Buscar

Atividade A1 Unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A1 Unidade 1 
Gabriel Oliveira
Os conhecimentos gerados a partir de experimentos e estudos teóricos resultaram em uma evolução dos modelos atômicos. A teoria atômica tem importantes aplicações nas indústrias e no nosso dia a dia.
Frente a isso, cite cinco aplicações importantes relacionadas à teoria atômica utilizadas no cotidiano e explique os fenômenos associados à cada aplicação.
1° Ácido Sulfúrico
O ácido sulfúrico é uma solução aquosa de sulfato de hidrogênio, cuja fórmula é H2SO4. Assim como todas as substâncias ácidas, ele é solúvel em água e forma como único cátion o hidrogênio, H+, ou mais corretamente o cátion hidrônio, H3O+:
H2SO4(l) + 2 H2O(l) → 2 H3O+(aq) + SO42-(aq) Ou
H2SO4(aq) → 2 H+(aq) + SO42-(aq)
O ácido sulfúrico possui amplas aplicações, sendo que uma das mais conhecidas é o seu uso como eletrólito em baterias de chumbo usadas em automóveis. Geralmente a concentração dessas soluções nas baterias é de 30%, e a medição da sua densidade mostra se a bateria precisa ser carregada ou não.
2° Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes funcionam a partir da ionização de gases confinados em seu interior. As lâmpadas fluorescentes funcionam por meio da ionização de átomos de gás argônio (Ar) e vapor de mercúrio (Hg). Após a ionização, os átomos são acelerados pela diferença de potencial estabelecida entre os terminais da lâmpada e emitem ondas eletromagnéticas ao retornarem ao estado natural. Essas lâmpadas são mais eficientes que as lâmpadas incandescentes, pois possuem maior durabilidade e economizam energia, uma vez que não geram calor.
3° Radioatividade 
Radioatividade é a propriedade que alguns átomos, como urânio (U) e rádio (Ra), possuem de emitirem espontaneamente energia na forma de partículas e onda, tornando-se elementos químicos mais estáveis e mais leves.
A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ).
Raios alfa: são partículas positivas constituídas por dois prótons e dois nêutrons e com baixo poder penetração.
Raios beta: são partículas negativas que não contêm massa constituídas por um elétron (massa desprezível), e seu poder de penetração é superior ao dos raios alfa, porém inferior ao dos raios gama.
Raios gama: são ondas eletromagnéticas de alta energia e, por não serem partículas, também não possuem massa.
Apesar da visão negativa que depositam sobre a radioatividade, ela tem aplicações importantes no nosso cotidiano, por exemplo, na produção de energia elétrica em usinas nucleares por meio da fissão de átomos radioativos.
4° A água oxigenada 
A água oxigenada é um produto usado muitas vezes como bactericida e, por isso, a maioria das pessoas conhece o fenômeno que ocorre quando ela entra em contato com o ferimento: há uma intensa efervescência. 
Bom, na realidade essa efervescência observada se trata da decomposição da água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2(aq)). 
H2O2(aq) → H2O(l) + O2(g)
Essa decomposição da água oxigenada ocorre no meio ambiente, porém de forma lenta. Visto que ela ocorre naturalmente, é por isso que geralmente a água oxigenada é guardada em frascos escuros, longe da claridade, isto é, para não se decompor.
Mas essa reação pode ser acelerada se usarmos alguns catalisadores. Catalisador é uma substância que diminui a energia de ativação de uma reação química, fazendo, assim, com que ela se processe de forma mais rápida. O catalisador só aumenta a velocidade da reação, mas não participa dela como um produto, sendo totalmente regenerado no final.
Um catalisador que pode ser usado nesse caso é o dióxido de manganês (MnO2). 
Outro catalisador que aumenta muito a velocidade dessa reação é uma enzima denominada catalase. Ela está presente em nosso sangue, assim, quando adicionamos água oxigenada em algum ferimento, é essa enzima que funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada, aumentando sua velocidade. Isso é visível pela efervescência que se produz, pois o volume de bolhas de oxigênio formadas será muito maior.
5° A queima de uma vela
 A queima de uma vela é uma reação química. A parafina é uma substância composta por carbono (C) e hidrogênio (H). Quando acendemos o pavio da vela, o calor derrete a parafina que está perto da chama e esta se valoriza. O vapor de parafina combina com o oxigênio existente no ar, liberando gás carbônico, vapor de água e energia na forma de luz e calor. 
2C₈H₁₈ + 25O₂ --> 16CO₂ + 18H₂O
Além disso, um pouco de carbono existente na parafina não se combina com o oxigênio, e forma a fuligem.

Outros materiais