Buscar

O inquérito é precisamente uma forma política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O inquérito é uma forma política, de exercício de poder que, via instituição judiciária, veio a ser um modo de autentificar a verdade, de adquirir coisas que vão ser consideradas como verdadeiras e de as transmitir. Ele é uma forma de saber-poder, e a análise dessas formas que nos deve conduzir à análise mais estrita das relações entre os conflitos de conhecimento e determinações econômico-políticas.
Enquanto a prova tende a desaparecer, o inquérito segue o caminho oposto. O inquérito não é absolutamente um conteúdo, mas a forma de saber. É a partir do inquérito que se torna possível o embate de verdades institucionalizadas e regulamentadas. Neste sentido, a conclusão do inquérito funciona como uma forma de dizer qual a verdade prevaleceu naquele litígio e diante daquelas circunstâncias, produzindo um saber- poder. É saber porque é fruto do embate de verdades; é poder porque impõe qual das verdades deve prevalecer de forma coercitiva. O direito, assim, é permeado por relações de poder que buscam através do embate de verdades, uma solução comum designada por um terceiro. Daí resulta a importância do discurso e da hermenêutica como formas de persuasão.
1a) para que serve o inquérito?
Serve para reunir os elementos necessários (provas) à apreciação da prática de uma infração penal e sua autoria. Ele serve para fornecer elementos probatórios à autoridade julgadora, já que se aprecia de forma livre e fundamentada as provas, mesmo aquelas colhidas sem o contraditório judicial. 
1b) Qual a relação entre o inquérito e a produção da verdade ?
A produção da verdade, burocraticamente feita via inquérito (preocupado com a reconstituição dos “fatos” e eventos relativos a um crime), constitui-se como matriz do empirismo e do racionalismo filosófico, ambos inquisitoriais. O inquérito foi transportado, posteriormente, para a operacionalização do conhecimento representado pelas ciências naturais. O inquérito, via instituição judiciária, autentifica a verdade, adquire coisas que vão ser consideradas como verdadeiras. É uma forma de saber-poder.
2ª) o que faz de uma ação individual um delito social?
RESPOSTA: ...
2b) qual o papel social da pena?
RESPOSTA: A pena deve exercer um papel de proteção e pacificação da sociedade como um todo. Isso quer dizer que a pena deverá cumprir a missão de integração social. A pena tem papel de proteção social, em defesa da coletividade.

Outros materiais