Buscar

100954 - HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100954 - HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
QUESTÃO 1
A União Soviética, ao contrário do restante da economia mundial, em 1929, estava em pleno crescimento. O que "protegeu" a União Soviética do colapso econômico?
a )O seu não enquadramento na economia de mercado capitalista, por meio de sua economia planificada.
b )A política armamentista e de exclusão social baseada nas teorias raciais do início do século XX.
c )Os Planos Quinquenais que a colocaram na economia de mercado capitalista.
d )A proteção econômica que bloqueou a crise de 1929.
e )A compra de títulos públicos, privatizando bancos e empresas estatais.
QUESTÃO 2
Leia o excerto a seguir:
"A base dos "nacionalismos" de todos os tipos era igual: era a presteza com que as pessoas se identificavam emocionalmente com "sua" nação e podiam ser mobilizadas, como tchecos, alemães, italianos ou quaisquer outras, presteza que podia ser explorada politicamente. A democratização da política e especialmente a das eleições oferecia amplas oportunidades para mobilizar as pessoas. Quando os Estados faziam isso, chamavam de "patriotismo" [...]. Originalmente, a essência do nacionalismo de direita, que emergia em Estados-nação já estabelecidos, era a reivindicação do monopólio do patriotismo para a extrema direita política e por meio dela a estigmatização de todos os demais como traidores. O fenômeno era novo; durante a maior parte do século XIX, o nacionalismo fora identificado como movimentos liberais e radicais, bem como com a tradição da Revolução Francesa.
HOBSBAWM, E. A era dos impérios: 1875-1914. São Paulo: Paz e Terra, 2009. p. 228-229
No que diz respeito à ideia de Nacionalismo, escolha a alternativa errada:
a ) A ideia de Nação foi fortalecida no século XIX
b )A mobilização pode se dar também por discursos emocionados.
c )Uma das principais bases é o autorreconhecimento ou ideia de pertencimento a uma Nação.
d ) A Revolução Francesa não pode ser relacionada com a ideia de Nação.
 e )Elementos patrióticos são lembrados especialmente em épocas de eleição ou de trocas de governo.
QUESTÃO 3
Leia o texto a seguir:
"Ao fim do século XIX e início do XX, assiste-se a uma notável mudança nas bases tecnológicas e energéticas até então vigentes no processo de industrialização, bem como na aplicação da ciência e tecnologia aos processos econômicos, a qual ficou conhecida como a Segunda Revolução Industrial.
Novas matrizes energéticas e novas tecnologias produtivas estavam sendo descobertas e adotadas. A Revolução Industrial na sua origem (1760) foi baseada na tecnologia da máquina a vapor, geralmente queimando carvão ou lenha para obter a pressão necessária ao seu funcionamento. Ao fim do século XIX, essa tecnologia e sua respectiva matriz energética serão complementadas e, em alguns casos, substituídas pela generalização do uso dos motores a explosão (combustão interna) e elétricos. Ganham destaque, consequentemente, as atividades econômicas relacionadas à produção e à distribuição de eletricidade e dos derivados de petróleo.
Para além das mudanças tecnológicas e da matriz energética, assiste-se também ao surgimento de um número considerável de novas atividades produtivas, resultado da aplicação cada vez maior e mais ampla das descobertas científicas à produção econômica".
OLIVEIRA, D.; ZOMER, L. História contemporânea. Curitiba: IESDE Brasil, 2018. p. 46.
Partindo da análise dos autores, podemos afirmar que o aumento da capacidade produtiva que surgiu com a expansão da Segunda Revolução Industrial foi devido a que fator principal?
a )À diminuição na concorrência.
b )Ao aumento populacional.
c ) Às melhorias no ambiente.
 d )Ao desenvolvimento de novas tecnologias.
e )Ao aumento de empregos.
QUESTÃO 4
ENADE (2011) A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países.
O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.
