Buscar

CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEINAS

Prévia do material em texto

Classificação das proteínas
1) Proteína de alto valor biológico (AVB): possuem em sua composição aminoácidos essenciais em proporções adequadas. É uma proteína completa. Ex.: proteínas da carne, peixe, aves e ovo.
2) Proteínas de baixo valor biológico (BVB): não possuem em sua composição aminoácidos essenciais em proporções adequadas. É uma proteína incompleta. Ex.: cereais integrais e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, etc.).
3) Proteínas de referência: possuem todos os aminoácidos essenciais em maior quantidade. Ex.: ovo, leite humano e leite de vaca.
Classificação dos aminoácidos
Aminoácidos são unidades estruturais das proteínas. Eles se unem em longas cadeias, em várias estruturas geométricas e combinações químicas para formar as proteínas específicas.
1) Aminoácidos essenciais: precisam ser fornecidos através da dieta. São eles: valina, lisina, treonina, leucina, isoleucina, triptofano, fenilalanina e metionina. A histidina e a arginina são essenciais para crianças até 1 ano de vida.
2) Aminoácidos não essenciais: podem ser sintetizados pelo organismo em quantidades adequadas para uma função normal.
Valor biológico
Determina a quantidade de proteínas encontradas nos alimentos que realmente são absorvidas pelo corpo.
As proteínas que contém mais aminoácidos essenciais possuem melhor digestibilidade, tendo uma absorção no trato gastrointestinal mais eficiente.

Continue navegando

Outros materiais