Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD Semestre: 4º
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares 
Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini NOTA: 0,0 a 2,5
Acadêmico (a): Tamara Wathier 
RGM: 053. 12808	
Polo: Igrejinha
Atividades da Aula 1
Caro (a) Acadêmico (a): 
As atividades deverão ser respondidas atendendo as Orientações gerais para cursar a disciplina de Ludicidade, texto postado no Arquivo. Salve o texto no seu computador para ter acesso com frequência e atenda os 13 itens detalhados. 
Antes de responder as questões estude com calma o conteúdo das aulas 1 e 2, assista as aulas vídeo: 1- Fundamentos da Ludicidade, 2- Histórico do uso dos jogos na Educação Ocidental e leia os artigos postados no arquivo: Aula 1: Paideia, paidia ou ludus? de Vasconcelos e Aula 2: O brinquedo na Educação.... de Kishimoto. Estes textos vão enriquecer seus conhecimentos.
Atenção: as Atividades 4, 6 e 8 deverão ser respondidas e postadas gradativamente, aguarde!
1.1 A brincadeira, que ocorre já nos primeiros meses de vida da criança, é uma necessidade de todo ser humano, independentemente da idade. Brincar é a principal atividade infantil e nessa atividade a criança entra em contato com o meio e com outras crianças. Sobre o assunto afirmamos:
 
I. As atividades lúdicas são necessárias para a criança conhecer, aprender e constituir-se como sujeito pertencente a um grupo social e cultural.
II. A brincadeira facilita a representação e mais tarde a imitação, atividades que vão desenvolver a inteligência simbólica e a linguagem.
III. Na brincadeira a criança “pode” fazer tudo o que na vida real é proibido ou impossível de realizar: sonhar, imaginar, criar, inventar situações ou ações que são desejadas por ela.
IV. Na brincadeira a criança consegue ir além de suas possibilidades, pois ela se desenvolve de forma mais completa e prazerosa.
V. Na brincadeira a criança inibe suas emoções e fantasias, vivenciando situações diversificadas de outros momentos que exigem a seriedade da vida real.
São afirmações corretas: (Valor: 0,0 a 0,3)
A ( ) I, II e III 
B ( ) I, III e V 
C ( ) I, II e V 
D ( X ) I, III e IV 
E ( ) Todas as afirmações são corretas. 
1.2 Huizinga afirmava que uma atividade só é lúdica se apresenta as seguintes características. Copie do texto da aula 1 o mínimo de quatro características. (Valor: 0,0 a 0,4)
• ocupação voluntária: a atividade deve surgir da vontade das crianças; não pode ser imposta ou predeterminada pelos adultos, pois deixaria de ser brincadeira;
• fim em si mesmo: o jogo e a brincadeira são realizados sem objetivos ulteriores, somente a atividade em si é que existe; 
• tensão e alegria: apesar de realizado num clima de seriedade, o jogo e a brincadeira trazem a seus participantes a sensação de prazer, de satisfação, independentemente de seus resultados;
 • diferente da “vida cotidiana”: toda atividade lúdica, mesmo se realizada com seriedade e tensão, acontece num mundo à parte, num clima de faz de conta, “irreal”.
1.3 Descreva, de forma sucinta, o conceito de jogos pedagógicos ou didáticos. (Valor: 0,0 a 0,4) 
São jogos que criam momentos lúdicos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Além de desenvolverem diversos campos cognitivos, permitem assimilar conhecimentos sobre diversas áreas de conhecimento, principalmente para desenvolver o raciocínio lógico-matemático ou para trabalhar a alfabetização, de forma que dificilmente serão esquecidos.
Atividades da Aula 02
2.1 Escreva na coluna da direita as letras V (verdadeira) ou F (falsa) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,0 a 0,6
	Platão (428-348 a. C.), filosofo romano, fez os primeiros registros sobre o uso das brincadeiras e jogos na educação das crianças, atividades supervisionadas pelos adultos e que formariam o futuro cidadão.
	
V
	No século II a.C. O Império Romano subjugou a Grécia e a cultura grega foi adotada pelos romanos, porem a educação tinha outra finalidade: formar soldados aptos para as guerras de conquista, os jogos se transformaram em espetáculos para as massas. 
	
