1 Criança 1	5
2.2 Criança 2	11
2.3 Criança 3	17
2.4 Criança 4	22
3 ANÁLISE DOS RESULTADOS	29
4 CONCLUSÃO	30
5 REFERÊNCIAS	31
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho se fundamentou com a aplicação do experimento “Jogo das cores proibidas” de Leontiev, realizado com quatro crianças de idades: 4,7,9 e 10 anos, feito em quatro etapas e de forma individual. Com o objetivo de verificar como ocorre o desenvolvimento cognitivo e analisar como as crianças organizam seus pensamentos na resolução de problemas, com o auxílio de signos e instrumentos. No decorrer da aplicação do jogo, buscou-se verificar a presença da fala egocêntrica, que geralmente é utilizada também como uma forma de memorização das instruções dadas inicialmente a elas e o planejamento das ações seguintes. 
Objetivos
Este trabalho tem como objetivo principal verificar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos culturais como auxiliares na lembrança (memória) de instruções em situações de jogos, observar a existência e a frequência da fala egocêntrica usada pela criança na tentativa de dirigir e organizar suas ações e observar como a capacidade das crianças de memorizar instruções, oferecidas em três situações de jogo, vai se construindo no decorrer de seu desenvolvimento físico e intelectual, segundo a ótica de Leontiev e Vygotsky.
Regras do Jogo
O jogo consiste em pedir à criança que responda a um conjunto de questões relativas a cores, seguindo dois tipos de instruções: não mencionar duas cores estabelecidas no início como proibidas; não repetir cores que já tenham sido mencionadas no decorrer da tarefa. Vence o jogo quem obedecer rigorosamente as duas regras acima: responder as 18 questões sem falar as cores proibidas e sem repetir as cores já faladas. A criança deve ser orientada a responder “eu não posso falar essa cor”, para as situações em que ela seja proibida ou repetida. As três tarefas devem ser aplicadas individualmente numa única vez.
Etapas do Jogo: 
· TAREFA 1 - Jogo sem cartões auxiliares e sem ajuda dos pesquisadores
Responder a um total de 18 questões sem repetir cores e nem falar as duas cores proibidas.
· TAREFA 2 - Jogo com cartões auxiliares e sem ajuda dos pesquisadores
As regras são as mesmas da tarefa 1; no entanto, fornecer à criança 8 cartões coloridos que pode ser utilizado da forma que desejar. Sinalizar para a criança que os cartões podem ajudá-la a ganhar o jogo.
· TAREFA 3 - Jogo com cartões auxiliares e com ajuda dos pesquisadores
Os pesquisadores sugerem o uso dos cartões com o objetivo de ganhar o jogo e mostram à criança, por exemplo, como virar o cartão da cor correspondente na medida em que cada uma é mencionada. Entre uma questão e outra, são feitas outras questões para não “cansar” a criança.
2 MÉTODO
2.1 Criança 1
Dados do entrevistado e os resultados dos testes:
Nome: Davi Lucas Malaquias Dias
Local: No domicilio da criança
Sexo: masculino	
Idade: 4 anos 
Observado e Anotado pela aluna: Gardênia Lisboa Silva
Materiais utilizados
Foram utilizados oito cartões nas seguintes cores: azul, vermelho, verde, amarelo, laranja, marrom, branco e preto com auxílio de objetos que faziam parte da decoração da casa da criança, e a vestimenta de pessoas que estavam presentes no momento da aplicação do jogo.
Procedimentos de aplicação
Foi solicitado à mãe da criança que conversasse com ela antes e avisasse que ela iria participar de um jogo envolvendo cores. A mãe relatou que ele gostou da ideia e perguntou durante o dia todo a respeito do horário que seria desenvolvida a brincadeira. Segundo a mãe, a criança estava tão ansiosa que dormiu pouco antes da chegada do aluno que iria realizar a dinâmica. 
A mãe acordou a criança, avisou que o aplicador havia chegado e a criança ficou eufórica com a notícia. Aguardou-se alguns instantes até que ela acordasse por inteiro. As regras do jogo foram explicadas de forma mais simples o possível, para que houvesse um entendimento da parte da criança, devido a idade,foram evitados termos técnicos que poderiam atrapalhar a compreensão, e pudesse alterar o resultado das respostas. Após a confirmação da criança de que havia entendido as regras, o jogo começou. 
Na primeira etapa, ele ainda não havia entendido completamente a dinâmica do jogo e cometeu erros simples. A mãe explicou que ele tem uma noção básica do que é certo ou errado, portanto a palavra proibido, para ele, remete a alguma coisa que não deve ser feita de forma alguma. Devido a esse fator, em nenhum momento pronunciou os termos: “cor proibida”, “não posso falar”. Ele balançou o dedo negativamente, e as vezes colocava as duas mãos na boca, ao que a mãe explicou, seria a resposta que ele não poderia pronunciar.
