Buscar

banner pcc 3 semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OF866191421BR
OF866191421BR
DISCIPLINA: PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
 
CURSO: LETRAS PORTUGUES/INGLÊS
 
Aluno: Karoline Rodrigues
 
RA 1930728
 
O tópico abordado neste trabalho visa exemplificar o Sintagma Nominal de forma clara e direta. Para tal, precisamos entender que o Sintagma parte de uma análise sintática das orações.
Primeiramente, devemos dividir a frase em partes, pensar nos elementos gramáticos que a compõem e identificar o núcleo da mesma, este é o que vai organizar e nos trazer o sintagma identificado no seu conteúdo. Vejamos o seguinte exemplo:
- O garoto é esperto
Aqui temos uma frase curta, o núcleo da frase é composto por um nome ou pronome (“O garoto”), por isso podemos afirmar que se trata de um Sintagma Nominal. Os demais elementos da oração, são compostos por verbos em seus núcleos (é esperto), compondo um Sintagma Verbal. Vamos analisar mais um exemplo:
- A virtude é uma característica humana
Nesta oração identificamos o pronome no início da frase “ A virtude”, podemos então afirmar que se trata de um Sintagma Nominal e o restante de seus elementos giram em torno do verbo “é uma característica humana”, sendo então, claramente, um Sintagma Verbal.
 
SINTAGMA NOMINAL
 
 Gramática do Português Brasileiro, Castilho Ataliba
 https://www.portugues.com.br/gramatica
 
A leitura dos tópicos requeridos pelo trabalho propôs uma aprendizagem mais aprofundada sobre o tema. Os sintagmas em todas as suas formas são partes importantes da gramática e fundamentados na análise sintáxica e morfológica da mesma.

Outros materiais