Buscar

PROVA LITERATURA INFANTOJUVENIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O escritor Monteiro Lobato foi a primeira grande voz da literatura infantojuvenil no Brasil. Além de ter publicado livros com personagens extremamente populares, ele estabeleceu uma identificação poderosa com seu público-alvo. Qual elemento fundamental está implicado nesse sucesso?   
O tom de mistério e de terror de seus livros, já presente em literaturas de outros países.
A exploração exclusiva dos recursos linguísticos, em detrimento do conteúdo de suas histórias.
O colorido narrativo que prescinde dos elementos contextuais para se constituir.
A criação de um universo ficcional independente para cada obra publicada.
A concepção moderna ligada à realidade cultural do século XX.
2. A história da literatura infantojuvenil no Brasil tem uma trajetória muito particular que se desenvolveu em conformidade com os caminhos socioculturais e políticos do século XX. Considerando esse desenvolvimento histórico, responda: quando ocorreu, de fato, o chamado boom do gênero, que possibilitou a publicação de grandes artistas hoje consagrados tanto pela crítica quanto pelo público?   
Na década de 1920, quando Monteiro Lobato criou um grupo de autores que passou a produzir em conjunto livros do gênero.
Ainda no século XIX, quando, motivados pela obra de Andersen, dos irmãos Grimm e de outros, os autores passaram a aplicar os mesmos princípios narrativos aqui no país.
Somente na contemporaneidade, quando, finalmente, com a pluralidade de suportes tecnológicos, as crianças tiveram acesso a diferentes autores e livros.
Entre as décadas de 1970 e 1980, quando a literatura infantojuvenil ganhou mais espaço nas escolas e as editoras passaram a investir no gênero.
No início do século passado, quando, impulsionados pelas conquistas civis, os escritores passaram a criar histórias que exaltavam a nação.
3. A poesia deve ser instigante para a criatividade e reflexão dos alunos. É, principalmente, por meio da arte que o ser humano desenvolve a sua sensibilidade e reflete sobre o mundo em que está inserido. A poesia não é somente uma manifestação literária, mas também, artística; nela, também pode estar presente a conscientização humanitária. Dessa forma, qual alternativa apresenta um poema com esse tipo de reflexão? 
Mapa Tinha tanto remendo a calça do Raimundo que ele estudava nela a geografia do mundo.   (Maria Dinorah. Barco de Sucata, 1986)
Humor Lírico Um sapo estica a língua e futrica o céu pensando que as estrelas são moscas de luz.   (Ulisses Tavares. Come-vento, 1990)
Vaca em Pó Que dó da vaca em pó Não mugia nem tinha alegria só ficava ali no prato da gente pastoso mingau.   (Almir Correa. Poemas Sapecas, 1997)
Último acorde do Violino Solitário nada sei sobre a vidinha do pernilongo que mato indiferente na parede. mas desconfio que era a única que ele tinha.   (Ulisses Tavares. Caindo na Real, 1984)
Encadeadinho Segunda-feira falo besteira. Besteira nada, falo na fada. Se a fada é boa, falei à toa? Toa não ouve, não come couve… Que houve comigo? Não sei o que digo…   (Paulo Seben)
4. Mesmo que apresentem uma forma de expressão, os poemas são classificados em três diferentes grupos: poema lírico, poema épico e poema dramático. Em qual alternativa está a relação correta entre o tipo de poema e a sua descrição? 
Lírico: descreve os sentimentos e pensamentos do poeta.   Épico: é formado pelas falas dos personagens.   Dramático: descreve uma história.
Lírico: descreve os sentimentos e pensamentos do poeta.   Épico: descreve uma história.   Dramático: é formado pelas falas dos personagens.
Lírico: é formado pelas falas dos personagens.   Épico: descreve uma história.   Dramático: descreve os sentimentos e pensamentos do poeta.
Lírico: descreve uma história.   Épico: descreve os sentimentos e pensamentos do poeta.   Dramático: é formado pelas falas dos personagens.
Lírico: é formado pelas falas dos personagens.   Épico: descreve uma história.   Dramático: descreve os sentimentos e pensamentos do poeta.
5. De acordo com o texto estudado, no que diz respeito ao início de uma prática com a literatura, é importante que o professor:   