Na segunda etapa,com cartões sem ajuda, ele separou as duas cores pré-estabelecidas como proibidas. Na quinta pergunta,a resposta era vermelha (cor proibida), ele pegou o cartão vermelho para se lembrar que não deveria dizer, porém o fato de estar com o cartão na mão,o fez falar vermelho,ele bateu na testa e falou: errei,tia! E deu risada, em seguida explicou que sabia a resposta mas confundiu as informações.
Na terceira etapa, houve apenas um erro, erro este que o deixou muito bravo, pois a mãe tentou ajudar, mostrando qual era a cor que respondia a pergunta, e ao olhar para o cartão indicado pela mãe, ele acabou pronunciando a cor, que era proibida, então ele disse: “Eu sabia mãe! Essa resposta não vale tia, eu sabia a resposta.” Para não atrapalhar o desenvolvimento no restante do jogo, foi informado que o erro não iria interferir e seguiu-se com o jogo. 
TAREFA 1 – SEM cartões e SEM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – amarelo e verde
Segunda regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor deste brinquedo? (azul) C
2. Qual é a cor do sangue? C
3. Qual é a cor da sua camiseta? (amarelo) A
4. Qual é a cor da terra? C
5. Qual é a cor do sol? AB
6. Qual é a cor das folhas das árvores? A
7. Qual é a cor da banana? C
8. Qual é a cor da maçã? C
9. Qual é a cor desta cadeira? (marrom) C
10. Qual é a cor da grama? C
11. Qual é a cor da sua mochila? (verde) C
12. Qual é a cor da Coca-Cola? C
13. Qual é a cor da nuvem? (branco) C
14. Qual é a cor da laranja? C
15. Qual é a cor do abacate? (verde) C 
16. Qual é a cor desta caneta? (preta) C
17. Qual é a cor do leite? C
18. Qual é a cor do céu? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que não podia falar? O que mais?
R: Acha que ganhou; (balançou o dedo, para sugestionar que não poderia dizer, foi dito a ele que nesse momento pode falar a cor,então ele diz: amarelo e verde; todas as outras cores que depois ficaram proibidas.
 
TAREFA 2 – COM cartões e SEM ajuda
Primeira regra:cores proibidas – azul e vermelho
Segunda Regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor do seu prato? (azul) A
2. Qual é a cor do seu short? (verde) C
3. Qual é a cor do algodão? C
4. Qual é a cor do tronco das árvores? C
5. Qual é a cor do morango? A
6. Qual é a cor da folha do seu caderno? C
7. Qual é a cor do café? C
8. Qual é a cor da minha blusa? (vermelha) C
9. Qual é a cor do esmalte da mamãe? (preto) C
10. Qual é a cor da casca da maçã? C
11. Qual é a cor da sua sandália? (azul) C
12. Qual é a cor da parede do seu quarto? (alaranjado) C
13. Qual é a cor da grama? B
14. Qual é a cor da terra? C
15. Qual é a cor da piscina? C
16. Qual é a cor da laranja? C
17. Qual é a cor daquela flor? (amarelo) C
18. Qual é a cor do cabelo loiro? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que não podia falar? O que mais?
R: Acha que ganhou; azul e vermelho; todas as outras cores; reclamou a respeito das respostas serem meio óbvias, porém começou a se divertir com a brincadeira porque diminuiu o número de erros.
TAREFA 3 – COM cartões e COM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – marrom e alaranjado
Segunda Regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor da melancia por dentro? C
2. Qual é a cor do algodão? (branco) C
3. Qual é a cor do meu esmalte? (vermelha) B
4. Qual é a cor da sua caneca? (laranja) C
5. Qual é a cor da sua caneta?(azul) C
6. Qual é a cor do abacate? C
7. Qual é a cor do vaso de flor? (marrom) C
8. Qual é a cor das nuvens? C
9. Qual é a cor do brócolis? (verde) C
10. Qual é a cor do Garfield? (alaranjado) C
11. Qual é a cor do ouro? C
12. Qual é a cor do céu? C
13. Qual é a cor do cocô? (marrom) C
14. Qual é a cor da terra? C
15. Qual é a cor do urubu? C
16. Qual é a cor da banana? (amarelo) C
17. Qual é a cor da mexerica? C
18. Qual é a cor do chocolate? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que podia falar? O que mais?
R: Acha que ganhou;laranja e marrom;todas as outras cores; nessa última etapa ele acredita que não errou nenhuma,mas se lembra que errou uma,na qual a mãe tentou ajudar e ele fica bravo porque já sabia a resposta, e diz que essa resposta não valeu porque a mãe atrapalhou não o deixando responder.