O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe;
a )a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
b )a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
 c )a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
d )a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
e )o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
QUESTÃO 5
A descolonização na África e na Ásia está associada ao declínio das superpotências europeias após a Segunda Guerra Mundial. Além disso, podemos verificar que o conflito ideológico entre capitalistas e socialistas acelerou esse processo. Quais foram os principais conflitos entre capitalistas e socialistas no intuito das independências dos países afro-asiáticos?
a )Guerra das Malvinas e Guerra pela Libertação de Angola.
b )Guerra do Sudão.
c )Guerra do Vietnã e Guerra da Coreia.
d )Revolução Cubana e Revolução Cultural Chinesa.
 e )Guerra Fria e Guerra do Sinai.
QUESTÃO 6
Leia o texto a seguir e responda.
"A Segunda Guerra Mundial tem uma importância histórica fundamental por sua influência na criação de uma nova ordem política em escala planetária e de efeitos duradouros, cuja expressão mais visível foram os blocos internacionais que dela emergiram, dando origem à "Guerra Fria" (1945-1989). Simultaneamente à emergência dos EUA e da URSS como únicas superpotências mundiais, líderes de blocos antagônicos que disputavam a hegemonia em escala global, assistimos também ao definitivo declínio dos antigos poderes coloniais, que tanta importância detinham anteriormente. De fato, o fim da Segunda Guerra Mundial dá início à era da descolonização e ao surgimento do bloco dos países em desenvolvimento ou, como se diz, do Terceiro Mundo. Finalmente, o fim da Segunda Guerra Mundial também é marcado pelo surgimento de importantes organizações multilaterais, dedicadas à negociação diplomática, como a Organização das Nações Unidas (ONU), e econômica, como o Fundo Monetário Internacional (FMI)."OLIVEIRA, D.; ZOMER, L. História contemporânea. Curitiba: IESDE Brasil, 2018. p. 104-105.
Ao analisar o fragmento textual acima podemos afirmar que entre as consequências da Segunda Guerra Mundial pode-se citar:
a )a criação de uma ordem mundial bipolar, centrada nas novas superpotências globais.
b )oa manutenção de uma ordem mundial centrada nas principais potências imperialistas da Europa.
c )o abandono de todas organizações multilaterais, incapazes que foram de evitar a eclosão da guerra.
d )o fortalecimento econômico e o crescimento demográfico da URSS, tornada uma superpotência.
e )Destruição total da base capitalista.
QUESTÃO 7
Sobre as origens e motivações da Guerra Fria, é possível afirmar que
a )foi motivada pelas potências imperialistas europeias interessadas na preservação das suas possessões.
b )derivou da influência dos países do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial e da sua cruzada anticomunista.
c )a Guerra Fria é fruto da desestabilização econômica nospaíses capitalistas pós-Segunda Guerra.
 d )foi em parte resultado da confrontação de dois modelos antagônicos de organização social defendidos pelas superpotências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.
e )era um produto da intenção dos soviéticos em patrocinar abertamente a revolução comunista nos EUA, Europa e América Latina.
QUESTÃO 8
O Imperialismo foi uma prática política peculiar durante a segunda metade do século XX. Após ler as observações de Hannah Arendt a seguir e considerar o conhecimento sobre o período, escolha a alternativa correta.
"O imperialismo surgiu quando a classe detentora da produção capitalista rejeitou as fronteiras nacionais como barreira à expansão econômica. A burguesia se interessou na política por necessidade econômica: como não desejava abandonar o sistema capitalista, cuja lei básica é o constante crescimento econômico, a burguesia tinha de impor essa lei aos governos, para que a expansão se tornasse o objetivo final da política externa.
ARENDT, H. As origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2013. p. 156.
a )Não há uma relação entre Nacionalismo e Imperialismo.
b )A burguesia não esteve envolvida nas práticas imperialistas europeias.
c )O Imperialismo é um processo concomitante ao nacionalismo pós Revolução Francesa.
 d ) Mesmo após a Revolução Francesa, a burguesia continuou buscando mais poder político, pelo o interesse econômico.
e )O Imperialismo é o resultado de um forte nacionalismo com base em uma política de bem-estar social.

Mais conteúdos dessa disciplina