Buscar

Legislação Aduaneira Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O Imposto de Importação é o principal e mais importante dos tributos na importação. Incide sobre a mercadoria estrangeira e tem como fato gerador a entrada da mercadoria no território nacional. Apesar de ter como fato gerador a entrada da mercadoria em território nacional, para efeito de cálculo do imposto sobre as mercadorias despachadas para consumo, considera-se fato gerador a data de registro da D.I. (Declaração de Importação). No entanto, o Imposto de Importação tem caráter predominantemente extrafiscal, já que as alíquotas podem ser alteradas em razão de objetivos de política econômica do Governo Federal, como proteção à indústria nacional. Com relação à base de calculo para o Imposto de Importação, analise as opções a seguir:
I- Alíquota do imposto sobre o produto industrializado.
II- Valor aduaneiro
III- Taxa da utilização do Siscomex.
IV- Alíquota do imposto.
V- Alíquota do imposto sobre a circulação de mercadorias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAMIM, J. G. Legislação aduaneira comparada. Indaial: Uniasselvi, [2009?].
	
	a) As opções II e IV estão corretas.
	
	b) As opções I, II e III estão corretas.
	
	c) As opções II e V estão corretas.
	
	d) As opções III e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	As importações possuem peculiaridades para sua formalização. Dentre elas, temos os licenciamentos, que são previstos para algumas situações. Com relação às dispensas de licenciamento, licenciamento automático e licenciamento não automático, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As importações que não apresentam procedimentos especiais são dispensadas de licenciamento.
(    ) O licenciamento automático está previsto para as importações que contenham o regime aduaneiro de drawback.
(    ) As importações que necessitam da anuência de algum órgão anuente ou necessitem observar procedimento especial precisam do licenciamento não automático.
(    ) O petróleo e seus derivados necessitam de licença não autorizada para que seja viabilizada sua importação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - V.
	
	b) F - F - F - V.
	
	c) F - V - F - F.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
	3.
	O valor aduaneiro é técnica utilizada nas relações comerciais com o exterior, que tem por finalidade estabelecer o preço mais próximo de uma mercadoria, evitando prejuízo no momento da arrecadação tributária. Com relação ao valor aduaneiro, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A legislação brasileira reconhece seis formas de apuração do valor aduaneiro, sendo a primeira delas o método do valor da transação.
	
	b) O método de cálculo do valor aduaneiro denominado método do valor da transação é imediata e sequencialmente substituído pelo método do valor da revenda.
	
	c) A avaliação do preço de mercadorias doadas, locadas ou emprestadas não está prevista na legislação aduaneira, que trata do valor aduaneiro, não havendo estimativa possível.
	
	d) O valor aduaneiro que é regulamentado pelo AVA - Acordo de Valoração Aduaneira - é base de cálculo de imposto de exportação.
	 
	 
	4.
	A exportação, para que seja determinada como procedimento legal, deve obediência a uma série de normas, dentre elas a apresentação de documentos que viabilizem o processo. Com relação aos documentos necessários para exportação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O registro de operação de crédito resulta em um documento eletrônico que se destina a facilitar as operações para empresas que atuem com um montante de até US$ 50 mil.
	
	b) Informações de natureza comercial, financeira e fiscal caracterizam a exportação de uma mercadoria e definem seu enquadramento legal, e este conjunto de informações é encontrado no registro de exportação.
	
	c) Encontramos no registro de exportação simplificado informações cambiais e financeiras para as exportações que superem o prazo de 180 dias para pagamento.
	
	d) Não encontramos exceções nas exportações brasileiras no que diz respeito à emissão dos registros de exportação, todas as mercadorias exportadas devem apresentá-los.
	 
