Buscar

o pedagogo e a organização

Prévia do material em texto

1-No final do século XIX, devido às inúmeras crises, novos valores sociais, novas formas de produção e grandes transformações sociais, políticas e econômicas surgiram, abrindo espaço para um novo modelo de educação. Quanto ao surgimento da Escola Nova, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A Escola Nova surge para trazer novos caminhos para a educação, que não estava mais atendendo à demanda atual.
( F ) Os ideais da Escola Nova submetem o ser humano a seguir valores e dogmas tradicionais.
( V ) Com o surgimento da Escola Nova, a criança é vista como criança, e não mais como um adulto em miniatura.
( V ) Com o surgimento da Escola Nova, o homem é valorizado de forma integral, em todos os seus aspectos.
2-Para a tendência liberal, a função da escola é promover a adequação do social dos indivíduos, preparando-os intelectual e moralmente para assumirem determinados cargos na sociedade. Quanto ao papel do professor nesse processo, analise as sentenças a seguir:
I- O professor é autoridade máxima, transmite os conteúdos de forma unilateral e os alunos assumem uma posição passiva durante a aprendizagem. CORRETA
II- A metodologia aplicada é estática, valorizando a repetição e a memorização. Uma aprendizagem mecânica e classificatória. CORRETA
III- Com esta tendência pedagógica, a escola obteve grandes resultados, pois os alunos que ingressavam conseguiam ser bem-sucedidos. ERRADA
IV- A Pedagogia Tradicional não levava em conta a experiência do aluno e de suas vivências sociais. Para ela, a condição futura do aluno já estaria definida previamente. CORRETA
3-As tendências pedagógicas brasileiras deram origem a prática pedagógica do país, sendo influenciadas pelas diversas mudanças ocorridas na sociedade. Acerca das tendências pedagógicas brasileiras, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A educação brasileira, ao longo de suas décadas, possuiu apenas uma teoria epistemológica.
( ) As novas tendências pedagógicas sempre divergiram entre si com relação às práticas pedagógicas.
( X ) A compreensão das tendências pedagógicas possibilita que a educação supere as práticas de exclusão e separação.
( ) As tendências pedagógicas da educação brasileira exigem o conhecimento dos interesses antagônicos da escola.
4-Dentre as tendências pedagógicas, encontramos a Tendência Liberal, que é formada pela Escola Tradicional, Renovada Progressista, Renovada Não Diretiva e Tecnicista. Com relação à Tradicional, qual o papel que o professor possui?
( X ) Ser o detentor do saber e o centro das atenções.
( ) Ser mediador e buscar a aprendizagem significativa.
( ) Ser o articulador dos saberes com os alunos.
( ) Ser instigador e formar alunos pesquisadores.
5-Quando falamos na tendência da pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, esta possui suas particularidades com relação à função da escola, aos conteúdos e ao papel do profissional. Qual é a função da escola nesta tendência?
( ) Ser libertária entre o individual e o social.
( ) Ser autoritária entre o individual e o social.
( ) Ser facilitadora entre o individual e o social.
( X ) Ser mediadora entre o individual e o social.
6-A tendência Liberal Tecnicista foi uma realidade dentro do ensino brasileiro. Muitas mudanças ocorreram e ocasionaram mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, sobre a Tendência Liberal Tecnicista, analise as sentenças a seguir:
I- A autoridade é do professor, sua atitude é passiva com relação aos alunos, havendo imposição de rígidas disciplinas e ordem. ERRADA
II- A transmissão de conteúdo é secundária, uma vez que o que importa é o processo; cada um deve buscar por si mesmo os conhecimentos. ERRADA
III- Seu interesse principal é produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais. CORRETA
IV- Esta didática dá grande importância aos métodos e técnicas como o trabalho em grupo, atividades cooperativas e aos métodos de reflexão. ERRADA
7-O conhecimento das tendências pedagógicas é fundamental, pois contribuem para que o professor conduza seu trabalho docente baseado nas expectativas da atual sociedade. Sobre o trabalho docente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Conhecer as tendências e as perspectivas para o ensino contribui para uma prática docente significativa, que traga sentido para a vida do aluno.
( F ) O professor não deve seguir as tendências pedagógicas para nortear seu trabalho, mas negá-las e construir novos pressupostos para a educação.
( F ) As tendências pedagógicas devem estar voltadas para a função reprodutora do modelo social vigente, em que o ensino está centrado no aluno e o professor é o facilitador. 
( V ) A pedagogia liberal tecnicista possui uma aprendizagem centrada no aluno, em que os conteúdos são acumulados na mente por meio de associações.
8-A Pedagogia Tradicional possuía uma organização educacional voltada para os interesses de uma minoria. Tinham como pressuposto ?Educação: direito de todos, dever do Estado?. A respeito do que se pode concluir sobre a referida frase, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Formar indivíduos voltados para a individualidade, levando a uma sociedade ditatorial.
( V ) Consolidar a democracia burguesa e construir uma sociedade democrática.
( F ) Organizar uma sociedade socialista, levando a um sistema interligado com a tecnologia.
( F ) Construir uma sociedade liberal, na qual os indivíduos vivam num sistema de cooperação.
9-A Tendência Crítico Social dos Conteúdos possui como base uma anáise mais crítica dos conteúdos, dando possibilidades de aproximação com a realidade do aluno. Por qual tipo de aprendizagem caracteriza-se esta tendência?
( ) Diretiva.
( ) Classificatória.
( ) Progressista.
( X ) Significativa.
10-Propôs em seus escritos a Pedagogia da existência, em que a educação deveria despertar a curiosidade da criança. Para este filósofo, a natureza humana seria moldada pela sociedade. Sobre o autor que defendeu esta filosofia, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Herbert.
( ) Pestalozzi.
( ) Froebel.
( X ) Rousseau.
11-No final do século XVIII, aconteceu a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea. Muitas foram as mudanças através das quais culminaram com a separação de duas grandes instituições. Quais são estas instituições?
( X ) Igreja e Estado.
( ) Campo e cidade.
( ) Escola e governo.
( ) Estado e município.
12-A passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea está marcada pelas revoluções burguesas e pelas ideias iluministas que trouxeram o fim do absolutismo, consolidando o capitalismo industrial. Estas revoluções tiveram seus reflexos também na área da educação. Educadores como Rousseau, Pestalozzi, Herbart e Froebel contribuíram com suas ideias iluministas trazendo inovações para a educação. Sobre as ideias de Rousseau com relação à educação, analise as sentenças a seguir:
I- As ideias de Rousseau se contrapuseram fortemente com as ideias da época. Para ele, a educação não deveria estar a serviço da sociedade e nem poderia ser moldada por ela. CORRETA
II- Segundo Rousseau, com seu novo pensamento pedagógico, a educação deveria proporcionar um desenvolvimento livre e espontâneo. CORRETA
III- Rousseau defende a ideia de que a preparação da criança para o futuro não poderia ser de forma imposta atendendo aos interesses da educação, mas no seu desenvolvimento natural. CORRETA
IV- Para Rousseau, a criança deveria estudar os conteúdos dos adultos, para desenvolver seus sentidos, conseguindo fazer o julgamento sobre os assuntos relacionados. ERRADA
13-As duas grandes tendências pedagógicas são: a Pedagogia Liberal e a Pedagogia Progressista. Com relação a essas duas correntes pedagógicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Na Pedagogia Progressista é necessário que os indivíduos aprendam a se adaptar às normas vigentes e aos valores da sociedade capitalista.
