Buscar

ad literatura 2019 1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Avaliação a distância 1 
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Coordenadora: Anna Carolina da Matta Machado
2019.1
	
Nome: Andréia Govêa Cardoso
Matrícula: 14212080446
Polo: Nova Friburgo
Caro estudante, 
Esta avaliação possui 4 (quatro) questões, relativas aos conteúdos estudados nas Aulas 1 a 7. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível, por meio de um texto autoral e crítico. É imprescindível citar, conforme as regras da ABNT, as fontes consultadas e usadas. Elabore as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. Lembramos que a AD1 é um trabalho individual, autoral, e que deve ser enviado pela plataforma, digitado. Utilize fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, em espaço 1,5, alinhamento justificado. [1: Na avaliação serão considerados os seguintes aspectos: articulação entre o conteúdo das aulas e o posicionamento crítico demonstrando o posicionamento do(a) estudante a respeito das propostas; correção ortográfica e gramatical (pontuação, ortografia, concordância, regência, colocação, estruturação das frases, vocabulário); clareza, coerência e coesão na escrita; e atenção à apresentação do trabalho em si, com observância do formato gráfico estipulado na proposta e citação das fontes/referências bibliográficas eventualmente utilizadas. ]
Bom trabalho e não se esqueça de postar sua AD1 no prazo estipulado no cronograma de nossa disciplina: 03 de março. 
Questão 1: (valor: 2,0) 
Relate suas primeiras experiências como leitor(a) e faça um balanço dos espaços geradores de práticas leitoras em sua cidade, comunidade ou bairro nos dias de hoje, comparando-os com os que existiam e em sua infância/adolescência. 
Meu processo de formação do leitor, foi diferente em relação aos dias de hoje. Tudo começou com as tradicionais cartilhas, no qual era comum a cópia (decoreba), o professor me ensinava a junção das silabas e assim ia aprendendo uma nova palavrinha. Era meio cansativo, ficar copiando várias vezes a mesma palavra, mas era o método usado na época. E sempre fui muito curiosa, sempre queria conhecer uma nova letra, via meu irmão fazendo os deveres de casa lendo os exercícios, aquilo me dava mais curiosidade em aprender a ler e escrever. Depois que aprendi a ler, foi fantástico. Saber o que conta as histórias, entrar no mundo magico da leitura.
Questão 2: (valor: 2,0)
Escolha 1 (um) resumo de uma das aulas estudadas em nossa disciplina para reformular, ampliando e aprofundando o texto. Para enriquecer sua pesquisa, utilize artigos disponíveis, por exemplo, no SciELO Brasil (www.scielo.br) ou no Portal de Periódicos Capes/MEC (www.periodicos.capes.gov.br).
A primeira aula aborda alguns pontos imprescindíveis para a compreensão de leitura, leitor e literatura. E ainda sobre o acesso a livros no nosso país.
Como pontos fundamentais, destaco as concepções de leitura que podem ser reduzidas – uma interpretação imediata, ou ampliada – diversos sentidos estão presentes; a compreensão de que lemos a partir das concepções que construímos conforme entendemos o mundo, portanto somos donos das nossas reflexões, tornando a pratica de leitura diferenciada e criativa. 
Vimos que para a formação de leitores é imprescindível que eles tenham acesso a variados livros, o que não ocorre no Brasil devido a exclusão social e econômica de grande parte da população. Lei – dura um conjunto de restrições que impede a fruição da leitura, do livro por milhões de leitores em potencial.
Questão 3: (valor: 4,0) 
Pesquise e anexe um plano de aula , com temática que se aproxime de alguma de nossas primeiras aulas, voltado para Educação Infantil, primeiros anos do Ensino Fundamental ou na Educação Especial. [2: Vale consultar o Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html para pesquisa. O site da revista Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br/ - também apresenta inúmeros planos de aula dos diferentes anos de escolaridade. ]
Ressalte os pontos fortes ou as adaptações que seriam pertinentes no plano de aula escolhido, a partir do que você foi trabalhado em nossa disciplina. 
A poesia e a prosa de Vinícius de Moraes
Objetivo(s)
Ao refletir sobre a importância do legado de Vinícius de Moraes para a cultura brasileira, aproveite para mostrar algumas obras do poeta, trabalhando a análise de textos em verso e prosa. A partir daí, discuta a hibridização entre gêneros literários.
