Buscar

DIREITO E PROCESSO COLETIVO DO TRABALHO

Prévia do material em texto

DIREITO E PROCESSO COLETIVO DO TRABALHO
	
	Simulado: NPG1106_AV_201904239501 (AG) 
	Aluno(a): PEDRO 
	Matrícula: 
	
	Data: 04/03/2020 23:38:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201904528450)
	
	De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é INCORRETA a afirmação:
		
	
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros, transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais.
	
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
	
	São necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.
	
	São considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.
	
	As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisação.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201907084078)
	
	Determinada categoria econômica e profissional está em fase de negociação coletiva, e, nesta hipótese, estão sendo debatidas as cláusulas da convenção coletiva a ser celebrada. Considerando o que dispõe a Lei n° 13.467/2017, constitui(em) objeto ilícito de convenção coletiva e de acordo coletivo de trabalho, a supressão ou a redução do(s) seguinte(s) direito(s): 
 
		
	
	participação nos lucros ou resultados da empresa.  
	
	banco de horas anual. 
	
	teletrabalho, regime de sobreaviso e trabalho intermitente. 
	
	 enquadramento do grau de insalubridade. 
	
	 remuneração do trabalho noturno superior à do diurno. 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201904528448)
	
	Sobre a ação de cumprimento, leia as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Tem lugar quando os empregadores deixarem de satisfazer o pagamento de salários, na conformidade da decisão normativa proferida ou de acordo ou convenção coletivos. Nesse caso, poderão os empregados ou seus sindicatos, independentes de outorga de poderes de seus associados, juntando certidão de tal decisão, apresentar reclamação à Vara ou Juízo competente, sendo vedado, porém, questionar sobre a matéria de fato e de direito já apreciada na decisão. II. Para sua propositura, é dispensável o trânsito em julgado da sentença normativa, embora o prazo de decadência flua apenas a partir dele. III. Nos termos da jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, caso a sentença normativa, objeto de ação de cumprimento, se modifique em grau de recurso, os meios processuais aptos a atacarem a execução de cláusula reformada são a exceção de pré-executividade e a ação rescisória, mas não o mandado de segurança. IV. A coisa julgada produzida na ação de cumprimento é atípica, pois dependente de condição resolutiva, ou seja, da não-modificação da decisão normativa por eventual recurso. V. Tem natureza de dissídio individual, ainda que plúrimo, cuja apreciação compete às Varas do Trabalho ou ao Juiz de Direito investido de jurisdição trabalhista.
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente uma afirmativa está correta.
	
	Somente três afirmativas estão corretas.
	
	Somente duas afirmativas estão corretas.
	
	Somente quatro afirmativas estão corretas.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201905021395)
	
	Em relação ao direito de greve, é correto afirmar:
		
	
	Considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e total, de prestação pessoal de serviços a empregador.
	
	É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a sua extensão e fixar quais as atividades que serão consideradas como essenciais para fins de delimitação do movimento.
	
	Ao servidor público civil é garantido o exercício livre e amplo do direito de greve.
	
	São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos, o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve, a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.
	
	Compete aos sindicatos a garantia, durante a greve, da prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201904528434)
	
	A sentença normativa é um tipo de fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho; a respeito desta fonte, aponte a alternativa correta:
		
	
	O Tribunal não fixará prazo de vigência, que ficará a cargo dos proponentes.
	
	O Tribunal fixará data em que a decisão deverá entrar em vigor, bem como o prazo de sua vigência, o qual não poderá ser superior a 2 (dois) anos.
	
	O Tribunal fixará apenas o prazo de sua vigência, que será obrigatoriamente de 3 (três) anos.
	
	O Tribunal fixará a data em que a decisão deve entrar em vigor, bem como o prazo de sua vigência, o qual não poderá ser superior a 3 (três) anos;
	
	O Tribunal fixará data em que a decisão deve entrar em vigor, bem como o prazo de sua vigência, o qual não poderá ser superior a 4 (quatro) anos.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201904528421)
	
	São considerados princípios específicos de Direito Coletivo do Trabalho, exceto:
		
	
	Princípio da liberdade de associação.
	
	Princípio da lealdade e transparência da negociação coletiva.
	
	Princípio da interveniência sindical na negociação coletiva.
	
	Princípio da autonomia sindical.
	
	Princípio do desnível dos contratantes coletivos.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201907084002)
	
	Com fulcro nas normas constitucionais que regem as associações sindicais, indique a alternativa correta. 
		
	
	Ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato
	
	É permitida a dispensa do empregado sindicalizado a partir da sua eleição a cargo de direção ou representação.
	
	Não é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.
	
	É permitida a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação.
	
	O aposentado filiado não tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201904528412)
	
	São critérios previstos pelo ordenamento jurídico para formação, respectivamente, das categorias econômicas, profissionais e profissionais diferenciadas:
		
	
	Solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas; similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas; e exercício de profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares.
	
	Similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas; solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas; e exercício de profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares.
	
	Solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas; exercício de profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares; e similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas.
	
	Exercício de profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condiçõesde vida singulares; similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas; e solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas.
	
	Homogeneidade de representação perante as autoridades administrativas, na defesa dos interesses econômicos; solidariedade de interesses e similitude de condições de vida decorrentes de estatuto profissional próprio; e exercício de profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201904528437)
	
	Em matéria de prorrogação, revisão, denúncia, revogação e extensão dos diplomas negociais coletivos, assinale a alternativa correta:
		
	
	O procedimento respectivo de tais figuras necessita de aprovação da Assembleia Geral dos Sindicatos convenentes ou das partes acordantes pelo "quorum" de 2/3 dos associados, em primeira convocação, para convenções; de 1/3 dos associados, em primeira convocação, para os acordos; e em segunda convocação, para ambos os casos, com qualquer número.
	
	O procedimento para a aprovação fica dependente de uma troca de cartas protocolada na sede dos Sindicatos e/ou do Sindicato e da empresa, assinada pela Diretoria e/ou representantes das partes envolvidas.
	
	O procedimento respectivo necessita de aprovação da Assembleia Geral dos respectivos Sindicatos convenentes ou das partes acordantes, em primeira convocação, com o "quorum" de 2/3 dos associados, se se tratar de Convenção, e dos interessados, no caso de Acordo; e, em segunda convocação, de 1/3 dos membros.
	
	O procedimento para a aprovação exige mera ratificação do diploma básico, pelos representantes dos Sindicatos envolvidos e ou do Sindicato e da empresa, sem necessidade de comunicação assemblear.
	
	O procedimento nesses casos, leva em conta o comparecimento à Assembleia Geral dos Sindicatos, de metade mais um dos associados, em primeira convocação; e de 2/3, em segunda convocação.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201907084012)
	
	Em se tratando de ação de cumprimento no processo do trabalho, em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho e o entendimento das Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho, considere:
I. A propositura da ação de cumprimento prescinde do trânsito em julgado da sentença normativa.
II. A ação de cumprimento de decisão normativa tem como início do prazo prescricional a data do trânsito em julgado desta.
III. O sindicato possui legitimidade, como substituto processual, para propor ação de cumprimento de sentença normativa, necessitando, para tanto, da outorga de poderes de seus associados.
IV. A legitimidade do sindicato para propor ação de cumprimento estende-se também à observância de acordo ou de convenção coletivos.
Está correto o que se afirma APENAS em 
		
	
	 III.
	
	IV. 
	
	 II, III e IV. 
	
	 I, II e IV. 
	
	a) III e IV.

Continue navegando