Perguntas a serem respondidas no final do trabalho prático:
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas?
R: De acordo com a análise dos resultados das respostas da criança, ela apresenta ter uma boa memória, diante das instruções dadas, os erros inicias se devem ao fato da criança não ter obtido total compreensão sobre dinâmica do jogo.
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos consistindo em cartões coloridos?
R: A princípio ela se perdeu nas próprias ideias, pois ao utilizar os cartões como auxílio, ela acabou prejudicando-se pois utilizou o cartão para saber qual era a cor perguntada,mas acabou errando a resposta,por ter dito uma cor proibida.
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos, consistindo em cartões coloridos, e contar com a ajuda do adulto?
R: O desempenho melhorou bastante, pois a criança buscava interagir antes de responder, como se buscasse uma aprovação de que estava certo.
· Há variação do desempenho da criança, quando comparada consigo mesma nas três diferentes condições estudadas?
R: Houve uma pequena variação, pois ela cometeu poucos erros, apesar da pouca idade, mas pode-se observar que a quantidade de erros diminuiu com as ajudas.
· Que estratégias verbais e não verbais a criança utiliza durante a execução 
das tarefas propostas nas condições estudadas?
R: A estratégia verbal que ele utilizou foi a fala egocêntrica, porém foram pouquíssimas vezes, mas ele falou muito baixo, direcionando-se a mãe, aguardando aprovação, e quando questionado, não quis repetir, pois teve medo de que se considerasse a resposta dele como errada e ele perdesse o jogo; E a estratégia não verbal utilizada foi a utilização das mãos, primeiro para realizar a negação com o dedo, e em sequência, para tapar a boca, sinalizando que não poderia falar.
· Como se dá à interação com o adulto na condição em que a criança pode contar com sua ajuda? Em qual faixa etária essa atuação é mais eficiente?
R: A interação que a criança realizou foi mais de aprovação do que de ajuda, pois a criança tomou as decisões sozinha,e as intervenções realizadas pelo adulto foi,na maior parte do tempo, passiva. Ela recorreu ao adulto mais para buscar a aprovação do que uma resposta.
2.2 Criança 2
Dados do entrevistado e os resultados dos testes:
Nome: Pedro Arthur Daniel
Local: No domicilio da Criança
Sexo: Masculino 
Idade:7 anos 
Observado e Anotado pela aluna: Liuska Francine Daniel 
Materiais utilizados
Foram utilizados oito cartões nas seguintes cores: azul, vermelho, verde, amarelo, alaranjado, marrom, branco e preto com auxílio de objetos: brinquedos e de lápis de cor.
Procedimentos da aplicação
A princípio, quando foi explicado para a criança quais eram as regras do jogo ela se mostrou confusa, mas entendeu que não poderia falar cores proibidas e cores repetidas.
Na segunda tarefa, a criança recebeu os cartões porém não o movimentou, apenas colocou a mão sobre as cores proibidas e permaneceu desta maneira até o final da tarefa.
No começo da segunda tarefa, ele foi instruído de que poderia utilizar os cartões da maneira que ele desejasse, então ele separou as cores proibidas e virava as cores que já havia falado, porém no decorrer da tarefa esqueceu de virar algumas cores e isso acabou influenciando no seu desempenho. 
No geral a criança apesentou um ótimo desempenho nas três tarefas propostas. 
TAREFA 1 – SEM cartões e SEM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – amarelo e verde
Segunda regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor deste brinquedo? (azul) C