Conteúdo(s)
Diferenciação entre estilos literários;
Análise de texto;
Biografia Vinícius de Moraes
Ano(s)
1º
2º
3º
Tempo estimado
2 aulas
Material necessário
Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:
O Outono do Grande Poetinha – 21/03/2012;
Livros de Vinícius de Moraes retirados na biblioteca da escola ou do bairro
Desenvolvimento
1ª etapa
VEJA desta semana traz uma reportagem sobre os últimos anos de vida de Vinícius de Moraes. Nela, Gesse Gessy – a sétima esposa do poeta - relata que a opção por uma produção mais popular foi ideia dele numa fase de revolta contra a velhice e de cansaço do meio intelectual carioca. Aproveite esta temática para apresentar algumas obras do vasto repertório literário do autor de “Orfeu da Conceição” (1954), peça teatral baseada no drama de Orfeu e Eurídice.
Mostre à turma que, a exemplo do poeta-cronista-baiano Pedro Kilkerry (1885-1917), quando disse que há sentimentos que só cabem nas medidas de um verso, mas também existem os poetas que necessitam da prosa -, assim foi a vocação literária de Vinícius de Moraes. O "Poetinha", como era chamado carinhosamente entre amigos, parecia não se importar em estabelecer um estio único. Cultivou simultaneamente gêneros tradicionais e modernos provocando também a hibridização entre prosa e poesia.
Na sala de informática ou de aula, inicie a atividade questionando a turma se conhecem a obra de Vinícius de Moraes. O que já leram? Quais músicas já ouviram? Neste momento, apresente os livros do poeta que você conseguiu localizar na biblioteca da escola, do bairro ou mesmo em casa. Pergunte se algum dos alunos se interessaria em ler algumas dessas obras.
Em seguida, apresente à turma a reportagem de VEJA: “O Outono do Grande Poetinha”, de Marcelo Bortoloti. Procure esclarecer dúvidas surgidas durante a leitura do texto. Ressalte que a reportagem se baseia no futuro lançamento de uma biografia sobre Vinícius de Morais que está sendo escrita pela sétima esposa do poeta, a produtora cultural Gesse Gessy. Segundo ela, o Poetinha, que já andava cansado do Rio de Janeiro, quis, por conta própria, enveredar por uma produção mais popular em terras baianas.
Aproveite a oportunidade e comente com a turma que a obra de Vinicius de Moraes não se prende a algum gênero específico, pois, como afirma Francisco Bosco em A Mulher Original: “Vinícius era capaz, como nenhum outro poeta, de escrever simultaneamente com traços românticos, simbolistas, parnasianos e modernos.” Assim como outros grandes poetas brasileiros, ele também fez da prosa um exercício poético. E numa época na qual a hibridização entre gêneros literários se faz bastante presente, não há por que se espantar com o caráter prosaico de algumas poesias de Vinícius.
2ª etapa
Encerre a aula solicitando a leitura de dois textos metalinguísticos em prosa do poeta. Trata-se de duas crônicas com temáticas distintas: uma sobre poesia, a outra sobre a própria crônica.
a) Sobre poesia
O poeta inicia relatando a difícil tarefa de definição de poesia. Estabelece analogia entre tijolos e palavras. Afirma que o material do poeta é a vida; a palavra seu instrumento. Diz que a função da poesia é responder ao mundo informe de sensações através de uma expressão verbal rítmica. E deve fazê-lo, sobretudo,de forma bela, simples e comunicativa. Termina dizendo que a vida é um fato cotidiano em razão de suas próprias contradições.
b) O exercício da crônica
Aqui, o poeta-cronista começa dizendo que escrever crônica é uma arte ingrata. Ressalta a urgência dos editores pela entrega diária das crônicas. Explica que o cronista deve inspirar-se nos fatos corriqueiros do dia a dia. Relata que há estilos diferentes de cronistas: os apressados, os cautelosos, os tristes, os eufóricos etc. O poeta também fala da popularidade da crônica e finaliza dizendo que o verdadeiro cronista sempre cumpre com o prazo de entrega do texto, mesmo que esta siga só, de táxi, enquanto aguarda - suarenta - toda a redação.
Dê um tempo para leitura e, com o auxílio do texto crítico de João Bosco, “A Mulher Original”, comente com os alunos que o essencial para Vinícius de Moraes não se encontra na prosa ou verso, mas na vida com todo seu antagonismo. “A vida é um tecido mesclado ou alternativo de prosa e de poesia” afirmou Edgar Morin em Amor, Poesia, Sabedoria.
3ª etapa
Divida a turma em cinco grupos e, em seguida, solicite a leitura dos textos listados abaixo, sendo que cada grupo será responsável pela leitura de apenas um dos textos sugeridos.