( V ) A Pedagogia Liberalparte dos fundamentos da sociedade capitalista. Por este motivo, tem como interesse o desenvolvimento de aptidões individuais que preparem os indivíduos para desempenhar papéis sociais.
( V ) A Pedagogia Progressista critica as relações de ensino-aprendizagem impostas pela Pedagogia Liberal, sendo que esta acredita na neutralidade da escola.
( V ) A Pedagogia Progressista é considerada uma teoria crítica, pois defende que a educação não é neutra. A intenção desta tendência é fazer com que os indivíduos participem política e socialmente dos processos de mudança que ocorrem na sociedade.
14-O estudo sobre as tendências pedagógicas nos leva a compreender como ocorreu o processo histórico e social de uma sociedade. O contexto político, econômico e ideológico de um país tem grande influência sobre o desenvolvimento das tendências pedagógicas. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) As várias concepções de aprendizagem estão fundamentadas em diferentes teorias que auxiliaram o professor em sua prática pedagógica.
( ) O papel da escola se resume em apenas transmitir o fazer pedagógico, não atendendo aos interesses antagônicos das classes sociais.
( ) Para que possamos compreender as tendências que fizeram parte da história da educação brasileira não é necessário relacioná-las com cada período histórico.
( ) As tendências pedagógicas que fizeram parte do quadro da educação brasileira, sempre nos levaram à submissão dos interesses sociais de forma muito objetiva.
15-As tendências pedagógicas que ocorreram ao longo das décadas foram sendo influenciadas pelo momento no qual a sociedade vivia. As principais tendências pedagógicas presentes na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento: as tendências liberais e as tendências progressistas. Quanto à divisão das tendências liberais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Tradicional: a escola possui como função levar o aluno à reflexão. A metodologia adotada está voltada para experiências e pesquisas. O aluno assume uma posição ativa na construção do saber.
( F ) Renovada: os conteúdos apresentados possuem um significado pessoal que desperta o interesse e a motivação dos alunos. A relação professor/aluno é de afetividade.
( F ) Renovada não diretiva: reafirma os padrões dominantes. Os conteúdos são compreendidos como verdade absoluta e a metodologia mecânica e repetitiva. O professor é a figura central.
( V ) Tecnicista: esta teoria enfatiza o modelo profissionalizante, moldando o aluno para integrá-lo às necessidades da sociedade. Os alunos apenas recebem as informações do professor que administra os procedimentos didáticos.
16-Na Tendência Liberal Renovada não Diretiva, os ensinamentos estavam centrados no aluno, dando, assim, o enfoque na formação da personalidade deste através das vivências. Desta forma, sobre os conteúdos de ensino, analise as sentenças a seguir:
I- Ocorre a comunicação entre os sujeitos, sendo os conteúdos transmitidos de forma secundária. CORRETA
II- Constrói-se entre os sujeitos a individualidade, e os movimentos de formação são coordenados. ERRADA
III- Elabora-se a formação dos conteúdos através de imagens e desenvolve-se a curiosidade. ERRADA
IV- Formam-se indivíduos centrados na coletividade e os conteúdos são memorizados durante processo. ERRADA
17-A tendência liberal renovada progressista trouxe um novo olhar para o campo educacional. O aluno é compreendido como sujeito ativo, em que a aprendizagem deve ser significativa, satisfazendo as necessidades do aluno. Quanto às mudanças trazidas pela tendência liberal renovada progressista, analise as sentenças a seguir:
I- Os currículos escolares deveriam ser reformulados, atendendo ao contexto no qual os alunos estavam inseridos. CORRETA
II- O aluno é visto como um ser pensante, com participação ativa, em que constrói o próprio conhecimento. CORRETA
III- O professor assumiria uma posição passiva, voltada apenas para um mero transmissor de conhecimentos. ERRADA
IV- A escola passou grandes momentos de reforma e de novas ideias, tendo como função específica preparar o aluno e adequá-los aos novos tempos e às novas realidades. CORRETA
18-A pedagogia liberal tende a ser com algumas variações redentora ou reprodutora. Já a pedagogia progressista entende a educação como transformadora. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A pedagogia libertadora tem como idealizador Paulo Freire, tendo como missão a transformação social, propondo mudanças na sociedade.
( F ) A pedagogia libertadora trabalha com temas geradores, através de grupos de discussão e diálogos, reforçando a memorização dos conteúdos.
( V ) A pedagogia libertária permite a participação dos alunos. O professor assume um papel de orientador, promovendo entre os alunos a vivência grupal.
( V ) A pedagogia crítico social dos conteúdos valoriza o conhecimento do aluno. O professor é um mediador, que possibilitará a criticidade do aluno, por meio dos conhecimentos e habilidades.
19-No início da história da educação, o planejamento foi visto como um instrumento que causava estranhamento entre os profissionais da educação no Brasil. Assim sendo, qual o motivo que o planejamento passou a ser visto desta forma?
( ) Por terem recebido carta branca do governo na utilização ou não do planejamento.
( ) Por acreditar que o planejamento somente ocorre na esfera jurídica, e não pedagógica.
( ) Por acharem que planejar não auxilia no processo de ensino-aprendizagem, dando muito trabalho.
( X ) Por serem seus trabalhos supervisionados e mantidos sob o olhar do sistema governamental da época.
20-Conforme Haydt (2010, p. 149), "cabe ao professor realizar seu trabalho em sala de aula com sucesso". Assim, é necessário que o professor tenha algumas normas didáticas para que isso ocorra. Estas normas didáticas tornarão o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz. Sobre essas normas didáticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O professor necessita incentivar a participação dos alunos; utilizar-se dos conhecimentos que estes já possuem; organizar os conteúdos conforme o nível cognitivo da clientela.
( F ) O professor manterá seus trabalhos voltados para os interesses relacionados no plano; buscará incutir somente os conteúdos de seu interesse; manterá uma postura autoritária em sala.
( F ) O professor avaliará seus alunos quantitativamente; organizará atividades pré-determinadas sem preocupação com a aquisição do conhecimento; avaliará o aluno somente pelas notas.
( V ) O professor realizará avaliações contínuas e globais; manterá diálogo constante com os alunos, questionando-os e incitando a pesquisa; os conteúdos poderão ser aplicados no cotidiano do aluno.
FONTE: HAYDT,R. C. C. Curso de Didática Geral. 8. ed. 4. imp. São Paulo: Ática, 2010.
21-Para que o professor obtenha êxito em seus trabalhos com os alunos, ele necessita de objetivos gerais e específicos. Os objetivos específicos necessitam ser organizados, tendo como linha geral as metas a serem desenvolvidas. Assim sendo, sobre as demais etapas que auxiliam neste processo de construção dos objetivos específicos, analise as seguintes sentenças:
I- Obrigatoriedade dos temas dos documentos oficiais; unificação dos conteúdos observando os conteúdos desejados pelo sistema; avaliação quantitativa. ERRADA
II- Escolha dos conteúdos observando a clientela; desenvolver procedimentos de ensino adequados à clientela; avaliação qualitativa e cumulativa. CORRETA
III- Desenvolver atividades em que a pergunta e a resposta sejam a base das avaliações; elaborar resumos dos conteúdos trabalhados; definir conteúdos. ERRADA
IV- O professor necessita ser criativo, buscando nele a criatividade para aulas agradáveis, buscando a criticidade, questionamento e busca pela pesquisa. CORRETA
22-Na elaboração do planejamento de ensino, cabe ao profissional da educação buscar informações sobre a clientela da qual iráreceber. Para tanto, é preciso seguir alguns passos, os quais auxiliarão na construção deste planejamento com eficácia. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Para a elaboração deste planejamento, é necessário diagnosticar e ter conhecimento da realidade da clientela a ser trabalhada.
