Buscar

politicas publicas e socias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

M.A.P.A.
 Material de Avaliação 
Prática da Aprendizagem.
	Aluno(a)
	Fátima Damiani
	RA
	
	Disciplina
	Políticas Públicas e sociais
Políticas públicas diante das politicas sociais são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, ou seja, é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. Fonte: https://www.google.com/search?q=políticas+públicas&rlz=1C1GCEA. Acessado em 13/02/2020 às 8:57
 É assim as politicas sócias formado por conjuntos formulados por decisões corretas que almejam desenvolver conteúdos adequados a serem desenvolvidos e debatidos para uma ideia desenvolvidas, diante de planos, ações e metas, isso desenvolvido governamental, sendo nacional, estadual e também municipal, buscando assim minimizar os problemas que são de interesses públicos, e que venha assim ser construído metas a serem seguidas e vencidas, assim também como sendo uma melhoria da saúde pública.
O artigo 3º da constituição federal de 1988 diz que constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 
Baseado no citado artigo, percebemos que o público alvo são os mais desfavorecidos da sociedade, seja economicamente como pobres e marginalizados ou racial, cor e sexo, que é o caso de políticas públicas para os indígenas, negros, pardos, afrodescendentes e mulheres. Fonte: aula texto 13_ Políticas Públicas e Políticas Sociais material didático Unimes.
O público alvo da política pública é interessado a governos, que buscam investir em metas e ações a serem alcançadas pela população, uma integração socioeconômica, apresentada a jovens, inclusivos, programas sociais, imigrantes, comunidade, idosos, uma busca por melhorias e suportes para conquistas que coloque a prioridade na população.
Agentes envolvidos na criação de uma política pública.
Basicamente, temos dois tipos de agentes envolvidos na criação de uma política pública e sociais: os agentes públicos e os agentes privados.
 Os agentes públicos são aqueles que possuem, diretamente, vínculo estatal. Dentre esses, temos os eleitos pelo povo para um cargo político no executivo ou legislativo; os servidores, os quais exercem funções administrativa e os comissionados. Geralmente, as propostas de políticas públicas originam-se no executivo, o qual também as executa, e são debatidas e definidas no legislativo.
 Os agentes privados são todos aqueles envolvidos nas políticas públicas, porém não possuem nenhum vínculo direto com a Administração. Exemplo: sindicatos; ongs; imprensa, grupos de pressão, centros de pesquisas.
Objetivo geral da política pública e sociais
O objetivo geral da política pública é oferecer um Estado de bem-estar, ou seja, promover a justiça social reduzindo a desigualdade entre grupos e suprindo as necessidades dos mais desfavorecidos; assegurar direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico.
Base legal que fundamenta a criação de uma política pública:
A principal base legal para a instituição das políticas públicas é o artigo 3º da nossa constituição federal de 1988 o qual menciona os objetivos da República Federativa do Brasil. Dentre os objetivos estão a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais.
Principais entraves ou dificuldades para implantação de uma política pública: Os principais entraves são: Inadequação na distribuição dos recursos, falta de diálogo e contato entre governos, ausência de comprometimento e fiscalização eficientes, políticos interessados simplesmente em ações políticas eleitoreiras, além dos interesses divergentes entre os próprios beneficiários das políticas públicas.
Referencias 
Fontes: aulas texto e vídeo aulas. 
políticas+públicas&rlz=1C1GCEA_enBR845BR846&oq=objetivos+das+políticas+&aqs=chrome.1.69i57j0l5.9439j0j8&sourceid=chro. Acesso 29 de Fevereiro de 2020 10:22.

Continue navegando

Outros materiais