faça rodas de conversa e, nestes momentos, peça que a criança fale exclusivamente de suas experiências literárias.
exercite sua capacidade escrita para mostrar ao aluno que consegue desenvolver temas de interesse geral.
Para não confundir ou sobrecarregar o estudante, evite misturar o texto literário com outros tipos de arte como teatro, cinema etc.
comece e/ou termine o dia lendo uma história. É uma forma sorridente de desejar boas-vindas ou dizer "até amanhã".
aproveite o momento do intervalo para ficar reservado na sala de aula e preparar novas atividades relacionadas à leitura.
6. Os textos literários são classificados em diferentes grupos, de acordo com sua forma e finalidade. É a abordagem dos gêneros que agrupa os textos de acordo com suas características. Sobre a poesia lírica, é possível afirmar que ela se encaixa no gênero lírico, pois: 
imita a realidade por meio de personagens em ação.
é organizada em versos e estrofes e o seu conteúdo carrega um caráter objetivo bem marcante.
engloba as obras literárias que apresentam narrador, enredo, personagens, tempo e espaço. 
tem como principal objetivo despertar a emoção no receptor.
manifesta-se tanto em tragédia, como em comédia.    
7. Algumas obras fazem parte do cânone da literatura brasileira, como Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado; A droga da obediência, de Pedro Bandeira e A bolsa amarela, de Lygia Bojunga. Considerando essas obras e o processo de consolidação da literatura infantojuvenil brasileira, selecione a alternativa que apresenta temas relevantes desenvolvidos ao longo desse processo.    
Reflexão existencial na adolescência; inclusão digital; preconceito racial.
Preconceito racial; consumo de drogas; reflexão existencial na adolescência.
Reflexão existencial na adolescência; popularização dos esportes; inclusão digital.
Inclusão digital; popularização dos esportes; consumo de drogas.
Popularização dos esportes; preconceito racial; reflexão existencial na adolescência.
8. Existem algumas saídas para se criar na sala de aula um espaço destinado aos livros de literatura. A respeito das estratégias para se criar uma minibiblioteca, é CORRETO afirmar:   
Os livros deverão estar em espaços variados todos os dias. O importante é que a criança os tome para ler.
O número de livros pode ser variado. Com 15 livros você já pode começar seu espaço. Esses livros deverão ser trocados anualmente.
Os livros deverão ser selecionados pelos alunos, com um critério que envolva a faixa etária e variedades dos gêneros textuais.
Desde o início, é importante que o professor cobre um retorno sobre a leitura, o que pode ser feito por meio de uma atividade associada ao livro.
Antes de tudo deverá ser dito ao grupo sobre a minibiblioteca e as regras que farão parte do empréstimo dos livros.
9. A prática de sala de aula precisa ser mais consciente e prazerosa e, acima de tudo, mais transformadora. A respeito deste tema, é CORRETO afirmar que:   
O que define o espaço como “aprazível” é somente um espaço físico de sala de aula que ofereça aos estudantes uma condição material confortável para o estudo e a concentração.
Para conseguir que os alunos tenham desejo de frequentar a escola, o professor deve inserir a literatura em sua prática de forma rigorosa.
Um local agradável é aquele que abriga o desejo de ser interessante. Um espaço físico aprazível favorece o encontro de professores e estudantes para estabelecer trocas e sedimentar relações.
A sala de aula é o espaço onde as crianças ficam um turno do seu dia. Por isso, é necessário tornar esse espaço o mais silencioso possível.
Consagrar a sala de aula como um espaço que promove o compartilhamento de uma boa leitura não se traduz em um ponto de partida para estreitar os vínculos do estudante com a leitura.
10. Conforme o texto estudado a respeito do aprendizado da leitura e o trabalho com literatura, é CORRETO afirmar que:   
Ensinar a ler assegura o prazer no encontro com o texto literário.Nas escolas, o texto literário é aproximado da técnica e da cultura.
O aprendizado da leitura é diferente de um trabalho com literatura.
Em princípio, nem todos possuem capacidade para decifrar o código escrito.
A literatura não deve ser trabalhada como conteúdo.
  
Tentar Novamente

Continue navegando