( F ) O planejamento de ensino necessita buscar construir propostas voltadas ao interesse da escola, modificando assim o pensar da clientela.
( V ) No planejamento de ensino, criar a avaliação institucional, que auxilia na interação e no conhecimento cultural da clientela envolvida.
( V ) Para a construção do planejamento de ensino, o profissional necessita estar bem informado sobre o conhecimento histórico e a atualidade.
23-Na década de 30, muitos movimentos foram surgindo para auxiliar nas mudanças da estrutura educacional. Que movimento em 1932 ocorreu e auxiliou na elaboração de novos documentos que ajudaram no desenvolvimento da educação no Brasil?
( ) Encontro Nacional dos Alfabetizadores.
( ) Plano Nacional de Educação.
( ) Diretrizes Nacionais da Educação.
( X ) Manifesto dos Pioneiros.
24-Conforme Libâneo (2011), os objetivos gerais possuem escala, que são no número de três, os quais vão do macro (geral) para o micro (particular), dando possibilidades aos profissionais construírem planos que contenham sequência lógica e que envolva todos os membros que se constituem formadores deste processo. Sobre a escala que vai do macro para o micro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Os objetivos gerais devem ser elaborados a partir dos documentos da escola, como o PPP ? Projeto Político-Pedagógico, passando pelos documentos oficiais, como o Plano Nacional de Educação, chegando ao professor.
( V ) Os objetivos gerais serão construídos a partir de documentos como o Plano Nacional de Educação, pelos documentos da escola, como o PPP - Projeto Político-Pedagógico, chegando ao professor.
( F ) Os objetivos gerais são construídos através do plano de curso, pelo PPP ? Projeto Político-Pedagógico e plano de aula, os quais norteiam todo o processo educacional, dando ao professor e ao aluno possibilidade de construção do conhecimento.
( F ) Os objetivos gerais são elaborados com a ajuda do Plano Nacional de Educação, do professor e do PPP ? Projeto Político-Pedagógico, dando maior flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem.
FONTE: LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2011.
25-A história nos apresenta que o planejamento pedagógico passou a ser utilizado a pouco tempo, a partir do século passado, sendo este visto como um instrumento que vinha a ser o responsável pelo desempenho dos profissionais em sua áreas e auxiliando no crescimento do país, após a II Guerra Mundial. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O planejamento passou a ser utilizado no Brasil nas mais diversas áreas a partir dos movimentos ocorridos em outros países após a Guerra Fria, que assolou a Europa.
( V ) O planejamento é um instrumento que surgiu no início do século passado e serviu inicialmente para ser um auxiliar aos governantes e limitar o trabalho realizado pelos profissionais na educação.
( F ) O planejamento é um instrumento que desestabiliza o trabalho de qualquer profissional, alienando-o e deixando de alcançar seus objetivos e os propostos pela instituição.
( V ) Na educação, o planejamento foi visto como um meio de supervisionar e manter os profissionais dentro dos padrões exigidos pelos governantes, criando uma barreira entre estes. 
26-É importante ressaltar que a avaliação não ocorre somente em sala de aula, ela aparece em todos os segmentos do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, encontramos no conselho de classe outro momento de avaliação. Para muitos, o conselho de classe é a própria fogueira da inquisição, mas esta ideia está mudando. Sobre as mudanças do conselho de classe, analise as seguintes sentenças:
I- O conselho de classe possui a função de julgar, classificar e dar a nota para o aluno. ERRADA
II- O conselho de classe analisa o processo de ensino-aprendizagem realizado pelo aluno. CORRETA
III- O conselho de classe é dialógico, todos são responsáveis pelo processo ocorrido no ano. CORRETA
IV- O conselho de classe é um instrumento de transformação na vida dos atores deste processo. CORRETA
27-Perante o trabalho realizado pelos profissionais da educação, é necessário que estes tenham uma postura que mantenha viva a organização e o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Sobre esta postura profissional, é importante desenvolver nos alunos algumas habilidades. Sobre estas, analise as seguintes sentenças:
I- Ao professor cabe criar nos alunos as habilidades normais, como: decorar o conteúdo; manter-se organizado; responder somente ao que é solicitado. ERRADA
II- Cabe ao professor criar nos alunos o desejo pela pesquisa, sendo crítico, curiosos perante os conteúdos apresentados. CORRETA
III- Ao professor cabe a responsabilidade de conhecer seus objetivos com clareza, os quais são norteados pelos documentos oficiais. CORRETA
IV- Cabe ao professor reconhecer que seu conhecimento também é relevante neste processo, sendo este crítico, conhecedor da realidade e contexto escolar. CORRETA
28-No Brasil, em 1932, ocorreram muitos movimentos, dentre eles temos o Manifesto dos Pioneiros, que foi criado por vários reformistas, como: Anísio Teixeira, Lourenço Filho, dentre outros. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Este Manifesto dos Pioneiros foi criado com o objetivo de eliminar os demais movimentos relacionados ao avanço da educação.
( F ) O Manifesto dos Pioneiros tinha o objetivo de elaborar um Plano Nacional de Educação para a melhoria das condições dos profissionais.
( F ) O manifesto ficou descaracterizado, pois não vinha ao encontro do desejo dos educadores, os quais desejavam um planejamento adequado.
( V ) Este movimento abriu espaço a novos encontros, conferências para discussão do planejamento educacional em nosso país.
29-O planejamento é um movimento que começou a ser utilizado após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de reordenar o sistema econômico e social dos países. Além deste momento, o planejamento passou a ser utilizado na esfera educacional e em nosso cotidiano. Desta forma, em que momento da vida nos deparamos com o planejamento?
( ) Nos momentos de lazer.
( ) Em nossa vida profissional.
( ) Em nossa vida particular.
( X ) Em todos os momentos de nosso dia a dia.
30-O professor, ao realizar a organização dos conteúdos, utiliza-se de duas formas de ordenação. Estas formas de ordenação são apresentadas por Haydt (2011). Sobre as ordenações, analise as seguintes sentenças:
I- Ordenação Longitudinal: o aluno possui tempo suficiente para realizar suas atividades. Ordenação Organizacional: o aluno pode organizar seus conteúdos de maneira gradativa. ERRADA
II- Ordenação Vertical: ocorre uma sequência lógica dos conteúdos, sem a preocupação do conhecimento; Ordenação Horizontal: neste momento, os conteúdos são repassados de maneira relacional dentro de séries diferentes. ERRADA
III- Ordenação Paralela: o professor repassa os conteúdos e verifica o que aprendeu. Ordenação Avaliativa: o conhecimento é repassado e reformulado, se necessário. ERRADA
IV- Ordenação Horizontal: os conteúdos são relacionados dentro de uma mesma série, sendo o professor responsável. Ordenação Vertical: o professor organiza os conteúdos e vai aumentando sua complexidade conforme a turma. CORRETA
31-Após vários debates, discussões e votações, a LDB (Lei 9.394/96 ? Lei de Diretrizes e Bases da Educação) passa a ser a ?Lei Maior? da educação. Nela são apresentados vários aspectos (metas) que orientam o sistema educacional brasileiro, dentre eles sobre o planejamento. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:( F ) Na LDB, ao professor cabe manter-se inflexível diante do desenvolvimento do aluno e dar continuidade a suas atividades pedagógicas e preocupar-se somente com os alunos que possuem bom desempenho educacional.