2. Qual é a cor do sangue? C
3. Qual é a cor deste lápis? (amarelo) A
4. Qualé a cor da terra? C
5. Qual é a cor do sol? C
6. Qual é a cor das folhas das árvores? C
7. Qual é a cor da banana? C
8. Qual é a cor da maçã? C
9. Qual é a cor deste brinquedo (marrom)? C
10. Qual é a cor da grama? A
11. Qual é a cor deste lápis? (verde)? C
12. Qual é a cor da Coca-Cola? C
13. Qual é a cor deste brinquedo? (branco) C
14. Qual é a cor da laranja? C
15. Qual é a cor deste lapis? (Verde)? C
16. Qual é a cor desta caneta? (preta) C
17. Qual é a cor do leite? B
18. Qual é a cor do céu? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que não podia falar? O que mais?
R:“Acho que eu perdi, amarelo e vermelho eu não podia falar e cor repetida”
TAREFA 2 – COM cartões e SEM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – azul e vermelho
Segunda Regra: não repetir as cores
 
1. Qual é a cor deste lapis? (azul) C
2. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) C
3. Qual é a cor do algodão? C
4. Qual é a cor do tronco das árvores? C
5. Qual é a cor do morango? A
6. Qual é a cor desta folha de papel? B 
7. Qual é a cor do café? C
8. Qual é a cor deste brinquedo? (vermelha) C
9. Qual é a cor deste lápis? (preto) C
10. Qual é a cor da casca da maçã? C
11. Qual é a cor deste lápis? (azul) C
12. Qual é a cor deste brinquedo? (alaranjado) C
13. Qual é a cor da grama? B
14. Qual é a cor da terra? B
15. Qual é a cor da piscina? C
16. Qual é a cor da laranja? B
17. Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo) C
18. Qual é a cor do cabelo loiro? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que não podia falar? O que mais?
R:“Perdi, acho que errei todas, não podia falar azul e vermelho e cores repetidas.
TAREFA 3 – COM cartões e COM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – marrom e alaranjado
Segunda Regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor da melancia por dentro? C
2. Qual é a cor deste brinquedo? (branco) C
3. Qual é a cor deste lápis? (vermelha) C 
4. Qual é a cor deste lápis? (laranja) C
5. Qual é a cor deste lápis? (azul) C
6. Qual é a cor do abacate? C
7. Qual é a cor desta brinquedo? (marrom) C
8. Qual é a cor das nuvens? C
9. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) C
10. Qual é a cor deste outro brinquedo? (alaranjado) C
11. Qual é a cor do ouro? C
12. Qual é a cor do céu? B
13. Qual é a cor deste brinquedo? (marrom) C
14. Qual é a cor da terra? C
15. Qual é a cor do urubu? C
16. Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo) B
17. Qual é a cor da mexerica? C
18. Qual é a cor do chocolate? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que podia falar? O que mais?
R:“Ganhei podia falar azul, vermelho, preto, amarelo, verde e branco, não podia falar laranja e marrom. Acrescentou ainda que as perguntas eram óbvias.
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas?
	R: A princípio ficou confuso com as regras, a criança entendeu que não poderia falar o nome das cores proibidas e repetidas.
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos consistindo em cartões coloridos?
	R: Não mexeu nos cartões apenas colocou a mão nas cores proibidas e permaneceu até o fim da tarefa.
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos, consistindo em cartões coloridos, e contar com a ajuda do adulto?
	R: Entendeu que poderia utilizar os cartões e a princípio separou as cores proibidas e foi virando as cores que já havia falado, porém no meio da atividade se esqueceu de virar algumas cores.
· Há variação do desempenho da criança, quando comparada consigo mesma nas três diferentes condições estudadas?
	R: Nas duas primeiras etapas disse que havia perdido por ter falado cores repetidas, na última etapa disse que ganhou.
· Que estratégias verbais e não verbais a criança utiliza durante a execução das tarefas propostas nas condições estudadas?
	R: Quando ele falava as cores que nesta etapa eram as cores proibidas ficava quieto e quando acertava a questão ele dizia “EBA”. Quando não se lembrava se era cor proibida ou repetida ficava falando a cor em voz alta, quando questionado sobre esse ato ele disse “é pra mim tentar lembrar”.
· Como se dá à interação com o adulto na condição em que a criança pode contar com sua ajuda? Em qual faixa etária essa atuação é mais eficiente?
	R: A criança não pediu ajuda em nenhum momento, entretanto com a interação do mediador, a criança aprende mais rápido e se mostra mais segura quando da sua resposta.
2.3 Criança 3
Dados do entrevistado e os resultados dos testes:
Nome: Alisson Palmieri Justino
Local: No domicilio da Aluna 
Sexo: Masculino 
Idade: 9 anos 
Observado e Anotado pela aluna: Liuska Francine Daniel 
Materiais utilizados
Foram utilizados oito cartões nas seguintes cores: azul, vermelho, verde, amarelo, alaranjado, marrom, branco e preto com auxílio de objetos: brinquedos e de lápis de cor.
Iniciou-se explicando o jogo e suas regras, a princípio a criança ficou um pouco nervoso, mais disse que havia entendido quais eram as regras do jogo, foram usados cartões com oito cores diferentes, ele pode fazer uso dos cartões a partir da segunda etapa.
Na segunda tarefa, ele compreendeu que a cada etapa as cores proibidas eram diferentes. No começo, ficou meio receoso quando lhe foram apresentados os cartões, porém ao movimentar uma cor aleatória, olhou para o aplicador como se estivesse pedindo permissão, quando o mediador fazia a perguntaele olhava diretamente para as cartas e logo após respondia.
