Buscar

estudo dirigido - fluidoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS I - Estudo dirigido: Fluidoterapia
1)Um cão SRD, 1 ano e 23 kg foi atendido no Hospital Veterinário da UNIVIÇOSA com queixa de vômito há 2 dias, hiporexia e prostração. No exame físico foram identificados: TPC 4”, mucosas levemente ressecadas, FC:120 bpm, FR: 22mpm, e leve retração de globo ocular. Determine a % de desidratação e faça os cálculos de fluidoterapia para 15 segundos. 
2) Um felino de 2,5 kg e 3 anos chegou ao Hospital Veterinário com histórico de diarréia crônica. O animal estava apático, com leve perda do turgor cutâneo, FC: 180 bpm, FR: 12 mpm, mucosas normocoradas. Determine a % de desidratação, qual o melhor fluido a ser usado e faça os cálculos para reposição e manutenção desse paciente. 
3) Um cão de 13kg foi encontrado abandonado com sinais de atropelamento. No exame físico foi encontrado FC: 156 bpm, FR: 42 mpm, TPC <3”, 6% de desidratação e mucosas hipocoradas. Faça os cálculos para a fluidoterapia deste animal. 
4) Um felino SRD de 4 anos, Felv+, pesando 5 Kg, chegou ao hospital Veterinário com um encaminhamento para a reposição de eletrólitos. A % de desidratação do paciente era de 8%. Faça os cálculos para fluidoterapia, sabendo que ele permanecerá internado por 8 horas. 
5) Um cão SRD de 17 Kg, chegou a clinica veterinária com histórico de êmese e diarréia há 5 dias. No exame físico, foi observado FC:190 bpm, FR: 45 mpm, pulso rápido e fraco, mucosas hipocoradas, sem algia a palpaçãoa abdominal. A % de desidratação desse paciente é de 10%. Quais seriam os sinais clínicos que comprovam essa afirmação? Faça os cálculos de fluidoterapia para esse paciente. 
6) Um cão da raça Poodle de 15 anos e 7,2 Kg chegou ao hospital veterinário com queixa de hiporexia, oligodipsia, êmese intermitente, normoquezia e leve prostração. No exame físico foi encontrado: FC: 82 bpm, FR: 16 mpm, TPC=3”, normosfigmia, leve perda do turgor cutâneo, 6% de desidratação e linfonodos poplíteos megálicos. Faça os cálculos de fluidoterapia sabendo que este animal ficará internado por 6 horas. 
7) Faça os devidos cálculos de desidratação para:
a) Cão, 11,4 kg, 5% de desidratação (internação por 6 horas)
b) Felino, 3,1 kg, 6% de desidratação com vômitos intermitentes (internação por 8 horas)
c) Felino 4,4 kg, 7% de desidratação com diarréia severa (internação por 24 horas). 
d) Cão 17,5 kg, 8% de desidratação apresentando vômito e diarréia (internação por 24 horas).

Continue navegando