( V ) Ao professor cabe dar ao aluno a possibilidade de adquirir novos conhecimentos, mantendo-o aberto às novas possibilidades e levando-o a formar cidadãos, voltando este conhecimento ao científico, humanístico e tecnológico.
( V ) Com relação ao planejamento, a LDB prega que o profissional necessita preocupar-se com a aprendizagem dos alunos e manter-se articulado com novos instrumentos que auxiliem no crescimento intelectual do aluno.
( F ) Outra meta a ser vista é a de levar o aluno a preocupar-se menos com as questões humanísticas, científicas e tecnológicas, pois elas dão margem a movimentos sociais que travam o processo de crescimento educacional.
32-Na realização do planejamento, os professores necessitam buscar meios para que este instrumento seja eficaz. Sua estruturação é imprescindível, tornando o trabalho do profissional da educação um momento de crescimento com os demais elementos que formam o processo de ensino-aprendizagem. Sobre os movimentos que o professor necessita realizar, analise as sentenças a seguir:
I- Organizar reuniões com seus pares, pais e conhecer a realidade de sua clientela e buscar auxílio nos documentos oficiais. CORRETA
II- Buscar somente nos documentos oficiais material necessário para a elaboração de seu planejamento de ensino. ERRADA
III- Transformar a escola em um espaço isolado da comunidade a que pertence e construir novos conceitos de sociedade. ERRADA
IV- O professor deverá manter-se isolado e manter uma postura autoritária, realizando o repasse dos conteúdos. ERRADA
33-A escola, para construir sua estrutura pedagógica, necessita de várias ferramentas, as quais, integradas, formam o processo de ensino-aprendizagem. Uma dessas ferramentas é o planejamento, o qual é utilizado pelos profissionais da educação. Dentro desta perspectiva, há quanto tempo o planejamento vem sendo adotado na estrutura educacional?
( ) Há pouco tempo.
( ) Desde 2001.
( X ) A partir do século passado.
( ) Há mais de duas décadas.
34-No plano de ensino, o professor organiza além dos objetivos gerais e específicos os conteúdos, os quais serão selecionados para serem trabalhados durante o ano letivo. Assim sendo, este profissional necessita dominar a estrutura da disciplina ou disciplinas que lecionará, buscando descobrir suas fragilidades e manter o empenho dos alunos. No que diz respeito à seleção dos conteúdos , o professor deve seguir cinco critérios fundamentais. Sobre estes cinco critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) É necessário que o professor veja a validade, a utilidade, a significação, a flexibilidade e o gerenciamento dos conteúdos.
( V ) É importante observar a validade, a utilidade, a significação, a adequação ao nível de desenvolvimento do aluno e flexibilidade.
( F ) Ao professor é dada a liberdade de utilizar-se ou não da flexibilidade, dando ou não significado, adequar, se necessário, os conteúdos e demais critérios.
( F ) Ao professor cabe somente respeitar o nível de maturidade do aluno, sendo os demais critérios desnecessários na seleção dos conteúdos.
35-A avaliação formativa está voltada para o processo de ensino-aprendizagem e busca detectar as dificuldades apresentadas pelos alunos. A ação avaliativa traz informações que contribuem com resultados positivos. Sobre a avaliação formativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Um dos problemas da avaliação formativa é conseguir corrigir os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos.
( F ) Nos resultados oferecidos por meio da avaliação formativa, o professor não consegue realizar mudanças em sua prática docente.
( V ) Um dos pontos importantes da avaliação formativa é a possibilidade do feedback quanto ao andamento do processo de ensino.
( V ) Na avaliação formativa, os resultados fornecidos permitem melhorias no planejamento e nas práticas pedagógicas utilizadas.
36-Para a tendência liberal tecnicista, a escola deveria moldar o indivíduo. Havia uma exigência do sistema para que comportamento humano adotasse técnicas específicas, desenvolvendo habilidades e conhecimentos úteis para alcançar a eficiência na produtividade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Na tendência tecnicista, o conhecimento científico e as descobertas ficariam a cargo apenas dos especialistas. CORRETA
II- A escola atuaria apenas para atender ao capitalismo, garantindo a preparação rápida dos indivíduos para o mercado de trabalho. CORRETA
III- O material instrucional oferecido aos alunos fornecia modelos preestabelecidos, de como utilizar os procedimentos e as técnicas. CORRETA
IV- A pedagogia tecnicista trouxe um ensino eficiente e estimulador, para que o aluno saia da escola com uma aprendizagem que lhe garantisse resultados efetivos. ERRADA
37-A avaliação somativa possibilita que o professor faça um balanço para identificar se seus objetivos propostos foram alcançados. Esse tipo de avaliação tem por finalidade verificar se aprendizagem ocorreu efetivamente. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A avaliação somativa está preocupada somente com as notas atingidas nas avaliações no final de cada etapa de ensino.
( V ) A ação somativa é fator norteador pois tem como objetivo avaliar as competências e as habilidades que foram desenvolvidas no aluno.
( V ) A avaliação somativa traz informações importantes quanto a qualidade do processo de ensino e se os objetivos foram alcançados. 
( V ) A avaliação somativa proporciona ao professor e à escola fazerem reflexões quanto às novas ações e quanto aos resultados obtidos.
38-Hoffmann (2013) destaca que a avaliação mediadora ocorre em todos os momentos em que os alunos discutem as diversas situações de aprendizagem que são desencadeadas em sala de aula. Para isso, o professor deve estabelecer algumas estratégias. Sobre essas estratégias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) A avaliação mediadora ocorre somente quando o aluno realizar tarefas individuais.
( F ) A avaliação mediadora é o momento em que o professor avalia o aluno atribuindo notas nas suas provas escritas.
( V ) A avaliação mediadora é o momento em que o professor auxilia o aluno em suas dificuldades e oferece caminhos para as melhores soluções.
( V ) A avaliação mediadora deve ser contínua, possibilitando ao aluno a construção do conhecimento e o rendimento na aprendizagem.
FONTE: HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Disponível em: <http://www.crmariocovas. sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2013.
39-O projeto de ensino deve ser elaborado para articular os conteúdos com a prática pedagógica. Desenvolver a aprendizagem por meio de projetos é uma proposta que envolve a participação dos alunos no processo de construção do conhecimento. Sobre o projeto de ensino, analise as afirmativas a seguir:
I- Ensinar por meio de projetos significa que a dinâmica proposta para a aprendizagem depende do envolvimento do aluno. CORRETA
II- Um dos problemas enfrentados ao trabalhar com projeto é que este impede o professor de articular os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. ERRADA
III- O projetos de ensino devem ser preferencialmente aplicados para as turmas de educação infantil. ERRADA
IV- O professor deverá escolher as temáticas para a elaboração do projeto de ensino, de acordo com a sua afinidade. ERRADA
40-O professor, ao realizar seu planejamento, necessita seguir um caminho no qual existem algumas perguntas a serem respondidas. Estas perguntas serão o norte para um planejamento eficiente. Quais são as perguntas a serem seguidas para a elaboração deste instrumento?