Já na terceira fase, ele imediatamente separou as cores proibidas e também as cores que ele ia dizendo, questionado a respeito de estar fazendo dessa maneira, ele disse que era para não errar, e seu resultado foi de 100% de acertos na última tarefa.
 	A criança não apresentou dificuldades para memorizar as cores proibidas.
TAREFA 1 – SEM cartões e SEM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – amarelo e verde
Segunda regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor deste brinquedo? (azul) C
2. Qual é a cor do sangue? C
3. Qual é a cor deste lápis? (amarelo) A
4. Qual é a cor da terra? C
5. Qual é a cor do sol? C
6. Qual é a cor das folhas das árvores? C
7. Qual é a cor da banana? C
8. Qual é a cor da maçã? C
9. Qual é a cor deste brinquedo (marrom)? C
10. Qual é a cor da grama? C
11. Qual é a cor deste lápis? (verde)? AB
12. Qual é a cor da Coca-Cola? C
13. Qual é a cor deste brinquedo? (branco) C
14. Qual é a cor da laranja? C
15. Qual é a cor deste lápis ? (Verde)? C
16. Qual é a cor desta caneta? (preta) C
17. Qual é a cor do leite? C
18. Qual é a cor do céu? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que não podia falar? O que mais?
R:“Acho que eu perdi, não podia falar amarelo e vermelho (segundo ele)”, depois se lembrou e corrigiu que as cores proibidas eram amarelo e verde..
TAREFA 2 – COM cartões e SEM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – azul e vermelho
Segunda Regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor desta lápis? (azul) C
2. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) C
3. Qual é a cor do algodão? C
4. Qual é a cor do tronco das árvores? C
5. Qual é a cor do morango? A
6. Qual é a cor desta folha de papel? C 
7. Qual é a cor do café? C
8. Qual é a cor deste brinquedo? (vermelha) C
9. Qual é a cor deste lápis? (preto) C
10. Qual é a cor da casca da maçã? C
11. Qual é a cor deste lápis? (azul) C
12. Qual é a cor deste brinquedo? (alaranjado) C
13. Qual é a cor da grama? B
14. Qual é a cor da terra? C
15. Qual é a cor da piscina? C
16. Qual é a cor da laranja? C
17. Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo) C
18. Qual é a cor do cabelo loiro? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que não podia falar? O que mais?
R:“Acho que perdi essa, não podia falar vermelho e verde eu acho”, quando na verdade era azul e vermelho.
TAREFA 3 – COM cartões e COM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – marrom e alaranjado
Segunda Regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor da melancia por dentro? C
2. Qual é a cor deste brinquedo? (branco) C
3. Qual é a cor desta lápis? (vermelha) C
4. Qual é a cor deste lápis? (laranja) C
5. Qual é a cor deste lápis ? (azul) C
6. Qual é a cor do abacate? C
7. Qual é a cor desta brinquedo? (marrom) C
8. Qual é a cor das nuvens? C
9. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) C
10. Qual é a cor deste brinquedo? (alaranjado) C
11. Qual é a cor do ouro? C
12. Qual é a cor do céu? C
13. Qual é a cor deste brinquedo? (marrom) C
14. Qual é a cor da terra? C
15. Qual é a cor do urubu? C
16. Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo) C
17. Qual é a cor da mexerica? C
18. Qual é a cor do chocolate? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que podia falar? O que mais?
R:“Essa eu acho que ganhei, podia falar verde, azul, vermelho, preto, branco, amarelo e as cores que não podia falar era laranja e marrom”
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas?
	R: No começo, se mostrou nervoso quando o jogo e as regras foram apresentados, porém não ficou confuso com elas, ele lembrou que não poderia dizer as cores proibidas e nem cores repetidas, com isso errou apenas uma questão.
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos consistindo em cartões coloridos?
	R: A criança pensou no que poderia fazer com os cartões por um momento, mexeu um deles e olhou para o mediador como se pedisse permissão, assim que ele foi autorizado mexeu em algumas cores, quando o mediador fazia uma pergunta ele olhava diretamente para as cartas e logo após respondia, errando assim apenas duas questões. 
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos, consistindo em cartões coloridos, e contar com a ajuda do adulto?
	R: Logo no início da terceira tarefa, a criança separou os cartões com as cores proibidas e as deixou de lado, e conforme ia respondendo às perguntas separava as cores para não as repetir. Questionado sobre o porquê, ele optou em fazer desta maneira, e disse que era para não errar, nesta tarefa seu número de erros foi zero.
· Há variação do desempenho da criança, quando comparada consigo mesma nas três diferentes condições estudadas?