	 
	5.
	As operações que envolvem as exportações congregam situações administrativas, operacionais e financeiras. O exercício comercial da exportação envolve particularidades que devem ser observadas para que os processos sejam executados sem falhas e/ou vícios. Com relação ao processo de exportação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os procedimentos destinados à exportação devem seguir rotas legais, buscando levar as mercadorias ao seu destino. 
(    ) Encontramos como uma das formas legais de relação comercial estabelecida com países estrangeiros a exportação de mercadorias sem pagamento.
(    ) A exportação conta com algumas restrições legais estabelecidas em acordos internos ou internacionais e, portanto, são denominadas de exportações proibidas.
(    ) A possibilidade de no momento da exportação serem exigidos procedimentos especiais ou serem solicitadas análises prévias identifica as exportações sujeitas a limitações. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - V - V - V.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
	6.
	Os regimes aduaneiros especiais são tratamentos específicos destinados à importação e à exportação de mercadorias de forma extraordinária. São regimes com obrigações e controles fiscais tributários diferenciados dos Regimes Comuns Aduaneiros, que ocorrem com isenção, suspensão parcial ou total de tributos, em alguns casos, mediante à garantia de tributos. Visam atender a circunstâncias e requisitos específicos. Sobre esse tipo de regime, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O regime aduaneiro especial de Drawback está reproduzido no Regulamento Aduaneiro através do Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX.
(    ) A modalidade Drawback é um regime especial, onde se pode importar sem o pagamento de impostos, desde que o material importado sejam transformados em produtos que se destinem à exportação.
(    ) O regime aduaneiro Drawback permite a importação de bens e insumos em caráter temporário sem o pagamento de tributos.
(    ) O regime aduaneiro Drawback é permitido somente para empresas exportadoras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.mbbinternacional.com.br/reg_esp_ad.asp>. Acesso em: 14 out. 2016.
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	7.
	A exportação é uma operação na qual um produto que se encontra em determinado país é levado para outro local ou país, ultrapassando as barreiras físicas e alfandegárias. Sobre a exportação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Em razão de políticas aplicadas para regular o mercado interno ou em razão de algum compromisso internacional que a nação brasileira tenha assumido, as exportações podem ser suspensas.
	
	b) As exportações ocorrem de forma exclusiva com o pagamento de mercadorias e serviços e de forma definitiva.
	
	c) As exportações proibidas requerem procedimentos especiais, dependendo da análise prévia de algum órgão ou observar algum procedimento especial.
	
	d) As exportações que não podem ser operacionalizadas, seja em razão de acordo interno ou internacional, são chamadas de exportações sujeitas a limitações.
	 
	 
	8.
	Na execução dos processos de importação e exportação, existe a obrigatoriedade de as empresas apresentarem para alfândega pessoas que as representem e, para tanto, ocorre um processo de habilitação. Com relação ao procedimento de habilitação dos intervenientes, analise as sentenças a seguir:
I- A terceirização dos processos de desembaraço aduaneiro é possível, e a opção será a contratação do despachante aduaneiro.
II- As atividades do desembaraço aduaneiro são realizadas pelo responsável legal da empresa.
III- A habilitação é obrigatória para as situações em que uma empresa proceda à importação porintermédio de outra empresa, sendo necessária a habilitação de ambas.
IV- As senhas conferidas para atuação no despacho aduaneiro são pessoais, intransferíveis e disponibilizadas pela Receita Federal do Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	9.
	A legislação brasileira, de forma mais específica a legislação aduaneira, considera todo território nacional como território aduaneiro. Além desta consideração, a legislação ainda divide o território em zonas, com o propósito de identificar as áreas de monitoramento e fiscalização. Dentre essa divisão de áreas, encontramos as zonas primárias e secundárias que igualmente são encontradas em todo território nacional. Com relação às zonas primária e secundária, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Encontramos como unidades de zonas primárias as especializadas ou mistas.
	
	b) A área ocupada pelos portos e aeroportos é identificada como zona primária.
	
	c) O controle de veículos é executado nas zonas secundárias.
	
	d) As zonas primárias compreendem, além de portos e aeroportos, as águas territoriais e o seu espaço aéreo.
	 
	 
	10.
	Após negociações entre exportador e importador, as relações comerciais estabelecidas internacionalmente são organizadas pela expedição de documentos diversos, sejam eles relacionados à importação ou à exportação. Integrando o rol de documentos necessários à completa formalização do processo de exportação, encontramos a nota fiscal, o romaneio e o conhecimento de embarque. Com relação a estes, analise as sentenças a seguir:
I- Encontramos como finalidade da nota fiscal a comprovação da regularidade fiscal da mercadoria, com a menção de que terá como destino a exportação.
II- A emissão da nota fiscal deve acontecer na moeda do país importador, e esta acompanha a mercadoria do local de produção até o local de desembaraço aduaneiro.
III- O romaneio é classificado como documento formal, que tem por finalidade possibilitar a conferência da mercadoria pelo importador e fiscal da alfândega.
IV- As funções de recibo de mercadorias, contrato de entrega e documento de propriedade são atribuídas ao conhecimento de embarque.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.

Outros materiais