( X ) O quê? Para quê? Como?Por quê? Quais os resultados?
( ) Onde? Quando? Como? De que forma? Por que não?
( ) Quando? Sempre? Nunca? Que necessidade? Justifique.
( ) Por quê? Para onde? Sempre? Relacione.
41-Na estrutura educacional nos deparamos com duas correntes pedagógicas, as quais nos remetem a de como trabalhar com os alunos através do papel da escola, o currículo, os conteúdos os instrumentos. Desta forma, quais são as duas pedagogias:
( ) Pedagogia Coletiva, Pedagogia Libertadora.
( ) Pedagogia Assistencialista, Pedagogia não Diretiva.
( X) Pedagogia Progressista, Pedagogia Liberal.
( ) Pedagogia Libertadora, Pedagogia Tradicional.
42-O educador Paulo Freire é o maior representante da Tendência Progressista Libertadora, responsável pelo método que alfabetizou muitos operários, demonstrando que é possível na faixa etária. Nesta tendência, qual a relação do professor junto a seus alunos?
( ) É uma relação de representatividade.
( X ) É uma relação de dialogicidade.
( ) É uma relação de verticalidade.
( ) É uma relação de autoritarismo.
43-A Pedagogia Liberal não pode ser entendida como movimento democrático. Nesta pedagogia, o termo liberal possui outra conotação. Podemos afirmar que o termo liberal deriva de:
( ) Liberalidade.
( ) Liberdade.
( ) Libertário.
( X ) Liberalismo.
44-Inúmeros movimentos surgiram com a Proclamação da República. Chega ao Brasil uma nova teoria defendida por Dewey, tendo como Anísio Texeira seu principal divulgador. Sobre a teoria de Dewey, analise as sentenças a seguir:
I-Os textos escritos por John Dewey conquistaram o interesse de jovens que estavam preocupados com mudanças no currículo escolar. CORRETA
II-John Dewey se posicionou contrariamente às práticas educativas que eram desenvolvidas nesta época. CORRETA
III-Dewey defendeu que tanto crianças quanto adultos são sujeitos e aprendem diante das situações de interesses do dia a dia. CORRETA
IV-Ficou interessado nas teorias pedagógicas dos tradicionalistas que não relacionam os conteúdos com os interesses dos alunos. ERRADA
45-A Proclamação da República de 1889 foi um movimento militar que trouxe muitas mudanças para o Brasil. Esse evento histórico teve como um dos objetivos atender aos interesses dos grandes fazendeiros e cafeicultores. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-O sistema de ensino era comandado por duas classes aliadas: as novas elites e as velhas oligarquias do café. CORRETA
II-Os assuntos relacionados à democracia e melhor educação para o povo foram considerados prioridades naquela época. ERRADA
III-A oligarquia rural teve grande interesse na manutenção do poder, controlado pelos votos durante as eleições. CORRETA
IV-As oligarquias agrárias foram consideradas pouco democráticas, envolvidas em corrupção, fraude eleitoral e voto do cabresto. CORRETA
46-No século XVIII, o regime absolutista adotado pelo governo não estava contentando a classe burguesa, por apresentar altos impostos e pouca abertura política. Sobre o regime do século XVIII, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As ideias iluministas não foram difundidas nem aceitas pelo governo.
( X ) O Plano Nacional de Educação defendia um ensino público bancado pelo Estado e foi inspirado nos ideais de Rousseau.
( ) As orientações sobre religião eram necessárias para o homem para conduzir a sua vida.
( ) A democracia defendia uma educação orientada pela igreja e bancada pelo governo.
47-A primeira tendência, chamada de pedagogia liberal, não pode ser entendida como uma tendência avançada ou democrática. Ela sustenta a ideia de que a função da escola é preparar os alunos par atender aos interesses da sociedade. Quanto à função da tendência liberal, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Com a tendência da pedagogia liberal, a escola prepara os indivíduos para desempenharem seus papéis sociais, garantindo, assim, a igualdade de oportunidades.
( ) Esta tendência reconhece as aptidões individuais de cada aluno, levando sempre em conta a desigualdade de condições entre eles.
( ) A elaboração da tendência da pedagogia liberal possibilitou melhorias e grandes mudanças para a classe popular.
( X ) As tendências da pedagogia liberal do ponto de vista econômico, podem ser entendidas como um conjunto de práticas que possibilitaram grandes vantagens para a burguesia durante a sua ascensão.
48-No final do século XVIII, a população que era formada por banqueiros, médicos, comerciantes, advogados, camponeses e outras profissões estava descontente com o regime absolutista do governo. A Europa iniciava seu ideário iluminista, que difundia ideias liberais e melhorias para a política e para a economia. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-Entre 1760 e 1793, com a Revolução Francesa, foi criado o Plano Nacional de Educação, em que o Estado teria como dever oferecer uma educação pública obrigatória. CORRETA
II-O Plano Nacional de Educação foi colocado em prática nos anos seguintes, inspirando novas ideias para o governo absolutista. ERRADA
III-A burguesia se afirma como classe dominante e com a população realiza a ´´Revolução Burguesa``, estabelecendo igualdade para todos, direito à propriedade e liberdade de religião. CORRETA
IV-Os interesses da burguesia passam a coincidir com a sociedade, formando duas classes sociais, a burguesia e o proletariado. CORRETA
49-O compromisso com a docência está na reflexão sobre a prática pedagógica dotada pelo professor que deve estar preparado para enfrentar os desafios e realizar mudanças em suas estratégias de ensino quando percebe que seus métodos pedagógicos não estão adequados à realidade do aluno. Sobre a metodologia expositiva e dialética, classifique V ou F:
( V ) A metodologia expositiva ainda está muito atuante em nossas escolas. O professor concentra o seu trabalho na exposição dos conteúdos.
( V ) A metodologia dialética entende o aluno como um ser ativo que constrói a sua relação com os outros. O conteúdo deve ser reelaborado, proporcionando reflexão ao aluno.
( F ) Na metodologia expositiva, o professor desafia, provoca e estimula o aluno para ajudar na construção do conhecimento.
( V ) Na metodologia expositiva, a aprendizagem pode não ocorrer devido à baixa interação que ocorre entre sujeito-objeto de conhecimento.
50-O iluminismo simbolizou o uso da razão como meio para interpretar e compreender o mundo. A luz representava libertar os indivíduos das trevas. Para os iluministas, a dúvida e os questionamentos seriam o viés para a investigação científica e a busca por verdades. ´´O Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade, pela qual ele é responsável. Menoridade que é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem a orientação de outrem, menoridade pela qual ele é o responsável, porque a causa dessa incapacidade não está numa deficiência de seu entendimento, e sim na falta de decisão e de coragem para dele servir-se sem a direção de outrem. Sapere ande! Tem coragem de servir-te do teu próprio entendimento! Eis a divisa das Luzes`` (KANT, 1784). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: http://floboneto.pro.br_pdf/histedue/2.05%20iluminismo.pdf. Acesso em: 3 jun. 2018.