	R: Na primeira tarefa, ele achou que havia ganhado, na segunda que havia perdido, e na terceira tarefa ele disse: “essa eu acho que ganhei”. Na primeira e segunda tarefa ele se confundiu ao mencionar as cores que eram proibidas.
 
· Que estratégias verbais e não verbais a criança utiliza durante a execução das tarefas propostas nas condições estudadas?
	R: A criança olhava atentamente para os objetos antes de falara sua resposta e ria depois de perceber que errou, quando ele recebeu os cartões na segunda tarefa ele olhava fixamente para todos antes de responder mesmo que a resposta correta já estivesse no primeiro cartão que ele havia olhado. Em momento algum pediu a intervenção do mediador.
· Como se dá à interação com o adulto na condição em que a criança pode contar com sua ajuda? Em qual faixa etária essa atuação é mais eficiente?
	R: Em momento algum pediu auxílio, porem com a interação do mediador, a criança aprende mais rápido e se mostra mais segura quando da sua resposta.
2.4 Criança 4
Dados do entrevistado e os resultados dos testes:
Nome: Laura Caracco Lopes
Local: No domicilio da Aluna 
Sexo: Feminino	
Idade: 10 anos 
Observado e Anotado pela aluna: Leticia Tavares Moura
Materiais utilizados
Foram utilizados oito cartões nas seguintes cores: azul, vermelho, verde, amarelo, alaranjado, marrom, branco e preto com auxílio de objetos sugeridos no questionário utilizado.
Procedimentos da aplicação
A aplicação do jogo foi realizada na casa do aplicador do jogo. Quando foi feito o primeiro contato com a mãe da criança, foi explicado que seria realizado a aplicação de um jogo, chamado “Cores Proibidas” com sua filha. Foi informado que ela deveria preencher um termo aonde autorizaria a participação da criança. Antes que elas chegassem, foi escolhido o local que seria feito o jogo. Após a chegada das duas,foi explicado o objetivo e as regras do jogo. Foi escolhida uma mesa próxima a janela e colocados os objetos escolhidos dentro de uma caixa com tampa no chão. Após a explicação do funcionamento do jogo, a criança ficou bastante entusiasmada e perguntou se era algum jogo de tabuleiro, pois adora esse tipo de jogos. Enquanto a mãe preenchia o termo de autorização, a criança foi ao banheiro e bebeu agua, aparentava estar se preparando para jogar.
Na primeira tarefa, as regras foram explicadas. Conforme as perguntas foram feitas, a criança parecia ansiosa, esperava que lhe fossem mostrados os objetos de maneira entusiasmada. Quando errou pela primeira vez, não percebeu o erro e continuou motivada. Assim que repetiu uma cor, ela ficou surpresa, percebeu o erro e ficou um pouco nervosa, não queria errar. 
Na segunda tarefa, foram entregues os cartões e dito que eles serviriam para ajuda-la, ela ficou aliviada, relatou que talvez fosse mais fácil com a ajuda dos cartões, conforme os objetos foram sendo mostrados, ela olhava para os cartões com muita atenção, muitas vezes sinalizava a resposta correta indicando o cartão. Estava calma e pensava para responder. 
Na terceira tarefa, assim que lhe foi dito que poderia ter a ajuda de um mediador (sua mãe), ela prontamente disse que não precisava, que queria jogar sozinha, mesmo que errasse, não queria nenhuma intervenção em suas respostas. A mãe ficou sentada ao lado da criança, servindo apenas como expectadora. A criança organizou os cartões enfileirados um aos outros e os de cores proibidas (marrom e alaranjado) acima dos demais. Conforme as perguntas eram feitas, ela olhava para todos os cartões, atenta e por mais que parecesse com dúvida, não recorria a seu mediador. Nessa tarefa ela não errou nenhuma vez. 
Ao final do jogo, o aplicador e seu mediador a parabenizaram pelo seu ótimo desempenho, mesmo que em alguns momentos ela tenha ficado em dúvida. Ela ficou feliz, disse que gostou bastante de jogar e que queria jogar esse jogo com os amigos. Gostou das perguntas, achou muito divertido, apesar de ter ficado um pouco nervosa quando errava. 
