Buscar

direito empresarial e do consumidor prova discursiva final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Quando duas ou mais pessoas juntam capital ou trabalho com o propósito de praticar atividade empresarial, temos a formação de uma sociedade. No contexto dos tipos de sociedade empresária existem as não personificadas, que são aquelas que não possuem seu contrato inscrito (depositado) no Registro Público competente. Diante desta premissa, disserte sobre as duas espécies de sociedade não personificada.
	Resposta Esperada:
Sociedade em comum: é a sociedade constituída no âmbito informal ou de fato, cuja principal situação apontada nessa modalidade é a responsabilidade ilimitada das pessoas físicas/jurídicas dos sócios pelas obrigações sociais, sendo que os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum. Os sócios respondem de forma solidária e ilimitada pelas eventuais obrigações resultantes da constituição da sociedade.
Sociedade em conta de participação: neste tipo de sociedade, a constituição não depende de formalidade, podendo provar-se por todos os meios de direito, sendo que o contrato social dessa modalidade é reconhecido e produz efeitos apenas entre os sócios, e a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade.
	2.
	O código de defesa do consumidor traz em seus dispositivos as definições do que seriam defeitos ou vícios. Com relação a defeito da quantidade do produto, este pode ser reparado. Este defeito está em encontrarmos indicações no rótulo que não condizem com o encontrado no produto. Nestes casos, o consumidor pode exigir do comerciante um "reparo", quanto ao preço, à complementação do peso, substiuição do produto ou ainda devolução em recursos financeiros. Como exemplo, tomemos a situação da compra de um quilo de café. No ato da compra, você constatou que a embalagem contém apenas 900 gramas de café. A que tipo de reparo você tem direito em razão do defeito do produto quanto à sua quantidade?
	Resposta Esperada:
Na compra de um quilo de café, em que na verdade só temos novecentos gramas, portanto, informação diferente da que consta no rótulo, você, consumidor, poderá ser reparado por uma das seguintes maneiras: 1. ter o preço do café reduzido equivalente aos 900 gramas que você está adquirindo; 2. ter o peso de 900 gramas de café complementado para 1 kg; 3. ter a embalagem do café que contém 900 gramas substituído por uma embalagem que tenha 1 quilo, da mesma marca; 4. ter devolvido o valor em dinheiro que você pagou pelo produto com defeito de quantidade, se aplicável, com atualização monetária (juros e correção, se for o caso).
Parte inferior do formulário

Continue navegando