( ) O iluminismo foi um movimento do governo que defendia a Igreja como instituição responsável pela educação.
( ) Os valores defendidos pelos iluministas não atingiram os resultados esperados por eles.
( ) Os métodos propostos pelos iluministas não possibilitam alcançar o conhecimento.
( X ) Para os iluministas, a sociedade deveria ser guiada por um modelo racional, não tendo nenhuma interferência religiosa.
51-Vigotski (1896-1934), em seu livro A Construção do Pensamento e da Linguagem (2001), propôs uma análise do sistema de conceitos. Comparou os dois esquemas conceituais: conceitos espontâneos e conceitos científicos na criança. Os conceitos espontâneos são formados por via experimental, enquanto que os conceitos científicos se formam a partir de situações vivenciadas. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VYGOTSKY.L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 496 p. Título original: Michliênie Rietch.
( ) Em seu estágio de desenvolvimento, a criança possui apenas um dos conceitos ou espontâneos ou científicos.
( ) Os conceitos científicos se desenvolvem da mesma forma que os conceitos espontâneos, seguindo as mesmas vias de desenvolvimento.
( ) A criança passa a obter os conceitos espontâneos a partir do momento em que ingressa na escola.
( ) Os conceitos espontâneos, ao interagir com os conceitos científicos, são enriquecidos e modificados, resultado em aprendizagem.
52-A prática escolar sempre esteve condicionada às ordens sociopolíticas. As diferentes tendências pedagógicas que surgiram ao longo das décadas implicaram na aprendizagem dos sujeitos, na tentativa de melhorar a prática escolar e a formação continuada de professores. Sobre a prática escolar, classifique V ou F:
( V ) Os professores, ao realizarem seu trabalho didático pedagógico, utilizam os pressupostos teóricos, de forma explicita ou implícita.
( V ) Na pedagogia liberal, a escola tem por função desenvolver as aptidões individuais nos alunos, para que desempenhem na sociedade os papéis sociais.
( F ) A tendência liberal renovada deve preparar os indivíduos para aceitarem as diferenças entre as classes sociais, onde a ideia de igualdade de oportunidades não é levada em conta.
( V ) A tendência liberal renovada progressista prepara o aluno para o meio social, defendendo a ideia do aprender fazendo, centrada no aluno.
53-No final do século XVIII, as revoluções burguesas e as ideias iluministas influenciaram o campo educacional. Alguns educadores tiveram grande destaque pelas inovações que propuseram. Sobre as inovações no campo ocupacional, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Rousseau defendeu que a educação devia ter por função a preparação da criança, moldando-a para atender determinados fins.
( ) Pestalozzi não apoiava as ideias de Rousseau sobre a educação, considerando rudimentares para a época.
( ) Herbart defendeu a ideia de que a educação deveria apenas ter cunho informativo.
( X ) Froebel teve grande contribuição na educação, com seus estudos voltados para a criação dos jardins de infância.
54-Foi a partir das ideias de Rousseau (1712-1778) que a psicologia na educação teve um olhar voltado para as necessidades da criança. Ele defendeu que a educação deveria ser diferente e dar mais atenção às fases do desenvolvimento infantil. ´´Tudo é bom ao sair das mãos do autor da natureza; mas tudo se degenera nas mãos do homem. Toda a educação deveria seguir o livro desenvolvimento da própria natureza da criança e suas inclinações naturais``. Sobre a ideia de Rousseau, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROUSSEAU, J. J. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
( ) A criança deveria estudar os mesmos conteúdos que os adultos.
( ) A natureza humana deveria ser moldada pela sociedade.
( ) A educação existe para atender aos direitos da elite.
( X ) A educação deveria respeitar o desenvolvimento natural da criança.
55-Para que tenhamos desempenho favorável dentro da instituição em que se trabalha e junto a cliente, os profissionais necessitam buscar, além do reconhecimento da realidade, objetivos, os quais auxiliarão no desenvolvimento do processo que está sendo planejado. Partindo desse pressuposto, classifique V ou F:
( V ) Os objetivos podem ser compreendidos como gerais e específicos, os quais darão possibilidades de nortear as atividades previstas pelo profissional a partir do que já foi diagnosticado.
( F ) Os objetivos gerais estão relacionados a metas a curto prazo, os quais auxiliam no tempo utilizado e dando margem a novas construções de conhecimentos por parte dos alunos.
( V ) No planejamento, tanto os objetivos gerais como específicos precisam estar respaldados por documentos que são norteadores no processo educacional, como a LDB e o Plano Nacional de Educação.
( V ) Nos objetivos gerais, o profissional necessita ter uma visão maior da clientela, sendo possível esta averiguação através de reuniões junto à comunidade envolvida e aos profissionais da educação.
56-O plano de aula é um instrumento que o professor possui para que possa organizar os conteúdos e as demais atividades que utilizará com os alunos. Para que este plano de aula seja eficaz, é necessário que o professor utilize algumas características essenciais. Quais são essas características?
( ) Coerência e rapidez; aceleração e ambiguidade; engessamento; trabalho individual; competência.
( X ) Coerência e unidade; continuidade e sequência; flexibilidade; objetividade e funcionalidade; precisão e clareza.
( ) Reordenamento; improbidade; funcionalidade; trabalho coletivo; improbidade educacional.
( ) Coerência e reordenamento; gestão autoritária; incoerência de conteúdos; clareza no sistema.
57-Todos os professores são sabedores de que a avaliação é um meio e não um fim em si mesma e que é de responsabilidade deste profissional realizar este processo ´´a avaliação`` de maneira global e significativa. Sobre este fator, como a avaliação então pode ser realizada, analise as seguintes sentenças:
I-A avaliação é um processo estagnado, em que a função do profissional da educação é dar a prova, realizar a coleta e corrigi-las, sem a presença do diálogo entre os pares e dando os conteúdos de maneira acelerada, sem a preocupação da construção do conhecimento. ERRADA
II-A avaliação é vista como um processo quantitativo, desconsiderando o percurso que o aluno realizou, preocupar-se somente com as notas e o volume de conteúdo repassado no decorrer do ano letivo; a avaliação ocorre de forma classificatória (só passa quem sabe). ERRADA
III-A avaliação ocorre de maneira global, a partir do olhar do professor, do confronto de ideias, através do diálogo entre os profissionais da educação, buscando soluções aos problemas que surgirem, o processo de ensino deve ser gradativo, em que haja análise e reflexão. CORRETA
58-A avaliação, conforme Haydt (2010), possui propósitos na avaliação em sala de aula. Estes principais propósitos da avaliação são necessários para que cada professor saiba como realizar e entender a avaliação. Sobre os principais propósitos, podemos destacar cinco deles. Analise as seguintes sentenças:
I-Iniciar o ano com a lista de chamada dos alunos e verificar sua presença ou não; iniciar a apresentação dos conteúdos aos alunos; preparar suas aulas com objetivos pré-determinados no plano; desconsiderar os conhecimentos já obtidos pelo aluno; avaliar o aluno de forma quantitativa. ERRADA
II-Iniciar o ano letivo averiguando o que o aluno já sabe; através da avaliação diagnóstica; identificar as dificuldades de aprendizagem; verificar se os objetivos propostos foram ou não alcançados, realização do feedback do processo de ensino; promover o aluno pelo que aprendeu. CORRETA
III-Construir conteúdos a partir do que o professor achar conveniente; realizar avaliações quantitativas objetivando o conteúdo dado; manter uma postura autoritária durante o processo de ensino-aprendizagem; realizar uma avaliação somativa em que a classificação e a comparação são fundamentais. ERRADA
IV-Dar início às atividades do ano com reuniões em que a presença dos pais é fundamental; mostrar aos pais seu plano de trabalho; partir do que o aluno já sabe e construir novos conhecimentos; reconhecer o aluno como um ser global e assim avalia-lo; avaliar e também autoavaliar-se. CORRETA
59-Para que os procedimentos de ensino estejam adequados à realidade do aluno e auxiliá-lo na construção de seu conhecimento, é necessário que o profissional da educação esteja preparado e as atividades bem elaboradas. Sobre o papel do professor e das formas de atividade, classifique V ou F:
( V ) O papel do professor é essencial, pois a ele cabe ser mediador, coordenador e auxiliar na construção e reconstrução do conhecimento e tendo as atividades como desafiadoras, criando curiosidade no aluno.