1) Viagem à Sombra - Trata-se de uma poesia em forma de prosa, ou seja, é um legítimo poema em prosa. Gênero difundido pelos poetas simbolistas franceses, principalmente por Baudelaire, Mallarmé e Rimbaud. Mesmo sendo escrito em prosa, o poema em prosa conserva tanto características da poesia quanto da prosa. Daí encontrarmos neste texto de Vinícius traços típicos tanto da poesia, como da prosa: solilóquio, sinestesias, repetições, musicalidade, metáforas inusitadas ou a escrita sequencial em prosa são alguns exemplos disso.
2) Olhe Aqui, Mr. Buster - Este poema composto em versos livres é dedicado ao milionário americano Mr. Buster que não se conformava com a decisão do poeta em voltar para a América Latina sendo que este ainda gozava de permissão para permanecer nos E.U.A. por mais um ano. É um poema que tanto pela temática como por sua estrutura apresenta um emparelhamento com o texto em prosa, com uma crônica por exemplo. Possui um alto índice de ironia, alguns estrangeirismos e certo grau de intertextualidade.
3) Samba de Breque - É uma crônica/conto. Um texto composto por trechos em prosa e versos. Segundo o autor, trata-se uma história baseada em fatos reais vivenciados pelo tio do poeta. Apresenta uma temática triste, mas intercalada com a leveza dos versos de um samba de breque. O leitor parece se desconcertar diante dos contrastes entre alegria e tristeza provocados intencionalmente pelo poeta.
4) Cotidiano nº 2 - Esta é uma canção bastante conhecida gravada em 1972 com seu grande amigo Toquinho. Assim como foi o caso da parceria entre Vinicius de Moraes e Tom Jobim, que resultou na gravação de “Garota de Ipanema” entre outras composições de sucesso, a parceria entre Vinícius e Toquinho também foi muito profícua. Dela surgiram clássicos como “Tarde em Itapoã” e “Como dizia o poeta”. “Cotidiano nº 2” relata os fatos ocorridos num dia comum na vida do poeta: suas leituras, bebedeiras, discussões banais sobre futebol, a simplicidade do seu café da manhã, a criminalidade diária etc. Por tudo isso, este poema-canção representa um exemplo típico de hibridismo literário entre crônica e poema, ou entre prosa e poesia.
5) Balada do Morto Vivo - Como o próprio nome indica, trata-se de uma poesia em verso. Segundo Salvatore D´Onofrio, em Forma e Sentido do Texto Literário, a balada resulta da "confluência dos três gêneros: o lírico, por ser expressão de sentimento; o narrativo, porque a balada, sendo uma canção-história, contém em seu bojo uma pequena fábula; o dramático, porque a substância factual não é contada nem por um narrador onisciente nem pelo eu poético, mas é revelada pelo diálogo entre personagens". E isto é exatamente o que acontece com este poema de Vinícius.
Após a leitura, peça para cada grupo comentar suas impressões sem deixar de recordar as considerações feitas na aula anterior. Questione onde estão as marcas da prosa e da poesia nos textos lidos. Pergunte à turma a quais gêneros estes textos pertencem. Há sinais de hibridização entre gêneros nestes textos? O título, o conteúdo e a forma dos textos podem ajudar nestas respostas? Por quê?
Por fim, com a ajuda dos alunos, faça os apontamentos na lousa segundo as características de cada um dos cinco textos.
Avaliação
A avaliação desta proposta de aula deve levar em consideração tanto a participação e comprometimento dos alunos com o estudo, assim como o desempenho destes nas atividades solicitadas.
O plano de aula achei muito importante, pois se trata da poesia, uma forma gostosa de ensinar leitura ao aluno. Outra ideia e confeccionar um livro com poesias feitas pelos alunos.
Referências:
http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/poesia-e-prosa-de-vinicius-de-moraes
Módulo Volume 1
Literatura na Formação do Leitor
Cláudia Capello
Lígia Martha Coelho
Marcela Afonso Fernandez
Márcia Cabral
Plataforma CEDERJ
Questão 4: (valor: 2,0) 
Assista às palestras TED indicadas a seguir e escolha 1 (uma) delas para comentar os pontos que mais chamaram sua atenção e que têm relevância para a disciplina “Literatura na Formação do Leitor”. 
- A literatura como direito humano | Bel Santos | TEDxSaoPauloSalon: https://www.youtube.com/watch?v=h3vDVjfzQ0g
- A importância da literatura e da contação de histórias | Gelson Bini | TEDxLages: https://www.youtube.com/watch?v=GvvD8j9tCg4
A escola e o professor podem enfrentar esse cenário incentivando os alunos a exercerem hábitos de leitura e escrita e a se aprofundarem em ambientes que proporcionem uma aprendizagem significativa literária.
Participar de programas tradicionais da literatura teria um grande peso, rodas de cordéis, poesias, teatro, música, cinema, entre outros.
2

Continue navegando