V
	O Renascimento (Idade Moderna) retomou o conhecimento greco-romano valorizando as artes e as ciências, exigindo novos métodos de ensino. Comenius prescreve que a escola deve ser um lugar de prazer e alegria e o jogo deve fazer parte do currículo.
	
F
	Após a Revolução Francesa (1789-1799), a escola foi democratizada, o lúdico ganhou cada vez mais espaço em sala de aula e o jogo passou a ser estratégia de aprendizagem.
	V
	No século XIX destacam-se dois educadores que revolucionam a educação: Pestalozzi e Froebel. O primeiro escreveu uma obra famosa Emilio ou Da Educação onde descreveu como a criança deveria ser educada.
	
F
	Froebel (1782-1852) foi o primeiro educador a elaborar uma proposta pedagógica para a pré-escola, destacando a relevância dos brinquedos em sala de aula. Fundou o primeiro jardim de infância em 1837.
	
V
2.2 O direito de brincar está definido em diferentes organismos e legislações. Leia as seguintes afirmações: (Valor: 0,0 a 0,4)
I - No século XX surgiram muitos organismos (ONG) preocupados em defender a criança e o direito à brincadeira. Dentre eles destacamos a Associação Internacional pelo direito da Criança Brincar (IPA), cuja frase síntese é: “Brincar é coisa séria. Brincar é aprender de forma lúdica”. 
II - O brincar como direito e necessidade da criança foi reconhecido mundialmente em 20 de Novembro de 1959, quando os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram a Declaração Universal dos Direitos da Criança
III - O direito de brincar está garantido em diferentes organismos internacionais e legislações brasileiras. Deve ser atendido pelas políticas públicas dos governantes com locais adequados principalmente nas periferias das cidades.
IV – O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi promulgado em 1990 e dispõe sobre a proteção integral de todas as crianças e adolescentes, incluindo no Artigo 16 o direito à liberdade e destacamos do Inciso IV: direito de brincar, praticar esportes e divertir-se.
V - Em 1989, nova carta da ONU afirma que: “Brincar é um dos traços característicos da primeira infância. Por meio da brincadeira a criança, além de se divertir, amplia suas capacidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e éticas”.
São afirmações corretas:
A ( ) I, II e IV 
B ( ) I, III e V 
C ( ) I, II e III 
D ( X ) II, IV e V 
E ( ) Todas as afirmações são corretas
2.3 A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, é a lei suprema e fundamental do Brasil, também denominada Carta Magna. Está dividida em títulos, capítulos e artigos.
No Título VIII – Ordem Social, Capítulo VII – Da família, da criança, do adolescente e do idoso. Leia atentamente o artigo 227 que garante à criança o direito ao lazer e comente o que o governo de seu município tem realizado para atender essa legislação e, se não atende, justifique a necessidade e importância da construção de espaços lúdicos na sua comunidade.
Valor: 0.0 a 0,4 
 - Seu texto deve ter o mínimo 8 linhas, escrito com coerência e coesão;
 - a escrita deve seguir as normas da língua padrão, em espaço simples, fonte Times 12;
 - erros de grafia ou acentuação serão descontados.
Constate o significado de expressões usadas nos enunciados:
Argumentar: apresentar argumentos, discutir, deduzir, sustentar controvérsias. 
Caracterizar: determinar o que é específico de algo ou alguém; distinguir as particularidades. 
Conceituar: representação de algo pelo pensamento, por meio de suas características gerais.
Definir: enunciar os atributos essenciais e específicos de uma coisa de modo que a torne inconfundível com outra; explicação precisa, significação, determinar com exatidão;
Descrever: fazer a descrição de; expor ou contar minuciosamente.
Exemplificar: dar exemplos; elucidar, ilustrar, explanar.Explicar: ação de detalhar, desenvolver a ideia, fazer compreender. 
Fundamentar: dar fundamentos, documentar, justificar, alicerçar, basear.
Justificar: demonstrar, provar, legitimar, dar razão a...
Opinar: expor o que julga acerca de um assunto em estudo, dar o seu parecer.
Sintetizar: resumir, reunir as diversas partes de um todo, apresentação sucinta de um texto.
Referências 
MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Dourados: UNIGRAN, 2016.

Mais conteúdos dessa disciplina