Buscar

HERMENEUTICA Exercício

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JOAQUIM NABUCO - RECIFE
HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO JURÍDICA – Exercício 1 2020.1
Prof. Lourenço Torres
Nome: Matrícula: Turma: 3MA
Caro aluno(a), pesquise e responda as questões abaixo e as mande ao email do professor na data determinada no Plano de Aulas. Se necessário, utilize folhas adicionais.
1. O que é o abismo gnosiológico e quais são as suas etapas?
R: A linguagem é ilimitada, enquanto o pensamento é ilimitado e transcendente. Essa é a problemática central que dá ensejo ao abismo gnosiológico, que se divide em duas etapas, A primeira se dá entre o fato e o pensamento e a segunda etapa é entre o pensamento e a linguagem. Por causa desse abismo é que são encontradas dificuldades em se determinar o alcance e o sentido das palavras utilizadas pelo legislador.
2.Defina dialética e explique a diferença entre a diferença platônica e a dialética aristotélica: 
R: é um método de dialogo cujo o foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos, por Platão a dialética é sinônimo de filosofia, o método mais eficaz de aproximação entre as ideias universais ou puras, e por Aristóteles a dialética é a lógica do provável, do processo racional que não pode ser demonstrado.
3.O que é a retórica? Exponha as modalidades mais frequêntes das retóricas estudadas pelas ciências humanas para a construção e desenvolvimento da linguagem.
R: Retórica pode ser entendida como uma arte de comunicação cotidiana.
4. Quem eram os Sofistas?
R: Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é diversa, relativa e mutável.
5. Enumere as características dos tipos de discursos aristotélicos (político, jurídico e epiditico).
R: Político: é aquele dirigido a Assembleia do povo, sua ação é aconselhar ou desaconselhar em todas as questões referentes a cidade paz ou guerra, defesa, imposto, orçamento, importações e legislações.
Jurídico: é aquele dirigido aos tribunais, a ação é acusatória (acusação) ou defensiva (defesa), faz referencia ao passado, trata de valores como justo e o injusto.
Epiditico: é dirigido a outros expectadores, como todos os que assistem a discurso de aparato, como peregrino, orações fúnebres.
1

Continue navegando