( F ) Oprofessor mantém-se como o responsável pelo repasse das informações, e ao aluno cabe transformar isto em conhecimento, através de atividades já prontas e que incitem a ´´decoreba`` dos conteúdos.
( V ) A atividades que o professor realizar deverão ser criativas, questionadoras, dando espaço para o aluno dialogar com os colega e o professor e estimulá-los à pesquisa.
( F ) Na escola, o professor manterá seus procedimentos de ensino sem a preocupação de modifica-los diante da inércia dos alunos, pois seu objetivo é o repasse dos conteúdos, conforme rege o sistema.
60-O conselho de classe é o momento em que o professor analisa e avalia o processo de ensino e aprendizagem. Também é constatado se os objetivos propostos foram alcançados. Sobre o exposto, classifique V ou F:
( F ) As reuniões do conselho de classe são bons momentos para discutir a indisciplina dos alunos.
( F ) Este momento deve ser para decidir quais os alunos que serão aprovados ou quais serão reprovados.
( V ) Este momento deve ser de discussões bem conduzidas para que favoreça o desenvolvimento de um bom currículo e de melhores metodologias.
( V ) Para o conselho de classe apresentar bons resultados, é necessário o envolvimento da comunidade escolar, com a presença de alunos que representem as turmas.
61-Na estrutura educacional, o planejamento possui um papel de grande importância, pois sem ele o professor torna-se refém de seus próprios alunos, pois estes percebem quando o profissional possui um planejamento para suas aulas. Desta forma, o planejamento assou a ser utilizado na educação a partir de um fato histórico. Que fato histórico é este?
( ) A partir da Revolução Farroupilha.
( ) A partir da Guerra dos Canudos.
( X ) A partir da Segunda Guerra Mundial.
( ) A partir da Guerra Fria.
62-A avaliação não se encontra presente somente no ato da avaliação, através de provas ou demais recursos didáticos. Este momento encontra-se presente desde o momento em que o professor inicia seu planejamento das aulas: Libâneo (2011) diz que a avaliação cumpre três tarefas. Sobre isto, analise as seguintes sentenças:
I-Coleta das notas que o aluno possui no decorrer do processo; quantificação de trabalhos realizados; apreciação cumulativa dos conhecimentos. ERRADA
II-Verificação do que o aluno realizou durante o processo de ensino; análise qualitativa e quantitativa do que o aluno adquiriu; avaliação global. CORRETA
III-Formulação de conceitos a partir do que o aluno não alcançou; verificação quantitativa e cumulativa do conhecimento; inexistência de avaliação global. ERRADA
63-Depois da Segunda Guerra Mundial, o planejamento passou a ser entendido como uma ferramenta utilizada para reconstruir os países após as guerras. Quanto à educação brasileira, o planejamento foi adotado para limitar o trabalho dos professores. Sobre essa adoção, analise as afirmativas a seguir:
I-O regime autoritário adotado foi necessário e essencial, pois muitos professores não priorizam ensinar conteúdos importantes. ERRADA
II-Os professores tiveram dificuldades em aceitar o planejamento, pois não seguiam os padrões prescritos pelo sistema governamental. ERRADA
III-O sistema econômico utilizou o planejamento para atender aos objetivos de crescimento do país. CORRETA
IV-A elaboração do planejamento trouxe mudanças para a educação, mudanças estas presentes apenas nas pedagogias progressistas. ERRADA
64-O planejamento foi visto até determinado período da história como um documento ´´inquisidor``. No entanto, com o passar dos tempos, transformou-se em um aliado dos professores e gestores. Por quê?
( ) O planejamento passa a ser visto somente como um elemento transformador da economia nacional.
( ) O planejamento passa a ser um elemento regulador do governo, engessando o processo educacional.
( ) O planejamento só tem a preocupação de documentar o processo de ensino que ocorre nas escolas.
( X ) O planejamento passa a ser uma ferramenta que auxilia na organização e no trabalho do professor.
65-Para Haydt (2010), a avaliação deve ser vista pelo professor de maneira reflexiva. Esta diz que a avaliação possui alguns princípios e os contempla em quatro pontos principais. Sobre eles, analise as seguintes sentenças:
I-A avaliação encontra-se num processo contínuo, sistemático e funcional; orientador e integral no processo de ensino-aprendizagem. CORRETA
II-A avaliação encontra-se num processo de inércia; são inexistente os objetivos neste processo; não é funcional; é tradicional. ERRADA
III-A avaliação encontra-se num processo de avanço e mudança; busca o feedback; os objetivos são essenciais; professor orientador. CORRETA
IV-A avaliação encontra-se num processo de estagnação; controlador; sistema engessado; manutenção do poder no professor. ERRADA
FONTE: HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2010.
66-Dentro das estruturas políticas e econômicas, existem instrumentos e documentos que norteiam estes sistemas. Na educação também temos documentos que norteiam nosso sistema. Assim sendo, que documento possuímos hoje, o qual é considerado o ´´documento maior`` dentro da educação?
( ) PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
( ) LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
( ) PNTE – Plano Nacional de Transporte Escolar.
( ) PNLD – Programa Nacional do Livro Didático.
67-Em todos os momentos do cotidiano, os seres humanos se organizam para que suas atividades sejam produtivas. Esta organização auxilia a chegar aos objetivos desejados. Para tanto, é necessário que o ser humano busque instrumentos para auxiliá-lo neste processo, Classifique V ou F:
( ) O ser humano deixa de utilizar-se de meios para chegar seus objetivos sem a preocupação de organização.
( ) O ser humano necessita estudar a história para a partir dela reconhecer o porquê e o para que do planejamento.
( ) O homem a partir de sua história inicia um processo de construção de sua identidade, auxiliando seu crescimento.
( ) Para o ser humano, o planejamento é desnecessário, pois para chegar a seus objetivos basta utilizar sua força física.