TAREFA 1 – SEM cartões e SEM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – amarelo e verde
Segunda regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor deste brinquedo? (azul) C
2. Qual é a cor do sangue? C
3. Qual é a cor deste lápis? (amarelo) C
4. Qual é a cor da terra? C
5. Qual é a cor do sol? C
6. Qual é a cor das folhas das árvores? A
7. Qual é a cor da banana? C
8. Qual é a cor da maçã? B
9. Qual é a cor desta bolsa (marrom)? B
10. Qual é a cor da grama? A
11. Qual é a cor deste lápis? (verde)? C
12. Qual é a cor da Coca-Cola? C
13. Qual é a cor deste lenço? (branco) C
14. Qual é a cor da laranja? C
15. Qual é a cor desta bexiga? (Verde)? C
16. Qual é a cor desta caneta? (preta) C
17. Qual é a cor do leite? C
18. Qual é a cor do céu? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que não podia falar? O que mais?
R: Acha que perdeu, pois se esqueceu que verde era proibido em algumas questões.
 	No começo aparentava estar calma, porém, assim que disse em uma questão uma cor que já havia respondido em outro momento, começou a ficar impaciente, nervosa e com dúvidas.
 
TAREFA 2 – COM cartões e SEM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – azul e vermelho
Segunda Regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor desta bexiga? (azul) C
2. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) C
3. Qual é a cor do algodão? C
4. Qual é a cor do tronco das árvores? C
5. Qual é a cor do morango? C
6. Qual é a cor desta folha de papel? C
7. Qual é a cor do café? C
8. Qual é a cor desta caixa? (vermelha) C
9. Qual é a cor deste lápis? (preto) C
10. Qual é a cor da casca da maçã? C
11. Qual é a cor deste lápis? (azul) C
12. Qual é a cor deste brinquedo? (alaranjado) C
13. Qual é a cor da grama? C
14. Qual é a cor da terra? C
15. Qual é a cor da piscina? B
16. Qual é a cor da laranja? C
17. Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo) C
18. Qual é a cor do cabelo loiro? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que não podia falar? O que mais?
R: Acha que perdeu novamente, pois acredita que ficou muito atenta a segunda regra e acabou se esquecendo das cores proibidas. Aparentava estar mais paciente, olhava com atenção para os cartões antes de responder.
TAREFA 3 – COM cartões e COM ajuda
Primeira regra: cores proibidas – marrom e alaranjado
Segunda Regra: não repetir as cores
1. Qual é a cor da melancia por dentro? C
2. Qual é a cor deste lenço? (branco) C
3. Qual é a cor desta pasta? (vermelha) C
4. Qual é a cor deste lápis? (laranja) C
5. Qual é a cor desta borracha? (azul) C
6. Qual é a cor do abacate? C
7. Qual é a cordesta bolsa? (marrom) C
8. Qual é a cor das nuvens? C
9. Qual é a cor deste brinquedo? (verde) C
10. Qual é a cor deste outro brinquedo? (alaranjado) C
11. Qual é a cor do ouro? C
12. Qual é a cor do céu? C
13. Qual é a cor deste brinquedo? (marrom) C
14. Qual é a cor da terra? C
15. Qual é a cor do urubu? C
16. Qual é a cor deste brinquedo? (amarelo) C
17. Qual é a cor da mexerica? C
18. Qual é a cor do chocolate? C
19. Você acha que ganhou ou perdeu? O que podia falar? O que mais?
R: Acha que ganhou, fez uma estratégia que acredita ter facilitado a não repetir as cores.
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas?
	R: Assim que lhe foi apresentado o jogo, se mostrou ansiosa e interessada, quando soube que haveria algumas regras a serem seguidas, isso fez com que ela ficasse mais interessada em jogar. No começo, ela repetia as cores proibidas em tom de voz baixa, como se fosse para memorizar, tanto que errou apenas uma vez. Em relação a repetição das cores, errou duas vezes, pois se esquecia que já tinha dito em uma questão anterior. 
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos consistindo em cartões coloridos?
	R: Quando mostrados os cartões e explicado que eles poderiam ser usados para auxilia-la, ela demonstrou tranquilidade. Espalhou os cartões sobre a mesa de forma organizada. Assim que o mediador fazia as perguntas, a criança olhava fixamente para os cartões antes de responder. Em alguns momentos, ela pegava o cartão na mão como se sinalizasse a cor correta para a pergunta. A criança errou apenas uma questão, pois se esqueceu da segunda regra em um determinado momento.
· Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos, consistindo em cartões coloridos, e contar com a ajuda do adulto?
	R: Na última tarefa, a criança já de início organizou os cartões de maneira enfileirada, deixando os que correspondiam ás cores proibidas acima dos demais. Conforme foi respondendo às perguntas, ela colocava os cartões que já tinham sido usados de maneira empilhada um sobre o outro como se os excluísse do seu campo visual. No final, questionada sobre por que ela havia feito essa organização de empilhar os cartões já utilizados, ela disse que assim não iria repetir as cores, tanto que não errou nenhuma questão.
 
· Há variação do desempenho da criança, quando comparada consigo mesma nas três diferentes condições estudadas?