68-Para Hoffmann (2001, p. 10). ´´A avaliação é substancialmente reflexão, capacidade única e exclusiva do ser humano [...]``. Desta forma, observa-se que a avaliação é um processo importantíssimo dentro do desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Assim, analise as afirmativas a seguir:
I-A avaliação deve ser vista pelo professor como elemento básico para o processo de ensino-aprendizagem, em que a análise quantitativa supera a qualitativa. ERRADA
II-A avaliação precisa ser utilizada como um meio no processo educacional, dando ao aluno e ao professor condições de autoavaliar-se de maneira global. CORRETA
III-A avaliação é um meio e não o fim do processo, dando chances ao aluno de construção e reconstrução do conhecimento de maneira qualitativa. CORRETA
IV-A avaliação é um elemento desnecessário ao processo de ensino-aprendizagem, pois este elemento diminui as possibilidades de mudança na didática do professor. ERRADA
69-A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.349/96 – determina os parâmetros do trabalho educacional nacional. Dentro destes parâmetros, encontra-se a avaliação escolar, a qual possui critérios que os professores deverão observar no momento desta ação. Partindo desse pressuposto, classifique V ou F:
(F ) A avaliação deverá ser quantitativa e buscar o desempenho do aluno com prevalência da nota, dando, assim, o direito ao aluno de resultados a curto prazo.
( V ) É dado ao aluno o direito a estudos de recuperação paralela ao período letivo, para os alunos que possuem baixo rendimento escolar.
( V )A avaliação deverá ser contínua e cumulativa com relação ao desempenho do aluno, com observância aos aspectos quantitativos e qualitativos.
( V ) Considerar a possibilidade de avanço nos cursos e séries mediante a verificação do aprendizado do aluno.
70-O conselho de classe é um momento na escola em que os professores e direção da escola se reúnem para discutir açõese tomar decisões. A participação de membros da comunidade é necessária para avaliar o processo pedagógico e buscar alternativas para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-As decisões tomadas com todos os membros participantes do conselho de classe podem ser alteradas posteriormente pela direção da escola. ERRADA
II-O conselho de classe deve ser um momento de decisões importantes, em que apenas professores e coordenação devem participar. A participação dos alunos e de familiares podem atrapalhar os planos da escola. ERRADA
III-O conselho de classe deve ter um caráter punitivo e não um momento de avaliação da prática educativa dos professores. ERRADA
IV-A função do conselho de classe não consiste em apontar os alunos com notas baixas e culpa-los por não atingir a média. CORRETA
71-Em uma instituição educacional, o planejamento possui papel central, pois auxilia na organização e no desenvolvimento dos projetos propostos pelos professores. Para que tal organização e desenvolvimento ocorra, que movimento os professores deverão realizar durante o planejamento escolar?
( ) Dialogar com seus pares, refletir, organizar e analisar o processo.
( ) Formular seu planejamento, entregar na direção, dar conta do plano de curso.
( ) Manter-se silencioso, observar, anotar tudo, planejar isoladamente.
( ) Falar e não chegar a um consenso, trabalho individualizado, registrar nota.
72-Que denominação recebe o instrumento de avaliação que apresenta todos os trabalhos realizados pelo aluno em seu ano letivo?
( ) Portfólio.
( ) Prova oral.
( ) Trabalho.
( ) Dissertação.
73-Ao realizar a avaliação, os professores podem utilizar-se de três formas. São elas: diagnóstica, normativa e somativa. Quanto à avaliação diagnóstica, ela é utilizada para que finalidade?
( ) Para conhecer sua clientela no início do ano letivo.
( ) Para nivelar o conhecimento que os alunos possuem.
( ) Para avaliar no final de cada bimestre ou semestre.
( ) Para classificar os alunos de maneira globalizada.
74-Quando falamos em avaliação na aprendizagem, estamos nos referindo a um movimento que deve transcender as questões numéricas. Desta forma, a avaliação passa a ter uma novas roupagem. Para tanto, ela apresenta três funções. Sobre essas funções, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Ponderar, associar e relativizar.
( ) Completar, sistematizar e ordenar.
( X ) Diagnosticar, controlar e classificar.
( ) Somar, classificar e mediar.
75-A avaliação mediadora possui uma proposta na qual os elementos formadores deste processo participam ativamente das atividades realizadas. Quando se fala em avaliação mediadora, pode-se dizer que ela possui tipos de entendimento. Classifique V ou F:
( F ) A avaliação mediadora ocorre a partir do trabalho individualizado do professor, em que o aluno não interfere no conteúdo.
( V ) A avaliação mediadora ocorre a partir da ação-reflexão-ação, em que o professor e aluno aprimoram seus conhecimentos.
( V ) Na avaliação mediadora, o aluno precisa estar atento à construção do conhecimento, e o professor será o provocador nessa construção.
( V ) Na avaliação mediadora, o professor deve conhecer os processos a serem empregados, como o aluno na construção do conhecimento.
76-Os instrumentos de avaliação são necessários para a efetivação de um trabalho eficaz junto aos membros formadores da instituição e seus demais colaboradores. Para que se possa construir estes instrumentos é preciso ser construído por quem e em que momento?
( ) Já vem pronto das autarquias superiores, sendo repassado aos professores.
(X ) Pela equipe gestora através do documento denominado PPP.
( ) Pelos alunos e pais através de um documento assinado pelos mesmos.
( ) Pela comunidade e secretário municipal de educação.
77-A avaliação é um momento de análise e possui várias possibilidades de elaboração e visualização. Que denominação, então, é dada ao instrumento no qual o aluno e o professor podem dar seu parecer com relação aos trabalhos realizados e à sua pessoa junto ao processo de ensino-aprendizagem?
( ) Avaliação.
( X ) Autoavaliação.
( ) Exame.
( ) Reavaliação.
78-Ao permitir o trabalho em grupo, o professor, por meio das ações dos alunos, consegue observar se houve desenvolvimento individual e coletivo. Na avaliação mediadora, o professor, ao obter os resultados do aluno, deve estabelecer estratégias que promovam a aprendizagem. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A avaliação mediadora tem por objetivo classificar os alunos, comparando os mais inteligentes aos que apresentam maior dificuldades.
( ) A avaliação mediadora deve seguir alguns critérios que beneficie os alunos mais capacitados.
( )A avaliação mediadora tem por função promover um acompanhamento contínuo do aluno, para a promoção de sua aprendizagem
( ) Para uma avaliação mediadora, é necessário que o professor adote a aplicação de provas para assegurar a aprovação do aluno.
79-A avaliação possui três momentos dentro do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Assim, em que momento é utilizada a avaliação formativa?
( ) No momento da formação individual do aluno.
( ) No final do ano letivo, observando o que se aprendeu.
( ) No decorrer do processo de ensino-aprendizagem.
( ) No momento da realização das provas bimestrais.
80-Avaliar por meio da prova escrita ou oral não possibilita ao professor melhorar o processo de avaliação da aprendizagem. É necessário ressignificar os métodos e as metodologias utilizadas em busca de uma nova perspectiva pedagógica. Sobre o exposto, classifique V ou F:
( ) Para atingir sucesso na aprendizagem, o professor deve ensinar por meio de aprendizagens significativas que estabeleçam relação com o que o aluno já sabe.
( ) Para que o aluno compreenda os conteúdos, o professor deve passar todas as coordenadas de como o aluno deve fazer.
( ) Ao ensinar o conteúdo não é necessária levar em conta o conhecimento cultural dos alunos.
( ) Os conteúdos selecionados pelo professor devem estar voltados apenas para um critério acadêmico, não priorizando o conhecimentos trazidas pelo aluno o seu dia a dia.

Continue navegando