	R: Na tarefa 1, acha que perdeu, pois disse a cor proibida e repetiu as cores. Na segunda tarefa acha que perdeu de novo, pois se esqueceu da segunda regra em uma questão. Na última tarefa, a criança acha que ganhou, pois não errou nenhuma vez.
· Que estratégias verbais e não verbais a criança utiliza durante a execução das tarefas propostas nas condições estudadas?
	R: A criança ficou entretida com os objetos escolhidos, olhava atentamente para eles antes de responder, quando percebeu o primeiro erro na primeira tarefa, ficou nervosa, pois não queria errar. Começou a repetir as cores proibidas em tom de voz baixa, como se fosse memorizar. Na segunda tarefa, quando lhe foram entregues os cartões, olhava fixamente para todos eles antes de responder qualquer pergunta. Na terceira questão, ela criou uma estratégia de organização dos cartões, o que fez com que ela não errasse nenhuma pergunta. Não pediu em nenhum momento a ajuda de seu mediador, queria responder sozinha, mesmo que errasse.
· Como se dá à interação com o adulto na condição em que a criança pode contar com sua ajuda? Em qual faixa etária essa atuação é mais eficiente?
	R: A criança não pediu ajuda em nenhum momento do seu mediador, mesmo que ele estivesse disposto a lhe ajudar. Quando a criança é mais nova, ter a ajuda de seu mediador a conforta, pois ela acredita que não ira errar, ela confia no mediador. 
3 ANÁLISE DOS RESULTADOS
	Indivíduo
	Etapa 1
	Etapa 2
	Etapa 3
	Total 
	
	Erro A
	Erro B
	Acerto C
	Erro A
	Erro B
	Acerto C
	Erro A
	Erro B
	Acerto C
	Erro A
	Erro B
	Acerto C
	Criança 1
	3
	1
	15
	2
	1
	15
	0
	1
	17
	5
	3
	47
	Criança 2
	2
	1
	15
	1
	4
	13
	0
	2
	16
	3
	7
	44
	Criança 3
	2
	1
	16
	1
	1
	16
	0
	0
	18
	3
	2
	50
	Criança 4
	2
	2
	14
	0
	1
	17
	0
	0
	18
	2
	3
	49
Legenda
Erro A: falar cor proibida
Erro B: falar cor repetida
Acerto C: resposta correta
	Ao fazer análise do gráfico, foi constatado que o índice de acertos foi maior que o índice de erros nas três etapas para as 4 crianças. Conforme foram adicionado os cartões e a ajuda do adulto, os erros diminuíram consideravelmente.
4 CONCLUSÃO
O desenvolvimento e a aprendizagem, segundo a teoria de Vygotsky, só ocorre mediada por instrumentos ou por mediadores, na qual é responsável pela transmissão de conhecimento e pelo desenvolvimento.
Observou-se a habilidade das crianças na utilização de instrumentos e signos culturais que auxiliaram as crianças a se lembrarem das instruções em cada etapa do jogo.
Também se constatou que as crianças no decorrer da tarefa, utilizaram a fala egocêntrica de tal maneira, que os ajudasse a organizar suas informações, para que houvesse melhor desempenho na realização das tarefas estipuladas.
Concluiu-se que as 4 crianças que participaram do jogo “CORES PROIBIDAS” encontram-se na zona de desenvolvimento proximal (zdp). De acordo com Vygotsky, é um período, em que o indivíduo desenvolve a capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos, ou seja, quando ocorre uma estimulação, fazendo com que ocorra um amadurecimento.
Apesar de terem tentado executar a tarefa sozinhos, utilizaram a ajuda dos cartões, e sempre buscavam uma aprovação do adulto e do aplicador, antes de responder.
5 REFERÊNCIAS
 MALUF, M. R; MOZZER, G. N. S. Operações com signos em crianças de 5 a 7 anos. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, vol. 16, nº 1, jan./abr. 2000. www.scielo.br/pdf/ptp/v16n1/4389.pdf 
 OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 1997.
Criança 1	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Etapa 1	Etapa 2	Etapa 3	Total 	3	1	15	2	1	15	0	1	17	5	3	47	Criança 2	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Etapa 1	Etapa 2	Etapa 3	Total 	2	1	15	1	4	13	0	2	16	3	7	44	Criança 3	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Etapa 1	Etapa 2	Etapa 3	Total 	2	1	16	1	1	16	0	0	18	3	2	50	Criança 4	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Erro A	Erro B	Acerto C	Etapa 1	Etapa 2	Etapa 3	Total 	2	2	14	0	1	17	0	0	18	2	3	49

Continue navegando